Ceará

Pedro Ken é punido com 6 meses de suspensão por doping

futebol, Ceará, Pedro Ken
Volante Pedro Ken está suspenso por seis meses após ser pego no doping. (FOTO: Lucas Moraes/CSC)

Pedro Ken vai desfalcar o Ceará por pelo menos seis meses. Essa foi a punição que a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) aplicou ao volante do Alvinegro, nesta segunda-feira (14). O exame antidoping do atleta atestou positivo para o uso de Anastrozole, substância proibida. O jurídico do clube defende que o jogador não ingeriu a substância propositalmente e vai recorrer da decisão.

O Futebolês apurou que a defesa do time cearense sustenta que o atleta não ingeriu a substância propositadamente, pois objetos contaminados teriam sido usados nos suplementos usados pelo atleta. Suplementação particular receitada por médico particular. E se não fosse a substância encontrada, não haveria nenhum problema com o uso.

O diretor jurídico do Ceará, Jamilson Veras, afirma que o clube vai recorrer da decisão julgada em 1ª instância. “Assim que houver a publicação do acórdão, o clube entra com ação. Eles já reconheceram grande parte da matéria de defesa. Tanto que, num universo de pena, entre 2 a 4 anos, ele pegou somente seis meses”, disse o advogado.

Após entrar com a ação, o Pleno do Tribunal de Justiça Antidoping julga os recursos, em 2ª instância. Havendo recurso novamente, o caso vai para a Corte Arbitral do Esporte, onde é novamente julgado.

De acordo com a pena aplicada, Pedro Ken deve ficar longe de jogos e treinos até 20 de agosto. O jogador já havia sido suspenso previamente em fevereiro, após o exame atestar positivo para a substância proibida. Ele, inclusive, também está afastado do time por estar se recuperando de uma lesão no quadril.

Apesar de já ter cumprido parte da punição, o atleta ainda será desfalque do Ceará por pelo menos 19 rodadas do Brasileirão. Pedro Ken foi pego no exame antidoping realizado na partida entre Santa Cruz x Ceará, pela Série B de 2017. O último jogo dele foi contra o Fortaleza, pelo Campeonato Cearense, em 3 de março.

O Ceará volta a campo no próximo domingo (20), quando enfrenta o Vitória, no Barradão, em Salvador, às 11 horas. O Alvinegro é 19º na tabela, com 3 pontos. No último confronto, a equipe de Marcelo Chamusca empatou com o América-MG em 2 a 2.

Confira o vídeo

Tags
abcd Campeonato Brasileiro Ceará doping Pedro Ken punição suspensão volante