Nota da redação tira vaga na universidade para menino fenômeno do Enem - Noticias

Nota da redação tira vaga na universidade para menino fenômeno do Enem

O estudante de escola pública João Vitor dos Santos acertou 172 das 180 questões, mas não conseguiu vaga na UFC. O caso expõe a importância da redação para a nota final

Por Roberta Tavares em Educação

25 de fevereiro de 2015 às 09:00

Há 2 anos
Estudante acertou 95,5% da prova (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

Estudante acertou 95,5% da prova (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

O estudante de escola pública João Vitor dos Santos, que foi notícia nacionalmente após excelente resultado na prova de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, não conseguiu vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC). A informação foi confirmada pela direção da escola estadual Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza.

Mesmo sendo estudante do 2º ano do Ensino Médio, João Vitor conseguiu acertar 172 das 180 questões, o equivalente a 95,5% do total da prova. Como comparativo, o menino ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no exame em 2013. Apesar do resultado, o jovem de 16 anos não atingiu a meta exigida para cursar Ciências Biológicas na UFC.

“A nota da Redação foi muito baixa. Ele conseguiu vaga para estudar em Alagoas, mas não quis ir para lá”, conta o diretor da escola, Otacílio Bessa. João Vitor já havia informado que o desempenho na prova não seria tão bom, por considerar a avaliação a mais difícil. “Ele sabia que seria difícil, mesmo assim ficou meio depressivo quando viu o resultado”, confidencia.

João Vitor sempre estudou em escolas públicas e revelou, em entrevista na época, que sua estratégia de estudo foi se adaptar à leitura, ler livros extensos e alguns com linguagem rebuscada. Sua ficha da biblioteca na escola contém mais de 40 exemplares lidos. Desde o anúncio de seu resultado, ele preferiu não falar mais com a imprensa.

Morador do Bairro Vila União e o quarto de cinco irmãos, João Vitor agora cursa o 3º ano do Ensino Médio, ainda sonha em viajar para o Reino Unido pelo programa Ciências Sem Fronteiras e fazer especialização em bioquímica ou biologia molecular, relata Otacílio. O destino ainda não teve ponto final. E João Vitor pretende escrevê-lo com centenas de exclamações. “Nós acreditamos nele”, finaliza o diretor.

Redação no Enem

A prova de redação do Enem 2014 teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”. A correção é feita por duas pessoas, de forma independente. Se houver discrepância entre as notas dos corretores por mais de 100 pontos, a redação vai para um terceiro corretor. A nota máxima da prova é de 1.000 pontos. A direção da escola Adauto Bezerra preferiu não divulgar a pontuação do estudante.

Segundo Myrson Lima, professor de curso de Redação em Fortaleza, a redação no Enem é atípica, diferente da avaliação nos vestibulares tradicionais. “O texto tem de ser dissertativo-argumentativo. O estudante tem que formular uma tese e argumentar em defesa dessa tese, provando que ela é verdadeira e defensável. Além de oferecer uma proposta cidadã, uma contribuição”.

O professor cita como exemplo o tema Publicidade Infantil. Nesse caso, o aluno deve convencer o leitor da sua tese, podendo sugerir que a prática seja controlada por fazer mal à criança. “Aí está a diferença da Redação no Enem. Ela pressupõe conhecimento prévio do assunto. O aluno tem que mostrar esse preparo, possuir um banco de ideias antes de começar a escrever”, avalia. Myrson alerta ainda para a necessidade de conexão entre os parágrafos. “Não adianta escrever cinco microtextos autônomos sobre publicidade infantil. Um parágrafo tem que ser complementação do outro”.

O problema maior, de acordo com o professor, é o fato de a tradição brasileira ser a oral, e não a escrita. “Tem gente que fala bem demais; mas, quando pedem para escrever, é um ‘Deus nos acuda’. A escola tem que ter estrutura de revisores, de corretores, para desenvolver a habilidade de escrita do aluno”, conclui.

Escola Estadual Adauto Bezerra
1/5

Escola Estadual Adauto Bezerra

Em todos os cantos da escola pública são exibidos cartazes com o desempenho dos alunos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Para Jéssica Oliveira, o estímulo dos professores é essencial para o sucesso dos alunos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Os estudantes participam de simulados e de concursos desde os primeiros anos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Otacílio e Humberto comemoram vitórias para a escola (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Os estudantes participam de simulados e de concursos desde os primeiros anos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Confira como funciona a correção:

Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela Redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.

  • Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Assista à matéria exibida no Jornal Jangadeiro:

[uol video=”http://mais.uol.com.br/view/15283110″]

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Nota da redação tira vaga na universidade para menino fenômeno do Enem

O estudante de escola pública João Vitor dos Santos acertou 172 das 180 questões, mas não conseguiu vaga na UFC. O caso expõe a importância da redação para a nota final

Por Roberta Tavares em Educação

25 de fevereiro de 2015 às 09:00

Há 2 anos
Estudante acertou 95,5% da prova (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

Estudante acertou 95,5% da prova (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

O estudante de escola pública João Vitor dos Santos, que foi notícia nacionalmente após excelente resultado na prova de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, não conseguiu vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC). A informação foi confirmada pela direção da escola estadual Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza.

Mesmo sendo estudante do 2º ano do Ensino Médio, João Vitor conseguiu acertar 172 das 180 questões, o equivalente a 95,5% do total da prova. Como comparativo, o menino ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no exame em 2013. Apesar do resultado, o jovem de 16 anos não atingiu a meta exigida para cursar Ciências Biológicas na UFC.

“A nota da Redação foi muito baixa. Ele conseguiu vaga para estudar em Alagoas, mas não quis ir para lá”, conta o diretor da escola, Otacílio Bessa. João Vitor já havia informado que o desempenho na prova não seria tão bom, por considerar a avaliação a mais difícil. “Ele sabia que seria difícil, mesmo assim ficou meio depressivo quando viu o resultado”, confidencia.

João Vitor sempre estudou em escolas públicas e revelou, em entrevista na época, que sua estratégia de estudo foi se adaptar à leitura, ler livros extensos e alguns com linguagem rebuscada. Sua ficha da biblioteca na escola contém mais de 40 exemplares lidos. Desde o anúncio de seu resultado, ele preferiu não falar mais com a imprensa.

Morador do Bairro Vila União e o quarto de cinco irmãos, João Vitor agora cursa o 3º ano do Ensino Médio, ainda sonha em viajar para o Reino Unido pelo programa Ciências Sem Fronteiras e fazer especialização em bioquímica ou biologia molecular, relata Otacílio. O destino ainda não teve ponto final. E João Vitor pretende escrevê-lo com centenas de exclamações. “Nós acreditamos nele”, finaliza o diretor.

Redação no Enem

A prova de redação do Enem 2014 teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”. A correção é feita por duas pessoas, de forma independente. Se houver discrepância entre as notas dos corretores por mais de 100 pontos, a redação vai para um terceiro corretor. A nota máxima da prova é de 1.000 pontos. A direção da escola Adauto Bezerra preferiu não divulgar a pontuação do estudante.

Segundo Myrson Lima, professor de curso de Redação em Fortaleza, a redação no Enem é atípica, diferente da avaliação nos vestibulares tradicionais. “O texto tem de ser dissertativo-argumentativo. O estudante tem que formular uma tese e argumentar em defesa dessa tese, provando que ela é verdadeira e defensável. Além de oferecer uma proposta cidadã, uma contribuição”.

O professor cita como exemplo o tema Publicidade Infantil. Nesse caso, o aluno deve convencer o leitor da sua tese, podendo sugerir que a prática seja controlada por fazer mal à criança. “Aí está a diferença da Redação no Enem. Ela pressupõe conhecimento prévio do assunto. O aluno tem que mostrar esse preparo, possuir um banco de ideias antes de começar a escrever”, avalia. Myrson alerta ainda para a necessidade de conexão entre os parágrafos. “Não adianta escrever cinco microtextos autônomos sobre publicidade infantil. Um parágrafo tem que ser complementação do outro”.

O problema maior, de acordo com o professor, é o fato de a tradição brasileira ser a oral, e não a escrita. “Tem gente que fala bem demais; mas, quando pedem para escrever, é um ‘Deus nos acuda’. A escola tem que ter estrutura de revisores, de corretores, para desenvolver a habilidade de escrita do aluno”, conclui.

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Em todos os cantos da escola pública são exibidos cartazes com o desempenho dos alunos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Para Jéssica Oliveira, o estímulo dos professores é essencial para o sucesso dos alunos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Os estudantes participam de simulados e de concursos desde os primeiros anos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Otacílio e Humberto comemoram vitórias para a escola (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Escola Estadual Adauto Bezerra
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Escola Estadual Adauto Bezerra

Os estudantes participam de simulados e de concursos desde os primeiros anos (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)

Confira como funciona a correção:

Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela Redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.

  • Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Assista à matéria exibida no Jornal Jangadeiro:

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