15 restaurantes em Fortaleza para fazer uma volta ao mundo gastronômica


15 restaurantes em Fortaleza para fazer uma volta ao mundo gastronômica

O Tribuna do Ceará reuniu estabelecimentos que permitem a experiência de troca gastronômica aos fortalezenses, com receitas servidas por pessoas nativas da região da culinária

Por Ana Beatriz Leite em Check- In

8 de setembro de 2015 às 07:00

Há 4 anos
LaBellaItalia

O espaguete de frutos do mar é o prato mais pedido do Italiano La Bella Italia desde o início da casa, que acaba de completar 10 anos (FOTO: Divulgação)

Os amantes da gastronomia podem comemorar: não é preciso sair de Fortaleza para degustar receitas típicas de vários lugares do mundo. Em versões “abrasileiradas” ou literais, a culinária internacional está presente vários estabelecimentos de nossa cidade.

Claro que comer um prato em sua terra natal é uma experiência única, por diversos fatores que não envolvem apenas o paladar. Mas muitos imigrantes trouxeram para a capital cearense um pedacinho de suas culturas e nos possibilitaram essa experiência gastronômica em nossa própria terra.

Da culinária italiana à árabe, confira a rota da “volta ao mundo” gastronômica que o Tribuna do Ceará preparou.

La Bella Italia – culinária italiana

O La Bella Italia surgiu para suprir a falta que os sócios e chefs Luca Lunghi e Andrea Antonucci sentiam da comida de sua terra natal ao se mudarem para Fortaleza. Na época, a capital não possuía uma casa com a autêntica comida italiana, então, em 2005, os italianos decidiram inaugurar a sua própria.

Os proprietários não têm como objetivo servir pratos italianos “abrasileirados”. Pastas e risos ao dente, massas finas, molho em quantidade proporcional, sobremesas menos doces e outras características típicas da gastronomia do país estão presentes nas receitas que tornaram o restaurante um dos mais notáveis em Fortaleza.

Na equipe a Itália está também presente: além dos sócios-chefs, o restaurante possui também cozinheiros e até garçom italiano.

Serviço
Endereço: Av. Almirante Barroso, 812 – Praia de Iracema.
Funcionamento: todos os dias, 18h à 0h e almoço aos domingos
Telefone: (85) 3219.2166

Le Marché – culinária francesa

Em frente ao Mercado dos Pinhões, o Le Marché possui o ar boêmio dos bistrôs franceses, com ambiente pequeno e aconchegante e mesas na calçada. Mas não é só o “ar” que é de bistrô francês, o restaurante é realmente um pedaço da França nas ruas do centro de Fortaleza. Comandado pela chef premiada Marie Anne Bauer, radicada no Brasil desde os anos 90, traz toda a sofisticação da gastronomia francesa.

Sempre com ingredientes frescos e um menu que varia a cada dia, de acordo com os melhores ingredientes que encontra no mercado, abre de terça a sábado para jantar e aos domingos para almoço.

Assim como nos restaurantes da França, são diversas opções de entrada, de pratos principais, com destaque para os frutos-do-mar, que são muito utilizados na culinária do país, e sobremesas, além de uma imensa carta de vinhos selecionada pela chef.

Serviço
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro
Funcionamento: terça à sábado, 18h à 0h, domingo 12h às 16h
Telefone: (85) 3181.6059

Peón Pizza y Taco – culinária mexicana

Os irmãos Juan e Patrícia e a mãe Isabel Studard são brasileiros, mas isso não os impediu de abrir o mais tradicional restaurante mexicano de nossa cidade, o Peón Pizza y Taco. Após temporada na Espanha e no México – e de se apaixonar por uma mexicana, que hoje é sua esposa, Juan utilizou toda a experiência adquirida para abrir a casa, que se tornou o melhor local para se degustar os temperos calientes e as tradicionais massas de milho em Fortaleza.

Com culinária conhecida pelos temperos fortes e picantes, os cearenses tomaram a decisão de adaptar a gastronomia mexicana ao paladar brasileiro e dão ao cliente a possibilidade de escolher o nível de picância do prato escolhido.

Para quem nunca teve contato a culinária, a dica é o “El gran festival de comida mexicana”, que acontece no último fim de semana de todo mês. Por R$ 35,00 o cliente pode aproveitar um buffet liberado, com quesadillas, tacos, carnes e acompanhamentos.

Serviço
Endereço: Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 2260 – Alagadiço Novo
Funcionamento: todos os dias, 18h às 0h30
Telefone: (85) 3276.7646

Zahle-Mezze Libanesa – culinária árabe

A descendente de libaneses Silvana Romcy fazia pratos árabes em casa, sob encomenda. Com o aumento na procura, seu marido Ricardo Moreira decidiu dar o pontapé e abrir um espaço para seus pratos, o Zahle-Mezze Libanesa. Desde 2003 o restaurante é referência em comida árabe no Ceará e em 2011 se mudou para um espaço que chama ainda mais atenção, um casarão centenário reformado na Avenida Santos Dummont.

