Arena Castelão

 

Primeiro Clássico-Rei de 2014 teve 54 cadeiras quebradas

A quantidade foi divulgada pela Arena Castelão, empresa administradora do estádio. Ainda não foi definido quem arcará com os custos

Castelão tem capacidade para 63.903 pessoas (FOTO: Divulgação)

O Castelão tem capacidade para 63.903 pessoas (FOTO: Divulgação)

 

Em campo, um dos clássicos mais movimentados dos últimos anos. Fortaleza e Ceará ficaram no 1 a 1, no último domingo (9), em um confronto válido pelo Campeonato Cearense. Do lado dos espectadores, 54 cadeiras foram danificadas e terão que ser repostas.

O número foi divulgado pela Arena Castelão, empresa que detém a administração do maior estádio do Norte/Nordeste. A praça esportiva tem capacidade para 63.903.

LEIA MAIS>

No primeiro Clássico-Rei do ano, o público pagante foi de 38.307, e a renda bruta foi de R$ 922.728,00. Quase igual a renda total da primeira fase da competição.

Ainda não foi decidido quem pagará a conta referente aos danos materiais do Castelão. A Arena Castelão vai ainda negociar com a Federação Cearense de Futebol e com os dois clubes. Segundo a empresa, o valor do prejuízo não é divulgado.

LEIA MAIS>

 

 

 

Gramado da Arena Castelão apresenta estragos após show de Elton John

O gramado, que vai receber seis jogos da Copa do Mundo, ficou desgastado após o show de Elton Jonh

Gramado do Castelão ficou castigado depois do show de Elton Jonh Foto: Lucas Catrib

Gramado do Castelão ficou castigado depois do show de Elton Jonh Foto: Lucas Catrib

Quem foi à Arena Castelão nesta quarta-feira (5) para assistir o duelo entre Ceará e Icasa, pelo Campeonato Cearense, se deparou com o gramado do estádio bastante castigado devido a realização do show do astro inglês Elton Jonh, na semana passada.

O espaço onde ficou o palco destinado ao cantor britânico, está com as cores menos vibrantes do que em outros locais, deixando o aspecto de queimado.

O restante do gramado no local reservado para o show, não foi coberto (ver foto abaixo).

A cena deverá se repetir nos jogos finais do Campeonato Cearense, uma vez que o estádio receberá no dia cinco de abril um show de Roberto Carlos.

Secretário responde

Em seu perfil no Instagram, o secretário especial da Copa do Mundo no Ceará, Ferruccio Feitosa divulgou uma nota esclarecendo o estado do gramado da Arena Castelão. Confira abaixo.

Estamos seguindo recomendações dos técnicos da FIFA em relação aos cuidados com a grama do Castelão. Foram realizados cortes agressivos verticais e helicoidais, visando o melhor gramado possível para a Copa. Vale lembrar que a não ser pela falta de estética, o gramado encontra-se vivo e sem nenhum problema fitossanitário e em poucos dias teremos o gramado retomando a sua cor original. Lembro que realizamos o show do Paul McCartney no Castelão antes da Copa das Confederações e fomos eleito o melhor gramado do evento. Os profissionais sabem o que fazem!

LEIA MAIS

O palco do cantor inglês ocupou parte do gramado do estádio Foto Taíssa Julião

O palco do cantor inglês ocupou parte do gramado do estádio Foto Taíssa Julião

Shows

Desde que foi reaberto para jogos de futebol, em janeiro do ano passado, após ficar mais fechado para reformas, o Castelão já recebeu três shows de grande porte.

Se apresentaram no estádio cearense que vai sediar seis partidas da Copa do Mundo, o ex-beatle Paul McCartney, a cantora Beyonce e o de Elton Jonh. O quarto na lista será o de Roberto Carlos, no dia cinco de abril.

*Com informações do repórter Lucas Catrib

 

Castelão ficará sem receber jogos por seis dias devido ao show de Roberto Carlos

A Arena Castelão receberá o show de Roberto Carlos

A Arena Castelão receberá o show de Roberto Carlos

Devido ao show do cantor Roberto Carlos, marcado para 05/04, a Arena Castelão vai ficar reservada para o “Rei” durante seis dias, mais precisamente entre 03/04 e 08/04, o que impossibilitará jogos no local durante este período.

Apesar disso, caso o Ceará chegue à final da Copa do Nordeste, poderá mandar sua partida – seja de ida ou de volta, dependendo da campanha do Alvinegro – no estádio.

