Copa do Nordeste

 

Nordestão supera média de público de principais estaduais e Série B

O Nordestão fechou a temporada com 7.602 pagantes por partida, marca superior a dos principais estaduais: Paulista (5.590), Carioca (2.509), Mineiro (3.362) e Gaúcho (2.304)

Retomada em 2013, a Copa do Nordeste leva grandes públicos aos estádios Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Retomada em 2013, a Copa do Nordeste leva grandes públicos aos estádios (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

 

A Copa do Nordeste de 2014 terminou na última quarta-feira (9), com o empate por 1 a 1 entre Ceará e Sport, que deu o título ao Rubro-Negro pernambucano. Mas o sucesso da competição, retomada no ano passado, vai ecoar por muito tempo no futebol nordestino.

Um dos principais fatores disse é a excelente média de público, que fechou em 7.602 pagantes por partida, marca superior a dos principais campeonato estaduais: Paulista (5.590), Carioca (2.509), Mineiro (3.362) e Gaúcho (2.304).

Desta forma, o Nordestão deste ano também levou mais gente aos estádios do que a Série B do Campeonato Brasileiro, que em sua última edição teve média de 5.437 ingressos vendidos por jogo.

>LEIA MAIS

Poderia ter sido maior

Esse número ainda poderia ser superior, uma vez que clubes tradicionais da região como Fortaleza e ABC não a disputaram. O Tricolor cearense levou em 2013, em média, 16.845 pagantes para os seus jogos.

Além disso, o Santa Cruz, um dos campeões de bilheteria no país, teve de fazer todas as suas partidas na fase de grupos longe de Recife, cumprindo uma suspensão imposta pelo STJD.

Ceará líder de público

Turbinado pelos 60.068 torcedores que pagaram para assistir a final contra o Sport, o Ceará terminou com média de 20.283 pagantes por partida, a maior da competição. No ano passado, o Alvinegro já tinha sido o líder neste quesito, com a média de 23.541.

Mais de 60 mil pessoas lotaram a Arena Castelão Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Mais de 60 mil pessoas lotaram a Arena Castelão (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Maior público do país

O público da final, 60.068 pagantes e 61.240 no total, é o maior do país na atual temporada. Superando os  60.451 espectadores, que foram até o Maracanã na última quarta-feira (9), para ver a eliminação do Flamengo na Taça Libertadores, ao ser derrotado pelo Leon.

Sucesso chama atenção do Flamengo

O sucesso de público chama atenção até de clubes que não são nordestinos. Alegando que o Flamengo tem uma grande base de torcedores na região, o presidente do Rubro-Negro, Eduardo Bandeira de Mello, já deu declarações afirmando que gostaria de disputar o Nordestão.

Final do Nordestão teve mais de 100 cadeiras quebradas na Arena Castelão

A partida da última quarta-feira (9), levou mais de 60 mil pessoas à Arena Castelão

O saldo foi de 130 cadeiras quebradas após a final da Copa do Nordeste Foto: Divulgação/CearaSC.com

O saldo foi de 130 cadeiras quebradas após a final da Copa do Nordeste Foto: Divulgação/CearaSC.com

A segunda partida da final da Copa do Nordeste, conquistada pelo Sport após o empate por 1 a 1 contra o Ceará, deixou um saldo negativo para a Arena Castelão.

Segundo apurou o jornalista Fernando Graziani, do Sistema Jangadeiro, a administração do estádio irá divulgar que 130 cadeiras foram quebradas ou danificadas, após o jogo da última quarta-feira (9).

Com isso, o Ceará corre o risco de perder mandos de campo em competições futuras, caso seja denunciado pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Fortaleza foi punido em episódio similar

O Fortaleza perdeu o mando de campo de uma partida na Série C de 2014, por conta de cadeira quebradas na Arena Castelão durante o empate por 2 a 2 contra o Sampaio Corrêa, na edição do ano passado da Terceira Divisão nacional.

> LEIA MAIS

No total, 60.068 torcedores pagaram para assistir o duelo que deu o título ao Rubro-Negro Pernambucano. Somadas as gratuidades, 61.240 pessoas compareceram à Arena Castelão.