No final do século XIX muitos sírios e libaneses vieram para o Ceará, fugindo do Império Turco-otomano. A proposta do restaurante do casal, em seus primórdios, era a de atender a comunidade de descendentes desses imigrantes, mas a culinária árabe acabou caindo no gosto dos fortalezenses.

O Zahle trabalha com o sistema de buffet, abrindo no horário do almoço todos os dias e a noite às sextas e sábados, na “Noite Árabe”, com shows de dança do ventre. Pasta de grão-de-bico, tabule, quibe cru, lentilha, arroz marroquino e carneiro dividem a mesa de pratos, que também conta com comidas contemporâneas.

Serviço
Endereço: Avenida Santos Dumont, 2353 – Aldeota
Funcionamento: todos os dias, 11h30 às 15h
Telefone: (85) 3224.1204 / (85) 8667-7562

Kina – culinária japonesa

Um fast-food oriental criado por três descendentes de japoneses: chef Elcio Nagano, sua esposa Miriam Saito e seu cunhado Alexandre Kina. Engenheiro de formação, Nagano morava em São Paulo com sua esposa, nutricionista que mantinha um restaurante self-service com pratos asiáticos. Com influência da mãe e da avó na culinária japonesa, no fim da década de 90 decidiu se dedicar à gastronomia.

Já em Fortaleza, em 2000, os três abriram o Kingyo, um restaurante sofisticado. A partir da observação do perfil do público tomaram a decisão de fechar o renomado restaurante e abrir um com serviço mais rápido, cardápio mais enxuto e preços mais acessíveis. Em 2002, inauguraram o Kina no Shopping Del Paseo e, em 2013, expandiram para o Pátio Dom Luís.

Os sushis são o carro-chefe, feitos com ingredientes frescos e na hora do pedido, mas o restaurante conta também com outras opções de pratos assinados pelo chef, todos rápidos e tipicamente japoneses.

Serviço
Endereço: Shopping Del Paseo e Pátio Dom Luís
Funcionamento: todos os dias, 10h às 22h
Telefone: (85) 4011.6303

O Alemão – culinária alemã

Manfred Alexsander reside em Fortaleza desde 2007 e comanda O Alemão desde 2009. O alemão abriu o restaurante a fim de trazer a culinária germânica para o Ceará e provavelmente ainda é o único especializado na capital. O espaço é pequeno e simples, adjetivos que não podem ser usados para descrever os pratos – bem servidos.

Para entrada, a dica é o tradicional salsichão, o brätwurst, uma mistura de salsichas acompanhada de muita mostarda. No cardápio de pratos, muita carne suína, de todas as formas imagináveis. O mais tradicional é o Schweinshaxe, o joelho de porco cozido e assado, escoltado por muita batata e torresmo pururuca. O cardápio de cervejas é um assunto a parte, recheado de cervejas alemãs, consideradas por muitos a melhor do mundo.

No período da copa, o dono fechou a rua na Varjota para realizar o “Festival Alemão Brasileiro”, que reuniu por volta de mil pessoas, dentre turistas e torcedores locais, mil litros de chopp e muita salsicha.

Serviço
Endereço: Rua Frederico Borges, 584 – Varjota
Funcionamento: terça à quinta, 18h às 23h30, sexta e sábado, 12h às 0h, e domingo 12h às 16h
Telefone: (85) 3267.1923

Chalé Suíça – culinária suíça

A fondue se originou na Suíça como uma alternativa de prato simples, saboroso e quente, um alívio nos invernos rigorosos. Nas regiões montanhosas, a locomoção para a busca de mantimentos era difícil nos períodos de inverno. Com uma população que sobrevivia da pecuária, o queijo era a saída, utilizado para mergulhar pães e vegetais.

A receita típica de países frios também faz sucesso em Fortaleza, mesmo com o calor, e é o carro chefe do Chalé Suíça. Comandado pelo suíço John Werner, as fondue aparece no cardápio do restaurante nas versões tradicionais de queijo, chocolate e bourguignonne. Com exceção da de chocolate, todas as fondues servem quatro pessoas e são acompanhadas por três batatas recheadas com queijo, salada verde, pães italiano e francês e cinco tipos de molhos.

Mas, como não só a fondue se resume a gastronomia suíça, o restaurante possui um vasto cardápio, com pratos e bebidas típicas.

Serviço
Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 1645 – Aldeota
Funcionamento: terça à domingo, 19h à 0h
Telefone: (85) 3244.6563

K-BaB – culinária coreana

A comunidade coreana no Ceará cresceu notavelmente do ano passado para cá, com a chegada de duas grandes corporações do país para a construção da Companhia Siderúrgica do Pecém. Na praia, começaram a surgir restaurantes, barracas e até igrejas construídas pelos imigrantes e, os fortalezenses que queriam experimentar a troca cultural com esse povo tinham que se deslocar até o município de São Gonçalo do Amarante.

