Publicidade

Le Chef Coxinha

por Ariane Cajazeiras

Receitas do lechef

Bolim preto de chocolate

Por Ariane Cajazeiras em Receitas do lechef

06 de Março de 2017

Eu adoro bolo de todos os sabores e nada mais comfort food  para mim do que um bolinho fofo e bem pretinho de chocolate, ainda mais se tiver aquela caldinha fina por cima, deixando a casca do bolo açucarada. Bom demais, né? O conceito de comfort food (comida que traz conforto) é justamente esse: fazer/comer aquela receita que estimula as memórias boas, receitas que podem ser simples e, claro, gostosas. Esse tipo de bolo de chocolate era sempre feito pela minha avó e mãe. Resolvi buscar na internet, então, uma receita que me levasse para uma receita assim: bolo preto, fofo, leve, delicioso. Aproveitei e dei uma incrementada com o que tinha na geladeira: um potinho aberto de cerejas em calda (que eu amo) e meia barra de chocolate 85% cacau.

Bolo de chocolate do amor <3 (Foto: Jefferson Sant’ana)

Pesquei uma receita de um blog que amo, o Panelaterapia, que fez um concurso de melhor bolo de chocolate do mundo. Fiz umas modificações e lá vai a receita pra você se deliciar. É simples, rápido e fica uma delícia!

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chocolate ou cacau em pó (não use achocolatado, ele tem muito açúcar! Melhor usar os chocolates em pó de caixinha – aqueles de 200g – com maior teor de cacau)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo (usei de girassol)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de água fervendo

Cobertura: 

  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou 2 colheres de leite condensado (usei leite condensado, porque tinha sobrando na geladeira)

Modo de fazer:

Unte uma forma com margarina e polvilhe com chocolate em pó ( melhor que enfarinhar, porque a cor fica mais linda). Ligue o forno a 180 graus. Peneire a farinha, açúcar e chocolate em um recipiente. Junte os 3 ovos e a xícara de óleo e mexa bem com uma colher ou espátula. Vai ficar uma massa meio grossa, ok? Tentei usar o fouet, mas embolou tudo, é melhor uma colher grande ou espátula mesmo! Depois que estiver tudo bem misturado, acrescentar a xícara de água fervendo e mexer novamente com uma colher (se quiser usar o fouet, nesse estágio já dá!), até a massa ficar homogênea. Por último acrescentar o fermento em pó e mexer mais uma vez levemente, só para incorporá-lo.

A massa fica assim! (Foto: Ariane Cajazeiras)

Coloque a massa na forma untada e polvilhada com chocolate e leve para assar no forno pré-aquecido por cerca de 20 a 25 minutos.

Ele fica lindão assim <3 (Foto: Ariane Cajazeiras)

Enquanto o bolo esfria um pouco, você mistura todos os ingredientes da calda e leva ao fogo só para que os ingredientes se misturem. A graça é quando a calda fica bem fininha. Depois que esfriar você desenforma, fura o bolo com um garfo e joga essa calda por cima.

Você pode enfeitar como quiser! Eu coloquei por cima cerejas ao marasquino cortadinhas ao meio e 3 barrinhas pequenas de chocolate 85% cacau (aquele bem amargo) picadinhas. As marcas que usei: cerejas Hemmer (que não são de gelatina) e chocolate da cacau show (é o mais amargo da loja). O bolo ficou tão maravilhoso que acabou em menos de 2 dias. E olha que lá em casa bolo dura bem muito. A massa fica com um sabor forte de chocolate e o doce da cereja combina bem com o amargor do cacau.

Voilà! (Foto: Jefferson Sant’ana)

Ficou bonitão (Foto: Jefferson Sant’ana)

Façam e mandem a foto pra gente! Bolo é um negócio que une famílias, vai por mim! <3

Com amor e com fome,

Ariane

Publicidade

Professor, você merece uma pizza de brownie

Por Ariane Cajazeiras em Receitas do lechef

15 de outubro de 2016

Outubro é o mês em que se comemora o dia do Professor e foi-se o tempo em que o presente era uma simples maçã. Em homenagem ao meu pai, Francisco, minha mãe, Regilane – professores de profissão e também da vida – aos meus queridos professores que me acompanharam da infância à idade adulta, segue essa receita de “Pizza” de brownie para você fazer em casa e repartir com seus professores queridos.

