Inclusão Social Archives - News Maranguape 
Publicidade

News Maranguape

por Dadynha Saturnino

Inclusão Social

Maranguape recebe o Projeto Arte na Praça hoje (04)

Por Dadynha Saturnino em Inclusão Social

04 de Maio de 2019

O munícipio de Maranguape recebe hoje (04), pela primeira vez, o Projeto “Arte na Praça” do Governo do Ceará e do Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/Ce), em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O evento acontece na Praça Capistrano de Abreu, a partir das 17h. O projeto, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, é voltado para o desenvolvimento infantil que, através da arte, cultura e diversão incentiva a população a frequentar as praças públicas fortalecendo assim o vínculo familiar e social.

 

Arte na Praça em Maranguape. Divulgação

Na programação constam diversas atividades, como a apresentação artística “Tudo Junto e Misturado” do Grupo Desequilibradoz, atividades e brincadeiras, contação de histórias com a Biblioteca Municipal, pintura Facial, escultura em balões, jogo da velha com bambolês, desafio das estafetas, cabo de guerra, pula corda, escravos de Jó, dentro e fora entre outras que prometem animar o público que marcar presença. Grátis.

Publicidade

Correios Maranguape: cartinhas para o Papai Noel aguardam padrinhos

Por Dadynha Saturnino em Inclusão Social

22 de novembro de 2018

Em Maranguape, 137 crianças de sete a nove anos, de idade, estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de Escolas públicas dos Distritos de Ladeira Grande e Manoel Guedes (Rato), localizadas na Zona Rural, escreveram seus pedidos de presente de natal para o Papai Noel dos Correios e esperam por padrinhos para realizar seus sonhos. A adoção acontece da seguinte forma: passe na agência local, escolha uma das cartinhas expostas na Árvore de Natal e até o dia 05/12/18 volte para entregar o presente (embalado) que a criança pediu, tirando assim, o sonho dela do papel. Carta cartinha contem duas opções de presente à escolha do padrinho, que pode adotar quantas quiser. Os Correios realizarão a entrega dos presentes recebidos em eventos promovidos nas Escolas das crianças até o dia 20 de dezembro.

 

 

Adote uma cartinha no Correios de Maranguape. Divulgação

 

 

Entenda a campanha Papai Noel dos Correios

 

Papai Noel dos Correios. Divulgação

 

Ho, ho, ho! Carrinho, caderno, roupa de princesa, jogar bola com os amigos… São muitos os sonhos incluídos na lista do Noel! A tradição de colocar esses desenhos no papel fazia com que, todos os anos, milhares de desenhos coloridos e pedidos escritos com letrinhas recém-aprendidas chegassem aos Correios de todo o Brasil. Sensibilizados com as cartinhas endereçadas ao velhinho de bom coração, um grupo de empregados decidiu tirar esses sonhos do papel. E foi assim que, há 29 anos, nasceu o Papai Noel dos Correios, uma ação social tão bonita que ganhou força e passou a unir a empresa e toda a população em uma grande corrente de solidariedade!

 

Desde 2010, além de receber as cartinhas que vinham da sociedade, esta ação passou a fortalecer a importância da educação, convidando crianças de escolas da rede pública a também tirarem os sonhos do papel. A prática permite estimular a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, maior presente para o futuro de qualquer pequenino, não é verdade? E toda essa magia só acontece porque os Correios podem contar não apenas com um, mas com milhares de papais e mamães noéis, padrinhos e madrinhas de coração grande e atitudes generosas, assim como você! Adote uma cartinha e, neste Natal, seja você também um Papai Noel dos Correios.

 

Serviço

 

Papai Noel dos Correios Maranguape

Rua: Cel. Manuel Paula, Nº157, Centro, Próximo à Praça Capistrano de Abreu

Segunda à sexta, das 8h às 16h

Entrega dos presentes até 05/12/18.

