Coaching e Mentoring: saiba como essas metodologias podem alavancar sua carreira - Vagas Online 
Publicidade

Vagas Online

por Márcia Catunda

Coaching e Mentoring: saiba como essas metodologias podem alavancar sua carreira

Por Márcia Catunda em Sem categoria

31 de Janeiro de 2017

                        May Medeiros é coach e mentora de carreira

 

Você já ouviu falar sobre coaching ou mentoring? Cada vez mais profissionais estão investindo nessas áreas para alavancar ou buscar novos rumos na carreira. Há a opção de se consultar com um coach ou mentor ou ainda se tornar um profissional dessas áreas por meio de cursos em instituições especializadas. Para saber mais sobre o assunto, pedimos que a coach e mentora de carreira  May Medeiros respondesse nossas perguntas. Confira as respostas:

Quais as principais diferenças e semelhanças entre o Coaching e o Mentoring?

O Coaching é uma metodologia que desenvolve as capacidades e habilidades de cada pessoa no âmbito pessoal e profissional, definindo o estado atual e qual será o estado desejado ao final do processo, levando a pessoa a entrar em um processo de evolução contínua. O Processo dura em média de dez encontros de uma hora e meia aproximadamente, e nestes encontros são aplicadas ferramentas e perguntas eficazes no intuito de conduzir o cliente a alcançar seu objetivo. Em um processo de coaching nós como profissionais não aconselhamos o nosso cliente, mas através das perguntas o conduzimos a encontrar o seu próprio caminho. O Profissional que está conduzindo este processo não precisa ser especialista em nenhum tipo de assunto, pois é o cliente, através do autoconhecimento, que encontrará as suas respostas.

O Mentoring é um processo que acontece em relacionamentos interpessoais. Um indivíduo que tem conhecimento e experiência em determinada área (Mentor) utiliza voluntariamente essa bagagem para estimular o desenvolvimento de outro (Mentorado). Esse apoio pode ocorrer em diversas dimensões: no domínio sobre uma determinada área de conhecimento ou atividade, na segurança emocional para pensar e agir ou na socialização do mentorado em um meio em que ele precisa atuar.

A duração desse processo depende do nível de conhecimento de cada mentorado e de sua evolução, mas cada encontro dura uma hora e meia aproximadamente.

Como o Coaching e o Mentoring podem ajudar o profissional a alcançar mais oportunidades no mercado de trabalho?

 Atualmente muitas empresas já possuem programas de coaching e mentoring fixos em seus Programas de Desenvolvimento Humano, e estão investindo na formação de seus profissionais estratégicos nestas duas metodologias para que seja disseminada em sua cultura essas metodologias. Já estão inserindo em seus perfis profissionais esse pré-requisito e divulgando em suas vagas, que os profissionais que tiverem interesse em compor seus quadros de colaboradores precisam dessas formações. Então os profissionais que se anteciparem e se qualificarem, estarão um passo à frente de seus concorrentes e serão bem vistos pela a área de Recrutamento e Seleção das empresas.

Quais são os principais benefícios dessas metodologias?

 Coaching

 

  • Identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
  • Superar o medo, ansiedade e as convicções limitantes;
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores;
  • Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
  • Melhorar os relacionamentos e a comunicação.
  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento da inteligência organizacional;
  • Assertividade do time;
  • Foco na solução de conflitos;
  • Redução no nível de estresse;
  • Baixo absenteísmo;
  • Ganhos de performance.

 

Mentoring

 

  • Agilizar e melhorar a aprendizagem;
  • Agilizar a adaptação de novos colaboradores;
  • Reter o conhecimento tácito;
  • Manter e aproveitar melhor os colaboradores;
  • Desenvolver lideranças;
  • Gerar ou ampliar a rede de colaboradores;
  • Ganhar eficiência nos processos de ascensão e sucessão;
  • Dar suporte aos processos de mudança de cultura organizacional;
  • Facilitar o desenvolvimento de uma cultura de diversidade;
  • Reduzir custos com treinamento e desenvolvimento;
  • Aumentar a produtividade.

 

Qual profissional pode se tornar coach ou mentor? Quais os requisitos?

