Publicidade

Rede Social CE

por Raquel Souza

Restaurante Engenho Dedé oferece novas opções com descontos especiais para almoço

Por raquelsouza em Gastronomia

20 de setembro de 2018

A hora do almoço é pausa do dia para repor as energias e  reunir a turma ou a família em um local agradável e culinária saborosa. No Restaurante Engenho Dedé Fortaleza, os clientes contam com um vasto cardápio de pratos em preços especiais. A campanha “Bora Almoçar”, que ocorre por tempo ilimitado, traz novas opções e agora oferece por um preço especial o famoso Joelho de Porco. O prato, um dos principais da casa, é uma iguaria com mais de 15 anos de sucesso e apresenta a carne defumada e pururucada, com acompanhamento de arroz com couve frita e farofa. Além do Joelho de Porco, o “Bora Almoçar” tem pratos para todos os gostos e mescla os sabores do Norte e Nordeste, com um desconto especial de 30%. Confira as opções:

Tilápia Nordestina por R$34,40

*para uma pessoa

Frango Fitness por R$29,90

*para uma pessoa

Carne de Sol do Dedé por R$33, 58

*para uma pessoa

Carne de Sol do Dedé por 55, 93

*para duas pessoas

Joelho de Porco por R$90, 96

*para três pessoas

Picanha de Sol do Dedé por R$37, 76

*para uma pessoa

Picanha de Sol do Dedé por R$62, 93

*para duas pessoas

Filé do Engenho por R$37, 03

*para uma pessoa

Publicidade

Prefeitura e Hapvida comemoram dois anos de atividades dos carros compartilhados

Por raquelsouza em Sustentabilidade

20 de setembro de 2018

Em dois anos, o VAMO já realizou 3.753 viagens no sistema de carros compartilhados

A Prefeitura de Fortaleza e o Hapvida Saúde comemoram o aniversário de dois anos de atividades dos carros compartilhados, o VAMO, com evento nesta sexta-feira, 21 de setembro, às 9h, na Praça Antônio Prudente, adotada pelo patrocinador do VAMO. Na ocasião, serão anunciados os números positivos do sistema ao longo do período.

A programação do evento contará com ação de cadastro, para os convidados, que poderá ser realizada por meio do novo aplicativo do VAMO, além de test-drive nos veículos. Entre os convidados do evento estão dois usuários que mais utilizaram o sistema nesses dois anos, Luiz Carlos Duarte e Priscilla Oliveira, que serão premiados com um passe para uso gratuito de uma hora por dia, durante um mês.

Luiz Carlos utiliza o VAMO há quase dois anos e, segundo ele, começou a usar por ter uma estação próxima à sua casa, pela comodidade e pelo conforto dos carros. Dentre as vantagens do VAMO apontadas por ele estão ainda os benefícios para o meio ambiente e o preço atrativo. “É sempre bom utilizar ferramentas que combatam a poluição do ar e os preços são bem em conta se comparado a outras formas de locomoção na cidade”, conta. Ao todo ele já realizou 97 viagens.

Para Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, nesses dois anos do VAMO, a população se mostrou cada vez mais preocupada com o compartilhamento e com meio ambiente, pois entende que a saúde do planeta interfere no bem-estar das pessoas. “Recentemente, um estudo da Universidade de Washington, dos EUA, apontou que muitas doenças, incluindo a diabetes, estão relacionadas com a poluição do ar, sendo que os gases poluentes emitidos pelos carros também são responsáveis por isso. Queremos que todos, mesmo na correria do dia a dia, se tornem mais saudáveis, com um ambiente que promova saúde, porque indivíduo é fruto do ambiente”.

Todos os usuários já cadastrados no VAMO terão passe livre de uma hora que deve ser utilizado na sexta. A programação será fechada com um café da manhã para os convidados.