LEIA MAIS

O problema fica em torno das semifinais do Campeonato Cearense, em que a Arena Castelão não terá condições para receber uma partida desta fase, mesmo que seja um Clássico-Rei.

Exemplo de 2013

No ano passado, devido ao show do ex-beatle Paul McCartney, as semifinais do estadual entre Ceará e Fortaleza, foram realizadas no estádio Presidente Vargas.

Somente a decisão do certame, em que o Alvinegro bateu o Guarany de Sobral, pode acontecer na Arena Castelão.

Luciano Filho, o dono da voz da Arena Castelão

Conheça Luciano Filho, radialista com mais de duas décadas na profissional, que é o dono da "voz da Arena Castelão"

Com mais de 20 anos de profissão, o radialista Luciano Filho é o dono da "Voz do Castelão" Foto: Arquivo Pessoal

Com mais de 20 anos de profissão, o radialista Luciano Filho é o dono da “Voz do Castelão” Foto: Arquivo Pessoal

A Arena Castelão, ou como gostam o mais antigos, o estádio Plácido Alderado Castelo, é muito mais do que uma praça esportiva. É desde 1973 um patrimônio do estado, onde vários acontecimentos históricos do Ceará já aconteceram. Então, é de se imaginar a honra de ser conhecido como a “Voz do Castelão”.

Essa honraria está nas mãos, ou melhor, nas cordas vocais de Luciano Filho. Radialista e jornalista com mais de duas décadas de experiência, o profissional não esconde a felicidade com a função. “Acho que nunca fui tão valorizado, me sinto realizado em trabalhar aqui”, comenta.

Para ele, a satisfação é tão grande que não importa qual a partida. Só o fato de ir ao Castelão já é uma alegria. “Faço um jogo contra Ferroviário x Horizonte, que teve um pouco mais de mil pagantes, com o mesmo entusiasmo de um clássico ou um jogo de seleção”.

Apesar de ter trabalhado em TV e no antigo jornal Tribuna do Ceará, Luciano Filho se define como um homem de rádio. “O rádio é o meu amor, foi um dom que Deus me deu. Passei por várias emissoras, sempre com muito prazer de trabalhar”.

> LEIA MAIS

Convite 

Questionado como surgiu o convite para ser o locutor da Arena Castelão, Luciano disse que a iniciativa partiu do secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, e de Silvo Andrade, presidente do consórcio que administra o estádio.

O radialista, que atualmente também integra a equipe esportiva da rádio Expresso FM, acredita que foi o escolhido devido a ter acompanhado de perto todo o processo de reforma do antigo Castelão.

Fora do esporte

Engana-se quem pensa que Luciano limitou a sua área de atuação no esporte. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, o radialista já passou por várias editorias e até mesmo no entretenimento.

“Fiz política, tive um programa chamado ‘Eu, você e a saudade’ onde apresentávamos grandes clássicos da música brasileira”, disse.

Equipe

Ao lado de Luciano Filho, outros três profissionais que trabalham nos jogos realizados na Arena Castelão. O sonoplasta Argeu Santos, o operador de telões, Clever Sales e a assistente Gani Moura.

Para ele, o entrosamento da equipe é fundamental para que tudo saia como planejado durante as partidas. “Queremos dar o melhor para os torcedores”, disse.

Castelão recebe Roberto Carlos no dia 5 de abril: secretário garante datas para possível final do Nordestão

Apesar do show de Roberto Carlos, Ferrucccio Feitosa garante que a Arena Castelão vai poder receber uma possível final da Copa do Nordeste

Castelão receberá show do cantor Roberto Carlos no início de abril Foto: Divulgação

Castelão receberá show do cantor Roberto Carlos no início de abril Foto: Divulgação

O secretário especial da Copa do Mundo no Ceará, Ferruccio Feitosa, anunciou na última quarta-feira (5), que o cantor Roberto Carlos irá fazer um show, no dia cinco de abril.

De acordo com o mesmo, o evento não irá atrapalha a realização de uma possível final da Copa do Nordeste naquele equipamento esportivo.

Além do torneio regional, o show de Roberto Carlos poderá com as datas marcadas para a semifinal do Campeonato Cearense, que está marcada para o mesmo período.

LEIA MAIS

Exemplo de 2013

No ano passado, devido ao show do ex-beatle Paul McCartney, as semifinais do estadual entre Ceará e Fortaleza, foram realizadas no estádio Presidente Vargas.

Somente a decisão do certame, em que o Alvinegro bateu o Guarany de Sobral, pode acontecer na Arena Castelão.

