Publicidade

Le Chef Coxinha

por Ariane Cajazeiras, Caetano Neto e Iury Costa

Café

Cafeteria nova na área

Por Ariane Cajazeiras em Café

31 de Maio de 2018

Tem novidade na área para quem gosta de apreciar aquele cafezinho no fim da tarde. O restaurante Mediterrâneo, que já abre pra self-service no almoço diariamente, agora vai expandir também para cafeteria. A partir deste mês de junho, além de abrir entre 11h e 14h30 para almoço, o restaurante vai funcionar de segunda a sábado entre 15h e 21h para café!

Cappuccino é clássico! (Foto: Divulgação)

A Cafeteria vai trazer diversas opções de tapiocas, cuscuz, crepes, salgados. Para quem quer uma comidinha mais leve, tem ainda saladas e um menu fit especial. Entre as bebidas, uma boa variedade de cafés, capuccinos, frapês, affogatos e chocolate quente. No menu tem ainda um cardápio de sopas, algumas delas servidas no pão italiano.

Sopa no pão (Foto: Divulgação)

Além de poder pedir a la carte, vão estar disponíveis para self service sobremesas e bolos. É uma nova opção para quem trabalha ou mora na Aldeota. Eu já frequento restaurante e curto bastante o almoço, bem variado e com várias comidas saudáveis e fresquinhas, que é o que sempre busco em restaurantes desse tipo.
Mediterrâneo Café
Rua Osvaldo Cruz , 1769 – Aldeota
Funciona de segunda a sábado de 15h a 21h
Telefone: (85) 3224-2135
Publicidade

Café com cheirinho de memória! Atelier 1913

Por Iury Costa em Café

13 de dezembro de 2017

Sítio São Roque lança sua nova marca: o café Atelier 1913. Uma homenagem à história do local.

Além de barista em formação, sou um eterno saudosista. E não daria aqui para fazer um texto 100% jornalístico e frio. Até porque o caminho do café Atelier 1913 é oposto, com valorização da nossa cultura e tradição, além de muito saudosismo! E a nossa tradição tem sim um ligação forte com o café. A história não é bem contada por aí, mas o Maciço de Baturité (região serrana, próxima a Fortaleza, que compreende 13 municípios) foi destaque na produção de café de qualidade. Crise financeira e estiagem minguaram esse potencial econômico cearense, que, nos últimos anos tem ganhado atenção novamente, com o interesse de produtores e, reinvestir forte no setor cafeeiro.

Um dos lugares que nunca deixaram de produzir é o centenário Sítio São Roque, da cidade de Mulungu. Produção totalmente artesanal, desde o plantio, passando por beneficiamento (uma espécie de limpeza) e torragem. Além disso, sem uso de agrotóxicos. Desde sua criação, em 1913, o local sempre vendeu meio que a granel, sem uma identidade própria, rótulo ou informação que remetesse à trajetória do São Roque, que hoje tem a quarta geração a frente dos negócios. E justamente para homenagear a história desconhecida por muitos, que a nutricionista, barista e mestre de torra Isabelly Giffony idealizou a marca que vai mostrar o percurso da familia Farias (proprietária do sítio), começando por quem primeiros pôs os pés no São Roque: o casal Alfredo e Amélia.

 

As variedades

Os novos rótulos, que fazem parte do guarda-chuva “Atelier 1913”, foram lançados oficialmente no dia 06 de dezembro, em um evento para convidados,entre eles, o Le Chef Coxinha. Foram apresentados por Isabelly Giffony os conceitos que guiaram a criação da marca, e a renovação do café produzido no Sítio São Roque.

Lembrando que o café é do tipo “arábica”, que possui uma qualidade acentuada, e que só pode ser produzido em elevadas altitudes.

Amélia

Amélia Queiroz Farias nasceu em Guaramiranga, em 1882. Casou-se com Alfredo e teve oito filhos: Raimundo, Alfredo, Maria Violeta, Samuel, Albertina, José, Luíza Adiléa e Gerardo, que hoje tem 92 anos, e gerencia o Sítio São Roque. Matriarca da família, ela tinha pulso firme para administrar a casa e também ajudar nos negócios. O seu blend tem acidez e doçura equilibrados, com notas de chocolate e frutas amarelas.