Público da final da Copa do Nordeste é o maior do país em 2014

60.068 pagaram para ver Ceará x Sport pela final da Copa do Nordeste. O público total foi de 61.240

Torcida do Ceará lotou a Arena Castelão Foto> Jussie Cunha

Torcida do Ceará lotou a Arena Castelão Foto> Jussie Cunha

A 2ª partida da final da Copa do Nordeste, entre Ceará e Sport, que aconteceu nesta quarta-feira (9), em Fortaleza, teve o maior publico do futebol brasileiro nesta temporada.

No total, 60.068 torcedores pagaram para assistir o empate por 1 a 1, que deu o título ao Rubro-Negro Pernambucano. Somadas as gratuidades, 61.240 pessoas compareceram à Arena Castelão.

LEIA MAIS

Mais do que no Maracanã

Desta forma, o publico presente na final regional foi superior ao que recebeu o Maracanã, nesta quarta-feira (9), para ver Flamengo x Leon, pela Taça Libertadores.

O público pagante no jogo do clube carioca foi de 53.230 espectadores, com um total de 60.451 presentes.

Recorde do estádio

Com os 61.240 espectadores desta quarta-feira (9), o empate por 1 a 1 entre Ceará e Sport se tornou o jogo com o maior público da Arena Castelão, desde a sua reforma para receber os jogos da Copa do Mundo.

A marca pertencia para Fortaleza x Sampaio Corrêa, pela Série C do ano passado, que levou 56.143 pagantes.

Ceará x Sport: confira um Raio X dos finalistas do Nordestão

Na semana do primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, confira um raio X de Ceará e Sport, os finalistas da competição

Magno Alves e Neto Baiano são as armas de Ceará e Sport na final da Copa do Nordeste Fotos: Divulgação - CearaSC.com e Site Oficial do Sport

Magno Alves e Neto Baiano são as armas de Ceará e Sport na final da Copa do Nordeste Fotos: Divulgação – CearaSC.com e Site Oficial do Sport

Com a proximidade do jogo de ida da final da Copa do Nordeste, entre Sport e Ceará, que acontece nesta quarta-feira (2), em Recife, o Tribuna do Ceará fez um raio X do desempenho dos finalistas ao longo de toda temporada, incluindo os respectivos estaduais em que ambos terminaram a fase classificatória na segunda posição.

Contando com o duelo contra o Barbalha, pela Taça dos Campeões Cearenses, o Alvinegro de Porangabuçu já disputou 21 partidas em 2014. Destas, venceu 11, empatou 8 e foi derrotado três vezes. Desta forma, a equipe comandada por Sérgio Soares possui um aproveitamento de 65% dos pontos disputados.

Por sua vez, o Sport entrou em campo 20 vezes na temporada. Saiu dele vencedor em 10, empatou em quatro oportunidades e sofreu seis derrotas, totalizado um aproveitamento de 56,6%.

Ataque alvinegro leva vantagem

Nos 21 jogos que fez no ano, o Ceará marcou 40 gols, o significa uma média de 1,9 por partida. O ataque do Sport foi menos eficiente e balançou as redes adversárias 21 oportunidades em 20 duelos, uma média de  1,1.

> LEIA MAIS

Artilheiros iguais

Se o Ceará tem um ataque mais efetivo ao longo do ano, os artilheiros dos times possuem a mesma marca. Tanto o alvinegro Magno Alves, quanto o rubro-negro Neto Baiano marcaram 11 gols na temporada.

O Magnata leva vantagem se contarmos apenas os números da Copa do Nordeste, onde já balançou a redes sete vezes, enquanto o atacante leonino fez quatro.

 

Técnicos

Sérgio Soares assumiu o Ceará no final do primeiro turno da Série B do ano passado. Após uma bela reação, onde o time brigou pelo acesso até a última rodada, o treinador renovou o seu vínculo com o clube.

Nesta temporada, o técnico garantiu o Alvinegro na final da Copa do Nordeste, algo até então inédito para a equipe de Porangabuçu, e nas semifinais do Campeonato Cearense.