Sobre o VAMO

O Vamo nasceu em setembro de 2016 com o objetivo de ofertar à população de Fortaleza mais uma opção de mobilidade urbana sustentável. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), em parceria com o Hapvida Saúde e a Serttel, o Vamo é um projeto pioneiro no Brasil e na América Latina, sendo o primeiro sistema de carros compartilhados 100% elétricos. Estão disponíveis 20 carros, sendo cinco do modelo “BYD e6” e quinze do modelo compacto “Zhidou EEC L7e-80”, distribuídos em 12 estações na cidade, além de seis “vagas VAMO”, locais em que o usuário pode fazer a devolução do veículo sem, contudo, conectar o carro em uma estação de carregamento.

Balanço de utilização dos dois anos

Segundo relatórios divulgados pela Serttel, ao longo dos dois anos de operação, o Vamo realizou 3.823 cadastros, 1.367 test-drives e 3.753 viagens. Entre os que mais utilizam o sistema estão usuários com idade entre 21 e 40 anos, totalizando 2.658 pessoas. Os dados mostram ainda que os fortalezenses utilizam os veículos para viagens rápidas. Viagens de até 30 minutos somaram 964 utilizações e de 30 minutos a 1 hora somaram 907.

Entre as origens e destinos mais comuns das viagens realizadas estão as estações do Shopping Iguatemi, do North Shopping e da Igreja de Nazaré. Em 65% dos casos, os veículos são devolvidos em estações diferentes das estações de origem. O modelo de carro mais alugado é o “BYD”, que comporta cinco passageiros (68%), contra o modelo compacto, “Zhidou” (32%).

Vantagens do VAMO

Dentre as inúmeras vantagens que o VAMO oferece para os usuários estão benefícios para o meio ambiente, para a mobilidade urbana, além de economia e facilidade de estacionamento. No quesito economia, o sistema tem se mostrado hoje uma opção financeiramente vantajosa para os fortalezenses. Em 2017, o VAMO reduziu a tarifa em 68%, ficando ainda mais competitivo com relação a outros modais, inclusive do transporte individual de passageiros por meio de aplicativos.

Para os usuários que possuem Bilhete Único a tarifa, nos primeiros 30 minutos de utilização, custa R$ 15,00. Para os demais usuários, o valor, para o mesmo período, é de R$ 20,00. Esse valor é indivisível, ou seja, do primeiro minuto ao trigésimo minuto, o valor cobrado é fixo. Cada faixa de tempo tem sua respectiva taxa de valor indivisível. Somente a partir de 3 horas de uso, é que será cobrado R$ 0,30 por minuto adicional; e a partir de 5 horas, será cobrado R$ 0,50 por minuto adicional. Já o passe mensal custa R$ 15,00 para os cadastrados com Bilhete Único e R$ 20,00 para os demais. O valor da taxa mensal é revertido, integralmente, em crédito (de R$ 20 ou R$15) para os usuários, sendo ou não cadastrado com o Bilhete Único.

Outra grande vantagem do VAMO diz respeito ao estacionamento, grande problema das grandes capitais brasileiras. Os usuários do sistema tem o benefícios de poder estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente, assim como no shopping RioMar Fortaleza.

Em relação à mobilidade, uma vantagem do VAMO é a possibilidade de compartilhamento dos veículos, permitindo que cada veículo leve mais de um passageiro, reduzindo assim o número de veículos circulando na cidade.  Através da função “carona”, é possível dividir os custos com um colega de trabalho ou amigo, o que possibilita ainda uma economia para os usuários do sistema.

Finalmente, o sistema de carros compartilhados é 100% elétrico, utilizando, portanto, uma tecnologia limpa que não emite gases poluentes, além não produzir poluição sonora. Esse benefício é de sumária importância nos dias atuais, uma vez que, segundo estudo realizado pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability), em parceria com o ONU Habitat e a Prefeitura de Fortaleza, 61% da poluição no ar em nossa cidade (2.338.261 toneladas de CO² emitidas) são provenientes da emissão de veículos que utilizam combustíveis fósseis, principalmente gasolina (1.017.370 toneladas de CO² emitidas) e diesel (786.696 toneladas de CO² emitidas) – gases extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente. Nesses dois anos de operação, estima-se que deixaram de ser emitidas na atmosfera mais de 500 toneladas de CO².

