Serviços essenciais gratuitos são disponibilizados por universidades e faculdades de Fortaleza - Noticias


Serviços essenciais gratuitos são disponibilizados por universidades e faculdades de Fortaleza

Unifor, FA7, FAC, UFC, UECE e UniChristus oferecem profissionais e estudantes supervisionados para servir à população.

Por Daniel Herculano em Fortaleza

28 de Abril de 2013 às 10:44

Há 5 anos

Todo mundo sabe que o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza têm a obrigação de disponibilizar à população serviços essenciais, como educação, saúde e segurança pública, mas nem sempre temos médicos, atendimentos em postos de saúde, dentistas e outros serviços públicos disponíveis.

A boa notícia é que faculdades e universidades de Fortaleza disponibilizam para a população em geral vários desses serviços. São profissionais e estudantes supervisionados disponíveis, como médicos, fisioterapeutas, dentistas, advogados e até veterinários. E o melhor, a maior parte dos serviços é de graça.

Médicos

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) foi criado em 1978, primeiro núcleo de extensão da Universidade de Fortaleza (Unifor). É referência em toda a região por oferecer atendimento médico das mais diferentes especialidades, prestando serviços de natureza secundária e, em alguns casos, até mesmo de alta complexidade.

Segundo dados da assessoria da Unifor, anualmente, realiza mais de 430 mil procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e operadoras de saúde, e atende cerca de 50 mil pacientes, atuando como centro de pesquisa e campo de estágio para alunos da Universidade. Realiza desde consultas médicas, análises laboratoriais, vacinas e serviços especializados em diagnósticos por imagem, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional.

Além dos atendimentos diários, o Nami possui uma academia e mantém diversos grupos onde são trabalhados temas específicos, como saúde mental, climatério, alongamento, acompanhamento a gestantes, entre outros.

nami

“Nami” – Foto: Unifor/Divulgação

A Universidade Federal de Fortaleza (UFC), seus profissionais e estudantes, também dão as suas contribuições para a sociedade na Maternidade-Escola. Lá oferece-se serviços para mulheres grávidas e as não-grávidas, dispondo de: Mastologia; Climatério; Atendimento a gestante de alto risco; UTI Neonatal e Materna; Cirurgias ginecológicas e obstétricas; Oncologia ginecológica; Planejamento familiar; Serviço de atendimento a adolescentes; Medicina Fetal; Emergência Ginecológica e Obstétrica; Consultas ginecológicas em geral; Realização de Pré-natal; Banco de Leite Humano e demais serviços relacionados.

Em casos mais específicos dispõe de exames, como ultrasonografia, mamografia, videolaparoscopia, videohisteroscopia, avaliação urodinâmica para mulheres com perda involuntária de urina. Os atendimentos são feitos em horários bastante diversificados, porém: Banco de Leite (de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 10:30 – para atendimento às gestantes) e a tarde (palestras); Ambulatório de Mastologia (de segunda a sexta-feira, nas manhãs); Ginecologia (as segundas, terças, quintas e sextas-feiras – a tarde; Quarta-feira pela manhã; Pré natal (de segunda à sexta na período da tarde); Mastologia, de segunda a sexta-feira, nas manhãs. 

A UniChristus oferece atendimentos médico gratuito em diversas especialidades, disponíveis em sua Clínica-Escola de Medicina. O agendamento ocorre de segunda à sexta-feira, de 10h às 12h e de 16h às 18h. Já os atendimentos acontecem também de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. A Clínica-Escola de Fisioterapia da UniChristus também disponibiliza atendimento fisiterapeutico gratuitos e também atende com agendamento, de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e 14h às 17h, com atendimento: das 8h às 17h.

Clínica Odontológica
A Clínica Odontológica da Unifor possui 100 consultórios distribuídos em duas clínicas: uma multidisciplinar, com 64 consultórios, e outra integrada, com 36 consultórios, além de um avançado centro cirúrgico, tudo funcionando no campus da própria Universidade. Segundo dados da Unifor, mais de 300 pessoas são atendidas por dia, entre crianças, jovens e adultas, com a oferta de vários serviços. A clínica também atende pacientes especiais e com necessidade de prótese buco-maxilo-facial, sendo espaço de prática para alunos de odontologia, que aplicam os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Uece

Clínica de Pequenos Animais da Universidade Estadual do Ceará (Uece)/Foto: Agência da Boa notícia

Clínica Veterinária

A Clínica de Pequenos Animais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi criada há 48 anos e presta atendimento clínico e cirúrgico a cães, gatos e outros bichos de pequeno porte. A vacinação antirrábica é grátis. Para outros serviços, o proprietário do animal que comprovar ser de baixa renda – ao apresentar a conta de luz ou cartão do Bolsa Família, e assim não pagar pelo serviço. Em caso de não comprovação de baixa renda, os outros atendimentos têm preços até 70% mais baixos que em clínicas particulares.