Para a alegria dos fãs de culinária asiática, no início deste ano, o senhor Woo Sung, apelidado de “Branco Sung”, e sua esposa abriram o K-BaB, facilitando a vida de quem ia até o Pecém para degustar pratos coreanos. Um ambiente pequeno e aconchegante, na esquina com a Avenida Beira Mar, mantido pelo atencioso casal, que cozinha os pratos e serve os clientes.

Pela proximidade com o Japão, a gastronomia coreana é muito semelhante com a de seus vizinhos, e constitui uma alimentação saudável. São ingredientes frescos, com muitos vegetais e, o mais importante, muita pimenta. O K-BaB possui um cardápio enxuto, mas bem típico, e conta com toda a atenção e simpatia dos proprietários, que ajudam aqueles que são “iniciantes” na culinária a escolherem a melhor opção.

Serviço
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 90 Loja 88 – Meireles
Funcionamento: segunda à sábado, 12h às 22h
Telefone: (85) 3085.1760

El Molino – culinária espanhola

Depois de dois anos com o projeto de levar a gastronomia espanhola para a casa das pessoas, através de delivery, o chefe Jorge Diego Clementes e sua esposa Luciana Diego abriram, em 2014, o El Molino. Jorge e seu irmão José Diego comandam a cozinha, trazendo receitas típicas de sua terra natal, a Espanha.

Para acompanhar os pratos, um ambiente também tipicamente espanhol, com decoração que começa com os gerânios na fachada, flores que decoram as casas tradicionais de Córdova, e vai até as pratos em que as refeições são servidas, em cerâmica e louça.

As paellas são a grande atração do El Molino, em diversas variações. Mas o cardápio possui muitas outras opções, todas comidas cotidianas de famílias da Espanha, como tortillas, carne de coelho e rabo de boi, o “rabo de toro”, e, para sobremesa, o tradicional “arroz con leche esturiano” e churros.

Serviço
Endereço: Rua Ana Bilhar, 1129 – Meireles
Funcionamento: quinta a domingo, 12h às 15h e 19h às 23h30 (quinta apenas jantar e domingo apenas almoço)
Telefone: (85) 3044.1077 / (85) 3461.1521

Malai Thai Fusion – culinária tailandesa

A exótica combinação entre sabores apimentados e agridoces faz com que a culinária tailandesa seja uma das mais apreciadas em todo o mundo. Inaugurado em 2010 pelo baiano Antônio Andrade, que rodou globo em viagens de pesquisa gastronômica, o Malai Thai Fusion teve sua primeira sede na Varjota, mas hoje opera no Cumbuco.

A comida tailandesa é a protagonista, com pratos japoneses também são especialidade do restaurante que possui franquia em outros estados do país. O chef paulista Pedro Noda comanda a cozinha, colocando em prática sua experiência adquirida após morar na Tailândia e no Japão. O estabelecimento é o único especializado em comida thai no Ceará.

Serviço
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 10 – Cumbuco – Caucaia
Funcionamento: todos os dias, 18h às 23h, sexta e sábado até 0h
Telefone: (85) 8846.9555

Outback – culinária australiana

O Outback é uma das maiores franquias de restaurante do mundo, presente em 23 países e com duas sedes em Fortaleza. Inaugurado em 2014 na capital, está localizado nos shoppings Iguatemi e RioMar. Carnes vermelhas e muita batata fazem o cardápio que faz sucesso entre o público.

Apesar de ser uma franquia americana, o Outback é especializado na culinária australiana. Não muito conhecida, a gastronomia da Austrália muitas vezes não é reconhecida por ser muito semelhante à de outros países de colonização inglesa. Churrasco, batatas e cebola, acompanhados por chopp, também fazem o paladar dos brasileiros, garantindo o sucesso da franquia em nosso país.

Serviço
Endereço: Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz) e RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Funcionamento: 12h às 23h
Telefone: (85) 3241.5490 / (85) 3234.2360

L’Ô – culinária mediterrânea

O casal Agustín Herrero e Cecília Seligmann, ele espanhol e ela paulista e descendente de franceses, uniram o melhor dois dois mundos no L’ô, um restaurante de comida contemporânea que se inspira na culinária do mediterrâneo. Sob o atual comando do chef Antonio Junior, premiado pela Veja Comer & Beber como “chef do ano” em 2014, o restaurante é um dos mais requintados da capital.

Chef titular desde 2013, o paulista encontrou no L’ô espaço para desenvolver pratos criativos que unem a brasilidade aos temperos mediterrâneos. O cardápio dispõe de receitas contemporâneas compostas por ingredientes tipicamente espanhóis, como o couscous, a receitas tipicamente francesas, como o clássico crème brulée. Ingredientes típicos da nossa gastronomia, como a castanha de caju e a macaxeira também marcam presença nos pratos.