SERVIÇO

Aniversário de dois anos do VAMO

Data: sexta-feira (21/09)

Horário: 9h

Local: Praça Antônio Prudente – Av. Abolição, próximo ao Habibs.

Publicidade

Aplicativo encoraja economia circular no Brasil

Por raquelsouza em Aplicativos

18 de setembro de 2018

 

Com o slogan “Sinta o poder da gratidão”, Partake the Bread foi desenvolvido para se tornar uma rede de reutilização de materiais

Inedito, consciente e sustentável, o aplicativo Partake the Bread, “repartir o pão” na tradução literal, já está disponível em iOS e Android. O objetivo do projeto, idealizado pelo publicitário José Rodrigues Júnior, surgiu como uma maneira que pode ajudar milhões de pessoas por todo o país. “Foi na inocência das palavras da minha sobrinha que surgiu a ideia. Um dia, ela me ofereceu uma colher de iogurte dizendo: ‘Pega, tio. Tudo é de todo mundo’. Aquilo me acendeu uma luz de esperança”, relembra.

A economia circular pode ser definida como uma prática que envolve a troca, o aluguel, o empréstimo e, principalmente, a transformação. É um processo produtivo que se inspira na natureza, visando aumentar a matéria prima e diminuir resíduos, aquilo que não tem mais utilidade. Inclui uma nova forma de consumo, suspendendo o descarte e prezando o aluguel ou repartição com outras pessoas. É a junção de tecnologia, sustentabilidade e solidariedade.

Inspirado nisso, nasceu o aplicativo que possibilita o compartilhamento de doações entre usuários do país inteiro, em qualquer categoria, desde alimentos até instrumentos musicais. “Para quem quiser se desfazer de alguma coisa que não gosta mais ou receber outra que precisa, esse é o lugar perfeito”, ressalta Junior.

Um importante diferencial desse aplicativo é a geolocalização, que permite que os usuários vejam doações disponíveis próximas à sua localização atual. Mais que informações como nome, e-mail e telefone, o Partake the Bread permite uma comunicação entre os participantes por meio de um chat, o que possibilita a doação de jeito fácil, e de combinar um local de entrega.

Com essa ferramenta, agora é possível localizar projetos na vizinhança de cada um, como a geladeira sustentável, a de livros e os pontos de ônibus que oferecem locais para doação. Esses projetos facilitam o acesso a todos e aumentam a repartição entre a população.

Publicidade

IV Encontro de Corais da Unimed Fortaleza reúne mais de 20 grupos vocais da cidade

Por raquelsouza em Cultura

18 de setembro de 2018

Durante três noites os fortalezenses poderão ouvir boa música assistindo às apresentações gratuitas de mais de 20 corais da cidade no IV Encontro de Corais da Unimed Fortaleza. O evento começa nesta terça-feira (18) e segue até quinta-feira (20), no auditório da sede da cooperativa (Avenida Santos Dumont, 949), de 19h30 às 21h30.

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a integração entre os grupos, a Unimed Fortaleza recebe na primeira noite de evento o Coral Harmonia Coral Vozes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Coral da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), Coral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) e o Coral Vozes da Unimed Fortaleza.

Na quarta-feira (19), será a vez dos corais: Eu Tu Nós Vozes, Coral da Santa Casa de Misericórdia, Coral MiX, Verdes Vozes, Coral da SEFAZ, Coral do BNB Club e Coral da Unifor se apresentarem no palco do encontro. Na última noite (20), o público apreciará os grupos Coral Infantil do Colégio Santa Cecília, Coral Cativar, Coral do HEMOCE, Coral Universidade Sem Fronteiras, Coral da APÁ, Moenda de Canto e Coral da AFABEC.