Foto: divulgação

Alfredo

Alfredo Farias era agricultor, e, no ano de 1872, nasceu em Guaramiranga. Ele casou com Amélia em 1905. Em 1913, os dois fundam o Sítio São Roque, onde iniciaram a plantação de café sombreado, que utiliza sombra de outras plantas para reduzir a temperatura do solo. O seu blend possui acidez acentuada e doçura equilibrada. Tem notas de caramelo e rapadura.

Foto: divulgação

Novidades para 2018

Para 2018, o Atelier 1913 pretende investir em novos rótulos que remetam à memória do Sítio São Roque. Três novos blends já estão em planejamento. Além disso, em janeiro, vai ser lançado o Clube do Café do Atelier 1913, o primeiro clube de assinaturas do gênero, onde o consumidor vai poder escolher qual café receber em casa, e se ele vai moído ou em grãos.

 

Para fechar!

Para além do intuito empresarial, a dedicação e cuidado para com a marca mostram, também o zelo pelo cliente, que não vai receber ou consumir um simples café, mas um produto de qualidade, saboroso e que valoriza a nossa terra e as relações de trabalho. Parabéns ao Sítio São Roque pela iniciativa!

Serviço

Sítio São Roque – Zona Rural de Mulungu CE

Atelier 1913 – contato@atelier1913.com.br / atelier1913.com.br / @atelier1913

 

Pontos de venda dos café:

os cafés estão a venda no Aimê Café (Av. Barão de Studart, 2821), e o restaurante O Mar Menino (Av. Barão de Studart, 1043). Mas para que quiser se aprofundar ainda mais na história, pode ira até Mulungu comprar!

1/5

Foto: Iury Costa

2/5

Foto: Iury Costa

3/5

Drink feito com cachaça, rapadura e café. Foto: Iury Costa

4/5

Foto: Iury Costa

5/5

Foto: Iury Costa

Publicidade

O (nosso) circuito do café

Por Iury Costa em Café, Restaurantes

25 de agosto de 2017

O blog Le Chef Coxinha decidiu conhecer alguns espaços para tomar um bom café em Fortaleza. A bebida especial, de qualidade, vem ganhando mais adeptos, o que possibilita a abertura de diversos negócios especializados no setor. Apresentamos aqui 10 opções para você apreciar o café. É claro que isso não te impede de deixar outras sugestões. É bom que já podemos planejar um circuito 02!

Resolvemos fazer uma classificação. As estrelas (*) significam a melhor relação de atendimento, ambiente, localização, qualidade do café e custo-benefício. Já os cifrões ($) representam o preço praticado nos locais.

 

01. Aimé Café *** / $$$

Endereço: Avenida Barão de Studart, 2821, Dionísio Torres

Telefone: (85) 3055.6960

Funcionamento: das 09hs às 20:30hs

 

No local, nos sentimos como se estivéssemos na casa da avó, com móveis e objetos espalhados pelo ambiente, que remetem a  um momento familiar.  O atendimento inicial foi confuso, pois não sabíamos se o pedido era feito no balcão, ou se deveríamos aguardar alguém. Dava para perceber o nervosismo dos funcionários com a movimentação. Após a espera, um café de qualidade servido, e acompanhamentos gostosos. Tomamos um mocha.

 

02. Amika Coffeehouse ***** / $$$$

Endereço: Rua Ana Bilhar, 1136, Meireles

Telefone: (85) 3031.0351

Funcionamento: das 13hs às 21hs. Não abre às segundas

 

Excelente localização, profissionais qualificados e simpáticos, além de cafés especiais de alta qualidade. Bom atendimento, diversas opções com café, além de muitos acompanhamentos, como salgados e bolos, mas nada que fuja muito do universo proposto. Também funciona como local para capacitação de baristas e de realização de oficinas para entusiastas. Provamos um mocha com os deliciosos waffles.

 

03. Benévolo Café e Gelato **** / $$$

Endereço: Rua Ana Bilhar, 1083, Meireles

Telefone: (85) 3242.4464

Funcionamento: das 08hs às 23hs

 

Também uma excelente localização, espaço muito bonito e com bom atendimento. Ao ver o cardápio, e o próprio espaço, nos dá a impressão de que o café é apenas uma das várias opções (entre sorvetes, sucos, etc), e não um dos protagonistas.  Mesmo assim, o café servido é de qualidade e saboroso. O destaque positivo é que o grão é de uma produção própria. Tomamos um espresso e um mocha, com biscoitinhos de polvilho.