Do lado da Ilha do Retiro, Eduardo Baptista era um grande desconhecido para o grande público até este ano. Preparador físico, assumiu de forma interina o cargo depois que Geninho não resistiu a uma derrota para o Guarany de Sobral e foi demitido.

A classificação para segunda fase da Copa do Nordeste, somada a bons resultados no estadual, garantiram a sua permanência como técnico do Sport.

Mando de campo

O Ceará chegou a final da Copa do Nordeste muito pelo seu estupendo aproveitamento dentro de casa. Em cinco jogos, o Alvinegro venceu quatro e empatou um. No total, marcou 17 gols – média altíssima de 3,4 por partida – e sofreu apenas dois.

No estadual, o rendimento foi parecido, com 4 triunfos e um empate, mas a efetividade do ataque caiu para 11 tentos.

O Sport sempre teve a Ilha do Retiro como aliada, mas este ano o aproveitamento tem sido menor. Na Copa do Nordeste foram três vitórias, um empate e uma derrota. O Leão marcou apenas cinco gols e sofreu um.

No Campeonato Pernambucano, os números são similares, apenas com o ataque fazendo sete tentos e a defesa foi duas vezes vazada.

A curiosidade fica por conta que as duas derrotas foram em clássicos contra o Náutico, ambas por 1 a 0. Justamente o Timbu, que não batia o Sport como visitante há 21 jogos em mais de dez anos.

> LEIA MAIS

Arte: Tiago Leite

Arte: Tiago Leite

 

Sport será o adversário do Ceará na final da Copa do Nordeste

O Sport voltou a vencer o Santa Cruz e vai pegar o Ceará na final da Copa do Nordeste

Após eliminar o Santa Cruz, Sport pega o Ceará na final do Nordestão foto: Divulgação/Sport

Após eliminar o Santa Cruz, Sport pega o Ceará na final do Nordestão foto: Divulgação/Sport

Depois de ter batido o Santa Cruz, por 2 a 0, na partida de ida, o Sport voltou a vencer o rival, desta vez por 2 a 1, nesta quarta-feira (19), no Arrudão. Agora, o Rubro-Negro será o adversário do Ceará na final da Copa do Nordeste.

A missão do Leão da Ilha ficou mais fácil, quando Everton Sena foi expulso de campo por ter agredido Neto Baiano. Logo em seguida, o agredido desperdiçou grande chance ao cobrar um pênalti na trave.

LEIA MAIS

Com um homem a mais, o Sport abriu o marcador aos 44 minutos do primeiro tempo, com um gol de cabeça marcado por Rithely. O Santa Cruz no primeiro minuto da etapa final, com Léo Gamalho.

Entretanto, aos 10 minutos da etapa final, Patrick arriscou de longe, a bola desviou na zaga tricolor e morreu no fundo da rede. Placar final, Sport 2, Santa Cruz, 1.

Nordestão: CSA-AL vence, mas o Sport é o primeiro time a passar à semifinal

No somatório dos resultados, o time de Pernambuco levou a melhor por 2 a 1. Na próxima fase, o Rubro Negro enfrenta Santa Cruz ou Guarany de Sobral

O CSA-AL venceu o Sport por 1 a 0, em partida disputada na última terça (25), no estádio Rei Pelé, em Maceió (FOTO: Aílton Cruz)

O CSA-AL venceu o Sport por 1 a 0, em partida disputada na última terça (25), no estádio Rei Pelé, em Maceió (FOTO: Aílton Cruz)

 

A Copa do Nordeste vai chegando ao seu ápice. Na última terça-feira (25), em jogo realizado no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, o CSA-AL venceu o Sport, pelo placar de 1 a 0. Mesmo com o resultado a favor do Azulão, a vaga na semifinal ficou o Rubro Negro pernambucano, que venceu a primeira partida do confronto por 2 a 0.

O Leão da Ilha pode ter um novo encontro com o Guarany de Sobral. O time dirigido por Eduardo Baptista esperar o vencedor do duelo entre o Cacique do Vale e o histórico rival Santa Cruz. O Sport já foi campeão duas vezes do Nordestão e no ano passado foi eliminado na fase quartas de final, quando o Campinense o superou.