O IV Encontro de Corais celebra os 25 anos do Coral da Unimed Fortaleza, o primeiro coral do Sistema Unimed no Brasil. O grupo surgiu com a finalidade de proporcionar ações culturais e integrá-las com as atividades de saúde, tendo a participação de médicos cooperados e colaboradores da instituição.

 

Serviço

IV Encontro de Corais Unimed Fortaleza

Datas: 18, 19 e 20 de setembro

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Auditório da Sede da Unimed Fortaleza (Av. Santos Dumont, 949 – Aldeota)

Gratuito

Publicidade

Concurso O Quilo é Nosso vai eleger melhor restaurante a quilo do Brasil

Por raquelsouza em Gastronomia

17 de setembro de 2018

No Ceará, 20 restaurantes da categoria participam do evento, criando receitas exclusivas

Entre os dias 18 de setembro e 02 de outubro, acontecerá a 2ª edição do concurso O Quilo é Nosso, que irá eleger o melhor restaurante a quilo do Brasil. Este ano, cerca de 200 restaurantes em 21 cidades participam do evento realizado pela Abrasel, com patrocínio nacional da Coca-Cola e da Sodexo, além da parceria com a revista Prazeres da Mesa. Com o tema “Saudável e natural do Brasil”, o concurso também premiará o melhor restaurante a quilo de cada estado e os três mais bem avaliados pelo voto popular em cada cidade. Em Fortaleza, 14 estabelecimentos concorrem ao título, além de 02 em Aquiraz e 04 na região do Cariri.

Para participar, os restaurantes prepararam uma receita exclusiva para o concurso, seguindo a temática da saudabilidade. Na primeira fase, nas cidades, o concurso acontece por meio de voto popular no site do evento (oquiloenosso.com.br). Serão avaliados itens como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente. Durante as três semanas do evento, os clientes poderão visitar os restaurantes, aproveitar as promoções, experimentar os diferentes pratos e votar em seus favoritos. Já as fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico especializado, convocado pela Prazeres da Mesa.

Além de fomentar a criação de novas receitas, aumentar faturamento e movimentos dos restaurantes e dar visibilidade aos participantes, o concurso tem por objetivo valorizar a comida a quilo, modelo de negócio que nasceu no Brasil, na década de 1980. Segundo Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel no Ceará, “a segunda edição do concurso quer fortalecer ainda mais aqueles restaurantes que prestam um serviço tão procurado pelos brasileiros, principalmente no horário de almoço, que querem comer bem, mas devido ao pouco tempo, precisam de agilidade no atendimento”, destaca.

Edna Mendonça, do Divina Comida, destaca a participação do restaurante em 2017 e as expectativas para 2018. “Nós participamos do concurso O Quilo é Nosso em 2017 e conquistamos o título de campeão estadual. Foi muito bom. Tivemos bastante envolvimento dos nossos clientes e pudemos criar uma receita nova para participar do concurso. Em 2018, estamos participando novamente para tentar o bicampeonato estadual e quem sabe, nacional”, afirma.

Confira a lista dos restaurantes participantes e pratos inscritos:

 

FORTALEZA:

Brasilis Restaurante – Linguado à moda brasilis

Divina Comida / Rua Tôrres Câmara – Almôndega de camarão

Divina Comida / Av. Desembargador Leite Albuquerque – Ninho de carne do sol com banana da terra

Hanna’s Restaurante / Benfica – Moqueca da horta

Hanna’s Restaurante / Centro – Kibe Hannas

Le Chef Supreme – Filé suíno ao vinho rodeado de couscous marroquino

Manolo Risotos & Massas – Lasanha de frango ao molho 4 queijos

Mediterrâneo Restaurante – Surpresa de carne de sol com creme de macaxeira e redução de rapadura

Restaurante Renascença – Sirigado com purê de banana da terra e castanhas do Brasil