 Qualquer profissional. Lembrando que no Coaching este profissional não precisa ter conhecimento sobre o objetivo do cliente, porque ele neste processo não pode aconselhar. Já no Mentoring o profissional precisa ser especialista na área do cliente, pois ele vai ensiná-lo e aconselhá-lo.

A verdade é que qualquer pessoa pode tornar-se um Coach. Basta que participe verdadeiramente do Programa de Formação em Coaching para entender o processo de ajudar uma pessoa a definir o que quer na vida e a conseguir realizar esses objetivos.

O Coach deve ser paciente, ser imparcial, ser incentivador, ser interessado, ser bom ouvinte, ser perceptivo, ser alerta, ser autoconsciente, ser atencioso e ter boa memória. Ele inclui ter conhecimento, ter experiência, ter credibilidade e ter autoridade. Estas últimas características são inerentes ao Programa de Formação em Coaching. Ao fazer uma formação para seguir a carreira de Coach, este profissional estará devidamente habilitado a atuar com pessoas e empresas.

O Mentor precisa ter interesse e disposição para ajudar outras pessoas, ter boas experiências, pois quem já passou por experiências positivas, sejam formais ou não, com um mentor tende a ser um bom conselheiro também, reputação impecável, precisa ser uma pessoa experiente que tenha um histórico bom em ajudar as pessoas, a desenvolver e aprimorar suas habilidades, tempo e energia, esse ponto é essencial. Mais do que conhecimento, o mentor doa tempo. Por isso, ele precisa ter horas vagas e energia para dedicar ao relacionamento com o empreendedor, conhecimentos atualizados, pois as pessoas que mantém seus conhecimentos e habilidades tecnológicas atualizados têm mais chances de serem mentores exemplares, capacidade para aprender, a pessoa precisa ser capaz de aprender e conseguir enxergar os potenciais benefícios da relação de mentoring, demonstrar habilidades efetivas, é muito importante que o escolhido tenha habilidades efetivas para aconselhar e também uma rede de contatos relevante.

Como está o mercado de trabalho para essas áreas?

Absolutamente aquecido e com grande potencial de crescimento, pois está cada vez mais sendo difundido em todos os meios e áreas, mas não esqueça de pesquisar bem o profissional que irá conduzi-lo nestes processos, pois como em todas as profissões, precisamos de um profissional validado pelo mercado e que possua referências para nos conduzir da melhor forma possível ao encontro dos nossos objetivos.

Quando se aplica o mentoring ou o coaching para o profissional ou para uma empresa?

 Coaching Individual

A Pessoa tem uma necessidade de alcançar determinado objetivo, mas precisa da ajuda de um profissional para trilhar este caminho com mais assertividade.

Coaching Organizacional

A Empresa necessita da ajuda de um profissional para levar uma área da empresa ao alcance dos objetivos organizacionais.

Mentoring Individual

O Profissional em início de carreira sente a necessidade de se desenvolver com a ajuda de um especialista em sua área para atingir mais assertivamente a alta performance.

Mentoring Organizacional

A Empresa decide que precisa de um programa de mentoria para desenvolver profissionais estratégicos para o negócio através dos seus próprios especialistas através de um Planejamento de Mentoria Organizacional.

Como saber qual deles é mais indicado para o momento da minha trajetória profissional?

Se você está precisando atingir algum objetivo pessoal ou profissional, o mais indicado seria um processo de coaching, mas se a sua necessidade é se desenvolver mais profissionalmente com a ajuda de um especialista na sua área, o mais indicado seria um processo de mentoring.

Quero me tornar um coach ou um mentor. Como devo proceder?

Faça um pesquisa sobre as instituições mais conceituadas do mercado nacional ou internacional, procurando ter conhecimento dos conteúdos programáticos, metodologias, quem são os profissionais que conduzirão essa formação, credenciamentos com instituições internacionais, referências de vários profissionais que já fizeram a formação em cada uma delas, e por fim os valores e as formas de pagamentos.

Qual a remuneração em média de um coach ou de um mentor?

Essa pergunta é impossível de responder porque existem inúmeras variáveis para uma definição de remuneração desses profissionais, como tempo de carreira, quantidade de atendimentos, qual o nicho de atuação, qual seu público alvo e muitas outras.

O que posso dizer sobre valores é que cada processo de coaching ou mentoring são de aproximadamente R$ 2000,00 à R$ 100.000,00 que eu tenha conhecimento atualmente.

