Saiba de 5 cuidados ao pensar em estratégias de marketing digital para sua empresa

PLANEJAMENTO

Saiba de 5 cuidados ao pensar em estratégias de marketing digital para sua empresa

Segundo o especialista em marketing digital Neil Patel, para alcançar os resultados desejados, as estratégias devem estar alinhadas ao público-alvo

Por Tribuna do Ceará em Carreira

12 de Janeiro de 2018 às 06:45

Há 5 meses

Cada estratégia, varia conforme o público e a rede social utilizada (Foto: Freepik)

Com a disseminação das redes sociais, ter uma empresa e não investir em marketing digital pode implicar no desconhecimento da sua marca e dos seu serviço. Por isso, inúmeras estratégias são pensadas para potencializar os negócios da empresa e divulgar ainda mais a marca.

De acordo com um estudo da Media Trends 2017, produzida por RockContent, 92,1% das empresas têm contas em redes sociais. Um total de 77,4% das empresas presentes no estudo apresentaram como principal objetivo é divulgar suas marcas, enquanto 63,2% responderam que tinham como meta engajar a audiência.

Na visão do especialista em marketing digital e empreendedor Neil Patel, é necessário ficara atento as estratégias para alcançar a meta almejada. Cada plataforma exige uma abordagem diferente. “Por mais que diversas mídias conversem entre si, cada uma precisa de uma estratégia específica”, ressalta.

As inúmeras informações sobre como alcançar um engajamento com o seu público podem atrapalhar a empresa em conquistar os resultados desejados. Segundo o especialista, é necessário usar as métricas corretas.

“Não há um momento exato para saber a hora certa de abandonar uma estratégia de marketing, mas usando as métricas corretas, é possível saber quando o desempenho é inferior ao esperado, e, a partir daí, definir qual será a ação a ser tomada: abandoná-la ou aprimorá-la”, explica.

Para ele, há cinco erros mais comuns das empresas em suas atividades nas redes sociais. Saiba como evitá-las:

Não saber quem são seus clientes

Segundo Neil Patel, a empresa precisa identificar o seu público-alvo. Caso a empresa tente vender para todos os nichos ou para um perfil que os seus serviços não os atende, as estratégias serão em vão. “É preciso conhecer seus clientes, segmentá-los e entender se essas pessoas são ou não são os clientes certos para sua empresa ou marca”, explica

Estratégias alinhadas ao perfil do público-alvo são necessárias para alcançar os resultados desejados  (Foto: Freepik)

Para isso, é necessário coletar informações dos clientes como padrões de comportamento, motivações, objetivos, renda e área de atuação profissional. De acordo com Patel,  esses dados são suficientes para identificar o público da empresa. “São muito importantes para saber a buyer persona do seu segmento”, justifica.

Não pesquisar o suficiente

O próximo passo é pesquisar se as estratégias de comunicação irão atingir o público e se estão adequadas às plataformas pensadas. Segundo Patel, algumas ideias podem não ter o efeito esperado.

“É fundamental completar as informações sobre a persona com pesquisas de mercado que mostrem que sua mensagem e o canal que utilizará são adequados”, aponta.

Utilizar métricas de sucesso erradas ou irreais

No marketing Digital, há vários indicadores que apontam o reconhecimento da marca, elevar as vendas, conversões aprimoradas, maior engajamento do cliente entre outros. Entretanto, é necessário ficar atento ao alinhamento dessas métricas com os objetivos. Caso não esteja, os resultados não serão alcançados por erro de dados.

“A escolha inadequada da métrica pode criar percepções confusas e irreais. O melhor a fazer é pesquisar qual é a mais apropriada e utilizá-la em campanhas individuais”, afirma.

Transmitir mensagem errada

A mensagem deve ser transmitida conforme o seu perfil do cliente. Segundo o especialista, quanto maior o público, maior a necessidade de uma mensagem elaborada para conseguir emitir o conceito e a ideia desejada. “É difícil se recuperar de uma mensagem errada, especialmente quando você irrita o seu público”, atenta.

Divulgar conteúdo na hora errada

As mensagens ou campanhas devem ser divulgadas em momentos oportunos. Por isso, é de extrema importância entender o dia-a-dia do público-alvo e as variações de comportamentos e pensamentos. Ás vezes, um determinado conteúdo pode apresentar um resultado ainda mais satisfatório

“Para isso, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas, que indicam os melhores horários para enviar e-mails, tweets ou fazer posts no Facebook”, recomenda.