Brownie decoradinho delicioso molhadinho doce na medida <3

Brownie decoradinho delicioso molhadinho doce na medida <3

A “pizza” é entre aspas porque não tem nada de pizza aqui, a não ser o fato de ser um brownie redondo, ou seja, em formato de pizza,  e com uma cobertura que lembra os sabores das redondas. Mas tudo doce e com muito chocolate :D.

O bom desse brownie é que ele não é enjoento. Sei que é difícil acreditar que um negócio cheio de chocolate e recheio e brigadeiro e biscoito e tudo mais, possa não ser doce demais, mas eu, que gosto de coisas menos doces e mais amargas, consigo comer uma fatia inteirinha muito feliz e sem ripunar (enjoar, no típico cearencês). Então vamos lá com essa receita, meu povo. A massa do brownie foi inspirada numa receita do Tastemade Brasil, com algumas adaptações.

INGREDIENTES DO BROWNIE

  • 2 ovos

  • 1 ¼ de xícara de açúcar

  • 150g de manteiga derretida sem sal

  • 1 colher de chá de essência de baunilha (usei pasta de caramelo, mas pode ser baunilha)

  • ¼ de xícara de café expresso SEM AÇÚCAR (pode ser café coado)

  • ¾ de xícara de cacau em pó (é importante usar cacau em pó, aqueles sem ou com pouco açúcar, e não chocolate em pó)

  • ½ xícara de farinha de trigo

  • 1 colher de sopa de amido de milho

  • 1 pitada de sal

MODO DE FAZER

  1. Comece ligando o forno, porque ele precisa estar a 180 graus quando o bolim for cozinhar. Unte  uma fôrma média redonda com pouca manteiga ou com uma chiringada (borrifada) de óleo de coco. Não precisa de farinha! Eu só tenho forma redonda com o fundo móvel, por isso coloquei papel alumínio antes de untar, ó:

    Fôrma de torta transformada em fôrma de bolo

    Fôrma de torta transformada em fôrma de bolo

  2. Depois você começa a separar as coisas e coloca em um bowl (uma tigela grande, minino) os ovos e o açúcar e bate bem até resultar nessa misturinha clara e fofa. Você pode bater com o fouet – aqueles batedores de claras – no muque mesmo, ou então com a batedeira, você escolhe.
    P_20161009_115429

    Clara e fofinha

     

  3. Adicione a manteiga derretida, a essência e o café.
    Você pode cortar 2/3 de uma barra de manteiga e derreter no microondas!

    Você pode cortar 2/3 de uma barra de manteiga e derreter no microondas!

     

    Usei expresso da máquina nespresso, mas pode ser café coado também

    Usei expresso da máquina Dolce Gusto, mas pode ser café coado também

     

  4. Misture todos os secos, ou seja, o cacau, o amido de milho, o sal e a farinha:
    Misture todos os secos e bata bem muito!

    Misture todos os secos e bata bem muito!

     

    Certifique-se de que seu gato está a uma distância segura da tigela!

    Certifique-se de que seu gato está a uma distância segura da tigela!

     

    Jogue a mistura na fôrma untada

    Jogue a mistura na fôrma untada

     

    Deixe um pouco na tigela pra você provar

    Deixe um pouco na tigela pra você provar

    5. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus durante 20 minutos. Mas fique monitorando, já que o tempo varia de forno pra forno.

    Relaxe enquanto espera 20 minutos

    Relaxe enquanto espera 20 minutos

     

    6.  Quando a casquinha parecer durinha, abra o forno e espete com uma faca! Se ela sair limpa, é hora de tirar do forno.

    Deixe esfriar para retirar da fôrma, senão o brownie quebra e você não consegue rechear

    Deixe esfriar para retirar da fôrma, senão o brownie quebra e você não consegue rechear

    7. Enquanto o brownie esfria, vamos fazer BRIGADEIRO <3. Você pode usar o brigadeiro branco ou preto, tanto faz. O ideal é deixar ele no ponto de enrolar, se você quer usar bico de confeiteiro para enfeitar. Caso não queira usar bico de confeiteiro, deixa um pouco mais mole para ser mais fácil de espalhar na superfície do brownie.