Publicidade

APAE Maranguape realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Por Dadynha Saturnino em Inclusão Social

21 de agosto de 2014

A APAE de Maranguape realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência de Maranguape abordando a temática “Uma história de igualdade e de oportunidade para todos: Maranguape construindo a inclusão.”, a partir desta quinta (21) até o próximo dia 28 de agosto. A inclusão de seus alunos nas escolas regulares é uma das conquistas mais comemoradas na luta da defesa dos direitos das pessoas com deficiência nestes 18 anos de história da Associação.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência de Maranguape. Foto divulgação

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência de Maranguape. Foto divulgação

Confira a programação abaixo:

21 (quinta)

7h30min: Blitz de sensibilização
9h: Abertura oficial
13h30min: Palestra “Os direitos da PED: entre o ideal e o real
Palestrante: Dra. Ana Beatriz Thé Praxedes
15h: Intervalo
15h20min: Palestra “MARANGUAPE construindo a inclusão: APAE 18 anos
Palestrante: Virgínia Queiroz
16h50min: Recital de música: Bergson Medeiros
Local: APAE Maranguape

22 (sexta)

3º Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas: uma história de igualdade e de oportunidade para todos
8h às 17h: Palestras e mesas redondas
Local: APAE Maranguape

23 (sábado)

14h30min às 17h30min: Sessão cinema cultural
Local: Sociedade Artística Maranguapense

25 (segunda)

I Simpósio de Experiências Inclusivas: vivências de práticas notavéis
7h30min às 11h30min: Palestras e mesas redondas
Local: APAE Maranguape
15h às 17h – IV Corrida Inclusiva
Local: Praça Capistrano de Abreu

26 (terça)

14h às 17h30min: II Mostra Cultural: talentos eficientes
Local: Biblioteca Pública Capistrano de Abreu

27 (quarta)

Dia D – Um dia de mobilizações educativas e sociais
Local: Escolas e instituições de ensino do município que trabalham de e para as pessoas com deficiências e suas famílias
Obs: cada instituição fará a sua programação.

28 (quinta)

15h às 17h: Caminhada: uma história de igualdade e de oportunidade para todos: MARANGUAPE construindo a inclusão
Local da concentração: Praça da Liberdade (Capistrano de Abreu)

Publicidade

Caminhada da APAE Maranguape marca o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Por Dadynha Saturnino em Inclusão Social

29 de agosto de 2013

Na tarde da última quarta-feira (28) aconteceu a Caminhada  “As pessoas com deficiência sonham com Maranguape sem preconceito. E você?” que marcou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência promovida pela APAE desta cidade durante os dias 21 a 28 de agosto do ano em curso.

 

Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

 

O Secretário de Cultura do Estado do Ceará Professor Pinheiro, Prefeito de Maranguape Átila Câmara,  Secretária de Educação Prof. Lindalva Pereira Carmo, Secretária Adjunta de Educação Isabel Cristina, Secretária da STDS Rosângela Gaspar Cavalcante, Chefe da Guarda Municipal Capitão Francisco Nunes, Presidente da FITEC Márcia Vidal, Conselho da Mulher representado pela Prof. Mena Nunes e Ana Alice Abreu, Deusas da Mama representado pela Dra. Hadna Freitas e Dadynha Saturnino também representando o Lions Clube local e realizando a cobertura para o Blog News Maranguape, Presidente da CAMPE Keila Queiroz, Gerente de Curriculum da SEM  Tânia e Assessores, o Ex Vereador de Maranguape Célio Cavalcante Filho e alunos e bandas marciais das Escolas Eunice Weaver, Santa Rita, Capistrano de Abreu, Nilo Campelo, NAPE, João Cirino, Clóvis monteiro participaram ativamente como forma de apoio a total inclusão social neste município.

 

Para Fátima Mesquita Braga, Presidente da APAE Maranguape que completa 17 anos no próximo dia dois de setembro, após o encerramento desta Semana de atividades, se espera que sejam derrubados os preconceitos ficando como lição a reflexão sobre a condição do outro e seus direitos iguais. O maior preconceito encontrado em nossa cidade ainda é a falta de acessibilidade, as barreiras arquitetônicas que dificultam a convivência com os outros. Nossa mobilidade é reduzida para o cego, o cadeirante e todos eles precisam estar nas Praças, se divertir, tem desejos, sonhos, tem alma e desejam os mesmos direitos das pessoas ditas normais, então a sociedade civil precisa se envolver, quando não existe calçadas em vias públicas, isso deixa uma interrogação: Por que que as calçadas que são vias públicas não são acessíveis?

 

Fátima Mesquita Braga discursando na Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

Fátima Mesquita Braga discursando na Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

 

Fátima destaca que precisam ir a Câmara de Vereadores para conversar sobre a acessibilidade em nossa cidade. Lembra que estamos falando só da sede, mas, temos 17 Distritos e não sabemos como este preconceito acontece neles, pois se aqui temos essas grandes barreiras imagine no interior? Aqui as calçadas estão gritantes e lamenta a inacessibilidade ao Mercado municipal: “não tem como caminhar, o cadeirante não pode ir fazer as suas compras. Antes eu até ia com as minhas filhas (Sarana e Mariana), mas, agora está impossível. O trânsito de carros aumentou e as calçadas não tem condições de uso. Acredite e será possível acabar com esse preconceito existente em Maranguape.

