Há 33 anos, Fortaleza recebeu a 1º visita de um papa ao Brasil

João Paulo II levou uma multidão de 120 mil pessoas ao estádio Castelão para o X Congresso Eucarístico Nacional

A Jornada Mundial da Juventude inicia nesta terça-feira (23) e segue até o próximo domingo (28), no Rio de Janeiro. Milhares de fieis se preparam para receber o papa Francisco na cidade maravilhosa. Apesar de ser um evento inédito no Brasil, essa não é a primeira vinda de um papa ao país.

No dia 9 de julho 1980, o papa João Paulo II veio a Fortaleza, com apenas dois anos de pontificado. Ele levou uma multidão de 120 mil pessoas ao estádio Castelão para o X Congresso Eucarístico Nacional.

João Paulo II passou ainda por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém do Pará e Teresina (FOTO: Divulgação)

João Paulo II passou ainda por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém do Pará e Teresina (FOTO: Divulgação)

“Pisando o chão de Fortaleza e do Ceará, abençoado, já nos albores de sua evangelização, pelo martírio do Padre Jesuíta Francisco Pinto e pelo trabalho do Padre Luiz Figueira, o meu pensamento repassa, com profunda gratidão a Deus, os vossos quatro séculos de cristianismo. Sinto-me muito feliz por este encontro com a vossa cidade”, disse João Paulo II aos fieis no Castelão.

“E agora, o meu coração se abre fraterno e amigo – como se abriu outrora o de Jesus para as multidões –, para este povo numeroso e festivo, congregado aqui para trazer-me as calorosas boas-vindas de Fortaleza”, acrescentou.

No mesmo ano, João Paulo II passou ainda por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém do Pará e Teresina.

Mobilização nacional

Durante os dias da visita, bancos e repartições públicas fecharam e esquemas rodoviários foram alterados. Essa passagem de João Paulo II foi uma das maiores movimentações populares já registradas no país.

Para a vinda do pontífice, foi montado um forte esquema de segurança: cerca de 9 mil homens foram destacados para cuidar do papa e dos fiéis que o seguiram.

João Paulo II fez seus discursos com clareza e sem rodeios. Em pleno regime militar, defendeu justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual. Por outro lado, condenou a Teologia da Libertação – escola controversa da Igreja Católica que, com influências marxistas, enfatiza a situação social da população – e o aborto.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II, em 1984, que consiste na reunião de milhões de católicos. O evento é celebrado a cada dois ou três anos em uma cidade escolhida. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

Nesta edição, o evento realizado no Rio de Janeiro espera receber mais de 2 milhões de pessoas. Cerca de 4,5 mil jovens cearenses recebem com ansiedade o papa Francisco.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (22), com retorno a Roma previsto para o dia 28.

Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Atrações do mundo inteiro animarão os palcos da cidade. A comunidade Shalom, do Ceará, vai levar oito espetáculos artísticos: Anchieta Para Todas as Tribos, Espetáculo Musical Lolek, Musical Tobias e Sara, Musical Filho Pródigo, Espetáculo Canto das Irias, Cantigas de Amor, Espetáculo Musical Christus, e Filho de Deus Menino de Meu.

Dê sua Opinião