Arena Castelão concorre ao título de melhor estádio do mundo em 2013

A Arena Castelão, palco cearense da Copa do Mundo, está concorrendo ao título de melhor estádio do mundo em 2013

A Arena Castelão foi indicada com um dos melhores estádios do mundo em 2013 Foto: Tribuna do Ceará

A Arena Castelão foi indicada com um dos melhores estádios do mundo em 2013 Foto: Tribuna do Ceará

A Arena Castelão, palco de três partidas na última Copa das Confederações, está no páreo em uma disputa pelo título de melhor estádio do mundo em 2013. O estádio Nacional Mané Garrincha, o Mineirão, a Fonte Nova, a Arena Pernambuco e o Maracanã também estão concorrendo ao prêmio, que é promovido pelo portal Stadium Database, em votação na internet.

O site inglês é baseado em Stadiony.net, que é um portal polonês que apresenta estádios de todo o planeta, com constantes atualizações e dados precisos sobre a história de cada deles.

“Podemos afirmar, tranquilamente, que o Castelão é um exemplo de sucesso. Está entre os melhores equipamentos do mundo e é motivo de alegria e orgulho para os cearenses. Ver o resultado positivo do nosso trabalho repercutindo em todo o mundo é muito gratificante”, disse Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa do Mundo no Ceará.

Além dos brasileiros, foram indicados os seguintes estádios:

Allianz Riviera – Nice, França
Estádio Internacional de Basra – Barsa, Iraque
Dalian Sports Center Stadium – Dalian, China
Estadio Regional de Chinquihue – Puerto Montt, Chile
Ghelamco Arena – Gent, Bélgica
Husky Stadium – Seattle, Estados Unidos
Investors Group Field – Winninpeg, Canadá
Arena de Kazan – Kazan, Rússia
Mersin Arena – Mersin, Turquia
Stade Jean Bouin – Paris, França
Stadion Essen – Essen, Alemanha
Tele2 Arena – Estocolmo, Suécia

Alguns dos estádios indicados não são de futebol, exemplo do Husky Stadium, que recebe os jogos do Washington Huskies, equipe universitária de futebol americano.

A Arena Castelão vai receber seis jogos da Copa do Mundo de 2014, dentre eles um da Seleção Brasileira na primeira fase.

Estádio Castelão completa um ano de uso desde a reinauguração

Enquanto cinco estádios da Copa do Mundo de 2014 ainda não estão prontos, a Arena Castelão, a 1ª a ser concluída, completa nesta segunda-feira um ano de reinauguração

Castelao

Castelão foi o primeiro a ser inaugurado dentre os setes estádios da Copa do Mundo já prontos (Foto: Divulgação)

No dia 27 de janeiro de 2013, o Castelão iniciava uma nova era em sua história. Após passar por reforma, o estádio cearense, primeiro a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, recebia uma rodada dupla inaugural. Fortaleza e Ceará debutavam em partida oficial da Copa do Nordeste, respectivamente contra Sport e Bahia.

Após 50 jogos oficiais, incluindo partidas da Copa das Confederações, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, o Castelão se prepara para mais um desafio: sediar seis jogos da Copa do Mundo.

“Nosso balanço foi muito satisfatório. Recebemos os maiores jogadores do mundo durante a Copa das Confederações. Em junho, será a vez de dar as boas-vindas a Alemanha, Uruguai, Camarões, Costa do Marfim, Costa Rica, México, Grécia e, é claro, o Brasil”, destaca Ferruccio Feitosa, secretário da Copa no Ceará, lembrando ainda dos shows de Paul McCartney, Beyoncé e Raimundo Fagner.

> LEIA MAIS

O maior público do Castelão no primeiro ano foi a primeira partida da Copa das Confederações no Ceará. A vitória do Brasil sobre o México levou 57.804 pessoas às arquibancadas. O público protagonizou uma cena emocionante, quando cantou à capela o trecho final do Hino Nacional.

A partida entre Ceará e Palmeiras foi a que mais levou torcedores a um jogo da Série B de 2013, com 48.960 pessoas. Pela Série C, o Fortaleza garantiu casa cheia diante do Sampaio Corrêa, com público de 56.143 pagantes. No total, foram até aqui 141 gols, média de 2,82 por partida.

