Embratur investe em divulgação do Nordeste no mercado internacional


Embratur divulga Nordeste para estrangeiros e injeta R$ 70 milhões no Ceará

Instituto Brasileiro de Turismo divulgou em diversos eventos as praias de Fortaleza, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Morro de São Paulo (BA), Sauípe (BA) e Pipa (RN)

Por Daniel Herculano em Turismo

31 de maio de 2015 às 07:00

Há 4 anos

No último ano, uma série de ações criadas e realizadas pelo Instituto Brasileiro de Turismo, a Embratur, tem mostrado a cultura, a gastronomia e os atrativos turísticos do nordeste para o mundo. A realização da Brazil National Tourism Mart (BNTM) em alguns países, é um exemplo da importância da região. Pesquisas coordenadas pela Fundação CTI-NE indicam que, a cada edição da BNTM, o turismo na Região Nordeste tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%.

Com encerramento previsto para este domingo (31), o 24º Brazil National Tourism Mart (BNTM) foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e contou com 3.912 reuniões sobre o turismo, envolvendo a participação de 1.150 pessoas, incluindo brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, dinamarqueses, alemães e húngaros. A estimativa é que se movimente mais de R$ 200 milhões em transações comerciais voltada para o mercado do Nordeste, onde o Ceará corresponde por cerca de 35% do total negociado, ou seja R$ 70 milhões.

“Isso mostra o desenvolvimento do setor no Nordeste, desde o artesanato até os maiores hotéis. É uma região privilegiada pelo segmento Sol e Praia, mas podemos explorar ainda mais. Não posso deixar de mencionar o quesito receptividade, marca registrada dos nordestinos”, disse Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais da Embratur.

Chile

O último evento que teve a presença do Nordeste foi em maio, no Chile. A Embratur distribuiu material promocional e fez apresentações sobre os destinos do Nordeste que são mais procurados no Chile: Salvador, Morro de São Paulo, Costa do Sauípe (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), praia de Pipa e Natal (RN).

Argentina

Na Argentina, agentes de viagem locais participaram de workshop promovido em Córdoba (ARG). Na ocasião, os atrativos turísticos do Brasil foram mostrados, com destaque para a região Nordeste. A estratégia de participação foi de capacitar os agentes e realizar o mapeamento do trade turístico argentino.

“A Argentina se consolida como o maior emissor de turistas, com quase 30% dos visitantes que vêm ao Brasil. Divulgar as belezas naturais e a riqueza cultural do Nordeste é de grande importância”, destacou Gilson Lira. Os argentinos estão escolhendo cada vez mais as praias nordestinas, principalmente depois do lançamento de voos diretos de Buenos Aires para Fortaleza (Gol), Recife (TAM) e Salvador (Aerolíneas Argentinas e Gol).

Além de campanhas publicitárias, a Embratur organizou várias press trips para especialistas pelas praias do Nordeste. Em setembro de 2014, jornalistas argentinos estiveram no Brasil para conhecer especificamente as praias cearenses. Visitaram Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara.

Alemanha

Voltado para o mercado alemão, a Embratur participou em novembro, em Frankfurt, do “The Summer Goes Tour 2015”. O evento foi voltado para a promoção dos estados da Região Nordeste, visto que a Companhia Aérea Condor, oferta vôos para Pernambuco, Ceará e Bahia.

“Essa miscigenação de culturas regionais é o que faz do Brasil único e que atrai turistas de todos os Continentes. Na Embratur, trabalhamos arduamente para promover e difundir a cultura brasileira pelo mundo”, completou Gilson.

Jericoacoara

O tradicional jornal americano Huffington Post publicou em seu blog de viagens (Minube), a lista com as 40 melhores praias da Terra. Dois deles são no Brasil. A praia brasileira mais bem colocada é a cearense Jericoacoara, em 4º lugar. Distante 315 quilômetros de Fortaleza. Fernando de Noronha (pertencente ao estado de Pernambuco) ocupa apenas a 39ª posição.

Praia reconhecida por sua beleza paradisíaca, Jeri já foi eleita em 1994 pelo Washington Post Magazine como uma das 10 praias mais belas do mundo. Em 2011 foi considerado o 7º melhor destino do mundo pelo site colaborativo de viagens Trip Advisor, e em 2014 o mesmo site atribui à Jeri o título de 10º melhor lugar para viajar e a 14ª praia mais bonita do Brasil.