 

 

 

Publicidade aqui

leia tudo sobre

Coaching e Mentoring: saiba como essas metodologias podem alavancar sua carreira

Por Márcia Catunda em Sem categoria

31 de Janeiro de 2017

                        May Medeiros é coach e mentora de carreira

 

Você já ouviu falar sobre coaching ou mentoring? Cada vez mais profissionais estão investindo nessas áreas para alavancar ou buscar novos rumos na carreira. Há a opção de se consultar com um coach ou mentor ou ainda se tornar um profissional dessas áreas por meio de cursos em instituições especializadas. Para saber mais sobre o assunto, pedimos que a coach e mentora de carreira  May Medeiros respondesse nossas perguntas. Confira as respostas:

Quais as principais diferenças e semelhanças entre o Coaching e o Mentoring?

O Coaching é uma metodologia que desenvolve as capacidades e habilidades de cada pessoa no âmbito pessoal e profissional, definindo o estado atual e qual será o estado desejado ao final do processo, levando a pessoa a entrar em um processo de evolução contínua. O Processo dura em média de dez encontros de uma hora e meia aproximadamente, e nestes encontros são aplicadas ferramentas e perguntas eficazes no intuito de conduzir o cliente a alcançar seu objetivo. Em um processo de coaching nós como profissionais não aconselhamos o nosso cliente, mas através das perguntas o conduzimos a encontrar o seu próprio caminho. O Profissional que está conduzindo este processo não precisa ser especialista em nenhum tipo de assunto, pois é o cliente, através do autoconhecimento, que encontrará as suas respostas.

O Mentoring é um processo que acontece em relacionamentos interpessoais. Um indivíduo que tem conhecimento e experiência em determinada área (Mentor) utiliza voluntariamente essa bagagem para estimular o desenvolvimento de outro (Mentorado). Esse apoio pode ocorrer em diversas dimensões: no domínio sobre uma determinada área de conhecimento ou atividade, na segurança emocional para pensar e agir ou na socialização do mentorado em um meio em que ele precisa atuar.

A duração desse processo depende do nível de conhecimento de cada mentorado e de sua evolução, mas cada encontro dura uma hora e meia aproximadamente.

Como o Coaching e o Mentoring podem ajudar o profissional a alcançar mais oportunidades no mercado de trabalho?

 Atualmente muitas empresas já possuem programas de coaching e mentoring fixos em seus Programas de Desenvolvimento Humano, e estão investindo na formação de seus profissionais estratégicos nestas duas metodologias para que seja disseminada em sua cultura essas metodologias. Já estão inserindo em seus perfis profissionais esse pré-requisito e divulgando em suas vagas, que os profissionais que tiverem interesse em compor seus quadros de colaboradores precisam dessas formações. Então os profissionais que se anteciparem e se qualificarem, estarão um passo à frente de seus concorrentes e serão bem vistos pela a área de Recrutamento e Seleção das empresas.

Quais são os principais benefícios dessas metodologias?

 Coaching

 

  • Identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
  • Superar o medo, ansiedade e as convicções limitantes;
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores;
  • Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
  • Melhorar os relacionamentos e a comunicação.
  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento da inteligência organizacional;
  • Assertividade do time;
  • Foco na solução de conflitos;
  • Redução no nível de estresse;
  • Baixo absenteísmo;
  • Ganhos de performance.

 

Mentoring

 

  • Agilizar e melhorar a aprendizagem;
  • Agilizar a adaptação de novos colaboradores;
  • Reter o conhecimento tácito;
  • Manter e aproveitar melhor os colaboradores;
  • Desenvolver lideranças;
  • Gerar ou ampliar a rede de colaboradores;
  • Ganhar eficiência nos processos de ascensão e sucessão;
  • Dar suporte aos processos de mudança de cultura organizacional;
  • Facilitar o desenvolvimento de uma cultura de diversidade;
  • Reduzir custos com treinamento e desenvolvimento;
  • Aumentar a produtividade.

 

Qual profissional pode se tornar coach ou mentor? Quais os requisitos?

 Qualquer profissional. Lembrando que no Coaching este profissional não precisa ter conhecimento sobre o objetivo do cliente, porque ele neste processo não pode aconselhar. Já no Mentoring o profissional precisa ser especialista na área do cliente, pois ele vai ensiná-lo e aconselhá-lo.

