Fortaleza

Fortaleza perde invencibilidade na Série B ao sofrer derrota para o São Bento

O Fortaleza sofreu a primeira derrota na Série B (FOTO: Anderson Azevedo/Futebolês)
O Fortaleza sofreu a primeira derrota na Série B (FOTO: Anderson Azevedo/Futebolês)

O time do Fortaleza conheceu a primeira derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. O Tricolor do Pici foi derrotado pelo São Bento na tarde deste sábado (9), pelo placar de 2 a 1, em jogo válido pela 10ª rodada da competição.

Douglas Assis e Doriva deram a vitória para o clube paulista enquanto Wilson descontou para o Leão. Mesmo derrotado, o Fortaleza ainda é líder isolado da competição com 23 pontos.

O leão do Pici começou a partida tomando as rédias e trocava passes dentro do campo adversário. De tão adiantada a equipe tricolor, o goleiro Marcelo Boeck chegou a trocar passes com os zagueiros na intermediária e sem marcação. Mas, ainda que estivesse com 65% de posse de bola, o time só conseguiu uma finalização nos quinze minutos iniciais.

Quem assustou mesmo foi o clube mandante com chute de fora da área arriscado por Doriva, que Boeck não conseguiu segurar e espalmou para a cabeçada de Ronaldo abrir o placar e a arbitragem anular devido a posição irregular do atleta. Mas o prejuízo mesmo veio aos 26 minutos quando o homem gol leonino, Gustavo, se machucou e deixou o campo de jogo sob dores e lágrimas.

Em suma, a toada do primeiro tempo foi de um jogo truncado e de pouca criatividade nos dois lados. O número considerável de faltas resultou em três cartões amarelos apenas nos 45 minutos iniciais. A posse de bola do Fortaleza foi estéreo e pouco assustou o goleiro Rodrigo Viana.

O duelo foi retomado no segundo tempo com o mesmo tom faltoso. Os dez minutos foram de pouca bola rolando e goleiros trabalhando pouco. Foi aí que aos 12 minutos, numa jogada construída por zagueiros, o São Bento abriu o placar com gol de Douglas Assis. Dudu Vieira lançou para Luizão de cabeça. O defensor foi até a linha de fundo e cruzou para Douglas Assis, dentro da pequena área, só empurrar para as redes.

Ligger também se arriscou e foi a frente. O zagueiro tricolor deu o troco avançando pela esquerda e fazendo lançamento para a área. A bola encontrou Wilson que empatou para o Fortaleza aos 21 minutos. O Tricolor do Pici se atirou com mais ousadia depois de conseguir igualar o marcador.

Mas quem conseguiu ficar a frente foi o São Bento novamente. Marcelo Boeck aceitou um chute rasteiro de longe do camisa oito, Doriva, aos 26 minutos. Dois a um para os mandantes, que ainda fizeram o terceiro gol, mal anulado pela arbitragem.

Precisando do resultado, o leão adiantou suas linhas e se postou mais ofensivamente. Mas o São Bento soube segurar o resultado para somar três pontos, subir na tabela e se mantar como único time invicto entre as séries A, B e C do Brasileirão.

O Fortaleza tem a chance de se recuperar na próxima sexta-feira (15), quando vai receber o Brasil de Pelotas, às 19h15, na Arena Castelão. Na partida válida pela 11ª rodada, o técnico Rogério Ceni volta de suspensão, mas perde pelo mesmo motivo três atletas: Marlon, Derley e Bruno Melo. Além disso, os titulares Gustavo e Tinga viraram dúvida ao deixarem o campo de jogo machucados.

FICHA TÉCNICA:
São Bento
4-3-3: Rodrigo Viana; Everton Silva, Luizão, Douglas Assis e Marcelo Cordeiro ; Fábio Bahia, Doriva, Dudu Vieira (Crispim) e Rodolfo (Diogo Oliveira); Everaldo (Walterson) e Ronaldo
Técnico: Paulo Roberto.

Fortaleza
4-2-3-1: Marcelo Boeck; Tinga (Pablo), Jussani, Ligger e Bruno Melo; Derley e Jean Patrick; Edinho, Dodô (Marcinho) e Marlon; Gustavo (Wilson) Técnico: Charles Hembert.

Estádio – Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP
Árbitro – Wagner Reway (Fifa/MT)
Assistentes – Alessandro Álvaro de Matos (Fifa/BA)
Eduardo Gonçalves da Cruz (Master/MS)

Tags
estádio Walter Ribeiro Fortaleza São Bento Série B