Oscar Archives - Cinema Sinergia 
Publicidade

Cinema Sinergia

por Thiago Sampaio

Oscar

No Oscar vencido por “Green Book”, o maior vencedor foi Spike Lee!

Por Thiago Sampaio em Oscar

25 de Fevereiro de 2019

Siga no instragam a página @cinemasinergia

“Há 400 anos nós fomos roubados da África e trazidos para a Virginia, escravizados. A minha avó, que viveu até 100 anos de idade, apesar de sua mãe ter sido escrava, conseguiu se formar. Ela viveu anos com seu seguro social, e conseguiu me levar para a universidade NYU. Diante do mundo, eu gostaria de reverenciar os ancestrais que construíram esse país, e também os que sofreram genocídios. Os ancestrais que vão ajudar a voltarmos a ganhar nossa humanidade. As eleições de 2020 estão chegando, vamos pensar nisso. Vamos nos mobilizar, estar do lado certo da história. É uma escolha moral. Do amor sobre ódio. Vamos fazer a coisa certa”, disse Spike Lee.

Esse épico discurso do cineasta, que levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por “Infiltrado na Klan” foi o ápice da noite do Oscar 2019, numa cerimônia bem mais apressada do que o de costume, cheia de lições sobre diversidade e poucos efeitos reais.

O vencedor do prêmio principal foi “Green Book – O Guia”, numa aposta “segura” da Academia por ser um longa “good vibes”, com menor risco de desagradar o público em geral. Tem sua pitada social ao criticar o racismo, porém, como plataforma para humanizar um branco protagonista. E toda a equipe de produção é formada por brancos.

O então principal candidato, “Roma”, foi contemplado com os prêmios de Melhor Diretor para o mexicano Alfonso Cuarón e Melhor Filme Estrangeiro (além de Fotografia), numa típica manobra de distribuição dos troféus para não deixar ninguém insatisfeito.
Leia mais

Publicidade

Confira os tradicionais pitacos nas principais categorias do Oscar 2019

Por Thiago Sampaio em Oscar

22 de Fevereiro de 2019

A 91ª cerimônia do Oscar acontece na noite deste domingo (24), no tradicional Teatro Dolby, Hollywood, Los Angeles. E como já é tradição anual aqui no blog, lanço os meus palpites (alguns bem certeiros, outros nem tanto) sobre as principais categorias.

Foto: Divulgação

Enquanto alguns prêmios já são praticamente certos, como o de Melhor Canção para “Shallow”, de “Nasce Uma Estrela”, e o de Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali por “Green Book – O Guia”, e outros só faltam mesmo a confirmação, como o de Melhor Animação para “Homem-Aranha no Aranhaverso”, muitos seguem em aberto.

Incluindo a categoria principal, em que “Roma” chega com um leve favoritismo, mas a sombra de “A Favorita” e “Green Book” o afronta. O espetacular “Infiltrado na Klan”, apesar de ter perdido força, não pode ser considerado carta fora do baralho.

Esta foi uma edição rodeada de invenções que não vingaram, começando pela ideia sem noção da criação da categoria Melhor Filme Popular, que felizmente desistiram diante das críticas.

A apresentação inicialmente ficaria a cargo de Kevin Hart, mas após a descobertas de piadas politicamente incorretas feitas por ele no Twitter no passado, ele próprio optou por sair do comando. Pela primeira vez, não haverá um apresentador principal, e sim um rodízio, no melhor estilo Saturday Night Live.

Também foi divulgado que, com o intuito de diminuir a duração da transmissão de quatro horas para três, as categorias Fotografia, Edição, Curta Metragem e Maquiagem seriam anunciadas durante o intervalo. Também mudaram de ideia.

Além das tradicionais apresentações das indicadas a Melhor Canção (que não contarão com SZA e Kendrick Lamar, que concorrem por “All The Stars”, de “Pantera Negra”), um mini show da banda Queen foi confirmado.

Mas chega de conversa fiada e vamos aos palpites!
Leia mais

Publicidade

“Roma” e “A Favorita” lideram em indicações ao Oscar 2019

Por Thiago Sampaio em Oscar

22 de Janeiro de 2019

Foto: Montagem/Divulgação

Foi divulgada nesta terça-feira (22) a lista dos indicados ao Oscar de 2019. “Roma”, do mexicano Alfonso Cuarón e lançada pela Netflix, e “A Favorita”, do grego Yorgos Lanthimos, lideram com 10 indicações cada.