Confira os cliques do fotógrafo Fábio Arruda em Jericoacoara:

O por do sol em Jeri
1/5

O por do sol em Jeri

O por do sol em Jeri

Vista aérea da Praia de Jeri
2/5

Vista aérea da Praia de Jeri

Vista aérea da Praia de Jeri

A famosa Pedra Furada de Jeri
3/5

A famosa Pedra Furada de Jeri

A famosa Pedra Furada de Jeri

Jeri já foi eleita a a 4ª melhor praia do mundo
4/5

Jeri já foi eleita a a 4ª melhor praia do mundo

Jeri já foi eleita a a 4ª melhor praia do mundo

Praia de Jericoacoara
5/5

Praia de Jericoacoara

Praia de Jericoacoara

Publicidade

Dê sua opinião

Embratur divulga Nordeste para estrangeiros e injeta R$ 70 milhões no Ceará

Instituto Brasileiro de Turismo divulgou em diversos eventos as praias de Fortaleza, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Morro de São Paulo (BA), Sauípe (BA) e Pipa (RN)

Por Daniel Herculano em Turismo

31 de maio de 2015 às 07:00

Há 4 anos

No último ano, uma série de ações criadas e realizadas pelo Instituto Brasileiro de Turismo, a Embratur, tem mostrado a cultura, a gastronomia e os atrativos turísticos do nordeste para o mundo. A realização da Brazil National Tourism Mart (BNTM) em alguns países, é um exemplo da importância da região. Pesquisas coordenadas pela Fundação CTI-NE indicam que, a cada edição da BNTM, o turismo na Região Nordeste tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%.

Com encerramento previsto para este domingo (31), o 24º Brazil National Tourism Mart (BNTM) foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e contou com 3.912 reuniões sobre o turismo, envolvendo a participação de 1.150 pessoas, incluindo brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, dinamarqueses, alemães e húngaros. A estimativa é que se movimente mais de R$ 200 milhões em transações comerciais voltada para o mercado do Nordeste, onde o Ceará corresponde por cerca de 35% do total negociado, ou seja R$ 70 milhões.

“Isso mostra o desenvolvimento do setor no Nordeste, desde o artesanato até os maiores hotéis. É uma região privilegiada pelo segmento Sol e Praia, mas podemos explorar ainda mais. Não posso deixar de mencionar o quesito receptividade, marca registrada dos nordestinos”, disse Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais da Embratur.

Chile

O último evento que teve a presença do Nordeste foi em maio, no Chile. A Embratur distribuiu material promocional e fez apresentações sobre os destinos do Nordeste que são mais procurados no Chile: Salvador, Morro de São Paulo, Costa do Sauípe (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), praia de Pipa e Natal (RN).

Argentina

Na Argentina, agentes de viagem locais participaram de workshop promovido em Córdoba (ARG). Na ocasião, os atrativos turísticos do Brasil foram mostrados, com destaque para a região Nordeste. A estratégia de participação foi de capacitar os agentes e realizar o mapeamento do trade turístico argentino.

“A Argentina se consolida como o maior emissor de turistas, com quase 30% dos visitantes que vêm ao Brasil. Divulgar as belezas naturais e a riqueza cultural do Nordeste é de grande importância”, destacou Gilson Lira. Os argentinos estão escolhendo cada vez mais as praias nordestinas, principalmente depois do lançamento de voos diretos de Buenos Aires para Fortaleza (Gol), Recife (TAM) e Salvador (Aerolíneas Argentinas e Gol).

Além de campanhas publicitárias, a Embratur organizou várias press trips para especialistas pelas praias do Nordeste. Em setembro de 2014, jornalistas argentinos estiveram no Brasil para conhecer especificamente as praias cearenses. Visitaram Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara.

Alemanha

Voltado para o mercado alemão, a Embratur participou em novembro, em Frankfurt, do “The Summer Goes Tour 2015”. O evento foi voltado para a promoção dos estados da Região Nordeste, visto que a Companhia Aérea Condor, oferta vôos para Pernambuco, Ceará e Bahia.

“Essa miscigenação de culturas regionais é o que faz do Brasil único e que atrai turistas de todos os Continentes. Na Embratur, trabalhamos arduamente para promover e difundir a cultura brasileira pelo mundo”, completou Gilson.

Jericoacoara

O tradicional jornal americano Huffington Post publicou em seu blog de viagens (Minube), a lista com as 40 melhores praias da Terra. Dois deles são no Brasil. A praia brasileira mais bem colocada é a cearense Jericoacoara, em 4º lugar. Distante 315 quilômetros de Fortaleza. Fernando de Noronha (pertencente ao estado de Pernambuco) ocupa apenas a 39ª posição.

Praia reconhecida por sua beleza paradisíaca, Jeri já foi eleita em 1994 pelo Washington Post Magazine como uma das 10 praias mais belas do mundo. Em 2011 foi considerado o 7º melhor destino do mundo pelo site colaborativo de viagens Trip Advisor, e em 2014 o mesmo site atribui à Jeri o título de 10º melhor lugar para viajar e a 14ª praia mais bonita do Brasil.

Confira os cliques do fotógrafo Fábio Arruda em Jericoacoara:

O por do sol em Jeri
1/5

O por do sol em Jeri

O por do sol em Jeri

Vista aérea da Praia de Jeri
2/5

Vista aérea da Praia de Jeri

Vista aérea da Praia de Jeri

A famosa Pedra Furada de Jeri
3/5

A famosa Pedra Furada de Jeri

A famosa Pedra Furada de Jeri

Jeri já foi eleita a a 4ª melhor praia do mundo
4/5

Jeri já foi eleita a a 4ª melhor praia do mundo

Jeri já foi eleita a a 4ª melhor praia do mundo

Praia de Jericoacoara
5/5

Praia de Jericoacoara

Praia de Jericoacoara