AYRON

Conheça o cachorro que encanta o público com atuação no espetáculo Ceará Show

O cachorro Ayron é o melhor amigo do protagonista Moa. Ele se enrola em lençol, deita, rola e chama atenção da plateia do Ceará Show

Ayron impressiona o público pela atuação no Ceará Show (FOTO: Divulgação)

Quem assistiu ao musical Ceará Show deve ter se surpreendido com a presença de um cão contracenando com os outros atores da produção. O cão da raça Border Collie, Ayron, entrou no elenco há cerca de sete meses e desperta sorrisos e encantos da plateia.

Segundo o produtor do espetáculo, Davys Veloso, a ideia de levar o animal de estimação para a peça teve o objetivo de tornar o evento ainda mais familiar.

“A gente sente aquela empolgação quando Ayron entra em cena. Há uma coisa diferente na plateia. No musical, o dono dele é o Moa, protagonista principal da peça. Os dois são amigos. Moa conta seus segredos para o cão e, como segredos não podem ser revelados, vão estar bem guardados com Ayron”, conta.

Assim como os outros atores, o cão ator também tem seus momentos de ensaios, mas são diferenciados. Tudo para garantir a concentração de Ayron.

A produção prepara um local próprio para o animal de estimação no intuito de que ele não se canse antes de subir no palco nem se desconcentre. Os outros atores também evitam brincar com ele ou agitá-lo. Segundo Davys, é uma forma de Ayron conseguir interpretar o seu papel.

+ Leia Mais: Musical Ceará Show completa 1 ano e comemora sucesso do espetáculo

“A gente tem um cuidado muito grande com o cachorro. Ele não pode ficar estressado, por isso que há um espaço próprio para ele. Ninguém conversa para não desconcentrá-lo”, ressalta.

Ayron, de cinco anos, tem ensaios separados dos outros atores. O cachorro é treinado desde os dois meses de vida por Gerfyson Dantas. Ele explica que essa idade é a ideal para adestrar os animais “porque estudos mostram que, de 0 a 3 meses, o cachorro está aberto para receber novas informações”.

Ayron, de cinco anos, tem ensaios separados dos outros atores. (Foto: Divulgação)

Os dias de treinamento geraram resultado. Hoje, além de ator, o cão também é garoto propaganda de uma instituição de ensino superior de Fortaleza. Os exercícios são diários e em diversos ambientes para que Ayron trabalhe a sua concentração.

“Eu o treino em casa, em praças públicas e em shoppings para que ele possa se acostumar com o intenso fluxo de pessoas”, explica.

Para incentivar o cão a fazer os comportamentos desejados, Dantas oferece os melhores brinquedos e alimentos que Ayron gosta. A ideia é que ele associe esses “prêmios” aos momentos semelhantes aos das apresentações do musical.

Assim como outros atores, Ayron também já errou em cena, mas foram poucas diante dos acertos. O ânimo do público e o encanto das crianças ao vê-lo em cena disputam a atenção do cachorro. “Ele se dá muito bem com o elenco. Houve algumas apresentações que ele errou, mas foram poucas. Aconteceu quando a plateia estava muito cheia e eufórica”, disse o produtor.