O que fazer quando perder documentos pessoais?


O que fazer quando perder documentos pessoais?

Tenha cuidado em relação à perda dos documentos pessoais, porque o uso da sua identidade pode causar grandes dores de cabeça

Por Roberta Tavares em Cotidiano

1 de agosto de 2015 às 07:00

Há 4 anos

Selo-O-que-fazerPerder os documentos é sempre uma dor de cabeça, seja se foi por assalto, furto ou puro esquecimento. Caso não consiga recuperar a documentação, terá de gastar tempo e dinheiro para retirar a segunda via de tudo o que foi extraviado. Então, confira a dica da 3ª matéria da série “O que fazer?”.

Ao perder o cartão de crédito ou algum cheque, por exemplo, a reação imediata é ligar para a agência bancária a fim de cancelar os documentos. Mas, no caso de perda de RG, CPF, CNH… a reação de algumas pessoas acaba não sendo tão instantânea assim. Muitos pensam que o prejuízo financeiro não será grande. Erro grave!

De acordo com a Serasa Experian, vítimas de roubo ou perda de documentos tem o dobro de chances de sofrer fraudes como abertura de contas em bancos por golpistas, compra de bens e serviços e financiamento de veículos. Então, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência e, em seguida, fazer cadastro gratuito de alerta no site do Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa. Em caso de perda de cartão bancário, o registro deve ser feito diretamente com a operadora e o banco.

Confira o que deve ser feito após perder os documentos:

(ARTE: Tiago Leite/Tribuna do Ceará)

(ARTE: Tiago Leite/Tribuna do Ceará)

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O que fazer quando perder documentos pessoais?

Tenha cuidado em relação à perda dos documentos pessoais, porque o uso da sua identidade pode causar grandes dores de cabeça

Por Roberta Tavares em Cotidiano

1 de agosto de 2015 às 07:00

Há 4 anos

Selo-O-que-fazerPerder os documentos é sempre uma dor de cabeça, seja se foi por assalto, furto ou puro esquecimento. Caso não consiga recuperar a documentação, terá de gastar tempo e dinheiro para retirar a segunda via de tudo o que foi extraviado. Então, confira a dica da 3ª matéria da série “O que fazer?”.

Ao perder o cartão de crédito ou algum cheque, por exemplo, a reação imediata é ligar para a agência bancária a fim de cancelar os documentos. Mas, no caso de perda de RG, CPF, CNH… a reação de algumas pessoas acaba não sendo tão instantânea assim. Muitos pensam que o prejuízo financeiro não será grande. Erro grave!

De acordo com a Serasa Experian, vítimas de roubo ou perda de documentos tem o dobro de chances de sofrer fraudes como abertura de contas em bancos por golpistas, compra de bens e serviços e financiamento de veículos. Então, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência e, em seguida, fazer cadastro gratuito de alerta no site do Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa. Em caso de perda de cartão bancário, o registro deve ser feito diretamente com a operadora e o banco.

Confira o que deve ser feito após perder os documentos:

(ARTE: Tiago Leite/Tribuna do Ceará)

(ARTE: Tiago Leite/Tribuna do Ceará)