Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Sem categoria

Médico-fenômeno do Youtube promove palestra em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

03 de julho de 2018

Com mais de um milhão de inscritos em seu canal, o médico cirurgião vascular Dayan Siebra realiza em Fortaleza, a palestra-show Viva com Saúde Viva com Paixão. O encontro integra uma das ações do médico cearense e Youtuber, que se tornou a maior referência médica na internet nos últimos anos.

 

Consagrado atualmente como maior canal médico do Youtube com mais de 1 milhão de inscritos e mais de quatro milhões de visualizações em alguns de seus vídeos, Dayan Siebra se apresenta em Fortaleza, dia 13 de julho, às 19h, no Hotel Seara,  para o encontro Viva com Saúde Viva com Paixão, onde abordará durante três horas várias das temáticas narradas no seu canal no Youtube, todas que envolve o nosso cotidiano sobre saúde, dúvidas sobre formas de alimentação, sistema hormonal, libido, ansiedade, menopausa até assuntos como mau hálito, benefícios da cerveja, memória, infarto.

Já mais de 500 vídeos com média de quatro milhões de visualizações com uma produção simples e uma linguagem acessível e popular, Dayan Siebra, 44 anos, é natural do Crato/CE, estudou Medicina em Recife. Com o objetivo de compartilhar seu conhecimento de forma acessível, criou em 2017 o canal no Youtube falando tudo sobre saúde, medicina ortomolecular, qualidade de vida e assuntos afins. Neste canal, ele entrega vídeos gratuitos e diários, que com sua simplicidade, objetividade e humildade e forma de se comunicar, encantaram milhares de fãs em todo o país.

O vídeo do uso da água com limão lhe rendeu mais de quatro milhões de views.

Atualmente reside em Sobra/CE, onde iniciou sua carreira como cirurgião vascular na Santa Casa de Misericórdia. Posteriormente fez uma especialização em ortomolecular e fundou juntamente com sua esposa, a médica oftalmologista Andréa Gifoni, a clínica Equilibrium.

Convidado do Programa de TV Vida Melhor, da Rede Vida, Dayan apresenta junto com a jornalista Cláudia Tenório dicas de saúde alimentar, auto-estima e prepara agora seu primeiro livro, pela Editora cearense Cene, resultado das pesquisas, palestras e abordagens na internet.

Saúde

 

Médico cirurgião vascular há 19 anos e com especialidade em medicina ortomolecular, após passar por um ataque de pânico ocasionado por horas exaustivas de plantões que também o gerou gastrite, esofagite, hipertensão e obesidade, Dayan decidiu mudar completamente sua qualidade de vida e assim passou a procurar vários cursos de autoconhecimento.

Com três formações em Coaching nas maiores e mais bem conceituadas Instituições de coaching no Brasil, uma formação em Máster Coaching e estrado Internacional em Coaching na Flórida (EUA) coaching. Esses títulos levaram Dayan a ministrar palestras tanto nacionais como internacionais na área de Coaching e medicina ortomolecular.

O Dr. Dayan atende atualmente como ortomolecular em Sobral-CE, Fortaleza-CE e São Paulo-SP.

 

 

Responsabilidade social

 

Após atender milhares de pessoas e ministrar palestras em várias cidades no Ceará e no Brasil, fundou o Instituto Dayan Siebra, uma empresa de atendimento personalizado na área da saúde, qualidade de vida e treinamentos de alto impacto na vida pessoal.

 

O Instituto Dayan Siebra atua com responsabilidade social em alguns lugares no Brasil, sendo eles: São Paulo-SP, Vitória-ES, Fortaleza-CE e Sobral-CE, além de outros grupos de pessoas que não moram nessas cidades, mas se beneficiam com suas ações solidárias.

Uma vez por mês o instituto realiza palestras solicitando na inscrição apenas 1kg de alimento não perecível, sendo esses alimentos são destinados a instituições de caridades, entre elas na cidade de Sobral-CE. Outra forma de colaborar são as palestras gratuitas que o instituto disponibiliza todo começo de ano para as escolas públicas de Sobral e região.