Serviços

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min, no Campus do Itaperi e oferece serviços como consultas, exames, vacinação antirrábica e cirurgias. O atendimento para consultas é por ordem de chegada, mas é feita uma triagem e os casos de urgência têm prioridade.

Já as cirurgias são marcadas. Entre os tipos de cirurgia oferecidos estão a esterilização, a retirada de tumores ou as ortopédicas, em casos de animais com patas quebradas por quedas ou atropelamento.

A equipe é formada por cinco professores da Faculdade de Veterinária, três médicos veterinários contratados pela Uece e os alunos do curso, incluindo estudantes do último semestre que fazem atendimento e cirurgias com supervisão dos professores.

Assessoria Jurídica

A Faculdade Cearense (FAC) concede à população em geral o seu Núcleo de Práticas Jurídicas, com a finalidade de prestar serviços de orientação jurídica e ajuizamento de ações em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. O horário de atendimento ao público é de 13h às 18h e é realizado pelos próprios estudantes do curso de direito, sob a supervisão e orientação de um professor advogado e uma coordenadora da FAC.

unifor

Escritório de Práticas Jurídicas – Unifor/Foto: Divulgação

Em convênio com órgãos como a Justiça Federal, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e o Procon/Assembleia, o Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor é campo de estágio para alunos, que sob a supervisão de seus professores realizam atividades como orientação jurídica, encaminhamento de processos e apoio psicológico à comunidade. Segunda sua assessoria, hoje possui 96 cabines de atendimento, comportando semestralmente cerca de 1.200 alunos, 55 professores, 30 funcionários, além de estagiários de Psicologia e Serviço Social, divididos em vários setores.

O EPJ da Unifor tem relevante contribuição para o exercício da cidadania e com a responsabilidade social, além de manter parcerias com várias instituições realizando visitas com orientação jurídica com seus alunos e professores.

O Núcleo de Práticas Jurídica da Faculdade 7 de Setembro (FA7) propicia ao aluno do curso de Direito, a participação em situações reais de vida e de trabalho, relativas à área de formação acadêmica específica, visando a integração e a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promove também ações de responsabilidade social, devido o caráter de atendimento do núcleo à comunidade externa, totalmente gratuito, com cerca de 1 mil  beneficiários por ano.

O atendimento externo tem como público alvo, preferencialmente, os assistidos da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O NPJ da FA7 cuida das atividades relativas às disciplinas de Estágio Supervisionado e tem procedimentos a serem seguidos e acompanhados pela coordenação, pelos orientadores e pelos estagiários com o objetivo de oferecer pronto atendimento e solução adequada aos casos sob sua responsabilidade. 

A UniChristus também concede atendimento e assessoria jurídica gratuita, ao disponibilizar os seus estudantes e professores, em seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 18h.

Serviço:

Núcleo de Atenção Médica Integrada – Nami: rua Desembargador Floriano Benevides, 221- Bairro Edson Queiroz (ao lado Fórum Clóvis Beviláqua). Telefone de contato: (85) 3477.3611

Maternidade Escola Assis Chateaubriand: rua Coronel Nunes de Melo, s/n – Rodolfo Teófilo – Mais informações de horários e consultas através do telefone de contato do ambulatório geral, 3366-8570.

Clínica-Escola de Medicina UniChristus: av Pe. Antônio Tomás, 3380 – Cocó. Contato: 3262.2373

Clínica-Escola de Fisioterapia UniChristus: rua Vereador Paulo Mamede, 130 – Cocó. Contato: 3265-8123

Clínica Odontológica da Unifor: Fundação Edson Queiroz | Universidade de Fortaleza – Bloco: O, na Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz.

Núcleo de Práticas Jurídicas FAC: av. João Pessoa, 3884 – Damas. Mais informações 3201-7000.

Escritório de Prática Jurídica (EPJ) Unifor: Fundação Edson Queiroz | Universidade de Fortaleza – Bloco: Z, na Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz  – Mais informações no telefone 3477-3306/3307

Escritório de Prática Jurídica (EPJ) FA7: avenida Almirante Maximiano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante – Fone: 4006-7600 – Fax: 4006-7614

UniChristus Núcleo de Prática Jurídica: rua Coronel Linhares, 771, Aldeota. Fone de contato 3457.5300, nos ramais: 5385 ou 5386

Clínica Veterinária Pequenos Animais da Uece: Campus do Itaperi – Avenida Paranjana, 1700 – Serrinha, telefone: 3101 9847.