“Roma” é o filme de língua não inglesa com mais indicações na história da premiação, empatado com o chinês “O Tigre e o Dragão”, de 2010.

“Pantera Negra”, indicado a nove prêmios, entra para a história como o primeiro longa-metragem de super-heróis a ser indicado na principal categoria da Academia.

Por outro lado, a ausência mais sentida foi a de Bradley Cooper na categoria direção, por “Nasce Uma Estrela”, apesar dele estar indicado como melhor ator pelo mesmo filme. Pawel Pawlikowski, diretor do polonês “Guerra Fria” foi a surpresa ao faturar a vaga.

Confira a lista completa dos indicados:
Leia mais

Publicidade

“A Forma da Água” é o vencedor do Oscar 2018 em cerimônia fria

Por Thiago Sampaio em Oscar

05 de Março de 2018

Equipe de “A Forma da Água” no principal prêmio da noite – Foto: Getty Images

A 90ª edição do Oscar aconteceu na noite do último domingo (4) com uma cerimônia bem protocolar. O longa “A Forma da Água” foi o grande vencedor, levando quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor, para Guillermo del Toro.

Enquanto no ano passado teve até gafe na hora de anunciar o prêmio principal, além de uma série de alfinetadas ao presidente Donald Trump, em 2018, o apresentador Jimmy Kimmel se mostrou bem mais contido. Algumas piadas soltas sobre maconha, uma brincadeira com artistas invadindo uma sala de cinema vizinha e pronto. Nada em exagero para evitar polêmicas.

A questão da representatividade esteve presente, mas sem tanta contundência. Os longas de super heróis “Pantera Negra” e “Mulher Maravilha” fora citados, algumas celebridades usavam o adesivo “Time’s Up” e a apresentação da canção “Remember Me”, do filme “Viva – A Vida É Uma Festa”, contou com toda uma produção bem característica do México, além do ator Gael García Bernal cantando.

Leia mais

Publicidade

Confira os pitacos sobre as principais categorias do Oscar 2018

Por Thiago Sampaio em Oscar

04 de Março de 2018

Acontece na noite deste domingo (4) a principal premiação do cinema, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar 2018. A cerimônia acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles, com apresentação de Jimmy Kimmel.

Como é tradição do blog Cena Cultural, deixo aqui meus dois centavos de palpites nas principais categorias, quem acredito que vai ganhar e quem, abrindo mão da imparcialidade mesmo, gostaria que levasse (afinal, todos somos humanos e temos nossas torcidas).

A cerimônia acontece à partir das 22 horas (horário de Brasília). O tapete vermelho começa um pouco mais cedo, as 20h30.

Leia mais

Publicidade

Com direito a gafe no final, “Moonlight” tira o principal Oscar de “La La Land”

Por Thiago Sampaio em Oscar

27 de Fevereiro de 2017

Foto: Getty Images

Aconteceu na noite deste domingo (26) a 89ª cerimônia do Oscar 2017, principal premiação do cinema mundial. Em cerimônia conduzida por Jimmy Kimmel, com direito a muita alfinetadas ao presidente americano, o que mais chamou atenção foi um erro no momento do anúncio do prêmio mais aguardado.

Os apresentadores do prêmio de Melhor Filme, Warren Beatty e Faye Dunaway, tinham em mãos o envelope errado (relativo ao prêmio de Melhor Atriz, vencido por Emma Stone) e acabaram equivocadamente anunciando “La La Land – Cantando Estações” como o filme ganhador. Os próprios produtores de La La Land, que já se encontravam no palco discursando, perceberam o erro e anunciaram que o vencedor era “Moonlight: Sob a Luz do Luar”.

Ainda assim, “La La Land – Cantando Estações” foi o maior premiado da noite, levando seis dos 14 prêmios que estava indicado. “Moonlight”, que faturou o Melhor Filme, levou três estatuetas. “Manchester à Beira-Mar” ganhou dois Oscars.

Confira a lista completa dos vencedores:

Leia mais

Publicidade

Confira as apostas para as principais categorias do Oscar 2017

Por Thiago Sampaio em Oscar

24 de Fevereiro de 2017

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 89ª edição do Oscar acontece neste domingo (26), premiando os melhores de 2016. Não é surpresa para ninguém que “La La Land – Cantando Estações”, indicado em 14 categorias, igualando os recordes de “A Malvada” (1950) e “Titanic” (1997), é o grande favorito a levar os principais prêmios. Porém, “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, com oito indicações, pode surpreender.