Dentre os programas de responsabilidade social, tem também os vídeos de utilidade pública sobre saúde e qualidade de vida que é disponibilizado gratuitamente em seu canal do youtube,

 

Serviço

Palestra-Show Viva com Saúde Viva com Paixão com Dayan Siebra

Local: Avenida Beira Mar, 3080, Seara Praia Hotel, Meireles, Fortaleza-CE

Horário: 19h às 22h

Inscrições e informações:  (88) 99239 7076 / (88) 99688 1358

Publicidade

Cearenses comemoram classificação do Brasil com rodada de Budweiser grátis

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

28 de junho de 2018

Os torcedores que lotaram o Órbita foram à loucura no com os gols da Seleção Brasileira.

[FOTO: Eduardo Mendonça]

Bud Basement lota em Fortaleza. Brothers in Jam, DJ Thales e DJ Rodrigo Lobão animam torcedores cearenses após a vitória por 2 a 0 diante da Sérvia

A Seleção Brasileira conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo FIFA™. No embate diante da Sérvia, o time de Tite venceu por 2 a 0 e, como prometido, os torcedores cearenses ganharam uma rodada de Budweiser grátis para comemorar o resultado no Bud Basement, sediado no Órbita Bar, no Dragão do Mar.

A turma foi à loucura com os dois gols da Seleção. Aos 35 do primeiro tempo, Coutinho lançou e Paulinho invadiu a área sozinho, e de biquinho, tocou por cima do goleiro sérvio marcando o primeiro gol da partida. O segundo foi aos 22 do segundo tempo, com Thiago Silva de cabeça, após cobrança de escanteio de Neymar.

O engenheiro de alimentos Ocian Calacante, de 39 anos, aprovou o jeito Bud Basement de torcer. “Achei incrível o local e a galera”, destaca ele, que completa: “Fazia muito tempo que não andava aqui. A nova fachada ficou muito linda”. Ocian afirma que voltará ao Bud para torcer pelo Brasil nas oitavas de final contra o México: “A Seleção vai ganhar o próximo jogo por 2 a 0. Vai dar certo!”.

Para o professor universitário André Moura, de 38 anos, o Órbita virou o melhor local de Fortaleza para torcer para a Seleção Brasileira. “É fenomenal! Áudio bom, muitos telões, estrutura maravilhosa, visão boa e, principalmente, Budweiser gelada. Estarei aqui no jogo contra o México e vou chamar minha turma”, ressalta.

Após o jogo, os Brothers in Jam, DJ Thales e DJ Rodrigo Lobão animaram os torcedores. No local, o público desfrutou de barbearia, estúdio de tatuagem, pebolim e futebol de botão, uma quadra de street soccer, e “banca” de figurinhas.

Além disso, os torcedores amantes de churrasco premium contaram com deliciosos hambúrgueres, e opções vegetarianas. Inspirado nos icônicos porões de Nova York (EUA) e Berlim (Alemanha), o projeto ocorrerá até 15 de julho. “O Bud Basement reúne música, esporte, diversão e alimentação em um só lugar, é o point ideal para quem está acompanhando a Copa do Mundo”, destaca o gerente regional de marketing da Ambev, Felipe Bratfisch.

O projeto está presente em dez capitais brasileiras. “Escolhemos o Órbita, em Fortaleza, porque é uma casa emblemática e movimenta a cena local. Achamos que aqui é o lugar perfeito para conectar a galera por ser localizado no Dragão do Mar, no Centro da Capital cearense, uma área democrática, e por trazer muita personalidade como a Budweiser”, destaca Bratfisch.

Com mistura de cenários e muita atitude, o evento da marca leva uma experiência autêntica para os consumidores. O espaço com inúmeras atrações tem palco para receber bandas e DJs com curadoria especial, um bar temático e telões que transmitem os aguardados jogos da Copa do Mundo. Além disso, barbearia, estúdio de tatuagem e grafite também farão parte do ambiente.