Publicidade

Dê sua opinião

Serviços essenciais gratuitos são disponibilizados por universidades e faculdades de Fortaleza

Unifor, FA7, FAC, UFC, UECE e UniChristus oferecem profissionais e estudantes supervisionados para servir à população.

Por Daniel Herculano em Fortaleza

28 de Abril de 2013 às 10:44

Há 5 anos

Todo mundo sabe que o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza têm a obrigação de disponibilizar à população serviços essenciais, como educação, saúde e segurança pública, mas nem sempre temos médicos, atendimentos em postos de saúde, dentistas e outros serviços públicos disponíveis.

A boa notícia é que faculdades e universidades de Fortaleza disponibilizam para a população em geral vários desses serviços. São profissionais e estudantes supervisionados disponíveis, como médicos, fisioterapeutas, dentistas, advogados e até veterinários. E o melhor, a maior parte dos serviços é de graça.

Médicos

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) foi criado em 1978, primeiro núcleo de extensão da Universidade de Fortaleza (Unifor). É referência em toda a região por oferecer atendimento médico das mais diferentes especialidades, prestando serviços de natureza secundária e, em alguns casos, até mesmo de alta complexidade.

Segundo dados da assessoria da Unifor, anualmente, realiza mais de 430 mil procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e operadoras de saúde, e atende cerca de 50 mil pacientes, atuando como centro de pesquisa e campo de estágio para alunos da Universidade. Realiza desde consultas médicas, análises laboratoriais, vacinas e serviços especializados em diagnósticos por imagem, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional.

Além dos atendimentos diários, o Nami possui uma academia e mantém diversos grupos onde são trabalhados temas específicos, como saúde mental, climatério, alongamento, acompanhamento a gestantes, entre outros.

nami

“Nami” – Foto: Unifor/Divulgação

A Universidade Federal de Fortaleza (UFC), seus profissionais e estudantes, também dão as suas contribuições para a sociedade na Maternidade-Escola. Lá oferece-se serviços para mulheres grávidas e as não-grávidas, dispondo de: Mastologia; Climatério; Atendimento a gestante de alto risco; UTI Neonatal e Materna; Cirurgias ginecológicas e obstétricas; Oncologia ginecológica; Planejamento familiar; Serviço de atendimento a adolescentes; Medicina Fetal; Emergência Ginecológica e Obstétrica; Consultas ginecológicas em geral; Realização de Pré-natal; Banco de Leite Humano e demais serviços relacionados.

Em casos mais específicos dispõe de exames, como ultrasonografia, mamografia, videolaparoscopia, videohisteroscopia, avaliação urodinâmica para mulheres com perda involuntária de urina. Os atendimentos são feitos em horários bastante diversificados, porém: Banco de Leite (de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 10:30 – para atendimento às gestantes) e a tarde (palestras); Ambulatório de Mastologia (de segunda a sexta-feira, nas manhãs); Ginecologia (as segundas, terças, quintas e sextas-feiras – a tarde; Quarta-feira pela manhã; Pré natal (de segunda à sexta na período da tarde); Mastologia, de segunda a sexta-feira, nas manhãs. 

A UniChristus oferece atendimentos médico gratuito em diversas especialidades, disponíveis em sua Clínica-Escola de Medicina. O agendamento ocorre de segunda à sexta-feira, de 10h às 12h e de 16h às 18h. Já os atendimentos acontecem também de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. A Clínica-Escola de Fisioterapia da UniChristus também disponibiliza atendimento fisiterapeutico gratuitos e também atende com agendamento, de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e 14h às 17h, com atendimento: das 8h às 17h.

Clínica Odontológica
A Clínica Odontológica da Unifor possui 100 consultórios distribuídos em duas clínicas: uma multidisciplinar, com 64 consultórios, e outra integrada, com 36 consultórios, além de um avançado centro cirúrgico, tudo funcionando no campus da própria Universidade. Segundo dados da Unifor, mais de 300 pessoas são atendidas por dia, entre crianças, jovens e adultas, com a oferta de vários serviços. A clínica também atende pacientes especiais e com necessidade de prótese buco-maxilo-facial, sendo espaço de prática para alunos de odontologia, que aplicam os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Uece

Clínica de Pequenos Animais da Universidade Estadual do Ceará (Uece)/Foto: Agência da Boa notícia

Clínica Veterinária

A Clínica de Pequenos Animais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi criada há 48 anos e presta atendimento clínico e cirúrgico a cães, gatos e outros bichos de pequeno porte. A vacinação antirrábica é grátis. Para outros serviços, o proprietário do animal que comprovar ser de baixa renda – ao apresentar a conta de luz ou cartão do Bolsa Família, e assim não pagar pelo serviço. Em caso de não comprovação de baixa renda, os outros atendimentos têm preços até 70% mais baixos que em clínicas particulares.