 

04. Café Havanna *** / $$$$

Endereço: Avenida Washington Soares, 85 (Shopping Iguatemi)

Funcionamento: Segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos das 14hs às 20hs.

 

Conhecida pelos excelentes alfajores, é uma franquia argentina com um quiosque quase na entrada do shopping (a da livraria). E talvez por ser praticamente na entrada, nos sentimos um pouco desconfortáveis com o fluxo de pessoas, mesmo que, no local, existam umas divisórias. O café utilizado é uma marca própria – bom. O destaque, realmente, é o doce de leite, utilizado tanto nas combinações de café, como nos acompanhamentos. Pedimos um crepe que estava com massa borrachuda, talvez pelo tempo de exposição. Bom atendimento. Ah, o café foi o capuccino com doce de leite!

 

05. Café Viriato ****/$$$$$

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 2828, Aldeota (tem também uma unidade no Shopping Del Paseo)

Telefone: (85) 3035.5503

Funcionamento: das 07:15hs às 23hs

 

Paga-se, também, pelo ambiente, que é bem requintado. Além disso, o café é um de muitos itens, e também não tem protagonismo. Às vezes, o atendimento, talvez pelo movimento, é um pouco disperso, mas, tanto o café, como os acompanhamento são excelentes e saborosos. Se você gosta de coisas muito doces, os affogatos são recomendados. Café de qualidade. Provamos o capuccino.

 

06. Le Pain Le Café **** / $$$$$

Endereço: Rua Professor Dias da Rocha, 670, Meireles

Telefone: (85) 3104.1805

Funcionamento: Segunda à quinta, das 08hs às 21hs, e de sexta a domingo, das 08hs às 22hs

 

Aqui, também, paga-se pela localização. Os acompanhamentos, embora deliciosos, são um pouco caros. Os cafés, no entanto, possuem preços razoáveis. O local é, realmente, muito bonito, e remonta um bistrô francês. Aliás, é um bistrô, e se pode encontrar diversas refeições. O atendimento é bom, e dava para perceber que os baristas são bem treinados e capacitados. O café servido é de qualidade. Provamos um capuccino, um mocha e uns pães artesanais deliciosos.

 

07. Mercado do Café *** / $$$$

Endereço: Rua Padre Francisco Pinto, 174. Benfica

Telefone: (85) 998.640.442

Funcionamento: Segunda à quarta, das 07hs às 20hs, e de quinta a domingo, das 07hs às 22hs

 

Fomos uma segunda vez ao local, já que não vale muito tirar as conclusões na primeira semana de funcionamento, quando tudo ainda está em ajuste. Mesmo assim, encontramos um atendimento hesitante, com os funcionários ainda em adptação, apesar de poucos clientes na casa. O cardápio é extenso, e, mais uma vez, encontramos o café apenas entre muitos itens, como hambúrgueres e pizzas. O ambiente é muito agradável, e leva à região do Benfica uma opção mais requintada. por lá, o café também é de qualidade. Provamos um capuccino, um mocha e bolo de cenoura.

 

08. Tiamate Coffee ***/$$$

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 484, Centro

Telefone: (85) 3209.2000

Funcionamento: das 07:30 às 19hs. Não abre aos domingos

 

Também é um modelo de franquia. Realmente um achado no Centro de Fortaleza. E um dos bons. O ambiente, entre grandes prédios, é muito bonito, e com ótimo atendimento. As opções de acompanhamento são poucas, mas também gostosas. Talvez por levar a ideia de uma cafeteria expressa, tudo é servido em copos de papel térmico. Sentimos falta de apreciar um bom café em uma xícara. O café utilizado é de qualidade. Tomamos um capuccino.

 

09. Úrbici Café **** / $$$

Endereço: Avenida Antônio Sales, 1357, Joaquim Távora

Telefone: (85) 988.245.462

Funcionamento: das 07hs às 22hs. Não abre aos sábados e domingos

Mais um excelente achado em Fortaleza. O Úrbici funciona em uma banca, mas que não fica atrás de nenhuma grande cafeteria da região. A proposta é de tomar um café ao ar livre. O ambiente é aconchegante, o atendimento é ótimo e os acompanhamentos são uma delícia. O café utilizado é de uma marca própria, e com excelente qualidade. Provamos o latte, o mocha, o capuccino e o fofíssimo bolo de cenoura. Uma delícia!