Publicidade

Gilberto Silva vence etapa de Campeonato Cearense e se prepara para Copa Brasileira de Paraciclismo

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

19 de junho de 2018

O ciclista cearense Gilberto Silva ficou como primeiro colocado na 4ª etapa do Campeonato Cearense de Ciclismo de MTB XCO 2018, em Maranguape, no último domingo, 17 de junho. Agora, o atleta se prepara para a Copa Brasileira de Paraciclismo.

Gilberto é patrocinado pelo Instituto Aço Cearense há nove anos e contabiliza mais de 300 pódios ao longo de sua história, entre eles o Campeonato Cearense de Mountain Bike, onde foi vencedor por dez vezes na categoria elite de paraciclismo, além de ser três vezes campeão do Rally Cerapio/Piocera e do Desafio Sesc de Mountain Bike e campeão do ranking brasileiro em 2017.

O cliclista vem priorizando os campeonatos de paraciclismo e se prepara para a próxima prova, que acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Leme –SP. É a segunda etapa da Copa Brasileira de Paraciclismo. De malas prontas, ele afirma está bem preparado. “Estou na minha melhor forma e pretendo fazer o melhor resultado possível, com expectativa de ficar no ranking entre os três melhores”, diz Gilberto.

Publicidade

Feira de noivas em shopping promove descontos de até 50% em produtos e serviços 

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

18 de junho de 2018

O evento será realizado pelo site de oportunidades Barato Coletivo. A Semana de Eventos e Noivas acontece dos dias 28 a 30 de junho no Shopping RioMar Fortaleza, na Praça Central do Piso L1
Planejar o casamento. Pensar sobre buffet, local da festa, vestido de noiva, entre outras coisas… Tarefas que são necessárias para quem quer realizar o sonho de uma festa perfeita. Com a proposta de facilitar e oferecer tranquilidade neste momento tão importante para a vida de um casal, o site de oportunidades Barato Coletivo realiza entre os dias 28 a 30 de junho a VIII Semana de Eventos e Noivas, uma feira com descontos e ofertas de até 50% em produtos e serviços para casamentos.
Para a feira, o Barato Coletivo selecionou as melhores empresas do ramo da gastronomia, decoração, hospedagem, moda, produção de vídeos e viagens. Compõem o quadro de parcerias cerca de 35 empresas, entre elas: Sucré, Hotel Vale das Nuvens Guaramiranga, Marina Park Hotel, Led Art, Grupo Encantus, Atelie Chocobelle, Aline Prado Atelier de Noivas, Latelier du Chocolat e Mys Forminhas, entre outras.
O evento acontece durante três dias, das 12h às 22h, na quinta e sexta-feira (28 e 29 de junho) e das 10h às 22h, no sábado (30/6). Neste último dia, às 18h, um desfile da marca Aline Prado Atelier completa a programação da Feira.
Sorteio
Ao fim da programação, um sorteio será realizado para os participantes da VIII Semana de Eventos e Noivas. Para concorrer, as pessoas devem adquirir uma ficha, obtida através da compra de um dos produtos / serviços de um dos parceiros do Barato Coletivo.
Semana de Eventos e Noivas
Trazer novidades do mundo dos casamentos com descontos mais que especiais. A Semana de Eventos e Noivas chega em sua 8ª edição e se destaca no mercado como um dos eventos mais importantes para o ramo dos casamentos e econômico de Fortaleza.
No ano passado, mais de 2 mil visitantes conferiram as ofertas nos serviços de matrimônio. Em todas edições já realizadas, o Semana de Eventos e Noivas conta com mais de 20 mil cupons vendidos ao público fortalezense.
Serviço – Semana de Eventos e Noivas
Quando: 28 e 29 de junho, das 12 às 22h, e 30 de junho, das 10h às 22h
Onde: RioMar Fortaleza, na Praça de Eventos Central 01 – Piso L1
Publicidade

3 D Diagonal: Construtora prorroga campanha especial com oportunidades de negociações diretas entre cliente e diretoria

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

14 de junho de 2018

Após o sucesso de vendas e visitas da 2ª Edição da campanha 3 D Diagonal no último final de semana, a construtora atuante no mercado imobiliário há 36 anos no Ceará, prorroga para os dias 15, 16 e 17 de junho a ação especial, no estande de vendas do empreendimento Praça da Luz, localizado na Rua Senador Pompeu, 2610, no Bairro de Fátima.