    INGREDIENTES DO BRIGADEIRO

    • 1 lata de leite condensado (use uma marca boa, isso faz a diferença no sabor final)

    • 1 colher de margarina ou manteiga (com sal mesmo)

    • 1/2 lata ou caixinha de creme de leite (use uma marca boa, isso faz a diferença no sabor final e na consistência)

    • Umas 3 colheres de cacau em pó (se você optar pelo brigadeiro preto)

           MODO DE FAZER

  • Coloque todos os ingredientes, exceto o creme de leite, em uma panela média e mexa bem com um fouet (aquele batedor de claras que você usou pra bater o bolo) até começar a levantar fervura e despregar do fundo da panela. Quando chegar nesse estágio, jogue a metade da lata ou caixinha de creme de leite. Incorpore e deixe engrossar até o ponto desejado.

Olha a consistência do brigadeiro, Cezinha!

Olha a consistência do brigadeiro, Cezinha!

Agora vem uma das partes mais divertidas: decorar como você quiser! Corte sua pizza-brownie em 8 pedaços e comece a decorar com o brigadeiro. Se não for usar o bico de confeiteiro, espalhe o brigadeiro mole antes de cortar os pedaços. Separe os “toppings” desejados e VOILÀ!

Esse com brigadeiro branco, oreo, kit kat e passatempo!

Esse com brigadeiro branco, oreo, kit kat, batom e passatempo!

Versão com brigadeiro preto, vermicelli colorido, suspiros, negresco e sonho de valsa!

Versão com brigadeiro preto, vermicelli colorido, suspiros, negresco e sonho de valsa!

E assim o chocolate superpoderoso salva mais um dia em Fortalezatown! Um salve doce aos nossos professores! (E um salve à minha irmã, Alana, que me ajudou com a receita e as fotos).

Com amor e com fome,

Ariane.

leia tudo sobre

Publicidade

Professor, você merece uma pizza de brownie

Por Ariane Cajazeiras em Receitas do lechef

15 de outubro de 2016

Outubro é o mês em que se comemora o dia do Professor e foi-se o tempo em que o presente era uma simples maçã. Em homenagem ao meu pai, Francisco, minha mãe, Regilane – professores de profissão e também da vida – aos meus queridos professores que me acompanharam da infância à idade adulta, segue essa receita de “Pizza” de brownie para você fazer em casa e repartir com seus professores queridos.

Brownie decoradinho delicioso molhadinho doce na medida <3

Brownie decoradinho delicioso molhadinho doce na medida <3

A “pizza” é entre aspas porque não tem nada de pizza aqui, a não ser o fato de ser um brownie redondo, ou seja, em formato de pizza,  e com uma cobertura que lembra os sabores das redondas. Mas tudo doce e com muito chocolate :D.

O bom desse brownie é que ele não é enjoento. Sei que é difícil acreditar que um negócio cheio de chocolate e recheio e brigadeiro e biscoito e tudo mais, possa não ser doce demais, mas eu, que gosto de coisas menos doces e mais amargas, consigo comer uma fatia inteirinha muito feliz e sem ripunar (enjoar, no típico cearencês). Então vamos lá com essa receita, meu povo. A massa do brownie foi inspirada numa receita do Tastemade Brasil, com algumas adaptações.

INGREDIENTES DO BROWNIE

  • 2 ovos

  • 1 ¼ de xícara de açúcar

  • 150g de manteiga derretida sem sal

  • 1 colher de chá de essência de baunilha (usei pasta de caramelo, mas pode ser baunilha)

  • ¼ de xícara de café expresso SEM AÇÚCAR (pode ser café coado)

  • ¾ de xícara de cacau em pó (é importante usar cacau em pó, aqueles sem ou com pouco açúcar, e não chocolate em pó)

  • ½ xícara de farinha de trigo

  • 1 colher de sopa de amido de milho

  • 1 pitada de sal

MODO DE FAZER

  1. Comece ligando o forno, porque ele precisa estar a 180 graus quando o bolim for cozinhar. Unte  uma fôrma média redonda com pouca manteiga ou com uma chiringada (borrifada) de óleo de coco. Não precisa de farinha! Eu só tenho forma redonda com o fundo móvel, por isso coloquei papel alumínio antes de untar, ó:

