Consumo de frutas é ainda mais importante no verão, atesta especialista

Especialista aponta que consumo de frutas é ainda mais importante no verão

Estação mais quente do ano pede hidratação a base de frutas. Veja as dicas da nutricionista Evelyn Freitas e mantenha-se em dia com a saúde

Por Daniel Herculano em Bem-Estar

21 de janeiro de 2016 às 06:00

Há 1 ano
/home/tribu/public html/wp content/uploads/sites/5/2016/01/cltextures.com original fruit free refreshing orange slice creative commons

Laranja é uma das opções da estação (Foto: Creative Commons)

O verão é uma estação muito esperada pelos brasileiros. No entanto, as altas temperaturas podem ser um problema quando não tomamos algumas precauções relacionadas à alimentação de forma geral. O cuidado com a hidratação, por exemplo, deve ser ainda maior nessa época do ano.

Algumas estratégias e alimentos podem ajudar a amenizar essa sensação de calor e as frutas são algumas dessas opções que, além de refrescantes, fornecem nutrientes essenciais e auxiliam ainda na hidratação do corpo.

“O consumo de frutas na alimentação deve sempre ser incentivado. A recomendação é que sejam consumidas no mínimo três porções de frutas por dia”, afirma Priscila Silva, consultora em saúde e nutrição da Blue Professional Marketing, de São Paulo.

A opinião é compartilhada com a nutricionista da Nossa Fruta Brasil, empresa do interior do Ceará, Evelyn Freitas.

A profissional indica que as frutas que mais refrescam são aquelas com maiores teores de água na sua composição, além de refrescarem estas frutas também são leves e possuem uma menor quantidade de calorias, são elas: abacaxi, melancia, melão, laranja, limão, maracujá, morango.

Outra dica da nutricionista é optar por frutas com bom teor de vitaminas antioxidantes que amenizam os efeitos danosos da maior incidência de raios solares sobre a pele, reduzindo o envelhecimento celular, frutas com alto teor de vitaminas C e A, como acerola, mamão, laranja, tangerina, manga, caju e goiaba.

“As frutas mais baratas são as da safra. Possuem também um sabor mais adocicado e coloração mais viva, oferecendo um teor ainda maior de vitaminas do que em outros períodos. As frutas da safra do mês de janeiro são: abacaxi, uva rubi, melancia, maracujá, mamão, laranja, manga, carambola, ameixa e coco”, recomenda Evelyn.

Dicas de como consumir frutas no verão:

• Adquira frutas frescas diferentes e prepare uma linda salada de frutas. Coloque no refrigerador e prepare uma calda de fruta feita com uma polpa de fruta congelada para regar por cima quando for consumir.

• Use a criatividade e combine diferentes polpa de frutas congeladas para criar sucos ainda mais nutritivos e saborosos. Algumas dicas inusitadas de mix de sabores:

– Uva + Abacaxi

– Graviola + Goiaba

– Cajá Umbu + Maracujá

– Morango + Uva

– Abacaxi + Tamarindo

• Faça seu próprio sorvete em casa batendo polpas de fruta ou frutas congeladas criando deliciosos Sorbets ou Smoothies. Podem ser acrescentadas também sementes e castanhas como chia, linhaça, castanha do Pará, além de ervas e especiarias como o hortelã, capim santo e gengibre.

• Desenvolva receitas com frutas. Mousses, pudins, cremes e caldas ou molhos para estas preparações ou saladas, podem tornar os pratos ainda mais atrativos e enriquecer com muitos nutrientes, além de facilitar o alcance das recomendações diárias.

• Faça sucos de frutas e coloque em forminhas de picolé ou em saquinhos para fazer gelo. São naturais e muito nutritivos. Você pode até deixar alguns pedacinhos de fruta para ficar ainda mais gostoso

• Os sucos verdes (feito com couve ou espinafre e frutas cítricas- laranja, maracujá ou limão) são excelentes para o fortalecimento imunológico. Além de combinações de sucos que protegem a pele e deixa o bronzeado ainda mais bonito, como o suco de laranja, com mamão e cenoura.

Além das dicas de incluir frutas na nutrição, tornando o verão mais saudável e hidratado, a nutricionista dá outra dica final. “Deve-se também ingerir uma média de dois litros de líquidos ao longo do dia. Assim, o consumo regular de água juntamente com os sucos ajudam a prevenir a fadiga, o estresse térmico e a desidratação”, recomenda.

