Blecaute causou prejuízos? Saiba como pedir ressarcimento


Blecaute causou prejuízos? Saiba como pedir ressarcimento

O cliente pode pedir ressarcimento em um prazo de 90 dias, de acordo com o Procon

Por Rodrigo Cavalcante em Fortaleza

26 de outubro de 2012 às 10:21

Há 5 anos

Depois do apagão registrado na madrugada desta sexta-feira (26), em Fortaleza, é hora de conferir o estado dos eletrodomésticos para saber se eles foram danificados. Caso não estejam em bom funcionamento, não se desespere.

Segundo a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza), os clientes que tiveram prejuízos podem pedir o conserto do aparelho ou reclamar o ressarcimento em um prazo de 90 dias.

O estudante Luan Borba teve prejuízos por conta da queda de energia desta madrugada. “Eu estava com o computador e a televisão ligados, aí teve o apagão. Desliguei tudo da tomada e, quando acordei, minha TV não ligou mais”.

O que precisa ser feito

Primeiro, é preciso registrar a ocorrência junto à Coelce, ligando para 0800 285 0196. Deve-se informar a data e o horário prováveis do dano, relatar o problema apresentado e descrever as características gerais do aparelho danificado (marca, modelo, ano de fabrição, etc).

Após o registro, a companhia tem 10 dias para fazer a inspeção do aparelho. Caso o problema tenha sido constatado em aparelhos de conservação de alimentos ou medicamentos, o prazo de vistoria é de um dia útil.

Conforme o Procon, feita a vistoria, a companhia deve responder, em até 15 dias, se foi aceito ou não o pedido de reparo, e fazer o ressarcimento em 20 dias. De acordo com o órgão, essas regras são estabelecidas na resolução 360/09 da Agência Nacional de Energia Elétrica.

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Blecaute causou prejuízos? Saiba como pedir ressarcimento

O cliente pode pedir ressarcimento em um prazo de 90 dias, de acordo com o Procon

Por Rodrigo Cavalcante em Fortaleza

26 de outubro de 2012 às 10:21

Há 5 anos

Depois do apagão registrado na madrugada desta sexta-feira (26), em Fortaleza, é hora de conferir o estado dos eletrodomésticos para saber se eles foram danificados. Caso não estejam em bom funcionamento, não se desespere.

Segundo a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza), os clientes que tiveram prejuízos podem pedir o conserto do aparelho ou reclamar o ressarcimento em um prazo de 90 dias.

O estudante Luan Borba teve prejuízos por conta da queda de energia desta madrugada. “Eu estava com o computador e a televisão ligados, aí teve o apagão. Desliguei tudo da tomada e, quando acordei, minha TV não ligou mais”.

O que precisa ser feito

Primeiro, é preciso registrar a ocorrência junto à Coelce, ligando para 0800 285 0196. Deve-se informar a data e o horário prováveis do dano, relatar o problema apresentado e descrever as características gerais do aparelho danificado (marca, modelo, ano de fabrição, etc).

Após o registro, a companhia tem 10 dias para fazer a inspeção do aparelho. Caso o problema tenha sido constatado em aparelhos de conservação de alimentos ou medicamentos, o prazo de vistoria é de um dia útil.

Conforme o Procon, feita a vistoria, a companhia deve responder, em até 15 dias, se foi aceito ou não o pedido de reparo, e fazer o ressarcimento em 20 dias. De acordo com o órgão, essas regras são estabelecidas na resolução 360/09 da Agência Nacional de Energia Elétrica.