 

10. Zuila Café ***/$$$

Endereço: Rua Silva Paulet, 1460, Aldeota

Telefone: (85) 3224.1202

Funcionamento: das 12hs às 20:30hs. Não abre aos domingos

O local foi feito para nos sentirmos em casa, mas na casa de uma tia já idosa, com muitas histórias para contar. O ambiente é agradável, mas os portões aberto nos deixaram um pouco inseguros. O atendimento é muito bom, e com diversas opções para acompanhar o café. Nos confundimos um pouco com o cardápio, já que alguns nomes não eram dos cafés que costumamos tomar, mas nada que não fosse resolvido de imediato. O preço também não é muito alto. O café utilizado é de qualidade. Provamos o mocha, que lá chamam de macchiatto (?), e os waffles com creme de avelã.

IMG_20170614_144301556
1/9

IMG_20170614_144301556

Café Aimé. Foto: Iury Costa

IMG_20170505_132135349 (1)
2/9

IMG_20170505_132135349 (1)

Amika Coffeehouse. Foto: Iury Costa

IMG_20170603_123133190
3/9

IMG_20170603_123133190

Café Benévolo. Foto: Iury Costa

IMG_20170807_140210987
4/9

IMG_20170807_140210987

Café Havanna. Foto: Iury Costa

IMG_20170529_162944943
5/9

IMG_20170529_162944943

Le Pain Le Café. Foto: Iury Costa

IMG_20170803_141159793
6/9

IMG_20170803_141159793

Mercado do Café. Foto: Iury Costa

IMG_20170605_152343589
7/9

IMG_20170605_152343589

Tiamate Coffee. Foto: Elon Nepomuceno

IMG_20170802_144223299
8/9

IMG_20170802_144223299

Úrbici Café. Foto: Iury Costa

WhatsApp Image 2017-08-16 at 18.24.55
9/9

WhatsApp Image 2017-08-16 at 18.24.55

Zuila Café. Foto: Iury Costa

Publicidade

Habemus alfajor argentino: Cafeteria Havanna inaugura em Fortaleza

Por Ariane Cajazeiras em Café, Chocolate, Restaurantes

18 de julho de 2017

É na próxima sexta-feira, 21 de julho, que a cafeteria da marca de alfajores argentina mais famosa, a Havanna, finca bandeira em Fortaleza. Pra gente que gosta de gastronomia, doce, café e novidade, a notícia causou impacto. A expectativa é grande, já que os produtos que conhecemos da Havanna, os seus maravilhosos alfajores, além do doce de leite argentino, agradam e confortam nosso coraçãozinho glutão. Como não temos loja da marca por aqui, a alternativa era comprar em viagens (tem algumas dezenas de quiosques e cafés em alguns shoppings e aeroportos do Brasil, como no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador). Agora, teremos a oportunidade não só de comprar os produtos aqui na cidade, mas também de aproveitar o ambiente e as comidas de uma cafeteria.

O tradicional alfajor argentino (Foto: Divulgação)

A franquia que chega à capital cearense instala o primeiro ponto de venda na região. O café se instala no Shopping Iguatemi Fortaleza e vai comercializa, além de produtos de cafeterias e os tradicionais doces da marca, também sanduíches, tortas, drinks e salgados. A ideia da nova unidade é trazer também “um conceito de espaço aconchegante e acolhedor, com novo design e nova comunicação visual, pensada especialmente para o espaço do shopping”, diz o material de divulgação.

Hamburguer do Menu (Imagem: Divulgação)

A marca se expande através de franquias desde 2014 e planeja abrir mais 25 cafeterias até o final do ano em todo o país. A Havanna, que tem quase 70 anos de tradição, chegou ao Brasil em 2006 e desde então é sinônimo de legítimo alfajor argentino para a maioria dos brasileiros. Se você não conhece, recomendo começar pelo alfajor tradicional e o também tradicional pote do brilhoso doce de leite.