Serviço
Endereço: Av. Pessoa Anta, 142 – Praia de Iracema
Funcionamento: todos os dias, 19h à 0h, sexta 12h à 1h
Telefone: (85) 3265.2288

Manga Bourbon – culinária peruana

O Manga Bourbon não é um restaurante de culinária especializada, mas não está a toa nesta lista. Inaugurado em 2014 pelo casal Cauê Carrah e Bruna Grecchi, traz uma cozinha contemporânea autoral com pratos variados, resultado das viagens de pesquisa do ex-advogado que largou o ramo para se dedicar a gastronomia.

O ceviche, prato típico do Peru que consiste em peixe cru marinado em suco de limão, acompanhado por salada, é o responsável por garantir o espaço do restaurante do casal nesta lista. O prato é serviço em 16 variações, sendo, certamente, o destaque do cardápio. A receita não é feita por um nativo do Peru, mas por brasileiros que demonstram expertise na cozinha, sendo apontada por muitos como o melhor ceviche de Fortaleza.

Serviço
Endereço: Rua Frederico Borges, 125 – Varjota
Funcionamento: todos os dias, 18h às 0h
Telefone: (85) 3119.1200

Restaurante Internacional – culinária belga

A cozinha belga foi muito influenciada pelos países vizinhos, como França, Holanda e Alemanha e está enquadrada nos mais elevados padrões gastronômicos da Europa. Se tornou conhecida pelos frutos-do-mar e o uso em grande quantidade de hortaliças e vegetais, e tem como prato mais característico os Moules-frites, os mexilhões.

Se quinta é o dia de caranguejada nos estabelecimentos de Fortaleza, no Restaurante e Bar Internacional é dia de mexilhões, servidos com batata frita. Fundado por um belga nativo, o restaurante não serve apenas pratos típicos belgas, mas também receitas brasileiras e provenientes de outros países.

Em maio deste ano, o proprietário Filip foi baleado durante um assalto ao estabelecimento e não sobreviveu à cirurgia. Mas o restaurante continua a ativa, sob o comando de um sócio seu, também belga.

Serviço
Endereço: Av. Beira Mar, 4456 – Mucuripe
Funcionamento: todos os dias, 9h às 10h
Telefone: (85) 3263.3681

Lá na Roça – culinária regional

Não poderia faltar em nossa “volta ao mundo” uma parada gastronômica em nosso Estado. O Lá na Roça remete ao sertão cearense em ambiente que se inspira nos sítios do interior, com direito a mesas feitas de tronco, luminárias de cipó e até redes, disponíveis para cochilo após o almoço.

O bufê diário, com cerca de 50 opções de pratos por dia, é composto de receitas que carregam toda a regionalidade, como baião-de-dois, paçoca, buchada e capote, e doces caseiros de sobremesa.  Além do self-service, os clientes podem também pedir pratos a la carte, como peixada e galinha caipira completos.

O Lá na Roça abre também para café da manhã, com bufê e opções a la carte.

Serviço
Endereço: Eusébio (Av. Eusébio Queiroz, 4425 – Centro) e Fortaleza (Rua Capitão Antônio de Aguiar, 41 – Aldeota)
Funcionamento: todos os dias, 8h às 15h
Telefone: (85) 3224.6061 / (85) 3260.2464

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
1/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

La Bella Italia: Av. Almirante Barroso, 812 – Praia de Iracema (FOTO: Divulgação)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
2/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Peón Taco y Pizza: Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 2260 – Alagadiço Novo (FOTO: Reprodução/Facebook)

ELAS MANDAM NA COZINHA
3/15

ELAS MANDAM NA COZINHA

Chef Marie Anne Bauer – Le Marché (FOTO: Reprodução/Facebook)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
4/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Zahle-Mezze Libanesa (FOTO: Reprodução/Trip Advisor)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
5/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Kina: Shopping Del Paseo e Pátio Dom Luís Le Marché: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
6/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

O Alemão: Rua Frederico Borges, 584 – Varjota Kina: Shopping Del Paseo e Pátio Dom Luís Le Marché: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro (FOTO: Rodrigo Carvalho)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
7/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Chalé Suíço: Rua Pereira Filgueiras, 1645 – Aldeota (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
8/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

K-BaB: Av. Desembargador Moreira, 90 – Meireles (FOTO: Reprodução/Facebook)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
9/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

El Molino: Rua Ana Bilhar, 1129 – Meireles (FOTO: Reprodução/Site)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
10/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Malai Thai Fusion: Rua Almirante Tamandaré, 10 – Cumbuco – Caucaia (FOTO: Reprodução/Sabores da Cidade)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
11/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Outback: Iguatemi e RioMar (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
12/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

L’ô: Av. Pessoa Anta, 142 – Praia de Iracema (FOTO: Divulgação)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
13/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Manga Bourbon: Rua Frederico Borges, 125 – Varjota (FOTO: Daialen Dick)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
14/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Restaurante e Bar Internacional: Av. Beira Mar, 4456 – Mucuripe (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
15/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Lá na Roça: Eusébio e Fortaleza (FOTO: Divulgação)

