Tribuna Testou: Aulas de pilotagem defensiva de bike podem salvar sua vida

ASSESSORIA NOS PEDAIS

Tribuna Testou: Aulas de pilotagem defensiva de bike podem salvar sua vida

O assessor de pilotagem em bicicletas Dênio Coelho deu ao repórter Matheus Ribeiro dicas de como pedalar com segurança pelas ruas de Fortaleza

Por Matheus Ribeiro em Mobilidade Urbana

18 de novembro de 2016 às 07:00

Há 3 anos

Selo---Tribuna-Testou-4Sabe aquele ditado “Andar de bicicleta você nunca esquece”? Pois bem, comprovei que ele realmente é verdade. Há pelo menos cinco anos não sabia o que era subir numa bike para dar umas voltinhas pela cidade. Seja pelo medo do desrespeito com o ciclista ou por falta de incentivo, a verdade é que sempre preferi outras atividades físicas ao invés do ciclismo.

De uns tempos para cá, decidi mudar um pouco os hábitos. Comprei uma bicicleta e resolvi finalmente voltar a pedalar. Apesar de estar empolgado com “o novo brinquedo”, também fiquei bastante desanimado após a morte de um menino de apenas 11 anos, atropelado num domingo quando pedalava ao lado de sua mãe em Fortaleza.

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Dicas são essenciais antes de iniciar o ciclismo (FOTO: Tribuna do Ceará)

Para tentar evitar esse tipo de situação procurei alguns especialistas que pudessem me ajudar no medo e principalmente na hora de pilotar uma bike com segurança. Decidi então buscar algumas dicas para ciclistas e encontrei o assessor de pilotagem em bicicletas Denio Coelho.

Ciclista há mais de 10 anos, Dênio é um dos responsáveis pela Escola do Ciclista em Fortaleza. Além de ensinar dicas essenciais para qualquer pessoa que queira começar ou recomeçar (como é meu caso) com o ciclismo, ele ensina uma atividade fundamental: a pilotagem defensiva.

Para tentar perder um pouco de medo e por em prática todas as dicas que ele nos repassou, resolvi fazer uma aula de pilotagem defensiva de bike. O relato você confere abaixo:

Por volta das 7h30 de um sábado, marcamos de nos encontrarmos na Avenida Beira-Mar, principal polo esportivo e de lazer a cidade. Lá, seria possível testarmos todas as cinco dicas essenciais de pilotagem defensiva que ele já havia me passado anteriormente, e que já foi publicado pelo Tribuna do Ceará

Troca de marcha 

Começamos pela troca da marcha da bike. Fácil né? Você que pensa. Dênio me contou que tinha uma aluna que não sabia passar a marcha de sua bike, então pensei: como ela não sabe? É tão simples. Quando ele me questionou, não hesitei: “Claro que eu sei!”

A seu pedido subi na minha nova bike para pedalar e ao tentar mudar as marchas dei de cara com o meu julgamento. Pois é, meus amigos, também não sabia mudar. Mudei no tempo errado e de forma totalmente errada. Se continuasse daquele jeito, certamente meu novo brinquedinho não iria durar muito tempo.

Dênio explicou que mudar sem fazer muita força no pedal e no momento certo, é fundamental para ter uma boa segurança na hora de pedalar. “Às vezes as pessoas deixam para mudar a marcha durante uma subida. Isso pode quebrar a bicicleta e ocasionar um acidente muito grave. Além disso, se tiver próximo a um carro é pior ainda”, detalha o assessor.

Usar os braços para sinalizar qualquer conversão previne acidentes (FOTO: Tribuna do Ceará)

Usar os braços para sinalizar qualquer conversão previne acidentes (FOTO: Tribuna do Ceará)

Sinalização

Outra dica essencial de segurança são os braços. Se você pensa que eles só servem para guiar a bicicleta está errado. Assim como as sinaleira dos carros, os braços funcionam para dar o sinal no momento em que você irá fazer uma conversão. Na ciclofaixa compartilhada da Beira-Mar, isso é primordial. Outro tipo de sinalização são os apitos e buzinas. Conforme o instrutor, eles podem ser bem úteis durante o passeio.

Freios

Por fim e, com certeza, não menos importante Dênio me ressaltou a importância essencial dos freios, principalmente o frontal. Em situações de risco extremo, o freio da frente pode preservar sua vida.

“Caso você esteja pedalando e perceba que vai colidir com um carro, por exemplo, é essencial apertar os freios da frente. Ao acioná-los o guidão irá mudar para o lado e você cairá no chão. Com certeza você poderá se machucar, mas é mais provável que você preserve sua vida assim do que colidindo com um veículo”, explica.

Essas foram algumas das principais dicas que buscarei levar durante meus passeios de bike. Ah, e se você acha que acabou está enganado. Caso queira saber qual o melhor tipo de bicicleta para você, Dênio explica no vídeo abaixo dicas essenciais que vão fazer diferença na hora que você for comprar sua magrela.