A campanha 3 D Diagonal funciona novamente com três dias de negociações diretas entre cliente e a diretoria Diagonal. Caso o cliente tenha interesse em conhecer e negociar outro empreendimento Diagonal, a diretoria também está à disposição.

 “Esse contato direto com o cliente é fundamental para um negócio seguro e uma venda satisfatória para os dois lados: cliente e construtora. O Praça da Luz é um projeto inovador em Fortaleza com uma praça iluminada cercada da maior e mais completa área de serviços ofertados aos moradores. Temos a certeza que será um sucesso de venda”, destaca João Fiúza, presidente do Grupo Diagonal.

Conheça o Praça da Luz

Também localizado no Bairro de Fátima, o Praça da Luz é um empreendimento em construção que promete revolucionar o conceito imobiliário na região com a mais moderna área de lazer da cidade, com mais de 30 itens. Uma proposta inédita com uma iluminada praça, cercada de lojas e serviços integrados para quem procura conforto, segurança e a conveniência de um mall de comércio e serviços. Com o conceito inovador, o empreendimento traz em destaque uma praça dentro da área comum com um conjunto de serviços para quem busca comodidade a poucos metros de seu apartamento. Além disso, o Praça da Luz apresenta uma lavanderia privativa aos seus moradores, Garage Band, Living Comum, Lobby e entre outros espaços interativos.

Serviço 3 D Diagonal

Dias: 15, 16 e 17 de junho;

Horário: A partir das 8h;

Endereço:  Praça da Luz: Rua Senador Pompeu, 2610, no Bairro de Fátima.

Mais informações: (85) 2181-6383.

Facebook: @diagonalengenharia;

Instagram: @diagonalengenharia.

Publicidade

Felipão faz shows no aterro da Praia de Iracema e no Arraiá do Marina Park em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

13 de junho de 2018

Cumprindo a maratona shows da turnê junina, o cantor Felipão anima duas grandes festas em Fortaleza nesta semana. Na quinta-feira (14), Felipão sobe ao palco do São João de Fortaleza, onde terá participação especial do cantor Marcinho. Além dele, o evento recebe outros grandes nomes como Binha Cardoso, Solange Almeida e Simone e Simaria a partir das 18h e conta com área aberta ao público e camarotes exclusivos. Na sexta-feira (15), Felipão será atração principal no Arraia do Marina Park Hotel, que ocorre a partir das 22h eterá também como atrações as bandas Noda de Caju, cantora Kátia Cilene e a dupla Pedro e Benício. O ingressos para o Arraiá do Marina podem ser adquiridos no próprio hotel ouno site bilhetecerto.com.br. No palco, Felipão traz grande sucessos que marcaram sua carreira, fora as novas músicas, como: “Se Arrependeu”, “Aninha”, “O Cara da Internet”, “Obedecendo”, “Será que a gente tem volta” e “Sarra Bumbum” músicas que mostram como seu atual momento marcam uma nova geração de fãs do forró. 

Felipão

Um cara de sorte e abençoado! A frase de uma das músicas mais famosas do repertório de Felipão resume um pouco da nova fase do cantor: um ano após o anúncio do retorno ao forró, ele se consagra como um dos maiores nomes do gênero no Brasil, arrastando multidões por onde passa. O primeiro ano de carreira solo do Felipão também mostrou a versatilidade do cantor em protagonizar videoclipes, desde a sua performance na megaprodução do DVD “Olha Eu de Volta”, no qual interagiu com a bailarina e digital influencer Lorena Improtta; e “Obedecendo”, onde fez um dueto com o amigo e hitmaker Léo Santana. O cantor lançou as coreografias dos hits “Sarra Bumbum” e “Aninha” no FitDance, um dos canais de dança mais acessados do mundo. Destaque também para os recentes videoclipes das músicas “As Vaqueirinhas” e “O Cara da Internet” que já têm centenas de milhares de acessos poucas semanas após o lançamento.

