Outros Esportes

Atleta radicado no Ceará é o primeiro latino-americano a participar de ultramaratona aquática na Espanha

A Travessia de Rande é uma prova de 27 quilômetros de distância entre as ilhas Cíes e San Simón. Está marcada para o dia 22 de junho

A disputa acontece no dia 22 de junho (FOTO: Divulgação)
A disputa acontece no dia 22 de junho (FOTO: Divulgação)

O esporte começou para ajudar na saúde. Logo aos sete anos, José Eduardo Ferreira entrou na natação para aliviar os sintomas de uma bronquite asmática. Desde então, a modalidade tornou-se uma das grandes paixões da vida de José.

Neste ano, ele tem um desafio internacional, o atleta será não somente o primeiro brasileiro, mas o primeiro latino-americano a tentar concluir a Travessia da Batalha de Rande. A prova é uma ultramaratona de 27 quilômetros de distância, realizada na Espanha entre as ilhas Cíes e San Simón.

O também estudante de  MBA em Gestão de Projetos e Processos e atuando na área de Tecnologia da Informação explica que estava procurando por novos desafio. Ele encontrou a Travessia de Rande, que coincidentemente acontece em Vigo, cidade que um amigo de infância dele mora.

“Participei da seleção e quando recebi a notícia que fui escolhido para participar fiquei muito feliz principalmente porque vou ser o primeiro nadador do continente que vai. É uma honra ter essa responsabilidade, ainda não caiu a ficha direito”, expressa o atleta.

A Travessia de Rande está marcada para o dia 22 de junho e teve 170 pré-inscritos, sendo 158 homens e 12 mulheres de 12 países diferentes: Brasil, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Andorra, Portugal, Áustria, Alemanha e Índia. Foram selecionados 100 nadadores, que vão ser divididos em grupos de 25, obrigados a permanecerem juntos até os 12 km.

O local da prova de águas abertas é onde aconteceu a Batalha de Rande, um conflito entre espanhóis e franceses contra os anglo-holandeses, em 1702. A batalha naval foi vencida pelos anglo-holandeses, dentro do contexto da Guerra da Sucessão Espanhola.

Tags
águas abertas latino-americano radicado Travessia de Rande ultramaratona