Whatsapp lidera nos assuntos mais populares entre os brasileiros
MANIA TECNOLÓGICA

Whatsapp lidera como assunto de maior interesse entre os brasileiros

Pesquisa nacional com brasileiros de todas as regiões do país apontou os maiores interesses da população

Por Rosana Romão em Tecnologia

10 de julho de 2016 às 06:30

Há 11 meses
O motivo é a rapidez na comunicação. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Microsiervos)

O motivo é a rapidez na comunicação. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Microsiervos)

O aplicativo Whatsapp tornou-se fundamental na vida do brasileiro. O app lidera o ranking de assuntos mais populares entre os brasileiros; sendo a primeira opção de uso de aplicativo para comunicação. Dos quase 7,5 mil entrevistados pela Agência Nova/SB, 73% admitem que o utilizam todo dia. O motivo é a rapidez na comunicação (33%), a economia na conta do celular (19%) e facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo (17%). Além de serem usuários frequentes do Whatsapp, 79% dos brasileiros recomendam o uso para amigos e familiares.

“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. Hoje ele faz parte da vida do brasileiro, popularizou-se e integrou as relações sociais também no trabalho. Além disso, o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da Agência Nova/SB e autor do livro ‘Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor’.

Para essa pesquisa, o índice Popsynergy teve fases qualitativas, com grupos focais, e depois quantitativas em entrevistas online com pessoas acima de 18 anos, moradoras das cinco regiões do país, ao longo do ano de 2015. Depois do Whatsapp, em segundo lugar entre os temas mais populares medidos estão os aplicativos de táxi e depois o Waze.

Em um ano de crise econômica, o brasileiro também se interessou por assuntos que estão diretamente relacionados a estratégias de consumo: compras de mês (4º), pontos/milhas (5º), comércio por dispositivos móveis (6º), comparadores de preços (8º) e crédito em banco (14º). 

“Em parceria com uma equipe de acadêmicos internacionais e o instituto Ilumeo, criamos uma metodologia de direcionamento de marketing. Estes achados através de estatísticas conferem um caráter científico, e não mais empírico ou intuitivo, para a tomada de decisões. Agora os números demonstram para a gente como pensam os brasileiros e quais são as tendências”, explica Sérgio Silva, diretor de Planejamento agência.

Metodologia

Na primeira etapa, entrevistas com 60 grupos focais definiram 18 temas mais populares entre os brasileiros em 2015, segundo critérios de informação, importância e impacto. Em seguida, foram feitas entrevistas com quase 7.500 pessoas, acima de 18 anos, distribuídas no Sudeste (45%), Nordeste (20%), Norte e Centro-Oeste (20%) e Sul (15%).

O índice popsynergy, criado pela agência nova/sb, mede popularidade de comportamentos, temas de opinião pública, causas, marcas, instituições, produtos e negócios. Foram dois anos de trabalho para desenvolver este índice, reunindo 22 especialistas de universidades do Brasil, Reino Unido, Portugal e Espanha.

Ranking completo:
1- Whatsapp
2- Aplicativo de táxi
3- Waze
4- Compras de Mês
5- Pontos / milhas
6- Comércio por dispositivos móveis
7- Combate à Homofobia
8- Comparadores de Preços
9- Ciclofaixas
10- Faixas Exclusivas
11- Marcas Próprias
12- Educação Formal
13- Consumo de álcool por menores de idade
14- Crédito em Banco
15- Descriminalização da maconha
16- Ampliação de rodízio de carro
17- Pedágio urbano
18- Economia de água

Publicidade

Dê sua opinião

MANIA TECNOLÓGICA

Whatsapp lidera como assunto de maior interesse entre os brasileiros

Pesquisa nacional com brasileiros de todas as regiões do país apontou os maiores interesses da população

Por Rosana Romão em Tecnologia

10 de julho de 2016 às 06:30

Há 11 meses
O motivo é a rapidez na comunicação. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Microsiervos)

O motivo é a rapidez na comunicação. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Microsiervos)

O aplicativo Whatsapp tornou-se fundamental na vida do brasileiro. O app lidera o ranking de assuntos mais populares entre os brasileiros; sendo a primeira opção de uso de aplicativo para comunicação. Dos quase 7,5 mil entrevistados pela Agência Nova/SB, 73% admitem que o utilizam todo dia. O motivo é a rapidez na comunicação (33%), a economia na conta do celular (19%) e facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo (17%). Além de serem usuários frequentes do Whatsapp, 79% dos brasileiros recomendam o uso para amigos e familiares.

“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. Hoje ele faz parte da vida do brasileiro, popularizou-se e integrou as relações sociais também no trabalho. Além disso, o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da Agência Nova/SB e autor do livro ‘Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor’.

Para essa pesquisa, o índice Popsynergy teve fases qualitativas, com grupos focais, e depois quantitativas em entrevistas online com pessoas acima de 18 anos, moradoras das cinco regiões do país, ao longo do ano de 2015. Depois do Whatsapp, em segundo lugar entre os temas mais populares medidos estão os aplicativos de táxi e depois o Waze.

Em um ano de crise econômica, o brasileiro também se interessou por assuntos que estão diretamente relacionados a estratégias de consumo: compras de mês (4º), pontos/milhas (5º), comércio por dispositivos móveis (6º), comparadores de preços (8º) e crédito em banco (14º). 

“Em parceria com uma equipe de acadêmicos internacionais e o instituto Ilumeo, criamos uma metodologia de direcionamento de marketing. Estes achados através de estatísticas conferem um caráter científico, e não mais empírico ou intuitivo, para a tomada de decisões. Agora os números demonstram para a gente como pensam os brasileiros e quais são as tendências”, explica Sérgio Silva, diretor de Planejamento agência.

Metodologia

Na primeira etapa, entrevistas com 60 grupos focais definiram 18 temas mais populares entre os brasileiros em 2015, segundo critérios de informação, importância e impacto. Em seguida, foram feitas entrevistas com quase 7.500 pessoas, acima de 18 anos, distribuídas no Sudeste (45%), Nordeste (20%), Norte e Centro-Oeste (20%) e Sul (15%).

O índice popsynergy, criado pela agência nova/sb, mede popularidade de comportamentos, temas de opinião pública, causas, marcas, instituições, produtos e negócios. Foram dois anos de trabalho para desenvolver este índice, reunindo 22 especialistas de universidades do Brasil, Reino Unido, Portugal e Espanha.

Ranking completo:
1- Whatsapp
2- Aplicativo de táxi
3- Waze
4- Compras de Mês
5- Pontos / milhas
6- Comércio por dispositivos móveis
7- Combate à Homofobia
8- Comparadores de Preços
9- Ciclofaixas
10- Faixas Exclusivas
11- Marcas Próprias
12- Educação Formal
13- Consumo de álcool por menores de idade
14- Crédito em Banco
15- Descriminalização da maconha
16- Ampliação de rodízio de carro
17- Pedágio urbano
18- Economia de água