Aqui eu mando os meus pitacos, apontando quem eu acredito que vai levar a estatueta, os motivos, e qual realmente eu acredito que mereceria vencer. Vamos lá!

Leia mais

Publicidade

La La Land, A Chegada e Moonlight puxam as principais indicações ao Oscar 2017

Por Thiago Sampaio em Oscar

24 de Janeiro de 2017

La La Land: 14 indicações - Foto: Divulgação

La La Land: 14 indicações – Foto: Divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã desta terça-feira (24), os indicados à 89ª edição do Oscar. Sem maiores surpresas, “La La Land – Cantando Estações” foi o que recebeu mais indicações, 14 no total, igualando os recordes de “A Malvada” (1950) e “Titanic” (1997). É o franco favorito a levar nas principais categorias. Em seguida, estão empatados “A Chegada” e “Moonlight”, com oito indicações cada.

Na lista, algumas peculiaridades: Amy Adams, que estava cotada tanto por “A Chegada” como por “Animais Noturnos”, ficou de fora. Enquanto isso, Meryl Streep foi indicada pela 20ª vez, ampliando o recorde pessoal. Aaron Taylor-Johnson, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por “Animais Noturnos”, sequer foi indicado, enquanto Michael Shannon, que não estava indicado no Globo de Ouro pelo mesmo filme, figura entre os cotados a levar o Oscar. Mel Gibson, vencedor da estatueta de Melhor Diretor em 1996 por “Coração Valente”, volta a ser indicado mais de duas décadas depois por “Até o Último Homem”.

Muito se esperava uma possível indicação de “Deadpool” na categoria Melhor Filme, mas não foi dessa vez que vimos um longa-metragem de herói figurando nas principais categorias. Enquanto isso, “Doutor Estranho” está indicado entre os melhores Efeitos Visuais e, acreditem se quiser, o tão criticado “Esquadrão Suicida” está indicado na categoria Melhor Maquiagem e Cabelo.

A cerimônia de entrega acontece em 26 de fevereiro, com apresentação de Jimmy Kimmel.

Confira a lista completa dos indicados:

Leia mais

Publicidade

Confira a lista de vencedores do Oscar 2015

Por Thiago Sampaio em Oscar

23 de Fevereiro de 2015

Foto: Robyn Beck, AFP

Foto: Robyn Beck, AFP

Aconteceu na noite deste domingo (22) a 87ª edição do Oscar. “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” e “O Grande Hotel Budapeste” foram os mais vitoriosos, com quatro troféus cada. Porém, Birdman levou os prêmios mais importantes, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

Confira a lista completa de ganhadores:

Melhor filme
“Sniper Americano”
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” – VENCEDOR
“Boyhood – Da Infância à Juventude”
“O Grande Hotel Budapeste”
“O Jogo da Imitação”
“Selma”
“A Teoria de Tudo”
“Whiplash – Em Busca da Perfeição”

Leia mais

Publicidade

Confira os palpites sobre as principais categorias no Oscar 2015

Por Thiago Sampaio em Oscar

21 de Fevereiro de 2015

Foto: Divulgação/Montagem

Foto: Divulgação/Montagem

A 87ª cerimônia do Oscar será realizada neste domingo (22), no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação do ator e humorista Neil Patrick Harris. Em meio a muitas expectativas, o blog Cena Cultural faz uma análise geral dos favoritos para as principais categorias. E claro, com os palpites de quem deve levar o troféu!

Melhor Filme

Indicados

“Sniper Americano”
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”
“Boyhood: Da Infância à Juventude”
“O Grande Hotel Budapeste”
“O Jogo da Imitação”
“Selma”
“A Teoria de Tudo”
“Whiplash: Em Busca da Perfeição”

Leia mais

Publicidade

Confira os palpites sobre as principais categorias no Oscar 2015

Por Thiago Sampaio em Oscar

21 de Fevereiro de 2015

Foto: Divulgação/Montagem

Foto: Divulgação/Montagem

A 87ª cerimônia do Oscar será realizada neste domingo (22), no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação do ator e humorista Neil Patrick Harris. Em meio a muitas expectativas, o blog Cena Cultural faz uma análise geral dos favoritos para as principais categorias. E claro, com os palpites de quem deve levar o troféu!

Melhor Filme

Indicados

“Sniper Americano”
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”
“Boyhood: Da Infância à Juventude”
“O Grande Hotel Budapeste”
“O Jogo da Imitação”
“Selma”
“A Teoria de Tudo”
“Whiplash: Em Busca da Perfeição”

(mais…)