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Saiba de 5 cuidados ao pensar em estratégias de marketing digital para sua empresa

Segundo o especialista em marketing digital Neil Patel, para alcançar os resultados desejados, as estratégias devem estar alinhadas ao público-alvo

Por Tribuna do Ceará em Carreira

12 de Janeiro de 2018 às 06:45

Há 5 meses

Cada estratégia, varia conforme o público e a rede social utilizada (Foto: Freepik)

Com a disseminação das redes sociais, ter uma empresa e não investir em marketing digital pode implicar no desconhecimento da sua marca e dos seu serviço. Por isso, inúmeras estratégias são pensadas para potencializar os negócios da empresa e divulgar ainda mais a marca.

De acordo com um estudo da Media Trends 2017, produzida por RockContent, 92,1% das empresas têm contas em redes sociais. Um total de 77,4% das empresas presentes no estudo apresentaram como principal objetivo é divulgar suas marcas, enquanto 63,2% responderam que tinham como meta engajar a audiência.

Na visão do especialista em marketing digital e empreendedor Neil Patel, é necessário ficara atento as estratégias para alcançar a meta almejada. Cada plataforma exige uma abordagem diferente. “Por mais que diversas mídias conversem entre si, cada uma precisa de uma estratégia específica”, ressalta.

As inúmeras informações sobre como alcançar um engajamento com o seu público podem atrapalhar a empresa em conquistar os resultados desejados. Segundo o especialista, é necessário usar as métricas corretas.

“Não há um momento exato para saber a hora certa de abandonar uma estratégia de marketing, mas usando as métricas corretas, é possível saber quando o desempenho é inferior ao esperado, e, a partir daí, definir qual será a ação a ser tomada: abandoná-la ou aprimorá-la”, explica.

Para ele, há cinco erros mais comuns das empresas em suas atividades nas redes sociais. Saiba como evitá-las:

Não saber quem são seus clientes

Segundo Neil Patel, a empresa precisa identificar o seu público-alvo. Caso a empresa tente vender para todos os nichos ou para um perfil que os seus serviços não os atende, as estratégias serão em vão. “É preciso conhecer seus clientes, segmentá-los e entender se essas pessoas são ou não são os clientes certos para sua empresa ou marca”, explica

Estratégias alinhadas ao perfil do público-alvo são necessárias para alcançar os resultados desejados  (Foto: Freepik)

Para isso, é necessário coletar informações dos clientes como padrões de comportamento, motivações, objetivos, renda e área de atuação profissional. De acordo com Patel,  esses dados são suficientes para identificar o público da empresa. “São muito importantes para saber a buyer persona do seu segmento”, justifica.

Não pesquisar o suficiente

O próximo passo é pesquisar se as estratégias de comunicação irão atingir o público e se estão adequadas às plataformas pensadas. Segundo Patel, algumas ideias podem não ter o efeito esperado.

“É fundamental completar as informações sobre a persona com pesquisas de mercado que mostrem que sua mensagem e o canal que utilizará são adequados”, aponta.

Utilizar métricas de sucesso erradas ou irreais

No marketing Digital, há vários indicadores que apontam o reconhecimento da marca, elevar as vendas, conversões aprimoradas, maior engajamento do cliente entre outros. Entretanto, é necessário ficar atento ao alinhamento dessas métricas com os objetivos. Caso não esteja, os resultados não serão alcançados por erro de dados.

“A escolha inadequada da métrica pode criar percepções confusas e irreais. O melhor a fazer é pesquisar qual é a mais apropriada e utilizá-la em campanhas individuais”, afirma.

Transmitir mensagem errada

A mensagem deve ser transmitida conforme o seu perfil do cliente. Segundo o especialista, quanto maior o público, maior a necessidade de uma mensagem elaborada para conseguir emitir o conceito e a ideia desejada. “É difícil se recuperar de uma mensagem errada, especialmente quando você irrita o seu público”, atenta.

Divulgar conteúdo na hora errada

As mensagens ou campanhas devem ser divulgadas em momentos oportunos. Por isso, é de extrema importância entender o dia-a-dia do público-alvo e as variações de comportamentos e pensamentos. Ás vezes, um determinado conteúdo pode apresentar um resultado ainda mais satisfatório

“Para isso, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas, que indicam os melhores horários para enviar e-mails, tweets ou fazer posts no Facebook”, recomenda.