Publicidade

Dê sua opinião

15 restaurantes em Fortaleza para fazer uma volta ao mundo gastronômica

O Tribuna do Ceará reuniu estabelecimentos que permitem a experiência de troca gastronômica aos fortalezenses, com receitas servidas por pessoas nativas da região da culinária

Por Ana Beatriz Leite em Check- In

8 de setembro de 2015 às 07:00

Há 4 anos
LaBellaItalia

O espaguete de frutos do mar é o prato mais pedido do Italiano La Bella Italia desde o início da casa, que acaba de completar 10 anos (FOTO: Divulgação)

Os amantes da gastronomia podem comemorar: não é preciso sair de Fortaleza para degustar receitas típicas de vários lugares do mundo. Em versões “abrasileiradas” ou literais, a culinária internacional está presente vários estabelecimentos de nossa cidade.

Claro que comer um prato em sua terra natal é uma experiência única, por diversos fatores que não envolvem apenas o paladar. Mas muitos imigrantes trouxeram para a capital cearense um pedacinho de suas culturas e nos possibilitaram essa experiência gastronômica em nossa própria terra.

Da culinária italiana à árabe, confira a rota da “volta ao mundo” gastronômica que o Tribuna do Ceará preparou.

La Bella Italia – culinária italiana

O La Bella Italia surgiu para suprir a falta que os sócios e chefs Luca Lunghi e Andrea Antonucci sentiam da comida de sua terra natal ao se mudarem para Fortaleza. Na época, a capital não possuía uma casa com a autêntica comida italiana, então, em 2005, os italianos decidiram inaugurar a sua própria.

Os proprietários não têm como objetivo servir pratos italianos “abrasileirados”. Pastas e risos ao dente, massas finas, molho em quantidade proporcional, sobremesas menos doces e outras características típicas da gastronomia do país estão presentes nas receitas que tornaram o restaurante um dos mais notáveis em Fortaleza.

Na equipe a Itália está também presente: além dos sócios-chefs, o restaurante possui também cozinheiros e até garçom italiano.

Serviço
Endereço: Av. Almirante Barroso, 812 – Praia de Iracema.
Funcionamento: todos os dias, 18h à 0h e almoço aos domingos
Telefone: (85) 3219.2166

Le Marché – culinária francesa

Em frente ao Mercado dos Pinhões, o Le Marché possui o ar boêmio dos bistrôs franceses, com ambiente pequeno e aconchegante e mesas na calçada. Mas não é só o “ar” que é de bistrô francês, o restaurante é realmente um pedaço da França nas ruas do centro de Fortaleza. Comandado pela chef premiada Marie Anne Bauer, radicada no Brasil desde os anos 90, traz toda a sofisticação da gastronomia francesa.

Sempre com ingredientes frescos e um menu que varia a cada dia, de acordo com os melhores ingredientes que encontra no mercado, abre de terça a sábado para jantar e aos domingos para almoço.

Assim como nos restaurantes da França, são diversas opções de entrada, de pratos principais, com destaque para os frutos-do-mar, que são muito utilizados na culinária do país, e sobremesas, além de uma imensa carta de vinhos selecionada pela chef.

Serviço
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro
Funcionamento: terça à sábado, 18h à 0h, domingo 12h às 16h
Telefone: (85) 3181.6059

Peón Pizza y Taco – culinária mexicana

Os irmãos Juan e Patrícia e a mãe Isabel Studard são brasileiros, mas isso não os impediu de abrir o mais tradicional restaurante mexicano de nossa cidade, o Peón Pizza y Taco. Após temporada na Espanha e no México – e de se apaixonar por uma mexicana, que hoje é sua esposa, Juan utilizou toda a experiência adquirida para abrir a casa, que se tornou o melhor local para se degustar os temperos calientes e as tradicionais massas de milho em Fortaleza.

Com culinária conhecida pelos temperos fortes e picantes, os cearenses tomaram a decisão de adaptar a gastronomia mexicana ao paladar brasileiro e dão ao cliente a possibilidade de escolher o nível de picância do prato escolhido.

Para quem nunca teve contato a culinária, a dica é o “El gran festival de comida mexicana”, que acontece no último fim de semana de todo mês. Por R$ 35,00 o cliente pode aproveitar um buffet liberado, com quesadillas, tacos, carnes e acompanhamentos.

Serviço
Endereço: Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 2260 – Alagadiço Novo
Funcionamento: todos os dias, 18h às 0h30
Telefone: (85) 3276.7646

Zahle-Mezze Libanesa – culinária árabe

A descendente de libaneses Silvana Romcy fazia pratos árabes em casa, sob encomenda. Com o aumento na procura, seu marido Ricardo Moreira decidiu dar o pontapé e abrir um espaço para seus pratos, o Zahle-Mezze Libanesa. Desde 2003 o restaurante é referência em comida árabe no Ceará e em 2011 se mudou para um espaço que chama ainda mais atenção, um casarão centenário reformado na Avenida Santos Dummont.

