Filho de pescador, ex-garçom hoje é dono de mega barraca de praia com 83 funcionários em Canoa Quebrada

Filho de pescador, ex-garçom hoje é dono de mega barraca de praia em Canoa Quebrada

Gevandro Nogueira da Costa é um exemplo de empreendedor de sucesso. Há duas décadas, o cearense abriu barraca de praia com dois funcionários. Hoje emprega 83

Por Marianna Gomes em Perfil

23 de Maio de 2015 às 07:00

Há 2 anos
Gevandro Nogueira  é um dos empresários responsáveis pelo desenvolvimento do Turismo em Canoa Quebrada. (FOTO: Arquivo pessoal)

Filho de pescador, Gevandro Nogueira é um dos empresários responsáveis pelo desenvolvimento do turismo em Canoa Quebrada. (FOTO: Arquivo pessoal)

Uma das praias mais famosas do Ceará, Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, a 174,3 km de Fortaleza, possui belezas naturais que encantam nativos e turistas. Seja pelo mar tranquilo, as grandes falésias que dão o colorido característico do lugar, ou pela lua e estrela que compõem um dos cartões postais do Estado. Nesse cenário paradisíaco, um homem, filho de pescador, resolveu utilizar a natureza para servir de sustento, e de uma barraca de praia de estrutura humilde, ele criou um verdadeiro oásis nas areias do lugar.

Nascido e ainda morador de Canoa Quebrada, Gevandro Nogueira da Costa, ou “Seu Luís”, como é conhecido na região, de 42 anos, é filho do pescador José e da artesã Teresa, e possui 13 irmãos. Começou a trabalhar muito cedo, ainda na infância, dentro de casa. “Quando pequeno, eu cuidava do plantio no sítio que a gente morava. Plantava banana, feijão, macaxeira pra poder alimentar nossa família”, relembra. Tendo apenas o primeiro grau, Gevandro teve o primeiro “emprego” aos 12 anos, como cumim em uma das barracas de Canoa Quebrada. Aos 17 anos se tornou garçom, e foi aprendendo como lidar com as pessoas, descobrindo o que faz um cliente se sentir feliz em um estabelecimento.

Cinco anos depois ele decidiu ir para Fortaleza, buscando novos caminhos e uma melhoria de vida. “Cheguei a trabalhar como garçom, também fui office-boy, entregando remédios”, conta. A estadia durou pouco tempo, apenas dois anos. Gevandro ficou desempregado e resolveu voltar para sua cidade já com um pensamento de ser patrão e montar seu próprio negócio. Aí começava a jornada de sucesso do empreendedor. “Como eu já tinha experiência nessa área de turismo, decidi abrir minha própria barraca quando eu tinha uns 22 anos”.

Gevandro alugou o estabelecimento de um amigo. Ele atendia as mesas, enquanto dois outros funcionários cuidavam da cozinha e do bar. “Lavava os pratos também“, revela. Aos poucos, o lugar passava a ser conhecido pelos moradores da região. “Sempre busquei atender meus clientes da melhor forma possível, com simpatia e agilidade”. Outro ponto que tornou o lugar conhecido era a venda de almoço na praia. “Na época, as pessoas que estavam na praia precisavam subir para a cidade para almoçar porque as barracas ofereciam apenas aperitivos. Vi essa necessidade e resolvi criar um pequeno cardápio. Fui o primeiro a inserir isso na região”, pontua. O nome “Chega Mais” veio com o tempo. Foi uma cliente paulista que deu a ideia e logo o empresário adotou.

“Não tem mágica no mercado, a mágica é você buscar fazer o melhor sempre”. (Gevandro Nogueira, empresário)

Com quatro anos de funcionamento, um funcionário do Sebrae visitou a barraca como cliente. Ele aconselhou o pequeno empreendedor a expandir seu negócio, identificou ali um futuro promissor para o lugar. “Ele disse que eu atendia bem, falou da estrutura, ficou encantado com a comida. Me disse que eu deveria participar do selo de qualidade deles [Sebrae], e há 16 anos a parceria faz parte da minha vida”. A barraca, então, tornou-se uma das mais famosas em Canoa, servindo como elemento primordial para o aumento do turismo na região.

