Confira orientações valiosas sobre etiqueta empresarial

ALGUMAS DICAS

Confira orientações valiosas sobre etiqueta empresarial

A etiqueta empresarial é conjunto de cerimônias regidas pela bom comportamento e educação; confira algumas dicas

Por lya.cardoso em Carreira

1 de Março de 2018 às 07:00

Há 3 meses
Pessoas em um escritório apertando as mãos

Etiqueta profissional é essencial no ambiente de trabalho (FOTO:Freepick)

É comum as pessoas tratarem com desprezo o tema etiqueta empresarial, não tendo a real noção da importância. Assim, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.

Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.

Veja algumas orientações de etiqueta empresarial:

1. São recomendadas roupas discretas, sem modismos. Tome cuidado com higiene pessoal.

2. O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis. Ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas presentes, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

3. Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.

4. Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beira da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.

5. Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.

6. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.

7. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas.

8. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.

9. Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e, também, ceder.

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ALGUMAS DICAS

Confira orientações valiosas sobre etiqueta empresarial

A etiqueta empresarial é conjunto de cerimônias regidas pela bom comportamento e educação; confira algumas dicas

Por lya.cardoso em Carreira

1 de Março de 2018 às 07:00

Há 3 meses
Pessoas em um escritório apertando as mãos

Etiqueta profissional é essencial no ambiente de trabalho (FOTO:Freepick)

É comum as pessoas tratarem com desprezo o tema etiqueta empresarial, não tendo a real noção da importância. Assim, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.

Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.

Veja algumas orientações de etiqueta empresarial:

1. São recomendadas roupas discretas, sem modismos. Tome cuidado com higiene pessoal.

2. O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis. Ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas presentes, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

3. Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.

4. Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beira da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.

5. Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.

6. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.

7. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas.

8. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.

9. Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e, também, ceder.