Santa Fifi Restaurante – Espaguete de abobrinha ao molho de tomate caseiro

Tomate Cereja – Tilápia empanada ao molho de lemon pepper

VerdeLima Restaurante / Aldeota – Salmão Jangadeiro

VerdeLima Restaurante / Bairro de Fátima – Ninho da Asa Branca

Voilà Self Service – Filé de tilápia Voilà

AQUIRAZ:

Artesanal Restaurante – Fraldinha ao forno no molho Artesanal

Moenda Restô – Cordeiro Agridoce com molho de Alecrim

CARIRI:

Mercearia Cariri (Crato) – Escondidinho de carne de sol na moranga

Malu Self Service (Juazeiro do Norte) – Pamonha de forno da Maluzinha

Mãe Chica (Crato) – Risoto de carne de sol com abóbora e queijo coalho na manteiga de garrafa

Manjar de Mãe (Juazeiro do Norte) – Tilápia Cariri

Confira a lista completa em www.oquiloenosso.com.br e siga a Abrasel nas redes sociais para acompanhar a cobertura do concurso.

Serviço:

Concurso O Quilo é Nosso
18 de setembro a 02 de outubro de 2018
200 participantes | 14 estados | 21 cidades
Confira mais informações em oquiloenosso.com.br

Publicidade

Maria da Penha promove palestra sobre questões de gênero e violência contra mulher na Faculdade CDL

Por raquelsouza em Palestras

17 de setembro de 2018

A cada dois minutos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, de acordo com o site “Relógios da Violência” do Instituto Maria da Penha. Além desse levantamento, inúmeras pesquisas confirmam a prevalência da violência contra a mulher no país. Para debater esse contexto, a Faculdade CDL vai receber um dos maiores ícones da luta pela igualdade de gênero no Brasil: a militante dos direitos humanos Maria da Penha.

O encontro com os estudantes está marcado para esta segunda-feira (17), às 19h, no auditório da Faculdade CDL. Na oportunidade, Maria da Penha vai ministrar a palestra Desigualdade de Gênero e Violência contra a Mulher: Desafios da Sociedade Brasileira.

Quem vai mediar o evento é a professora da Faculdade CDL, socióloga e cientista política Carla Michelle Andrade Quaresma. “Nosso objetivo é fazer uma discussão acerca da cultura de violência contra as mulheres e dos caminhos para a desconstrução do machismo, que é um dos mais perversos estruturantes sociais”.

Luta e justiça

 Maria da Penha Maia Fernandes foi vítima de violência doméstica por 23 anos. Em 1989, o marido dela, o economista colombiano Marco Antonio, tentou assassiná-la duas vezes: na primeira, com uma arma de fogo, o que a deixou paraplégica, e na segunda por eletrocussão e afogamento. Após as duas tentativas de homicídio, ela conseguiu reunir forças e denunciou o parceiro.

Mesmo diante da comprovação de que o marido era o autor das tentativas de assassinato, Marco Antonio foi julgado e condenado duas vezes, mas saiu em liberdade após entrar com recursos.

Em 2001, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por negligência e omissão pela demora na punição do agressor. E, finalmente, em 2006, o então presidente Lula sancionou a lei 11.340, a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência familiar contra a mulher.

SERVIÇO

Palestra – Desigualdade de Gênero e Violência contra a Mulher: Desafios da Sociedade Brasileira

Quando: 17/09 (Segunda-feira), às 19h

Local: Auditório da Faculdade CDL (Rua 25 de Março, 882 – Centro)

Publicidade

Nacional: Ipanema apresenta oficialmente a nova campanha estrelada por Anitta

Por raquelsouza em campanha

17 de setembro de 2018

Jana Rosa usa modelo Way, Gabb Cabo Verde usa modelo Way, Anitta usa modelo Art, Arielle Macedo usa modelo Art, Isabella Trad usa modelo Nature

A campanha da linha Sempre Nova lança hit original do movimento “Livre dos Pés à cabeça”

Para disseminar o movimento “Livre dos pés à Cabeça” e despertar o sentimento de liberdade nas mulheres brasileiras, a Ipanema se une à Anitta, ícone nacional e a mais nova embaixadora da marca, em um hit e videoclipe inéditos, com lançamento em setembro.