No final do século XIX muitos sírios e libaneses vieram para o Ceará, fugindo do Império Turco-otomano. A proposta do restaurante do casal, em seus primórdios, era a de atender a comunidade de descendentes desses imigrantes, mas a culinária árabe acabou caindo no gosto dos fortalezenses.

O Zahle trabalha com o sistema de buffet, abrindo no horário do almoço todos os dias e a noite às sextas e sábados, na “Noite Árabe”, com shows de dança do ventre. Pasta de grão-de-bico, tabule, quibe cru, lentilha, arroz marroquino e carneiro dividem a mesa de pratos, que também conta com comidas contemporâneas.

Serviço
Endereço: Avenida Santos Dumont, 2353 – Aldeota
Funcionamento: todos os dias, 11h30 às 15h
Telefone: (85) 3224.1204 / (85) 8667-7562

Kina – culinária japonesa

Um fast-food oriental criado por três descendentes de japoneses: chef Elcio Nagano, sua esposa Miriam Saito e seu cunhado Alexandre Kina. Engenheiro de formação, Nagano morava em São Paulo com sua esposa, nutricionista que mantinha um restaurante self-service com pratos asiáticos. Com influência da mãe e da avó na culinária japonesa, no fim da década de 90 decidiu se dedicar à gastronomia.

Já em Fortaleza, em 2000, os três abriram o Kingyo, um restaurante sofisticado. A partir da observação do perfil do público tomaram a decisão de fechar o renomado restaurante e abrir um com serviço mais rápido, cardápio mais enxuto e preços mais acessíveis. Em 2002, inauguraram o Kina no Shopping Del Paseo e, em 2013, expandiram para o Pátio Dom Luís.

Os sushis são o carro-chefe, feitos com ingredientes frescos e na hora do pedido, mas o restaurante conta também com outras opções de pratos assinados pelo chef, todos rápidos e tipicamente japoneses.

Serviço
Endereço: Shopping Del Paseo e Pátio Dom Luís
Funcionamento: todos os dias, 10h às 22h
Telefone: (85) 4011.6303

O Alemão – culinária alemã

Manfred Alexsander reside em Fortaleza desde 2007 e comanda O Alemão desde 2009. O alemão abriu o restaurante a fim de trazer a culinária germânica para o Ceará e provavelmente ainda é o único especializado na capital. O espaço é pequeno e simples, adjetivos que não podem ser usados para descrever os pratos – bem servidos.

Para entrada, a dica é o tradicional salsichão, o brätwurst, uma mistura de salsichas acompanhada de muita mostarda. No cardápio de pratos, muita carne suína, de todas as formas imagináveis. O mais tradicional é o Schweinshaxe, o joelho de porco cozido e assado, escoltado por muita batata e torresmo pururuca. O cardápio de cervejas é um assunto a parte, recheado de cervejas alemãs, consideradas por muitos a melhor do mundo.

No período da copa, o dono fechou a rua na Varjota para realizar o “Festival Alemão Brasileiro”, que reuniu por volta de mil pessoas, dentre turistas e torcedores locais, mil litros de chopp e muita salsicha.

Serviço
Endereço: Rua Frederico Borges, 584 – Varjota
Funcionamento: terça à quinta, 18h às 23h30, sexta e sábado, 12h às 0h, e domingo 12h às 16h
Telefone: (85) 3267.1923

Chalé Suíça – culinária suíça

A fondue se originou na Suíça como uma alternativa de prato simples, saboroso e quente, um alívio nos invernos rigorosos. Nas regiões montanhosas, a locomoção para a busca de mantimentos era difícil nos períodos de inverno. Com uma população que sobrevivia da pecuária, o queijo era a saída, utilizado para mergulhar pães e vegetais.

A receita típica de países frios também faz sucesso em Fortaleza, mesmo com o calor, e é o carro chefe do Chalé Suíça. Comandado pelo suíço John Werner, as fondue aparece no cardápio do restaurante nas versões tradicionais de queijo, chocolate e bourguignonne. Com exceção da de chocolate, todas as fondues servem quatro pessoas e são acompanhadas por três batatas recheadas com queijo, salada verde, pães italiano e francês e cinco tipos de molhos.

Mas, como não só a fondue se resume a gastronomia suíça, o restaurante possui um vasto cardápio, com pratos e bebidas típicas.

Serviço
Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 1645 – Aldeota
Funcionamento: terça à domingo, 19h à 0h
Telefone: (85) 3244.6563

K-BaB – culinária coreana

A comunidade coreana no Ceará cresceu notavelmente do ano passado para cá, com a chegada de duas grandes corporações do país para a construção da Companhia Siderúrgica do Pecém. Na praia, começaram a surgir restaurantes, barracas e até igrejas construídas pelos imigrantes e, os fortalezenses que queriam experimentar a troca cultural com esse povo tinham que se deslocar até o município de São Gonçalo do Amarante.