Serviços Felipão 
Facebook: 
https://www.facebook.com/FelipaoOficial/
Instagram: 
https://www.instagram.com/felipaooficial/
Youtube: 
https://www.youtube.com/channel/UC_1DORowc0yCVX3I4nJLCrg
Site: 
http://www.felipaooficial.com.br/

 

Publicidade

Primeiro Encontro Técnico com Unimeds é realizado em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

08 de junho de 2018

Nos dias 07 e 08 de junho, o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, reuniu as Unimeds da Federação Equatorial e Unimeds do Nordeste convidadas (Maceió, Teresina, Cariri, Federação Ceará e Campina Grande), para discutir principais os problemas em comum e traçar estratégias para o negócio de forma objetiva e viável.

Os temas tratados foram: OPMEs (órteses, próteses e materiais especiais); Oncológicos e Imunobiológicos; Vendas; Alternativas às Administradoras de Benefícios; Modelos de jurídicos;   Plano de saúde de Cooperados e Colaboradores; Relação com Rede Credenciada e controle de exames autogerados.

Para o presidente da Unimed Fortaleza, a ideia do encontro foi realizar uma troca de experiências e realidades e criar opções de soluções em conjunto. “Não dá para ficar só reclamando. Precisamos fazer nossa parte. Juntos, temos potencial para, através de soluções inovadoras, criarmos um case de sucesso no Sistema Unimed”, afirma Elias Leite.

Publicidade

Feira leva universo geek ao Shopping Aldeota

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

06 de junho de 2018

A partir desta quarta-feira (05) os fãs de cultura geek, nerd e pop terão mais um motivo para ir ao Shopping Aldeota. Até o dia 29, o shopping recebe a Arena Play and Toys, uma feira que reúne conteúdos de animes, games, música e várias outras coisas desse universo.  O evento ocupará vários locais do shopping com uma programação bem diversificada. No piso L1, ficarão expostos mais de 20 stands com produtos e serviços e, no L2, ficará uma galeria de arte com obras produzidas pelos alunos da escola de efeitos visuais Gracom e haverá ainda a produção de caricaturas ao vivo. Já no piso L4, acontecerão jogos gratuitos, apresentação de novos produtos, campeonatos de K-Pop e Cosplay, dentre outras coisas. A Arena Play and Toys é realizada pela Acertiva Produtora de Feiras e Eventos.

Sobre o Shopping Aldeota

Inaugurado em dezembro de 1998, o Shopping Aldeota conquistou seu espaço no mercado pelo seu projeto arquitetônico diferenciado e o mix de lojas e serviços. Localizado no coração da Aldeota, o shopping fica numa região com forte presença de escritórios de grandes empresas e uma das áreas residenciais de maior poder aquisitivo de Fortaleza. São cinco andares climatizados, com 220 lojas das melhores marcas, cinemas, praça de alimentação, supermercado, magazine e estacionamento coberto. Tudo para unir conforto, funcionalidade, diversão e segurança.

Publicidade

SKAVURSKA! NET CONVOCA CORONEL TUCHENKO PARA MULTITELAR

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

22 de Maio de 2018

 O icônico coronel Boris Tutchenko está de volta, em uma participação especial no novo filme da campanha da NET. Criado pela Talent Marcel, o carismático russo dono do bordão SKAVURSKA!, e estrela da marca entre 2007 e 2010, está de volta para viver o momento atual da operadora e multitelar aproveitando todas as vantagens de ser um NET.

O retorno do Coronel Tutchenko para as telas do Brasil já tem data marcada: 22 de maio. Com muita dança, música, e vibrações positivas, para unir todos que estão ansiosos para soltar um só grito da garganta: SKAVURSKA!

Skavurska! é o grito de quem aproveita a melhor e mais completa programação da TV por assinatura com a NET, com a maior quantidade de canais em alta definição. São mais de 100 canais em HD, com opções de esporte, filmes e séries, infantis e muitos outros.