No clipe, Anitta lidera o movimento com o hit “Livre da Cabeça aos Pés”, e com a energia da batida das sandálias da linha Sempre Nova, as influenciadoras Arielle MacedoIsabella TradGabb Cabo Verde e Jana Rosa, se juntam à cantora num momento de celebração da liberdade e diversidade feminina.

“É uma honra ter sido escolhida para essa campanha. Eu acho que tem tudo a ver comigo porque eu sempre fui livre e apoiei, através das minhas músicas, todos a serem livres.” – diz Anitta. A parceria contempla outras ações ao longo do ano, como a inclusão da música original Ipanema no setlist de alguns shows da cantora.

Acesse o clipe pelas plataformas da Ipanema e da Anittahttps://www.youtube.com/watch?v=Aan4DVq6etg

Lançada em 2012, a Sempre Nova traz um peso importante para a marca por colocar, na prática, a diversidade da sua consumidora como elemento principal na criação e desenvolvimento do produto. Feita por e para as mulheres, a linha lança novos arquétipos a cada ano, co-criados com consumidoras de todas as regiões do Brasil que estão presentes desde o início do projeto.

Na coleção 2018, a Ipanema apresenta três novas sandálias que agregam funcionalidade e estilo – entre elas a ART, a NATURE e a WAY – com preços que variam de R$14,99 a R$19,99.

Publicidade

Diversão e Cultura: Nova temporada do Domingo Divertido começa no Sobral Shopping

Por raquelsouza em Agenda

15 de setembro de 2018

Domingo Divertido 1
1/3

Domingo Divertido 1

Arrasta e Confira as imagens do domingo divertido

Domingo Divertido 2
Domingo Divertido 3

Começa a partir deste domingo, 16 de setembro, mais uma temporada do Domingo Divertido no Sobral Shopping. Muita diversão e cultura com diversas atividades: desenhos para colorir, pintura facial, oficinas, teatro de fantoches, além da presença de personagens, tudo isso com a Karavana Kids.

Domingo Divertido acontece sempre das 17h às 20h, em um espaço montado no corredor das Lojas Americanas. O acesso é gratuito.

Publicidade

Emília Buarque participa do debate do LIDE Global com coordenadores de planos econômicos dos presidenciáveis

Por raquelsouza em Negócios

15 de setembro de 2018

 A presidente do LIDE Ceará, Emília Buarque, participa do debate “Competitividade: planos de governo para a geração de valor”,  do Lide Global, em São Paulo, no dia 17 de setembro. O evento reunirá as principais lideranças dos setores privado para discutir uma agenda propositiva sobre os desafios para geração de valor e ações necessárias para um país mais competitivo.

 Dentre as palestras na programação, estão a apresentações dos coordenadores dos planos econômicos dos candidatos a presidência, dentre eles, Mauro Benevides Filho (responsável pela plataforma de Ciro Gomes), Pérsio Arida (conselheiro de Geraldo Alckmin), Marcio Pochmann (coordenador de Fernando Haddad),

João Paulo Capobianco (responsável pelas ideias de Marina Silva na área) e Paulo Rabello de Castro (formulador da plataforma de Álvaro Dias).

 No Estado, o LIDE Ceará já realizou debates com os coordenadores dos planos econômicos de dois dos candidatos à presidência do Brasil, Paulo Guedes (responsável pelas ideias de Jais Bolsonaro na área) e Mauro Benevides Filho.

 

Sobre o LIDE Ceará 

 O LIDE CEARÁ é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos. O LIDE CEARÁ tem agenda mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público. 