Calendário da Copa do Mundo em Fortaleza:

14/6/2014 (sab) – Uruguai x Costa Rica
17/6/2014 (ter) – Brasil x México
21/6/2014 (sab) – Alemanha x Gana
24/6/2014 (ter) – Grécia x Costa do Marfim
29/6/2014 (sab) – 1ºB x 2ºA (Oitavas-de-final)
4/7/2014 (sex) – Venc. 1 x Venc. 3 (Quartas-de-final)

Com informações da Secopa

Um dos palcos da Copa de 2014, o Castelão completa 40 anos nesta segunda

Prestes a receber seis partidas da Copa do Mundo de 2014, o estádio Castelão, atual Arena Castelão, completa 40 anos de sua inauguração

O Castelão foi inaugurado em 11/11/1973 Foto: Divulgação

O Castelão foi inaugurado em 11/11/1973 Foto: Divulgação

O estádio Placido Aderaldo Castelo, o Castelão, maior palco do futebol cearense e uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, completa nesta segunda-feira (11) 40 anos do seu primeiro jogo. E

Em 1973, cerca de 70 mil pessoas lotaram as arquibancadas para ver Ceará x Fortaleza. Entretanto, como o Clássico-Rei terminou empatado por 0 a 0, o primeiro gol da nova praça esportiva aconteceu somente uma semana depois, quando Erandir Montenegro marcou o tento que deu ao Alvinegro a vitória diante do Vitória.

De lá para cá, o Castelão se consolidou com a casa da grandes decisões do futebol cearense. Foi lá que o Ceará conquistou dois tetracampeonatos estaduais (1978 e 1999) e que o Fortaleza conseguiu o seu, em 2010.

Além disso, o estádio recebeu uma final de Copa do Brasil (1994) e da extinta Copa dos Campeões (2002) e oito partidas da Seleção Brasileira.

O goleador

De tantos craques que desfilaram pelo estádio Castelão, nenhum deles marcou mais do que Geraldino Saravá. O ex-atacante de Fortaleza, Ceará e Icasa balançou 98 vezes as redes do Gigante de Boa Vista.

Após a grande reforma realizada para receber os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o estádio foi denominado por Arena Castelão. Nesta nova era, Magno Alves, do Ceará, com 18 gols é o maior artilheiro.

Magno alves é o maior artilheiro da 'nova era' do Castelão Foto: Divulgação/Arena castelão

Magno Alves é o maior artilheiro da ‘nova era’ do Castelão Foto: Divulgação/Arena castelão

Seleção Brasileira

Com a inauguração do Castelão em 1973, Fortaleza passou a poder receber jogos da Seleção Brasileira. Entretanto, a capital cearense teve de esperar sete anos para ver a Canarinha de perto.

Brasil 1x0 Uruguai, em 1908, foi o primeiro jogo da Canarinha no Castelão Foto: divulgação

Brasil 1×0 Uruguai, em 1908, foi o primeiro jogo da Canarinha no Castelão Foto: divulgação

No dia 27 de outubro de 1980, com um gol de Getúlio, o Brasil venceu o Uruguai por 1 a 0.  A Seleção Brasileira costuma se dar bem no estádio. Ao todo, foram oito jogos, com sete vitórias brasileira e apenas uma derrota, em um amistoso contra o Paraguai, em 2002.

No último jogo, com tentos de Neymar e Jô, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari bateu o México pela Copa das C0nfederações.

A Canarinha já tem data marcada para voltar à Arena Castelão. No dia 17 de junho de 2014, o Brasil faz o seu segundo jogo na Copa do Mundo no gramado cearense.

Jogos do Brasil no Castelão

27/10/1980 – Brasil 1×0 Uruguai
10/05/1989 – Brasil 4×1 Peru
26/02/1992 – Brasil 3×0 Estados Unidos
22/02/1995 – Brasil 5×0 Eslováquia
18/11/1998 – Brasil 5×1 Rússia
28/05/2002 – Brasil 2×0 Iugoslávia
21/10/2002 – Brasil 0×1 Paraguai
19/06/2013 – Brasil 2×0 México

Outros eventos

Além do futebol, o Castelão costuma receber eventos de vários tipos. Em 1980, foi palco do Congresso Eucarístico Nacional, que foi aberto pelo então papa João Paulo II. Aliás, foi a presença do pontífice que levou o estádio o seu maior público: 120 mil pessoas.

No quesito arena muiti-uso, 2013 foi histórico. Somente este ano, a agora, Arena Castelão, recebeu shows de grandes estrelas mundiais como o ex-beatle Paul McCartney e da cantora norte-americana Boyoncé.

Grandes públicos em 2013

Depois de ficar quase dois anos fechados para a grande reforma visando as Copas das Confederações e do Mundo, a Arena Castelão reabriu em março de 2013 e já teve grande públicos nesta temporada.