SERVIÇO

Escola do Ciclista
Facebook
Whatsapp Dênio Coelho: (85) 9.8712-9791

Confira:

 

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
1/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
2/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
3/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
4/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
5/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
6/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
7/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
8/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
9/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Usar os braços para sinalizar qualquer conversão previne acidentes (FOTO: Tribuna do Ceará

 

Publicidade

Dê sua opinião

ASSESSORIA NOS PEDAIS

Tribuna Testou: Aulas de pilotagem defensiva de bike podem salvar sua vida

O assessor de pilotagem em bicicletas Dênio Coelho deu ao repórter Matheus Ribeiro dicas de como pedalar com segurança pelas ruas de Fortaleza

Por Matheus Ribeiro em Mobilidade Urbana

18 de novembro de 2016 às 07:00

Há 3 anos

Selo---Tribuna-Testou-4Sabe aquele ditado “Andar de bicicleta você nunca esquece”? Pois bem, comprovei que ele realmente é verdade. Há pelo menos cinco anos não sabia o que era subir numa bike para dar umas voltinhas pela cidade. Seja pelo medo do desrespeito com o ciclista ou por falta de incentivo, a verdade é que sempre preferi outras atividades físicas ao invés do ciclismo.

De uns tempos para cá, decidi mudar um pouco os hábitos. Comprei uma bicicleta e resolvi finalmente voltar a pedalar. Apesar de estar empolgado com “o novo brinquedo”, também fiquei bastante desanimado após a morte de um menino de apenas 11 anos, atropelado num domingo quando pedalava ao lado de sua mãe em Fortaleza.

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Dicas são essenciais antes de iniciar o ciclismo (FOTO: Tribuna do Ceará)

Para tentar evitar esse tipo de situação procurei alguns especialistas que pudessem me ajudar no medo e principalmente na hora de pilotar uma bike com segurança. Decidi então buscar algumas dicas para ciclistas e encontrei o assessor de pilotagem em bicicletas Denio Coelho.

Ciclista há mais de 10 anos, Dênio é um dos responsáveis pela Escola do Ciclista em Fortaleza. Além de ensinar dicas essenciais para qualquer pessoa que queira começar ou recomeçar (como é meu caso) com o ciclismo, ele ensina uma atividade fundamental: a pilotagem defensiva.

Para tentar perder um pouco de medo e por em prática todas as dicas que ele nos repassou, resolvi fazer uma aula de pilotagem defensiva de bike. O relato você confere abaixo:

Por volta das 7h30 de um sábado, marcamos de nos encontrarmos na Avenida Beira-Mar, principal polo esportivo e de lazer a cidade. Lá, seria possível testarmos todas as cinco dicas essenciais de pilotagem defensiva que ele já havia me passado anteriormente, e que já foi publicado pelo Tribuna do Ceará

Troca de marcha 

Começamos pela troca da marcha da bike. Fácil né? Você que pensa. Dênio me contou que tinha uma aluna que não sabia passar a marcha de sua bike, então pensei: como ela não sabe? É tão simples. Quando ele me questionou, não hesitei: “Claro que eu sei!”

A seu pedido subi na minha nova bike para pedalar e ao tentar mudar as marchas dei de cara com o meu julgamento. Pois é, meus amigos, também não sabia mudar. Mudei no tempo errado e de forma totalmente errada. Se continuasse daquele jeito, certamente meu novo brinquedinho não iria durar muito tempo.

Dênio explicou que mudar sem fazer muita força no pedal e no momento certo, é fundamental para ter uma boa segurança na hora de pedalar. “Às vezes as pessoas deixam para mudar a marcha durante uma subida. Isso pode quebrar a bicicleta e ocasionar um acidente muito grave. Além disso, se tiver próximo a um carro é pior ainda”, detalha o assessor.

Usar os braços para sinalizar qualquer conversão previne acidentes (FOTO: Tribuna do Ceará)

Usar os braços para sinalizar qualquer conversão previne acidentes (FOTO: Tribuna do Ceará)

Sinalização

Outra dica essencial de segurança são os braços. Se você pensa que eles só servem para guiar a bicicleta está errado. Assim como as sinaleira dos carros, os braços funcionam para dar o sinal no momento em que você irá fazer uma conversão. Na ciclofaixa compartilhada da Beira-Mar, isso é primordial. Outro tipo de sinalização são os apitos e buzinas. Conforme o instrutor, eles podem ser bem úteis durante o passeio.

Freios

Por fim e, com certeza, não menos importante Dênio me ressaltou a importância essencial dos freios, principalmente o frontal. Em situações de risco extremo, o freio da frente pode preservar sua vida.

“Caso você esteja pedalando e perceba que vai colidir com um carro, por exemplo, é essencial apertar os freios da frente. Ao acioná-los o guidão irá mudar para o lado e você cairá no chão. Com certeza você poderá se machucar, mas é mais provável que você preserve sua vida assim do que colidindo com um veículo”, explica.

Essas foram algumas das principais dicas que buscarei levar durante meus passeios de bike. Ah, e se você acha que acabou está enganado. Caso queira saber qual o melhor tipo de bicicleta para você, Dênio explica no vídeo abaixo dicas essenciais que vão fazer diferença na hora que você for comprar sua magrela.

SERVIÇO

Escola do Ciclista
Facebook
Whatsapp Dênio Coelho: (85) 9.8712-9791

Confira:

 

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
1/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
2/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
3/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
4/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
5/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
6/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
7/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
8/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva
9/10

Uso de capacetes e roupas chamativas também são assessorias que configuram uma pilotagem defensiva

(FOTO: Tribuna do Ceará)

Usar os braços para sinalizar qualquer conversão previne acidentes (FOTO: Tribuna do Ceará