 

Sarana, Mariana e Dadynha. Foto arquivo pessoal.

Sarana, Mariana e Dadynha. Foto arquivo pessoal.

 

Virgínia Queiroz, Consultora da APAE, deixa claro que existe uma expectativa boa pois Maranguape já tem uma grande sensibilização a respeito da questão da discriminação e já olha pras pessoas com uma essência, com olhar menos preconceituoso, apesar disso ainda não estar totalmente eliminado porque  as barreiras visíveis e invisíveis ainda são gritantes, mas, não quer dizer que não houve avanço. Houveram grandes. Para ela, a realização da Semana  junto com o Governo que demonstra muita sensibilidade com a causa, faz acreditar em mais avanços. Este precisa assumir esse compromisso enquanto políticas públicas, possibilitando discussões de forma transversal, em todas as ações do município e com a sociedade, principalmente ouvindo a própria pessoa com deficiência porque é ela que sabe das suas necessidades, do seu interesse, dos seus sonhos e esse olhar sensível a causa demonstrado pelo Governo é que poderá possibilitar essa nova mudança, com as políticas públicas direcionadas para este segmento, da pessoa com deficiência,  pois é importante estar colocando que quando ela acontece, ela beneficia a todas as pessoas.

 

Virgínia Queiroz apresentando a Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

Virgínia Queiroz apresentando a Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

 

Virgínia destacou que a acessibilidade física ainda é uma barreira muito gritante, que a questão da atitudenal ainda é uma relação que precisa ser rompida principalmente com alguns segmentos das deficiências, os paralisados cerebrais, a questão da  surdez que é muito difícil acesso ao comércio pela falta de preparo na comunicação com ele, o contato com a pessoa cega também é uma questão desafiadora, mas, que a gente já esta começando a romper com algumas questões importantes e que aqui em Maranguape, por exemplo, existem pontos fundamentais a serem destacados, que é o avanço no processo de inclusão com grandes espaços em conquistas nas nossas escolas municipais. “Quando a gente olha que temos 403 alunos no sistema regular de ensino mesmo com vários desafios do sistema escolar, vemos um grande avanço e quando a gente entende que a APAE de Maranguape não é mais uma escola especial e sim um centro de atendimento especializado ao contra turno desse aluno e todos eles estarem no sistema regular e estar na APAE, representa um grande avanço. Quando a gente olha para o governo e vê as salas de recursos multifuncionais em grandes avanços no processo de implementação do sistema complementar ao atendimento especializado a este público, também é um grande avanço.”

Finaliza dizendo: “Acho que muitas ações já são feitas, mesmo ainda pequenas, mas, a gente pode ver esse processo avançar com mais qualidade. Só precisamos acabar com as barreiras que são de atitudes.”

 

Professor Pinheiro, Pedim do Som, Virginia, Dadynha e Fátima. Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

Professor Pinheiro, Pedim do Som, Virginia, Dadynha e Fátima. Caminhada APAE Maranguape 2013. Foto Dadynha Saturnino

 

A caminhada teve como ponto de concentração e partida a Praça Capistrano de Abreu passando pelo Centro comercial na Rua Coronel Antonio Botelho, Napoleão Lima e José Fernandes Vieira, finalizando na Praça da antiga rodoviária municipal. O publicitário Pedim do Som, mais uma vez, em 10 anos consecutivos, acompanhou todo o trajeto disponibilizando o seu sistema de som e microfone.

 

Cobertura fotográfica completa no link facebook de Dadynha Saturnino

Publicidade

APAE Maranguape realizará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de agosto de 2013

Por Dadynha Saturnino em Inclusão Social

20 de agosto de 2013

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Maranguape – Ceará, realizará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência dos dias 21 a 28 de agosto de 2013, em parceria com o Governo Municipal e Estadual, Empresas e amigos apaeanos. Na programação constam a abertura oficial e divulgação do evento que este ano destaca o lema “Nós desafiamos os nossos limites”, oficinas sócio educativas com a integração do aluno, família e comunidade, corrida de rua, seminário com mesa redonda, amostra cultural com exposição de trabalhos dos alunos com deficiência e a tradicional caminhada que leva pras ruas da cidade o seguinte questionamento: “As pessoas com deficiência sonham com uma Maranguape sem preconceito. E você?” 