Serviços

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min, no Campus do Itaperi e oferece serviços como consultas, exames, vacinação antirrábica e cirurgias. O atendimento para consultas é por ordem de chegada, mas é feita uma triagem e os casos de urgência têm prioridade.

Já as cirurgias são marcadas. Entre os tipos de cirurgia oferecidos estão a esterilização, a retirada de tumores ou as ortopédicas, em casos de animais com patas quebradas por quedas ou atropelamento.

A equipe é formada por cinco professores da Faculdade de Veterinária, três médicos veterinários contratados pela Uece e os alunos do curso, incluindo estudantes do último semestre que fazem atendimento e cirurgias com supervisão dos professores.

Assessoria Jurídica

A Faculdade Cearense (FAC) concede à população em geral o seu Núcleo de Práticas Jurídicas, com a finalidade de prestar serviços de orientação jurídica e ajuizamento de ações em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. O horário de atendimento ao público é de 13h às 18h e é realizado pelos próprios estudantes do curso de direito, sob a supervisão e orientação de um professor advogado e uma coordenadora da FAC.

unifor

Escritório de Práticas Jurídicas – Unifor/Foto: Divulgação

Em convênio com órgãos como a Justiça Federal, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e o Procon/Assembleia, o Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor é campo de estágio para alunos, que sob a supervisão de seus professores realizam atividades como orientação jurídica, encaminhamento de processos e apoio psicológico à comunidade. Segunda sua assessoria, hoje possui 96 cabines de atendimento, comportando semestralmente cerca de 1.200 alunos, 55 professores, 30 funcionários, além de estagiários de Psicologia e Serviço Social, divididos em vários setores.

O EPJ da Unifor tem relevante contribuição para o exercício da cidadania e com a responsabilidade social, além de manter parcerias com várias instituições realizando visitas com orientação jurídica com seus alunos e professores.

O Núcleo de Práticas Jurídica da Faculdade 7 de Setembro (FA7) propicia ao aluno do curso de Direito, a participação em situações reais de vida e de trabalho, relativas à área de formação acadêmica específica, visando a integração e a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promove também ações de responsabilidade social, devido o caráter de atendimento do núcleo à comunidade externa, totalmente gratuito, com cerca de 1 mil  beneficiários por ano.

O atendimento externo tem como público alvo, preferencialmente, os assistidos da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O NPJ da FA7 cuida das atividades relativas às disciplinas de Estágio Supervisionado e tem procedimentos a serem seguidos e acompanhados pela coordenação, pelos orientadores e pelos estagiários com o objetivo de oferecer pronto atendimento e solução adequada aos casos sob sua responsabilidade. 

A UniChristus também concede atendimento e assessoria jurídica gratuita, ao disponibilizar os seus estudantes e professores, em seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 18h.

Serviço:

Núcleo de Atenção Médica Integrada – Nami: rua Desembargador Floriano Benevides, 221- Bairro Edson Queiroz (ao lado Fórum Clóvis Beviláqua). Telefone de contato: (85) 3477.3611

Maternidade Escola Assis Chateaubriand: rua Coronel Nunes de Melo, s/n – Rodolfo Teófilo – Mais informações de horários e consultas através do telefone de contato do ambulatório geral, 3366-8570.

Clínica-Escola de Medicina UniChristus: av Pe. Antônio Tomás, 3380 – Cocó. Contato: 3262.2373

Clínica-Escola de Fisioterapia UniChristus: rua Vereador Paulo Mamede, 130 – Cocó. Contato: 3265-8123

Clínica Odontológica da Unifor: Fundação Edson Queiroz | Universidade de Fortaleza – Bloco: O, na Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz.

Núcleo de Práticas Jurídicas FAC: av. João Pessoa, 3884 – Damas. Mais informações 3201-7000.

Escritório de Prática Jurídica (EPJ) Unifor: Fundação Edson Queiroz | Universidade de Fortaleza – Bloco: Z, na Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz  – Mais informações no telefone 3477-3306/3307

Escritório de Prática Jurídica (EPJ) FA7: avenida Almirante Maximiano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante – Fone: 4006-7600 – Fax: 4006-7614

UniChristus Núcleo de Prática Jurídica: rua Coronel Linhares, 771, Aldeota. Fone de contato 3457.5300, nos ramais: 5385 ou 5386

Clínica Veterinária Pequenos Animais da Uece: Campus do Itaperi – Avenida Paranjana, 1700 – Serrinha, telefone: 3101 9847.