Outros Esportes

Cearense com Síndrome de Down é convocado para o Pan-Americano de Karatê

O 33º Campeonato Pan Americano Sênior de Karatê acontece no Panamá em 2019

A viagem ocorre no dia 19 de março (FOTO: Geraldo Del Paula/ CBK 2016/ Mark Lyner/ Switzeland)
A viagem ocorre no dia 19 de março (FOTO: Geraldo Del Paula/ CBK 2016/ Mark Lyner/ Switzeland)

História de superação. Francisco Júnior, conhecido como Juninho, é motivo de orgulho para o Ceará, ele foi convocado para o 33º Campeonato Pan Americano de Karatê, que acontecerá no Panamá, neste mês de março.

A notícia chegou através de seu professor Glauber Sousa, no dia 19 de fevereiro, um mês antes da viagem, que está marcada para o dia 19. Juninho, que mora na praia de Tabuba, em Caucaia, treina na academia Caucaia Dojo de Karatê.

Juninho possui Síndrome de Down e sua relação com o esporte começou desde pequeno, mas os últimos anos foram fundamentais para sua profissionalização. Sua mãe, Francisca das Chagas, comenta que ele leva o Karatê como uma profissão. “É uma coisa muito importante da vida dele. É muito focado”.

Aos 45 anos, o atleta coleciona medalhas e títulos. O carateca é tetra campeão brasileiro e pentacampeão cearense de karatê na categoria de Pessoas com Deficiência (PCD). “Ele já foi para um mundial na Áustria em 2016 e tirou 7º lugar entre 25 atletas de vários países”, informa Francisca.

Para realizar o sonho de Juninho de ir até o Panamá competir, está sendo realizado um sorteio de uma televisão. Para ajudar o valor é R$ 5, o sorteio será feito através da Loteria Federal no dia 6 de abril. Para ajudar: Banco do Brasil Ag: 1218-1, conta: 39.466-1, CPF: 884.442.793, Francisco Cavalcante Rangel Neto.

Tags
karatê Pan-Americano