Fortaleza inicia campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama

Movimento tem o objetivo de conscientizar as mulheres quanto à importância da prevenção e tratamento da doença

Iracema vai ser iluminada com a cor rosa até o fim do mês de outubro (Foto: Divulgação)

Iracema vai ser iluminada com a cor rosa até o fim do mês de outubro (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Outubro Rosa – mês de referência na luta contra o câncer de mama – a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto Dr. José Frota (IJF), promove ações pela causa nesta terça-feira (01).

O movimento é abraçado por pessoas de todo o mundo e em Fortaleza as ações buscam a conscientização quanto à importância da prevenção e tratamento da doença.

As atividades começam nesta terça-feira com apresentação da banda da Base Aérea de Fortaleza, solenidade com a presença de diversas autoridades, e a iluminação do prédio principal do hospital e da casa amarela na cor alusiva ao evento (cor de rosa), que deverá permanecer durante todo o mês.

Monumentos rosa

Também  a partir desta terça-feira, até o final de outubro, as estátuas de Iracema e a Catedral Metropolitana receberão luzes cor de rosa servindo de alerta para a prevenção do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). No Ceará, acontece há cinco anos, durando o mês inteiro, em busca de alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o exame de toque regularmente e a mamografia (para maiores de 40 anos). Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa significa a união de todos pela saúde feminina.

Conscientização

A campanha Outubro Rosa no IJF vai buscar sensibilizar as mulheres que transitam diariamente nos corredores do hospital (servidoras, acompanhantes e visitantes), com destaque para apresentações monitoradas realizadas pelo Sesc, rodas de conversas e palestra sobre “A importância da Prevenção do câncer de mama”, ministrada pela doutora Ilná Escócia, ginecologista, obstetra e presidente da Associação de Motivação e Auto-Ajuda Renovadora (Amar).

Serviço:

Lançamento da campanha Outubro Rosa
Data: 01/10
Horário: 17h00
Local: Instituto Dr. José Frota

Dê sua Opinião