A loja vai oferecer um Blend de café exclusivo Havanna, 100% arábica, que possui notas achocolatadas para harmonizar com o Doce de Leite argentino. E minha curiosidade total está também nos doces oferecidos: é que a chef Pâtissier Carole Crema (conhecida também por ser uma das juradas do programa Que Seja Doce, na GNT – já perceberam que sou fã do reality, né?) passa a ser a fornecedora dos doces para todos os cafés Havanna, com produtos aprovados e chancelados pela Havanna Argentina. A Carole é a jurada mais fofa do reality, além de, claro, falar sempre com muita propriedade das sobremesas e bolos apresentados. Não tive a oportunidade de provar as receitas dela ainda, então fiquei  empolgada.

Carole Crema (Imagem: internet)

Acho ótima essa expansão de cafeterias especializadas em shoppings. No Iguatemi, por exemplo, temos a ótima Grão Espresso e a minha preferida, a 3 Corações. A gente espera que a Havanna venha agradar a todos nós, amantes de doces e cafés <3

PS.: estou de dieta, socorro.

Serviço:

Café Quiosque Havanna
Inauguração aberta ao público: sexta-feira (21) 

Localização: Piso Térreo – Quiosque 1796

Endereço: Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-340

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h

Publicidade

Habemus alfajor argentino: Cafeteria Havanna inaugura em Fortaleza

Por Ariane Cajazeiras em Café, Chocolate, Restaurantes

18 de julho de 2017

É na próxima sexta-feira, 21 de julho, que a cafeteria da marca de alfajores argentina mais famosa, a Havanna, finca bandeira em Fortaleza. Pra gente que gosta de gastronomia, doce, café e novidade, a notícia causou impacto. A expectativa é grande, já que os produtos que conhecemos da Havanna, os seus maravilhosos alfajores, além do doce de leite argentino, agradam e confortam nosso coraçãozinho glutão. Como não temos loja da marca por aqui, a alternativa era comprar em viagens (tem algumas dezenas de quiosques e cafés em alguns shoppings e aeroportos do Brasil, como no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador). Agora, teremos a oportunidade não só de comprar os produtos aqui na cidade, mas também de aproveitar o ambiente e as comidas de uma cafeteria.

O tradicional alfajor argentino (Foto: Divulgação)

A franquia que chega à capital cearense instala o primeiro ponto de venda na região. O café se instala no Shopping Iguatemi Fortaleza e vai comercializa, além de produtos de cafeterias e os tradicionais doces da marca, também sanduíches, tortas, drinks e salgados. A ideia da nova unidade é trazer também “um conceito de espaço aconchegante e acolhedor, com novo design e nova comunicação visual, pensada especialmente para o espaço do shopping”, diz o material de divulgação.

Hamburguer do Menu (Imagem: Divulgação)

A marca se expande através de franquias desde 2014 e planeja abrir mais 25 cafeterias até o final do ano em todo o país. A Havanna, que tem quase 70 anos de tradição, chegou ao Brasil em 2006 e desde então é sinônimo de legítimo alfajor argentino para a maioria dos brasileiros. Se você não conhece, recomendo começar pelo alfajor tradicional e o também tradicional pote do brilhoso doce de leite.

A loja vai oferecer um Blend de café exclusivo Havanna, 100% arábica, que possui notas achocolatadas para harmonizar com o Doce de Leite argentino. E minha curiosidade total está também nos doces oferecidos: é que a chef Pâtissier Carole Crema (conhecida também por ser uma das juradas do programa Que Seja Doce, na GNT – já perceberam que sou fã do reality, né?) passa a ser a fornecedora dos doces para todos os cafés Havanna, com produtos aprovados e chancelados pela Havanna Argentina. A Carole é a jurada mais fofa do reality, além de, claro, falar sempre com muita propriedade das sobremesas e bolos apresentados. Não tive a oportunidade de provar as receitas dela ainda, então fiquei  empolgada.

Carole Crema (Imagem: internet)

Acho ótima essa expansão de cafeterias especializadas em shoppings. No Iguatemi, por exemplo, temos a ótima Grão Espresso e a minha preferida, a 3 Corações. A gente espera que a Havanna venha agradar a todos nós, amantes de doces e cafés <3

PS.: estou de dieta, socorro.

Serviço:

Café Quiosque Havanna
Inauguração aberta ao público: sexta-feira (21) 

Localização: Piso Térreo – Quiosque 1796

Endereço: Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-340

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h