>LEIA MAIS: Vica reencontra amigos do Fortaleza em treinamento no Pici

Na partida da última terça, o CSA-AL precisava vencer por 3 a 0 para garantir a vaga. Mais ofensivo, o time alagoano teve as principais chances do primeiro tempo.

O gol do time da casa foi marcado no último minuto da etapa inicial, aos 48 minutos. Em uma cobrança de falta com categoria, Daniel Costa fez o gol da vitória. O CSA-AL ainda pressionou no segundo tempo, mas não conseguiu levar a partida para os pênaltis.

Outros jogos das quartas

Quarta (26)

Guarany de Sobral x Santa Cruz – 22 horas – estádio do Junco

 

Quinta (27)

América-RN x CRB-AL – 20 horas – Arena das Dunas

Ceará x Vitória – 22 horas – estádio Presidente Vargas

Balanço da rodada – Nordestão: Ceará traz empate da Bahia ; Guarany perde e tarefa é complicada

O Alvinegro só precisa agora empatar por 0 a 0 para ficar com a vaga na semifinal. O Cacique perdeu por 3 a 0 para o Santa e necessita golear para passar

Vitória e Ceará empataram por 1 a 1 em Pituaçu (FOTO: Divulgação/Vitória)

Vitória e Ceará empataram por 1 a 1 em Pituaçu (FOTO: Divulgação/Vitória)

 

Na fase eliminatória da Copa do Nordeste, dois times cearenses tiveram jogos importantes no final de semana. O Ceará empatou com o Vitória, no último domingo (16), por 1 a 1 e conseguiu um resultado importante para decidir no estádio Presidente Vargas. Em Recife, atuando no estádio do Arruda, o Santa Cruz venceu o Guarany de Sobral por 3 a 0.

Para passar, o Vovô só necessita de um empate sem gols. Se vencer, o Time de Porangabuçu também passa à semifinal. Um resultado de 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Já o Cacique terá uma missão mais dura. Vai ter que bater a Cobra Coral por 4 a 0. Caso vença por 3 a 0, o jogo vai para a decisão direto da marcada cal.

Os jogos da rodada

No estádio do Arruda, o Guarany de Sobral não conseguiu parar o Santinha, que estava de volta ao seu campo de jogo. Logo aos oito minutos, Renan Fonseca abriu o placar. Panda em cobrança de falta aumentou. Cassiano, já no segundo tempo, fez o terceiro do Santa Cruz: 3 a 0.

Em Alagoas, o CRB-AL conseguiu um bom resultado. A equipe de Maceió superou o América-RN por 2 a 0, com gols de Denílson e Marcelo Maciel.

>LEIA MAIS: Ceará foi o único visitante que não perdeu na Copa do Nordeste

Com portões fechados, na Ilha do Retiro, no domingo, o Sport venceu o CSA-AL. O artilheiro Neto Baiano fez o primeiro e Ferron aumentou no segundo tempo da partida.

No estádio de Pituaçu, com quase 15 mil torcedores, o Ceará saiu na frente do placar. Magno Alves fez 1 a 0, aos 2o minutos do segundo tempo. O gol de empate do Vitória foi anotado pelo atacante Dinei.

 

Próximos jogos

Terça (25)

CSA-AL x Sport – 20h30 – Estádio Rei Pelé

 

Quarta (26)

Guarany de Sobral x Santa Cruz – 22 horas – Estádio do Junco

 

Quinta (27)

América-RN x CRB-AL – 20 horas – Arena das Dunas

Ceará x Vitória – 22 horas – Estádio Presidente Vargas

 

Pela 1ª vez Copa do Nordeste terá álbum de figurinhas

O álbum, que será lançado na próxima terça-feira (11), terá figurinhas de todos os 16 clubes participantes da Copa do Nordeste de 2014

Magno Alves (Ceará) e Márcio Tarrafas (Guarany) estão no álbum de figurinhas da Copa do Nordeste foto: Divulgação/Panini

Magno Alves (Ceará) e Márcio Tarrafas (Guarany) estão no álbum de figurinhas da Copa do Nordeste foto: Divulgação/Panini

A Copa do Nordeste vai se tornando a verdadeira mina de ouro dos clubes da região.