Para a alegria dos fãs de culinária asiática, no início deste ano, o senhor Woo Sung, apelidado de “Branco Sung”, e sua esposa abriram o K-BaB, facilitando a vida de quem ia até o Pecém para degustar pratos coreanos. Um ambiente pequeno e aconchegante, na esquina com a Avenida Beira Mar, mantido pelo atencioso casal, que cozinha os pratos e serve os clientes.

Pela proximidade com o Japão, a gastronomia coreana é muito semelhante com a de seus vizinhos, e constitui uma alimentação saudável. São ingredientes frescos, com muitos vegetais e, o mais importante, muita pimenta. O K-BaB possui um cardápio enxuto, mas bem típico, e conta com toda a atenção e simpatia dos proprietários, que ajudam aqueles que são “iniciantes” na culinária a escolherem a melhor opção.

Serviço
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 90 Loja 88 – Meireles
Funcionamento: segunda à sábado, 12h às 22h
Telefone: (85) 3085.1760

El Molino – culinária espanhola

Depois de dois anos com o projeto de levar a gastronomia espanhola para a casa das pessoas, através de delivery, o chefe Jorge Diego Clementes e sua esposa Luciana Diego abriram, em 2014, o El Molino. Jorge e seu irmão José Diego comandam a cozinha, trazendo receitas típicas de sua terra natal, a Espanha.

Para acompanhar os pratos, um ambiente também tipicamente espanhol, com decoração que começa com os gerânios na fachada, flores que decoram as casas tradicionais de Córdova, e vai até as pratos em que as refeições são servidas, em cerâmica e louça.

As paellas são a grande atração do El Molino, em diversas variações. Mas o cardápio possui muitas outras opções, todas comidas cotidianas de famílias da Espanha, como tortillas, carne de coelho e rabo de boi, o “rabo de toro”, e, para sobremesa, o tradicional “arroz con leche esturiano” e churros.

Serviço
Endereço: Rua Ana Bilhar, 1129 – Meireles
Funcionamento: quinta a domingo, 12h às 15h e 19h às 23h30 (quinta apenas jantar e domingo apenas almoço)
Telefone: (85) 3044.1077 / (85) 3461.1521

Malai Thai Fusion – culinária tailandesa

A exótica combinação entre sabores apimentados e agridoces faz com que a culinária tailandesa seja uma das mais apreciadas em todo o mundo. Inaugurado em 2010 pelo baiano Antônio Andrade, que rodou globo em viagens de pesquisa gastronômica, o Malai Thai Fusion teve sua primeira sede na Varjota, mas hoje opera no Cumbuco.

A comida tailandesa é a protagonista, com pratos japoneses também são especialidade do restaurante que possui franquia em outros estados do país. O chef paulista Pedro Noda comanda a cozinha, colocando em prática sua experiência adquirida após morar na Tailândia e no Japão. O estabelecimento é o único especializado em comida thai no Ceará.

Serviço
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 10 – Cumbuco – Caucaia
Funcionamento: todos os dias, 18h às 23h, sexta e sábado até 0h
Telefone: (85) 8846.9555

Outback – culinária australiana

O Outback é uma das maiores franquias de restaurante do mundo, presente em 23 países e com duas sedes em Fortaleza. Inaugurado em 2014 na capital, está localizado nos shoppings Iguatemi e RioMar. Carnes vermelhas e muita batata fazem o cardápio que faz sucesso entre o público.

Apesar de ser uma franquia americana, o Outback é especializado na culinária australiana. Não muito conhecida, a gastronomia da Austrália muitas vezes não é reconhecida por ser muito semelhante à de outros países de colonização inglesa. Churrasco, batatas e cebola, acompanhados por chopp, também fazem o paladar dos brasileiros, garantindo o sucesso da franquia em nosso país.

Serviço
Endereço: Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz) e RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Funcionamento: 12h às 23h
Telefone: (85) 3241.5490 / (85) 3234.2360

L’Ô – culinária mediterrânea

O casal Agustín Herrero e Cecília Seligmann, ele espanhol e ela paulista e descendente de franceses, uniram o melhor dois dois mundos no L’ô, um restaurante de comida contemporânea que se inspira na culinária do mediterrâneo. Sob o atual comando do chef Antonio Junior, premiado pela Veja Comer & Beber como “chef do ano” em 2014, o restaurante é um dos mais requintados da capital.

Chef titular desde 2013, o paulista encontrou no L’ô espaço para desenvolver pratos criativos que unem a brasilidade aos temperos mediterrâneos. O cardápio dispõe de receitas contemporâneas compostas por ingredientes tipicamente espanhóis, como o couscous, a receitas tipicamente francesas, como o clássico crème brulée. Ingredientes típicos da nossa gastronomia, como a castanha de caju e a macaxeira também marcam presença nos pratos.