    Fôrma de torta transformada em fôrma de bolo

    Fôrma de torta transformada em fôrma de bolo

  2. Depois você começa a separar as coisas e coloca em um bowl (uma tigela grande, minino) os ovos e o açúcar e bate bem até resultar nessa misturinha clara e fofa. Você pode bater com o fouet – aqueles batedores de claras – no muque mesmo, ou então com a batedeira, você escolhe.
    P_20161009_115429

    Clara e fofinha

     

  3. Adicione a manteiga derretida, a essência e o café.
    Você pode cortar 2/3 de uma barra de manteiga e derreter no microondas!

    Você pode cortar 2/3 de uma barra de manteiga e derreter no microondas!

     

    Usei expresso da máquina nespresso, mas pode ser café coado também

    Usei expresso da máquina Dolce Gusto, mas pode ser café coado também

     

  4. Misture todos os secos, ou seja, o cacau, o amido de milho, o sal e a farinha:
    Misture todos os secos e bata bem muito!

    Misture todos os secos e bata bem muito!

     

    Certifique-se de que seu gato está a uma distância segura da tigela!

    Certifique-se de que seu gato está a uma distância segura da tigela!

     

    Jogue a mistura na fôrma untada

    Jogue a mistura na fôrma untada

     

    Deixe um pouco na tigela pra você provar

    Deixe um pouco na tigela pra você provar

    5. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus durante 20 minutos. Mas fique monitorando, já que o tempo varia de forno pra forno.

    Relaxe enquanto espera 20 minutos

    Relaxe enquanto espera 20 minutos

     

    6.  Quando a casquinha parecer durinha, abra o forno e espete com uma faca! Se ela sair limpa, é hora de tirar do forno.

    Deixe esfriar para retirar da fôrma, senão o brownie quebra e você não consegue rechear

    Deixe esfriar para retirar da fôrma, senão o brownie quebra e você não consegue rechear

    7. Enquanto o brownie esfria, vamos fazer BRIGADEIRO <3. Você pode usar o brigadeiro branco ou preto, tanto faz. O ideal é deixar ele no ponto de enrolar, se você quer usar bico de confeiteiro para enfeitar. Caso não queira usar bico de confeiteiro, deixa um pouco mais mole para ser mais fácil de espalhar na superfície do brownie.

    INGREDIENTES DO BRIGADEIRO

    • 1 lata de leite condensado (use uma marca boa, isso faz a diferença no sabor final)

    • 1 colher de margarina ou manteiga (com sal mesmo)

    • 1/2 lata ou caixinha de creme de leite (use uma marca boa, isso faz a diferença no sabor final e na consistência)

    • Umas 3 colheres de cacau em pó (se você optar pelo brigadeiro preto)

           MODO DE FAZER

  • Coloque todos os ingredientes, exceto o creme de leite, em uma panela média e mexa bem com um fouet (aquele batedor de claras que você usou pra bater o bolo) até começar a levantar fervura e despregar do fundo da panela. Quando chegar nesse estágio, jogue a metade da lata ou caixinha de creme de leite. Incorpore e deixe engrossar até o ponto desejado.

Olha a consistência do brigadeiro, Cezinha!

Olha a consistência do brigadeiro, Cezinha!

Agora vem uma das partes mais divertidas: decorar como você quiser! Corte sua pizza-brownie em 8 pedaços e comece a decorar com o brigadeiro. Se não for usar o bico de confeiteiro, espalhe o brigadeiro mole antes de cortar os pedaços. Separe os “toppings” desejados e VOILÀ!

Esse com brigadeiro branco, oreo, kit kat e passatempo!

Esse com brigadeiro branco, oreo, kit kat, batom e passatempo!

Versão com brigadeiro preto, vermicelli colorido, suspiros, negresco e sonho de valsa!

Versão com brigadeiro preto, vermicelli colorido, suspiros, negresco e sonho de valsa!

E assim o chocolate superpoderoso salva mais um dia em Fortalezatown! Um salve doce aos nossos professores! (E um salve à minha irmã, Alana, que me ajudou com a receita e as fotos).

Com amor e com fome,

Ariane.