As vírgulas dizem coisas

A vírgula é um sinal gráfico utilizado pelo redator quando precisa “informar” ao leitor que a ordem “normal” dos termos da frase foi alterada.

Dessa forma, a relação entre vírgula e “pausa para respirar” é pura piada de português.

Em outras palavras, não faz a menor diferença se o escritor tem 81 ou 18 anos, se respira graças a intervenção de aparelhos ou se tem pulmão de boliviano.

Vírgula tem a ver com sintaxe, não com balão de oxigênio.

Nesse caso, aliás, é bem provável (por uma questão de quilometragem de texto) que o velhote dispunha de muito mais “gás” na corrida virgulada da linguagem escrita.

Muito bem. Disse que vírgula serve para “informar” o leitor sobre mudança de percurso. O caminho sintático “normal” dispensa a vírgula. Que caminho normal é este?

Vamos lá: largada – sujeito. Próximos passos: verbo, complemento verbal, adjunto adverbial. Quando a sequência é essa, guarde suas vírgulas na sacola.

Se a sequência sujeito–verbo–complemento verbal–adjunto adverbial for alterada, é hora de a vírgula entrar em campo. Vejamos isso na prática jornalística de todos os dias.

“Senado aprova contas de 50% para vagas das federais.”

No exemplo acima, a ordem “normal” dos termos da frase não foi alterada: sujeito (Senado), verbo (aprova), complemento verbal (contas de 50%), adjunto adverbial (para vagas das federais).

Como a ordem padrão não foi modificada, para que encher o saco do leitor com vírgulas?

Se, no entanto, promovermos mudanças na ordem tradicional dos termos da frase:

1) “Para vagas das federais, Senado aprova contas de 50%.”

2) “Senado aprova, para vagas das federais, contas de 50%.”

a vírgula eloquentemente “avisa” ao leitor que “alguma coisa está fora da ordem”.

Meu e-mail: marjangadeiro@gmail.com

Abraço.

Comentários

Orlando Nunes

Orlando Nunes

Graduado em Comunicação Social pela UFC, especializado em Sintaxe da Língua Portuguesa e Gramática Aplicada ao Texto. Foi professor da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC. Tem vasta experiência em revisão gramatical e estilística de texto em agências de Publicidade e empresas jornalísticas.

Calendário de postagens

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930