O coronel ainda irá mostrar que os clientes NET podem assistir ao conteúdo da TV por assinatura quando, onde e quantas vezes quiserem com o NOW, a maior plataforma de vídeo on demand do Brasil, que pode ser acessada pelo canal 1 do controle remoto, no site nowonline.com.br ou app para tablets e smartphones.

Os NET´s ainda contam com 40 canais ao vivo, que estão disponíveis no site e aplicativo da plataforma, para acompanhar, mesmo fora de casa, todos os lances do futebol e muito mais.

“O coronel Boris Tutchenko foi um marco nas campanhas da NET e é sempre lembrado com carinho por sua animação e por ter representado de forma inusitada o espírito da NET. Então, ninguém melhor do que ele para mostrar que multitelar é divertido, é contagiante, é SKAVURSKA!”, comenta Roberta Godoi, diretora Comercial e de Comunicação da NET.

“Quem não se lembra do coronel Tuchenko e do seu bordão “Skavurska”?. Ele é um personagem que está totalmente associado a NET e demonstra todo o sentimento que queremos transmitir, para relembrar e multitelar com as pessoas”, afirma Philippe Degen, Diretor de Criação da Talent Marcel.

Agência: Talent Marcel Comunicação e Planejamento Ltda.

Cliente: Claro  S/A – NET

Título: Campanha Skavurska

Duração: 30”  / 15”

CCO: João Livi

Direção de Criação: Philippe Degen, Rodrigo Tortima

Criação: Denis Peralta, Renato Jardim

Produtor de RTVC: Maria Herminia Weinstock, Iára Pertusi

Atendimento:  Alex Isnenghi, Douglas Ramos, Luisa Vissotto, Amanda Fernandes, Giovanna Falvino, Camila Bergami

Planejamento: Gabriela Soares, Camila Massari, Lucas Madeira, Roberta Monteiro

Mídia Herbert Gomes, Daniela Gazzano, Kelly Prado, Andreza Sobrinho, Fabian Mattua, Thiago Hirata, Marcela Cantarin, Victor Motta

Produtora de imagem: Barry Company

Direção: Rene Sampaio

Direção de fotografia: Adrian Teijido

Produtor Executivo: Krysse Mello

Atendimento: Daniela Silva

Diretor de Arte: Fred Pinto

Montador: Alexandre Boechat

Coordenador de Finalização: Alexandre Cois

Finalizador: Luiz Bicudo

Post Production: Barry Company

Produtora de som: Mugshot

Trilha – criação e direção:  Arthur Abrami, Chico Reginato e Mauricio Herszkowicz

Edição de som e mixagem: Gustavo Boselli e Thacio Palanca

Produção executiva som: Gilvana Viana

Locutor: Saulo Roston

Aprovação do cliente: Roberta Godoi / Flavia Genezini / Mayra Braz

Publicidade

Hospital Regional Unimed sedia primeiro implante de cardiodesfibrilador subcutâneo no estado do Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

21 de Maio de 2018

A cirurgia foi realizada com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. É a tecnologia a serviço da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

 

Chega ao Ceará uma tecnologia inovadora que pode ajudar muitas pessoas com probabilidade de serem acometidas por um mal súbito. O primeiro implante de cardiodesfibrilador subcutâneo (S-ICD), realizado no Ceará, aconteceu no último sábado (19), no Hospital Regional Unimed (HRU), em um paciente com Síndrome de Brugada, um distúrbio hereditário da eletrofisiologia cardíaca que leva a aumento do risco de síncope e morte súbita.

 

A nova tecnologia chega ao Ceará pelas mãos da equipe dos médicos cearenses, Marcelo de Paula, Tatiana Pereira e Eduardo Arraes, supervisionados pelo médico cardiologista de São Paulo, Fernando Oliva, especialista em arritmias, doutor em Ciências da Cirurgia e certificado para este tipo de implante. O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. A expectativa da equipe é que este tipo de implante possa ser realizado para ajudar outras pessoas que sofram o risco de morte súbita.