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Divulgação

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. em Maranguape – Ceará. Divulgação

 

Todos as ações que serão desenvolvidas durante a Semana pretende provocar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiências no meio social que deve estar dotado de conhecimento para recebê-las sem preconceito ou qualquer tipo de discriminação. Desafiando os limites. Diminuindo as diferenças. 

 

Confira a programação e participe.  

 

21/08 – Quarta-feira

8h30 – Abertura oficial e divulgação da SNPcD

14h às 16h – Divulgação da SNPcD

Local – APAE Maranguape

 

22/08 – Quinta-feira

8h às 11h / 13h às 16h – Oficinas Sócio Educativas (aluno, família e comunidade)

Local – APAE Maranguape

 

23/08 – Sexta-feira

08h às 11h – Divulgação da SNPcD

15h30 – 3ª Corrida da Inclusão: “Nós desafiamos os nossos limites.”

Local – Praça Capistrano de Abreu

 

24/08 – Sábado

8h – Lazer

 

26/08 – Segunda-feira

2º Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas

8h30 – Abertura oficial

9h – Mesa redonda: Experiências de práticas educacionais inclusivas: a APAE Maranguape joga nesse time.

10h30 – Mesa redonda: “Nós desafiamos os nossos limites.”

13h30 – Palestra “Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiências

 

27/08 – Terça-feira

9h às 16h  – Amostra Cultural: Exposição de trabalhos dos alunos com deficiência de Maranguape

16h às 18h – Apresentações artísticas

Local – Casa do Chico Anysio

 

28/08 – Quarta-feira

15h30 às 17h – Caminhada “As pessoas com deficiência sonham com Maranguape sem preconceito. E você?”

Local – Praça Capistrano de Abreu

 

Serviço

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

APAE Maranguape – Ceará

De 21 a 28 de agosto de 2013

Maranguape – Ceará

 

Publicidade

APAE Maranguape realizará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de agosto de 2013

Por Dadynha Saturnino em Inclusão Social

20 de agosto de 2013

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Maranguape – Ceará, realizará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência dos dias 21 a 28 de agosto de 2013, em parceria com o Governo Municipal e Estadual, Empresas e amigos apaeanos. Na programação constam a abertura oficial e divulgação do evento que este ano destaca o lema “Nós desafiamos os nossos limites”, oficinas sócio educativas com a integração do aluno, família e comunidade, corrida de rua, seminário com mesa redonda, amostra cultural com exposição de trabalhos dos alunos com deficiência e a tradicional caminhada que leva pras ruas da cidade o seguinte questionamento: “As pessoas com deficiência sonham com uma Maranguape sem preconceito. E você?” 

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Divulgação

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. em Maranguape – Ceará. Divulgação

 

Todos as ações que serão desenvolvidas durante a Semana pretende provocar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiências no meio social que deve estar dotado de conhecimento para recebê-las sem preconceito ou qualquer tipo de discriminação. Desafiando os limites. Diminuindo as diferenças. 

 

Confira a programação e participe.  

 

21/08 – Quarta-feira

8h30 – Abertura oficial e divulgação da SNPcD

14h às 16h – Divulgação da SNPcD

Local – APAE Maranguape

 

22/08 – Quinta-feira

8h às 11h / 13h às 16h – Oficinas Sócio Educativas (aluno, família e comunidade)

Local – APAE Maranguape

 

23/08 – Sexta-feira

08h às 11h – Divulgação da SNPcD

15h30 – 3ª Corrida da Inclusão: “Nós desafiamos os nossos limites.”

Local – Praça Capistrano de Abreu

 

24/08 – Sábado

8h – Lazer

 

26/08 – Segunda-feira

2º Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas

8h30 – Abertura oficial

9h – Mesa redonda: Experiências de práticas educacionais inclusivas: a APAE Maranguape joga nesse time.

10h30 – Mesa redonda: “Nós desafiamos os nossos limites.”

13h30 – Palestra “Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiências

 

27/08 – Terça-feira

9h às 16h  – Amostra Cultural: Exposição de trabalhos dos alunos com deficiência de Maranguape

16h às 18h – Apresentações artísticas

Local – Casa do Chico Anysio

 

28/08 – Quarta-feira

15h30 às 17h – Caminhada “As pessoas com deficiência sonham com Maranguape sem preconceito. E você?”

Local – Praça Capistrano de Abreu

 

Serviço

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

APAE Maranguape – Ceará

De 21 a 28 de agosto de 2013

Maranguape – Ceará