Saiba quais são as 10 avenidas com maior fluxo em Fortaleza, e assim fuja delas


Saiba quais são as 10 avenidas com maior fluxo em Fortaleza, e assim fuja delas

A avenida com maior fluxo de carros em Fortaleza é a Aguanambi. Terceira em 2014, a Antônio Sales, que ganhou faixas de bicicletas e ônibus, saiu do top 10

Por Hayanne Narlla em Mobilidade Urbana

22 de Março de 2015 às 07:00

Há 4 anos

A avenida com maior fluxo de carros de Fortaleza é a Aguanambi. Ao todo, são 63.455 veículos passam pela via por dia. O levantamento foi realizado pelos órgãos Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), que aponta os 10 locais com tráfego mais intenso. A avenida Antônio Sales, que aparecera em terceiro lugar de 2014, agora sumiu do ranking.

Aguanambi é a avenida com maior movimentação de veículos por dia (FOTO: Reprodução Google)

Aguanambi é a avenida com maior movimentação de veículos por dia (FOTO: Reprodução Google)

A Aguanambi já é figurinha carimbada na lista de maior fluxo. Porém, de 2014 para 2015, a intensidade do fluxo cresceu 53,5%, ultrapassando até a avenida Washington Soares, que por várias vezes liderou a lista.

As vias que tiveram intervenções e saíram da lista, em um intervalo de apenas um ano, foram: Antônio Sales e Santos Dumont. A Rui Barbosa teve o acréscimo de uma ciclofaixa, enquanto a Barão de Studart não teve mudanças. Já as vias que entraram na lista são as que apresentam constantes engarrafamentos.

(ARTE: Tiago Leite)

(ARTE: Tiago Leite)

Alterações

Para ajudar no fluxo de veículos, a AMC divulgou ações da Prefeitura de Fortaleza para tornar tais vias mais acessíveis. No acaso da Aguanambi, está prevista a implantação de um corredor exclusivo de ônibus com estações de embarque e desembarque de coletivos articulados, além da criação de ciclovias. A previsão é de que isso tenha início ainda neste primeiro semestre de 2015.

Já a avenida Domingos Olímpio, que já tem faixa exclusiva de ônibus, terá um túnel no cruzamento com a Aguanambi. Enquanto isso, a avenida Bezerra de Menezes passa por uma reforma, com instalação de 10 estações exclusivas para transporte público.

Na avenida Raul Barbosa, está prevista a construção de uma rotatória e de um viaduto no cruzamento com a Murilo Borges ainda neste semestre. Além disso, também terá uma faixa exclusiva, mas sem prazo definido. A faixa também será implantada na avenida Abolição. A previsão é de que isso ocorra ainda em março deste ano.

A avenida Borges de Melo está com um trecho interditado e com obras paralisadas. Mesmo assim, está prevista a construção de um túnel rodoviário com o objetivo de eliminar a passagem de nível existente, em virtude da implantação do VLT linha Parangaba/Mucuripe.

Na Treze de Maio, W. Soares e Senador Carlos Jereissati não há obras previstas.

Uma solução para o fluxo na avenida Engenheiro Santana Júnior foi a criação de dois viadutos no cruzamento da Antônio Sales, que, segundo a AMC, otimizaram o fluxo na região, eliminando um antigo gargalo no trânsito.

Além disso, será realizada outra intervenção. Dessa vez, vai ser construído um túnel na via sob a Avenida Padre Antônio Tomaz. Previsão de início em março de 2015 e conclusão em 18 meses.

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Saiba quais são as 10 avenidas com maior fluxo em Fortaleza, e assim fuja delas

A avenida com maior fluxo de carros em Fortaleza é a Aguanambi. Terceira em 2014, a Antônio Sales, que ganhou faixas de bicicletas e ônibus, saiu do top 10

Por Hayanne Narlla em Mobilidade Urbana

22 de Março de 2015 às 07:00

Há 4 anos

A avenida com maior fluxo de carros de Fortaleza é a Aguanambi. Ao todo, são 63.455 veículos passam pela via por dia. O levantamento foi realizado pelos órgãos Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), que aponta os 10 locais com tráfego mais intenso. A avenida Antônio Sales, que aparecera em terceiro lugar de 2014, agora sumiu do ranking.

Aguanambi é a avenida com maior movimentação de veículos por dia (FOTO: Reprodução Google)

Aguanambi é a avenida com maior movimentação de veículos por dia (FOTO: Reprodução Google)

A Aguanambi já é figurinha carimbada na lista de maior fluxo. Porém, de 2014 para 2015, a intensidade do fluxo cresceu 53,5%, ultrapassando até a avenida Washington Soares, que por várias vezes liderou a lista.

As vias que tiveram intervenções e saíram da lista, em um intervalo de apenas um ano, foram: Antônio Sales e Santos Dumont. A Rui Barbosa teve o acréscimo de uma ciclofaixa, enquanto a Barão de Studart não teve mudanças. Já as vias que entraram na lista são as que apresentam constantes engarrafamentos.

(ARTE: Tiago Leite)

(ARTE: Tiago Leite)

Alterações

Para ajudar no fluxo de veículos, a AMC divulgou ações da Prefeitura de Fortaleza para tornar tais vias mais acessíveis. No acaso da Aguanambi, está prevista a implantação de um corredor exclusivo de ônibus com estações de embarque e desembarque de coletivos articulados, além da criação de ciclovias. A previsão é de que isso tenha início ainda neste primeiro semestre de 2015.

Já a avenida Domingos Olímpio, que já tem faixa exclusiva de ônibus, terá um túnel no cruzamento com a Aguanambi. Enquanto isso, a avenida Bezerra de Menezes passa por uma reforma, com instalação de 10 estações exclusivas para transporte público.

Na avenida Raul Barbosa, está prevista a construção de uma rotatória e de um viaduto no cruzamento com a Murilo Borges ainda neste semestre. Além disso, também terá uma faixa exclusiva, mas sem prazo definido. A faixa também será implantada na avenida Abolição. A previsão é de que isso ocorra ainda em março deste ano.

A avenida Borges de Melo está com um trecho interditado e com obras paralisadas. Mesmo assim, está prevista a construção de um túnel rodoviário com o objetivo de eliminar a passagem de nível existente, em virtude da implantação do VLT linha Parangaba/Mucuripe.

Na Treze de Maio, W. Soares e Senador Carlos Jereissati não há obras previstas.

Uma solução para o fluxo na avenida Engenheiro Santana Júnior foi a criação de dois viadutos no cruzamento da Antônio Sales, que, segundo a AMC, otimizaram o fluxo na região, eliminando um antigo gargalo no trânsito.

Além disso, será realizada outra intervenção. Dessa vez, vai ser construído um túnel na via sob a Avenida Padre Antônio Tomaz. Previsão de início em março de 2015 e conclusão em 18 meses.