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Especialista aponta que consumo de frutas é ainda mais importante no verão

Estação mais quente do ano pede hidratação a base de frutas. Veja as dicas da nutricionista Evelyn Freitas e mantenha-se em dia com a saúde

Por Daniel Herculano em Bem-Estar

21 de janeiro de 2016 às 06:00

Há 1 ano
/home/tribu/public html/wp content/uploads/sites/5/2016/01/cltextures.com original fruit free refreshing orange slice creative commons

Laranja é uma das opções da estação (Foto: Creative Commons)

O verão é uma estação muito esperada pelos brasileiros. No entanto, as altas temperaturas podem ser um problema quando não tomamos algumas precauções relacionadas à alimentação de forma geral. O cuidado com a hidratação, por exemplo, deve ser ainda maior nessa época do ano.

Algumas estratégias e alimentos podem ajudar a amenizar essa sensação de calor e as frutas são algumas dessas opções que, além de refrescantes, fornecem nutrientes essenciais e auxiliam ainda na hidratação do corpo.

“O consumo de frutas na alimentação deve sempre ser incentivado. A recomendação é que sejam consumidas no mínimo três porções de frutas por dia”, afirma Priscila Silva, consultora em saúde e nutrição da Blue Professional Marketing, de São Paulo.

A opinião é compartilhada com a nutricionista da Nossa Fruta Brasil, empresa do interior do Ceará, Evelyn Freitas.

A profissional indica que as frutas que mais refrescam são aquelas com maiores teores de água na sua composição, além de refrescarem estas frutas também são leves e possuem uma menor quantidade de calorias, são elas: abacaxi, melancia, melão, laranja, limão, maracujá, morango.

Outra dica da nutricionista é optar por frutas com bom teor de vitaminas antioxidantes que amenizam os efeitos danosos da maior incidência de raios solares sobre a pele, reduzindo o envelhecimento celular, frutas com alto teor de vitaminas C e A, como acerola, mamão, laranja, tangerina, manga, caju e goiaba.

“As frutas mais baratas são as da safra. Possuem também um sabor mais adocicado e coloração mais viva, oferecendo um teor ainda maior de vitaminas do que em outros períodos. As frutas da safra do mês de janeiro são: abacaxi, uva rubi, melancia, maracujá, mamão, laranja, manga, carambola, ameixa e coco”, recomenda Evelyn.

Dicas de como consumir frutas no verão:

• Adquira frutas frescas diferentes e prepare uma linda salada de frutas. Coloque no refrigerador e prepare uma calda de fruta feita com uma polpa de fruta congelada para regar por cima quando for consumir.

• Use a criatividade e combine diferentes polpa de frutas congeladas para criar sucos ainda mais nutritivos e saborosos. Algumas dicas inusitadas de mix de sabores:

– Uva + Abacaxi

– Graviola + Goiaba

– Cajá Umbu + Maracujá

– Morango + Uva

– Abacaxi + Tamarindo

• Faça seu próprio sorvete em casa batendo polpas de fruta ou frutas congeladas criando deliciosos Sorbets ou Smoothies. Podem ser acrescentadas também sementes e castanhas como chia, linhaça, castanha do Pará, além de ervas e especiarias como o hortelã, capim santo e gengibre.

• Desenvolva receitas com frutas. Mousses, pudins, cremes e caldas ou molhos para estas preparações ou saladas, podem tornar os pratos ainda mais atrativos e enriquecer com muitos nutrientes, além de facilitar o alcance das recomendações diárias.

• Faça sucos de frutas e coloque em forminhas de picolé ou em saquinhos para fazer gelo. São naturais e muito nutritivos. Você pode até deixar alguns pedacinhos de fruta para ficar ainda mais gostoso

• Os sucos verdes (feito com couve ou espinafre e frutas cítricas- laranja, maracujá ou limão) são excelentes para o fortalecimento imunológico. Além de combinações de sucos que protegem a pele e deixa o bronzeado ainda mais bonito, como o suco de laranja, com mamão e cenoura.

Além das dicas de incluir frutas na nutrição, tornando o verão mais saudável e hidratado, a nutricionista dá outra dica final. “Deve-se também ingerir uma média de dois litros de líquidos ao longo do dia. Assim, o consumo regular de água juntamente com os sucos ajudam a prevenir a fadiga, o estresse térmico e a desidratação”, recomenda.