Devido a alguns contratempos, como dificuldade no acesso do lugar, Gevandro resolveu mudar o local da barraca. “Tivemos que desocupar a área que estávamos porque certas coisas eram meio difíceis ainda, como acessibilidade. A maré quando crescia também era um fator preocupante para nós. Então decidimos montar uma nova estrutura que se enquadrasse dentro de todos os procedimentos legais para o funcionamento, daí surgiu a Chega Mais Beach”.

Lounge ecológico

A nova estrutura do local é um diferencial a mais, possui oito ambientes, entre piscina de borda infinita, parque aquático infantil, auditório para eventos, restaurante, estacionamento, loja, lugar para quiosques e espaço com areia. (FOTO: Arquivo pessoal)

A nova estrutura do local é um diferencial a mais (FOTO: Arquivo pessoal)

Um projeto temático, onde a natureza é a principal inspiração. O conceito da nova “Chega Mais”, agora em novo endereço e com novo nome “Chega Mais Beach- Lounge e Restaurante”, foi pensado dentro da questão ambiental. Inaugurada no último dia 30, a barraca agora é restaurante e lounge, um verdadeiro deleite, com capacidade para 1.200 pessoas. A nova estrutura do local é um diferencial a mais. Possui oito ambientes, entre piscina de borda infinita, parque aquático infantil, auditório para eventos, restaurante, estacionamento, loja, lugar para quiosques e espaço com areia.

Ecologicamente correto

Cerca de 80% da madeira utilizada na construção do empreendimento é de reflorestamento, além de 102 pés de coqueiros que foram replantados. “Nós que trabalhamos com o turismo temos essa preocupação com o ecológico, já que, de certa forma,  sobrevivemos graças a beleza natural. Nesse pensamento, buscamos construir espaços onde isso seja possível, por isso nosso projeto teve essa preocupação em possuir essa generosa área verde”, enfatiza Gevandro. A acessibilidade também foi um ponto crucial pensado por ele. Rampas de acesso e banheiros para deficientes físicos foram colocados no empreendimento, para dar mais comodidade a esse público.

A barraca, que há 22 anos contava com apenas três funcionários, hoje tem um time de 83 profissionais. “Eu e toda a minha equipe passamos por diversos cursos do Sebrae para nos aperfeiçoarmos. Principalmente de atendimento e manipulação de alimentos. Um bom atendimento e uma boa comida são primordiais para quem trabalha nesse ramo”, destaca.

Parceria de sucesso

Hoje, Gevandro já possui 18 selos de qualidade do Sebrae, que é o reconhecimento a estabelecimentos que oferecem serviços de excelência e produtos de alta qualidade. Mérito esse de um sonho que se tornou realidade graças a garra e busca da orientação correta. “Eu considero o Sebrae como o pai e a mãe da Chega Mais. Sempre esteve colaborando e nos ajudando há crescer há 16 anos. Não só para a minha barraca, mas para o empreendedorismo e crescimento do turismo  na região”, comenta.

Para quem deseja abrir seu negócio, independente do tamanho ou valor para investir, ele aconselha acreditar, antes de tudo, em si mesmo. “O que vem fácil, vai fácil. Nunca se deve desistir de um sonho. E é preciso ter acima de tudo humildade, se não souber como fazer certa coisa procure orientação assim como eu busquei. Não tem mágica no mercado, a mágica é você buscar fazer o melhor sempre”.

1/2

A nova estrutura do local é um diferencial a mais, possui oito ambientes, entre piscina de borda infinita, parque aquático infantil, auditório para eventos, restaurante, estacionamento, loja, lugar para quiosques e espaço com areia.(FOTO: Arquivo pessoal)

2/2

Serviço:

Chega Mais Beach – Lounge e restaurante.
Endereço: avenida da Integração. Canoa Quebrada, Aracati.
Telefone: (88) 3421-7101.

Publicidade

Dê sua opinião

Por Marianna Gomes em Perfil

23 de Maio de 2015 às 07:00

Há 2 anos

Lounge ecológico

A nova estrutura do local é um diferencial a mais (FOTO: Arquivo pessoal)

Ecologicamente correto

Parceria de sucesso

1/2

2/2

Serviço:

Chega Mais Beach – Lounge e restaurante.
Endereço: avenida da Integração. Canoa Quebrada, Aracati.