Serviço
Endereço: Av. Pessoa Anta, 142 – Praia de Iracema
Funcionamento: todos os dias, 19h à 0h, sexta 12h à 1h
Telefone: (85) 3265.2288

Manga Bourbon – culinária peruana

O Manga Bourbon não é um restaurante de culinária especializada, mas não está a toa nesta lista. Inaugurado em 2014 pelo casal Cauê Carrah e Bruna Grecchi, traz uma cozinha contemporânea autoral com pratos variados, resultado das viagens de pesquisa do ex-advogado que largou o ramo para se dedicar a gastronomia.

O ceviche, prato típico do Peru que consiste em peixe cru marinado em suco de limão, acompanhado por salada, é o responsável por garantir o espaço do restaurante do casal nesta lista. O prato é serviço em 16 variações, sendo, certamente, o destaque do cardápio. A receita não é feita por um nativo do Peru, mas por brasileiros que demonstram expertise na cozinha, sendo apontada por muitos como o melhor ceviche de Fortaleza.

Serviço
Endereço: Rua Frederico Borges, 125 – Varjota
Funcionamento: todos os dias, 18h às 0h
Telefone: (85) 3119.1200

Restaurante Internacional – culinária belga

A cozinha belga foi muito influenciada pelos países vizinhos, como França, Holanda e Alemanha e está enquadrada nos mais elevados padrões gastronômicos da Europa. Se tornou conhecida pelos frutos-do-mar e o uso em grande quantidade de hortaliças e vegetais, e tem como prato mais característico os Moules-frites, os mexilhões.

Se quinta é o dia de caranguejada nos estabelecimentos de Fortaleza, no Restaurante e Bar Internacional é dia de mexilhões, servidos com batata frita. Fundado por um belga nativo, o restaurante não serve apenas pratos típicos belgas, mas também receitas brasileiras e provenientes de outros países.

Em maio deste ano, o proprietário Filip foi baleado durante um assalto ao estabelecimento e não sobreviveu à cirurgia. Mas o restaurante continua a ativa, sob o comando de um sócio seu, também belga.

Serviço
Endereço: Av. Beira Mar, 4456 – Mucuripe
Funcionamento: todos os dias, 9h às 10h
Telefone: (85) 3263.3681

Lá na Roça – culinária regional

Não poderia faltar em nossa “volta ao mundo” uma parada gastronômica em nosso Estado. O Lá na Roça remete ao sertão cearense em ambiente que se inspira nos sítios do interior, com direito a mesas feitas de tronco, luminárias de cipó e até redes, disponíveis para cochilo após o almoço.

O bufê diário, com cerca de 50 opções de pratos por dia, é composto de receitas que carregam toda a regionalidade, como baião-de-dois, paçoca, buchada e capote, e doces caseiros de sobremesa.  Além do self-service, os clientes podem também pedir pratos a la carte, como peixada e galinha caipira completos.

O Lá na Roça abre também para café da manhã, com bufê e opções a la carte.

Serviço
Endereço: Eusébio (Av. Eusébio Queiroz, 4425 – Centro) e Fortaleza (Rua Capitão Antônio de Aguiar, 41 – Aldeota)
Funcionamento: todos os dias, 8h às 15h
Telefone: (85) 3224.6061 / (85) 3260.2464

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
1/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

La Bella Italia: Av. Almirante Barroso, 812 – Praia de Iracema (FOTO: Divulgação)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
2/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Peón Taco y Pizza: Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 2260 – Alagadiço Novo (FOTO: Reprodução/Facebook)

ELAS MANDAM NA COZINHA
3/15

ELAS MANDAM NA COZINHA

Chef Marie Anne Bauer – Le Marché (FOTO: Reprodução/Facebook)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
4/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Zahle-Mezze Libanesa (FOTO: Reprodução/Trip Advisor)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
5/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Kina: Shopping Del Paseo e Pátio Dom Luís Le Marché: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
6/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

O Alemão: Rua Frederico Borges, 584 – Varjota Kina: Shopping Del Paseo e Pátio Dom Luís Le Marché: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro (FOTO: Rodrigo Carvalho)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
7/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Chalé Suíço: Rua Pereira Filgueiras, 1645 – Aldeota (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
8/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

K-BaB: Av. Desembargador Moreira, 90 – Meireles (FOTO: Reprodução/Facebook)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
9/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

El Molino: Rua Ana Bilhar, 1129 – Meireles (FOTO: Reprodução/Site)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
10/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Malai Thai Fusion: Rua Almirante Tamandaré, 10 – Cumbuco – Caucaia (FOTO: Reprodução/Sabores da Cidade)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
11/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Outback: Iguatemi e RioMar (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
12/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

L’ô: Av. Pessoa Anta, 142 – Praia de Iracema (FOTO: Divulgação)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
13/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Manga Bourbon: Rua Frederico Borges, 125 – Varjota (FOTO: Daialen Dick)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
14/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Restaurante e Bar Internacional: Av. Beira Mar, 4456 – Mucuripe (FOTO: Reprodução)

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA
15/15

VOLTA AO MUNDO GASTRONÔMICA EM FORTALEZA

Lá na Roça: Eusébio e Fortaleza (FOTO: Divulgação)