Publicidade

SISTEMA FECOMÉRCIO REALIZA PROJETO DE MODA PARA ESTIMULAR MERCADO NO CARIRI

Por raquelsouza em moda

15 de setembro de 2018

 

Com ações educacionais, o Garden Fashion Cariri propõe pensar a moda na Região através de mesa redonda, palestra e oficinas.

O Sistema Fecomércio, através das unidades do Sesc e do Senac na Região do Cariri, realiza, no período de 17 a 23 de setembro, uma programação que integra o evento Garden Fashion Cariri, realizado pelo Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. A ideia é estimular o mercado local para produção de moda autoral trazendo uma programação de oficinas, palestras, mesas redondas, desfiles e muitas curiosidades sobre o mundo da moda.

A iniciativa de incentivar a moda autoral na região do Cariri surgiu após pesquisa realizada pela Fecomércio-CE, em 2016. Segundo o levantamento, cerca de 40% do comércio varejista dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato é composto pelos itens de vestuário, calçados e assessórios, no entanto, observou-se que a maior parte destes produtos comercializados vem de outras regiões.

De acordo com Cristiano Saraiva, gerente da unidade do Senac em Crato, muitos jovens já buscam qualificação na área de moda para abrir seu ateliê e criar sua própria marca. “A maior procura é para cursos como os de Figurinista, Desenhista de Moda, Modelista e Costureiro, além dos aperfeiçoamentos que são ofertados nos dois laboratórios de moda do Senac”, explicou.

Um pouco do resultado destes cursos, pontua Cristiano, pode ser visto através dos desfiles que irão acontecer durante a programação do Garden Fashion Cariri na praça de eventos do Cariri Garden Shopping. Todas as peças dos desfiles “Cara Cariri”, “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza” e “Eu não sou um rótulo” foram criação de alunos do Senac.

O Sesc também integra a programação dos desfiles, com apresentações culturais alinhadas ao conceito das coleções a serem apresentadas na passarela. Geraldo Júnior, Dj Samuca e Daniel Peixoto foram os artistas convidados pelo Sesc para o projeto. “A trilha sonora foi escolhida pensando no conceito de moda criado em cada coleção, permitindo um casamento entre a moda e a música”, explica Cristiano.

O envolvimento dos jovens também se estende para outras áreas. Os alunos dos cursos da área da Beleza, como Cabelereiro e Maquiador comandam o backstage dos desfiles, com acompanhamento da equipe de instrutores.

Toda programação do Garden Fashion Cariri é gratuita e aberto ao público. Para participar basta fazer a inscrição no site do Cariri Garden Shopping: www.caririgardenshopping.com.br.

 

Serviço

Garden Fashion Cariri

 Data: 17 a 23 de setembro

Local: Cariri Garden Shopping – Av. Padre Cícero, 2555, Triângulo, Juazeiro do Norte CE

Inscrições: www.caririgardenshopping.com.br

 

Programação

 17 a 19 de setembro – Segunda a Quarta Feira

16h00 às 18h00 – Oficina: Colares Trançados (6h)

19h00 às 21h00 – Oficina: Upcycling (6h)

20 de setembro – Quinta Feira

19h00 – Mesa Redonda: Diversidade na Moda

Eveline Costa – SENAC

Cleo do Vale – UFCA

Daniel Peixoto

Mediação: Charles W

20h30 – Palestra Magna: Moda autoral e processo Criativo por Lindemberg Fernandes

21h30 – Encerramento

21 de setembro – Sexta Feira

19h00 às 19h30 – Desfile Cara Cariri

Trilha Sonora: JUNO/ Geraldo Júnior – SESC

22 de setembro – Sábado

19h00 às 19h30 – Desfile “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza”

Trilha Sonora: DJ Samuca – SESC

23 de setembro – Domingo

17h00 às 17h30 – Desfile “Eu não sou um rótulo”

Trilha Sonora: Daniel Peixoto – SESC

 

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

 

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo

Publicidade

SISTEMA FECOMÉRCIO REALIZA PROJETO DE MODA PARA ESTIMULAR MERCADO NO CARIRI

Por raquelsouza em moda

15 de setembro de 2018

 

Com ações educacionais, o Garden Fashion Cariri propõe pensar a moda na Região através de mesa redonda, palestra e oficinas.