Mais de 56 mil pessoas lotaram a Arena Castelão para assistir Fortaleza x Sampaio Corrêa Foto: Diego Lage

Mais de 56 mil pessoas lotaram a Arena Castelão para assistir Fortaleza x Sampaio Corrêa Foto: Diego Lage

Primeiro, ainda no primeiro semestre, 52.207 pagaram para assistir Ceará x ASA-AL, pela semifinal da Copa do Nordeste. No segundo, o público pagante para Fortaleza x Sampaio Corrêa, pela Série C, foi de 56.143.

Isso tudo sem contar os jogos pela Copa das Confederações. Todas as três partidas realizadas em Fortaleza tiveram mais de 50 mil pagantes. (Brasil x México – 57 804, Espanha x Nigéria – 51 263 e Espanha x Itália – 56 083).

 

Para celebrar aniversário de 40 anos, Castelão promove campeonato de “travinha”

O jogo inaugural do estádio Castelão completa 40 anos na próxima segunda-feira (11). Para comemorar a data, a Secopa promove um campeonato de travinha para crianças de cinco a oito anos

O Castelão comemora 40 anos na próxima segunda-feira

O Castelão comemora 40 anos na próxima segunda-feira

No próximo dia 11 de novembro, o estádio Castelão, atualmente chamado de Arena Castelão, completará 40 anos de seu jogo inaugural, entre Ceará e Fortaleza, que terminou empatado sem gols.

Para celebrar a data, a Secretaria Especial da Copa do Mundo (Secopa) vai promover no estádio um campeonato de “travinha” para crianças de cinco a oito anos, que estudam em três escolas públicas de Fortaleza (André Luís, Sinó Pinheiro, Antônio Girão Barroso e Delma Hermínio).

O secretário Ferruccio Feitosa demonstrou empolgação com o evento: “O Castelão chega aos 40 anos revigorado e com papel de destaque na Copa do Mundo,  então nada melhor do que comemorar o aniversário com a  participação das crianças, que são os futuros torcedores cearenses”, disse.

A competição começa às 9 da manha terá a participação de 80 duplas, que jogarão simultaneamente no gramado da Arena Castelão, que será divido, por cones, em 40 campinhos. Todas as crianças vão receber medalhas por ter participado do evento.

Convidado especial

O ex-atacante do Fortaleza e da Seleção Brasileira, Mirandinha, será o convidado especial do torneio, que terá a arbitragem feita por alunos do curso de educação física da Faculdade Integrada do Ceará (FIC).

MP recomenda a correção do contrato de concessão da Arena Castelão

O MP-CE recomenda a correção de duas cláusulas do contrato, que fazem com que o Governo do Estado assuma custos que deveriam ser da empresa concessionária

MP-CE pediu a correção de alguns pontos do contrato de concessão da Arena Castelão Foto: Divulgação

MP-CE pediu a correção de alguns pontos do contrato de concessão da Arena Castelão Foto: Divulgação

O Ministério Público do estado do Ceará (MP-CE) divulgou nota oficial nesta quinta-feira (7) que, no último dia 30 de outubro, recomendou ao Governo do Estado a correção de pontos do Contrato de Concessão Administrativa para Exploração do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, a Arena Castelão.

De acordo com a nota, estas recomendações, que foram baseadas em um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), deverão ser cumpridas dentro de um prazo de 15 dias. Caso o mesmo não seja realizado, o órgão deverá tomar as medidas judiciais cabíveis.

“O TCU considerou que duas cláusulas são impróprias. Uma porque o Estado fica responsável por obrigações que deveriam ser exclusivas da concessionária“, disse o promotor da procuradoria de crimes contra a administração pública, Ricardo Rocha, ao Tribuna do Ceará.

Como exemplo de transferência de responsabilidade, o promotor disse o seguinte: “Pelo contrato, se houver um quebra-quebra na Arena Castelão, todo o prejuízo será arcado pelo estado do Ceará e não pela concessionária responsável que ganha para explorar o equipamento e por isso deve correr referidos riscos”.

“A outra, que diz a respeito das obrigações de segurança, que é muito subjetiva. Por exemplo, diz que a concessionária é responsável pela segurança, mas não afirma o que a concessionária tem que fazer”, completou o promotor.

Ainda de acordo com a nota, os atuais termos do contrato desfiguram o instituto da Parceria Público-Privada ao violar o artigo 4º, inciso VI, da lei nº 11.079/2004, por transferir para o Estado do Ceará riscos que devem ser exclusivamente atribuído à concessionária.

 

Página 1 de 212