A verdade é que qualquer pessoa pode tornar-se um Coach. Basta que participe verdadeiramente do Programa de Formação em Coaching para entender o processo de ajudar uma pessoa a definir o que quer na vida e a conseguir realizar esses objetivos.

O Coach deve ser paciente, ser imparcial, ser incentivador, ser interessado, ser bom ouvinte, ser perceptivo, ser alerta, ser autoconsciente, ser atencioso e ter boa memória. Ele inclui ter conhecimento, ter experiência, ter credibilidade e ter autoridade. Estas últimas características são inerentes ao Programa de Formação em Coaching. Ao fazer uma formação para seguir a carreira de Coach, este profissional estará devidamente habilitado a atuar com pessoas e empresas.

O Mentor precisa ter interesse e disposição para ajudar outras pessoas, ter boas experiências, pois quem já passou por experiências positivas, sejam formais ou não, com um mentor tende a ser um bom conselheiro também, reputação impecável, precisa ser uma pessoa experiente que tenha um histórico bom em ajudar as pessoas, a desenvolver e aprimorar suas habilidades, tempo e energia, esse ponto é essencial. Mais do que conhecimento, o mentor doa tempo. Por isso, ele precisa ter horas vagas e energia para dedicar ao relacionamento com o empreendedor, conhecimentos atualizados, pois as pessoas que mantém seus conhecimentos e habilidades tecnológicas atualizados têm mais chances de serem mentores exemplares, capacidade para aprender, a pessoa precisa ser capaz de aprender e conseguir enxergar os potenciais benefícios da relação de mentoring, demonstrar habilidades efetivas, é muito importante que o escolhido tenha habilidades efetivas para aconselhar e também uma rede de contatos relevante.

Como está o mercado de trabalho para essas áreas?

Absolutamente aquecido e com grande potencial de crescimento, pois está cada vez mais sendo difundido em todos os meios e áreas, mas não esqueça de pesquisar bem o profissional que irá conduzi-lo nestes processos, pois como em todas as profissões, precisamos de um profissional validado pelo mercado e que possua referências para nos conduzir da melhor forma possível ao encontro dos nossos objetivos.

Quando se aplica o mentoring ou o coaching para o profissional ou para uma empresa?

 Coaching Individual

A Pessoa tem uma necessidade de alcançar determinado objetivo, mas precisa da ajuda de um profissional para trilhar este caminho com mais assertividade.

Coaching Organizacional

A Empresa necessita da ajuda de um profissional para levar uma área da empresa ao alcance dos objetivos organizacionais.

Mentoring Individual

O Profissional em início de carreira sente a necessidade de se desenvolver com a ajuda de um especialista em sua área para atingir mais assertivamente a alta performance.

Mentoring Organizacional

A Empresa decide que precisa de um programa de mentoria para desenvolver profissionais estratégicos para o negócio através dos seus próprios especialistas através de um Planejamento de Mentoria Organizacional.

Como saber qual deles é mais indicado para o momento da minha trajetória profissional?

Se você está precisando atingir algum objetivo pessoal ou profissional, o mais indicado seria um processo de coaching, mas se a sua necessidade é se desenvolver mais profissionalmente com a ajuda de um especialista na sua área, o mais indicado seria um processo de mentoring.

Quero me tornar um coach ou um mentor. Como devo proceder?

Faça um pesquisa sobre as instituições mais conceituadas do mercado nacional ou internacional, procurando ter conhecimento dos conteúdos programáticos, metodologias, quem são os profissionais que conduzirão essa formação, credenciamentos com instituições internacionais, referências de vários profissionais que já fizeram a formação em cada uma delas, e por fim os valores e as formas de pagamentos.

Qual a remuneração em média de um coach ou de um mentor?

Essa pergunta é impossível de responder porque existem inúmeras variáveis para uma definição de remuneração desses profissionais, como tempo de carreira, quantidade de atendimentos, qual o nicho de atuação, qual seu público alvo e muitas outras.

O que posso dizer sobre valores é que cada processo de coaching ou mentoring são de aproximadamente R$ 2000,00 à R$ 100.000,00 que eu tenha conhecimento atualmente.