 

Segundo Fernando Oliva, a diferença deste dispositivo em relação aos outros é que toda a estimulação cardíaca é feita fora do coração. No caso de outros tipos de implante, os cabos-eletrodos chegam à área cardíaca por meio de um cateter que é posicionado dentro do órgão, através do sistema venoso. Com a nova tecnologia, pode-se evitar inúmeras complicações como lesões, inflamações, infecções e a fratura do próprio eletrodo. “Essa foi a primeira prótese da história a não precisar colocar o eletrodo dentro do coração. Então, hoje somos capazes de reverter arritmias, usando esse desfibrilador, com o eletrodo situado fora do órgão. Eu acredito fortemente que foi um passo à frente em termos de estimulação cardíaca”, explica o cardiologista.

 

A chegada do implante ao Brasil

Esse tipo de dispositivo começou a ser implantado na Europa em 2009 e o médico Fernando Oliva vem, desde então, acompanhando o uso desta tecnologia no exterior. A autorização para o Brasil chegou em 2015. Convidado pela empresa fabricante do dispositivo, a Boston Scientifc, o médico foi aos Estados Unidos participar de treinamento para trazer a tecnologia ao Brasil. Em setembro de 2016, foi implantado o primeiro S-ICD do Brasil. De lá para cá, já foram 36 procedimentos realizados no país, sendo três no Nordeste e um deles no Ceará.

Publicidade

Hospital Regional Unimed sedia primeiro implante de cardiodesfibrilador subcutâneo no estado do Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Sem categoria

21 de Maio de 2018

A cirurgia foi realizada com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. É a tecnologia a serviço da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

 

Chega ao Ceará uma tecnologia inovadora que pode ajudar muitas pessoas com probabilidade de serem acometidas por um mal súbito. O primeiro implante de cardiodesfibrilador subcutâneo (S-ICD), realizado no Ceará, aconteceu no último sábado (19), no Hospital Regional Unimed (HRU), em um paciente com Síndrome de Brugada, um distúrbio hereditário da eletrofisiologia cardíaca que leva a aumento do risco de síncope e morte súbita.

 

A nova tecnologia chega ao Ceará pelas mãos da equipe dos médicos cearenses, Marcelo de Paula, Tatiana Pereira e Eduardo Arraes, supervisionados pelo médico cardiologista de São Paulo, Fernando Oliva, especialista em arritmias, doutor em Ciências da Cirurgia e certificado para este tipo de implante. O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso e o paciente já recebeu alta hospitalar. A expectativa da equipe é que este tipo de implante possa ser realizado para ajudar outras pessoas que sofram o risco de morte súbita.

 

Segundo Fernando Oliva, a diferença deste dispositivo em relação aos outros é que toda a estimulação cardíaca é feita fora do coração. No caso de outros tipos de implante, os cabos-eletrodos chegam à área cardíaca por meio de um cateter que é posicionado dentro do órgão, através do sistema venoso. Com a nova tecnologia, pode-se evitar inúmeras complicações como lesões, inflamações, infecções e a fratura do próprio eletrodo. “Essa foi a primeira prótese da história a não precisar colocar o eletrodo dentro do coração. Então, hoje somos capazes de reverter arritmias, usando esse desfibrilador, com o eletrodo situado fora do órgão. Eu acredito fortemente que foi um passo à frente em termos de estimulação cardíaca”, explica o cardiologista.

 

A chegada do implante ao Brasil

Esse tipo de dispositivo começou a ser implantado na Europa em 2009 e o médico Fernando Oliva vem, desde então, acompanhando o uso desta tecnologia no exterior. A autorização para o Brasil chegou em 2015. Convidado pela empresa fabricante do dispositivo, a Boston Scientifc, o médico foi aos Estados Unidos participar de treinamento para trazer a tecnologia ao Brasil. Em setembro de 2016, foi implantado o primeiro S-ICD do Brasil. De lá para cá, já foram 36 procedimentos realizados no país, sendo três no Nordeste e um deles no Ceará.