Ceará conquista maior número de medalhas na Olimpíada de História do Brasil
CAMPEÕES

Ceará conquista maior número de medalhas na Olimpíada de História do Brasil

Os estudantes do Ceará conquistaram 25 medalhas na olimpíada, à frente de Rio Grande do Norte (17) e São Paulo (14)

Por Jéssica Welma em Educação

22 de agosto de 2017 às 07:00

Há 4 semanas
Ceará foi destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil em São Paulo. (Foto: Divulgação/ONHB)

Ceará foi destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil em São Paulo. (Foto: Divulgação/ONHB)

Os estudantes cearenses obtiveram o maior destaque nacional na 9ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), em São Paulo. Com 25 medalhas, o Ceará se consagrou como o principal campeão, seguido por Rio Grande do Norte, com 17 medalhas, e São Paulo, com 14 medalhas.

Foram conquistadas seis medalhas de ouro, três de prata e 16 de bronze. Participam alunos do 8º e do 9º anos do ensino fundamental de todo o Brasil.

Uma das equipes campeãs, a “Depois de Quatro Anos, Nossa Última Vez”, formada pelos estudantes Pedro Pompeu de Sousa Brasil Carneiro, Felipe de Mello e Pedro de Cerqueira, foi primeiro lugar no Ceará e terceiro no Brasil. Eles são do Colégio 7 de Setembro. Também participaram alunos das escolas Dáulia Bringel e do Liceu do Conjunto Ceará.

Conseguimos um feito inédito e tínhamos que fechar com chave de ouro”, comemora o estudante Pedro Pompeu, que participou pela quinta e última vez da olimpíada. O jovem completa descrevendo da emoção do momento. “Eu vejo aquela olimpíada de maneira muito poética, deu até vontade chorar por saber que essa era a última vez participando”.

A ONHB é realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (8º e 9º anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de História do colégio.

As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

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Ceará conquista maior número de medalhas na Olimpíada de História do Brasil

Os estudantes do Ceará conquistaram 25 medalhas na olimpíada, à frente de Rio Grande do Norte (17) e São Paulo (14)

Por Jéssica Welma em Educação

22 de agosto de 2017 às 07:00

Há 4 semanas
Ceará foi destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil em São Paulo. (Foto: Divulgação/ONHB)

Ceará foi destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil em São Paulo. (Foto: Divulgação/ONHB)

Os estudantes cearenses obtiveram o maior destaque nacional na 9ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), em São Paulo. Com 25 medalhas, o Ceará se consagrou como o principal campeão, seguido por Rio Grande do Norte, com 17 medalhas, e São Paulo, com 14 medalhas.

Foram conquistadas seis medalhas de ouro, três de prata e 16 de bronze. Participam alunos do 8º e do 9º anos do ensino fundamental de todo o Brasil.

Uma das equipes campeãs, a “Depois de Quatro Anos, Nossa Última Vez”, formada pelos estudantes Pedro Pompeu de Sousa Brasil Carneiro, Felipe de Mello e Pedro de Cerqueira, foi primeiro lugar no Ceará e terceiro no Brasil. Eles são do Colégio 7 de Setembro. Também participaram alunos das escolas Dáulia Bringel e do Liceu do Conjunto Ceará.

Conseguimos um feito inédito e tínhamos que fechar com chave de ouro”, comemora o estudante Pedro Pompeu, que participou pela quinta e última vez da olimpíada. O jovem completa descrevendo da emoção do momento. “Eu vejo aquela olimpíada de maneira muito poética, deu até vontade chorar por saber que essa era a última vez participando”.

A ONHB é realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (8º e 9º anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de História do colégio.

As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.