Escola cearense incentiva a inclusão de alunos com deficiência

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Escola cearense incentiva a inclusão de alunos com deficiência

Instituição tem 548 alunos, sendo 24 destes com alguma deficiência

Por Tribuna do Ceará em Educação

6 de agosto de 2016 às 06:00

Há 2 anos
Atividades incentivam a inclusão. (FOTO: divulgação)

Atividades incentivam a inclusão. (FOTO: divulgação)

A Escola de Ensino Fundamental José Dantas Sobrinho, localizada no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, desenvolve uma ação inspiradora. Desde 2011, quando implantou a sala de recursos multifuncionais, a escola incentiva a inclusão. Com 548 alunos, sendo 24 destes com alguma deficiência, a instituição realiza ações de inclusão para romper com a segregação e possibilitar que todos os estudantes aprendam a conviver com as diferenças.

De acordo com a diretora Silvana Rodrigues, a inclusão possibilita uma mudança no olhar, no fazer, no agir e no pensar, tanto dos profissionais da escola quanto dos alunos e de seus pais. “Há um reconhecimento de que todos os estudantes são diferentes, com singularidades e características específicas de cada um”, ressalta. Dessa forma, ela acredita que o sentido da educação é reconfigurado por meio da igualdade de oportunidades para a construção de uma convivência humana sem preconceitos, dando sentido à educação de qualidade aberta às diferenças.

Com graduação em pedagogia, psicopedagogia clínica e institucional, especialização em educação especial e em educação inclusiva, a professora Regina Aparecida da Silva atende alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Atualmente, ela trabalha com 24 estudantes — 18 nos turnos matutino e vespertino e seis no período noturno. Regina também faz atendimento domiciliar a alunos que estejam impedidos, temporariamente, de frequentar o ambiente escolar.

Benefícios

De acordo com a professora Maria do Rosário Félix de Moura, a inclusão escolar gera vários benefícios. Entre eles, o respeito às diferenças, o rompimento de barreiras, a superação das limitações e o desejo de viver intensamente. “Tais benefícios são adquiridos também pela família, que sempre almeja a qualidade de vida para seus filhos com deficiência”, avalia.

Maria do Rosário destaca a maneira pela qual os estudantes reagem frente a um colega com deficiência: “Não se vê reação de espanto”, diz. “É incrível a aceitação, a naturalidade; e o mais precioso é que todos se empenham para ajudar de alguma forma.”

A professora acredita que a inclusão beneficia também os professores. Segundo ela, o professor descobre seus limites e suas potencialidades à medida que interage com o estudante. “A partir daí, encontra subsídios para planejar e organizar material para possíveis intervenções”, afirma. Com graduação em pedagogia e pós-graduação em educação inclusiva e atendimento educacional especializado, Maria do Rosário está há 19 anos no magistério. 

Formação

Embora a unidade de ensino não disponha de um programa específico de formação continuada em educação inclusiva para professores que atuam em salas de aula regulares, alguns profissionais já participaram de cursos online oferecidos pelo Ministério da Educação e foram acompanhados pela Secretaria de Educação do município. “A cada novo desafio, a equipe escolar busca estratégias para incluir o estudante”, enfatiza a diretora.

Mudanças

Professora de sala de atendimento especial, Regina Aparecida da Silva lembra que a possibilidade de convivência com as diferenças proporciona interações. Além disso, pode despertar potenciais nunca antes tentados, estimulados pelas formas de promover atividades que em ambientes segregados não seriam percebidas. “Através das trocas acontecem as mudanças de paradigmas e o reconhecimento do potencial que cada um traz dentro de si, contribuindo assim para a valorização e o respeito às diversidades”, diz.

Com informações do Ministério da Educação

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Escola cearense incentiva a inclusão de alunos com deficiência

Instituição tem 548 alunos, sendo 24 destes com alguma deficiência

Por Tribuna do Ceará em Educação

6 de agosto de 2016 às 06:00

Há 2 anos
Atividades incentivam a inclusão. (FOTO: divulgação)

Atividades incentivam a inclusão. (FOTO: divulgação)

A Escola de Ensino Fundamental José Dantas Sobrinho, localizada no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, desenvolve uma ação inspiradora. Desde 2011, quando implantou a sala de recursos multifuncionais, a escola incentiva a inclusão. Com 548 alunos, sendo 24 destes com alguma deficiência, a instituição realiza ações de inclusão para romper com a segregação e possibilitar que todos os estudantes aprendam a conviver com as diferenças.

De acordo com a diretora Silvana Rodrigues, a inclusão possibilita uma mudança no olhar, no fazer, no agir e no pensar, tanto dos profissionais da escola quanto dos alunos e de seus pais. “Há um reconhecimento de que todos os estudantes são diferentes, com singularidades e características específicas de cada um”, ressalta. Dessa forma, ela acredita que o sentido da educação é reconfigurado por meio da igualdade de oportunidades para a construção de uma convivência humana sem preconceitos, dando sentido à educação de qualidade aberta às diferenças.

Com graduação em pedagogia, psicopedagogia clínica e institucional, especialização em educação especial e em educação inclusiva, a professora Regina Aparecida da Silva atende alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Atualmente, ela trabalha com 24 estudantes — 18 nos turnos matutino e vespertino e seis no período noturno. Regina também faz atendimento domiciliar a alunos que estejam impedidos, temporariamente, de frequentar o ambiente escolar.

Benefícios

De acordo com a professora Maria do Rosário Félix de Moura, a inclusão escolar gera vários benefícios. Entre eles, o respeito às diferenças, o rompimento de barreiras, a superação das limitações e o desejo de viver intensamente. “Tais benefícios são adquiridos também pela família, que sempre almeja a qualidade de vida para seus filhos com deficiência”, avalia.

Maria do Rosário destaca a maneira pela qual os estudantes reagem frente a um colega com deficiência: “Não se vê reação de espanto”, diz. “É incrível a aceitação, a naturalidade; e o mais precioso é que todos se empenham para ajudar de alguma forma.”

A professora acredita que a inclusão beneficia também os professores. Segundo ela, o professor descobre seus limites e suas potencialidades à medida que interage com o estudante. “A partir daí, encontra subsídios para planejar e organizar material para possíveis intervenções”, afirma. Com graduação em pedagogia e pós-graduação em educação inclusiva e atendimento educacional especializado, Maria do Rosário está há 19 anos no magistério. 

Formação

Embora a unidade de ensino não disponha de um programa específico de formação continuada em educação inclusiva para professores que atuam em salas de aula regulares, alguns profissionais já participaram de cursos online oferecidos pelo Ministério da Educação e foram acompanhados pela Secretaria de Educação do município. “A cada novo desafio, a equipe escolar busca estratégias para incluir o estudante”, enfatiza a diretora.

Mudanças

Professora de sala de atendimento especial, Regina Aparecida da Silva lembra que a possibilidade de convivência com as diferenças proporciona interações. Além disso, pode despertar potenciais nunca antes tentados, estimulados pelas formas de promover atividades que em ambientes segregados não seriam percebidas. “Através das trocas acontecem as mudanças de paradigmas e o reconhecimento do potencial que cada um traz dentro de si, contribuindo assim para a valorização e o respeito às diversidades”, diz.

Com informações do Ministério da Educação