Além de cotas de TV mais atraentes do que as dos estaduais e de boas rendas nas partidas, as agremiações começam a tirar proveito da visibilidade da competição com ações de marketing.

Com isso em mente, será lançado oficialmente na próxima terça-feira (11), o álbum de figurinhas oficial da Copa do Nordeste de 2014.

>LEIA MAIS

O produto, lançado pela tradicional empresa italiana Panini – conhecida por produzir os álbuns da Copa do Mundo – possui cromos de todos os 16 clubes participantes da competição e é o primeiro dedicado totalmente ao Nordestão.

“É a primeira vez que a Copa do Nordeste é retratada em álbum de figurinhas, o que representa a grande força do futebol nordestino e a paixão de seus torcedores”, afirmou José Eduardo Severo Martins, diretor-presidente da Panini.

Alcance nacional

O álbum de figurinhas da Copa do Nordeste será comercializado nos estados que disputam o torneio – Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Paraíba -, e também nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Copa do Nordeste possui média de público superior aos Campeonatos Paulista e Carioca

Ao final da primeira fase, a Copa do Nordeste possui média de público superior aos Campeonatos Paulista e Carioca

O Sport foi o time que levou mais torcedores ao estádio Foto: Divulgação/Sport

O Sport tem a melhor média de público da Copa do Nordeste  Foto: Divulgação/Sport

 

A Copa do Nordeste de 2014, assim como na maioria de suas edições anteriores, está sendo um verdadeiro sucesso de público, superando até os dois principais estaduais do país, os Campeonatos Paulista e Carioca.

De acordo com o site especializado Sr. Gool, os jogos da primeira fase do torneio regional levaram, em média, 6.112 torcedores por partida.

O Campeonato Paulista, que reúne algumas das camisas mais tradicionais do futebol brasileiro, chegou a sua sexta rodada com uma média de 2.892 pagantes por partida.

Considerado o estadual mais charmoso do país, o Campeonato Carioca também leva menos pessoas aos estádios em comparação ao Nordestão. Em média, os estádios fluminenses receberam 2.401 torcedores por jogos.

LEIA MAIS

Poderia ser maior

A média da Copa do Nordeste poderia ser ainda superior caso clubes como o Santa Cruz não tivessem cumprindo punições de campeonatos anteriores.

O Tricolor de Pernambuco jogou as suas três partidas como mandante na primeira fase em Caruaru e a sua média de pagante foi de apenas 4.580.

No ano passado, mandando suas partidas no Arrudão, em Recife, o Santa Cruz teve uma média de 21.337 pagantes.

Sport na frente

Com uma média 14.388 pagantes por jogo, o Sport é o clube que mais levou torcida aos estádios. Em segundo lugar, está o Ceará com 11.719.

 

 

Definidos os confrontos do mata-mata da Copa do Nordeste

Conhecidos todos os duelos do mata-mata da Copa do Nordeste. Repetindo 2013, o Ceará pega o Vitória, enquanto o Guarany de Sobral enfrenta o Santa Cruz

Ceará e Vitória vão repetir duelo de 2013. Na ocasião, o Alvinegro levou a melhor Foto: Divulgação/CearaSC.com

Ceará e Vitória vão repetir duelo de 2013. Na ocasião, o Alvinegro levou a melhor Foto: Divulgação/CearaSC.com

Com o final da fase de grupos, estão definidos todos os confrontos das quartas-de-final da Copa do Nordeste de 2014.

Vencedor da sua chave, o Ceará repete o duelo do ano passado contra o Vitória. A diferença é que desta vez, o Alvinegro vai fazer a segunda partida como mandante.

Grande surpresa da competição, o Guarany de Sobral encara o tradicional Santa Cruz, com o primeiro duelo acontecendo em Recife e o jogo de volta, no Junco.

Treinado pelo cearense Oliveira Canindé, campeão da edição do ano passado pelo Campinense, o CSA-AL enfrenta o Sport, com o segundo duelo marcado para Maceió.

Fechando as quartas-de-final, o América-RN, melhor time de toda a primeira fase com 12 pontos ganhos, encara o CRB, segundo colocado do Grupo C.

 

Página 1 de 1012345...10...Última »