O Sistema Fecomércio, através das unidades do Sesc e do Senac na Região do Cariri, realiza, no período de 17 a 23 de setembro, uma programação que integra o evento Garden Fashion Cariri, realizado pelo Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. A ideia é estimular o mercado local para produção de moda autoral trazendo uma programação de oficinas, palestras, mesas redondas, desfiles e muitas curiosidades sobre o mundo da moda.

A iniciativa de incentivar a moda autoral na região do Cariri surgiu após pesquisa realizada pela Fecomércio-CE, em 2016. Segundo o levantamento, cerca de 40% do comércio varejista dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato é composto pelos itens de vestuário, calçados e assessórios, no entanto, observou-se que a maior parte destes produtos comercializados vem de outras regiões.

De acordo com Cristiano Saraiva, gerente da unidade do Senac em Crato, muitos jovens já buscam qualificação na área de moda para abrir seu ateliê e criar sua própria marca. “A maior procura é para cursos como os de Figurinista, Desenhista de Moda, Modelista e Costureiro, além dos aperfeiçoamentos que são ofertados nos dois laboratórios de moda do Senac”, explicou.

Um pouco do resultado destes cursos, pontua Cristiano, pode ser visto através dos desfiles que irão acontecer durante a programação do Garden Fashion Cariri na praça de eventos do Cariri Garden Shopping. Todas as peças dos desfiles “Cara Cariri”, “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza” e “Eu não sou um rótulo” foram criação de alunos do Senac.

O Sesc também integra a programação dos desfiles, com apresentações culturais alinhadas ao conceito das coleções a serem apresentadas na passarela. Geraldo Júnior, Dj Samuca e Daniel Peixoto foram os artistas convidados pelo Sesc para o projeto. “A trilha sonora foi escolhida pensando no conceito de moda criado em cada coleção, permitindo um casamento entre a moda e a música”, explica Cristiano.

O envolvimento dos jovens também se estende para outras áreas. Os alunos dos cursos da área da Beleza, como Cabelereiro e Maquiador comandam o backstage dos desfiles, com acompanhamento da equipe de instrutores.

Toda programação do Garden Fashion Cariri é gratuita e aberto ao público. Para participar basta fazer a inscrição no site do Cariri Garden Shopping: www.caririgardenshopping.com.br.

 

Serviço

Garden Fashion Cariri

 Data: 17 a 23 de setembro

Local: Cariri Garden Shopping – Av. Padre Cícero, 2555, Triângulo, Juazeiro do Norte CE

Inscrições: www.caririgardenshopping.com.br

 

Programação

 17 a 19 de setembro – Segunda a Quarta Feira

16h00 às 18h00 – Oficina: Colares Trançados (6h)

19h00 às 21h00 – Oficina: Upcycling (6h)

20 de setembro – Quinta Feira

19h00 – Mesa Redonda: Diversidade na Moda

Eveline Costa – SENAC

Cleo do Vale – UFCA

Daniel Peixoto

Mediação: Charles W

20h30 – Palestra Magna: Moda autoral e processo Criativo por Lindemberg Fernandes

21h30 – Encerramento

21 de setembro – Sexta Feira

19h00 às 19h30 – Desfile Cara Cariri

Trilha Sonora: JUNO/ Geraldo Júnior – SESC

22 de setembro – Sábado

19h00 às 19h30 – Desfile “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza”

Trilha Sonora: DJ Samuca – SESC

23 de setembro – Domingo

17h00 às 17h30 – Desfile “Eu não sou um rótulo”

Trilha Sonora: Daniel Peixoto – SESC

 

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

 

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo