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Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Responsabilidade social

Aço Cearense doa 160 mil reais em notas fiscais para o CRIO

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

13 de novembro de 2018

O Outubro Rosa conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, trazendo informação à população e promovendo solidariedade aos pacientes. A Aço Cearense, em apoio à campanha, arrecadou notas fiscais durante todo o mês, no valor total de R$ 160 mil e, em novembro, doou para o CRIO – Centro Regional Integrado de Oncologia.

 

O valor arrecadado com as notas fiscais ajudará na manutenção da Nossa Casa (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) e nos projetos do CRIO, como o Costurando Sonhos, no qual as pacientes desenvolvem um trabalho de costura, confeccionando bolsas, lixeiras para carros e porta notebooks que são vendidos para arrecadar dinheiro para a casa de apoio.

 

Para Lara Montenegro, responsável pela Comunicação do CRIO e da Nossa Casa, essas doações são muito importantes. “Nós temos vários setores produtivos para manter e essas notas fiscais também servirão como ajuda para nós, pois a instituição vive somente com doações”, explicou Lara.

 

Além da doação das notas fiscais, a colaboradora Wany Araújo doou o cabelo para o projeto. “Um pedacinho de amor não dói”, que confecciona perucas para as mulheres com câncer, que já perderam o cabelo. As pacientes que desejam usar as perucas devem realizar um cadastro no CRIO e participar do banco de empréstimo para estarem aptas a receber o cabelo. Depois que as pacientes não precisam mais das perucas, estas voltam para o CRIO para que outras pessoas possam usá-las.  “É muito gratificante saber que o meu cabelo vai servir de motivação e de estímulo para aumentar a autoestima dessas pacientes que tratam um câncer”, disse a colaboradora da Aço Cearense Filial, feliz em poder ajudar no projeto.

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Embaixadoras do Beach Park fazem entrega das arrecadações de dia das crianças

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

09 de novembro de 2018

Mais de 1 tonelada de alimento não perecível foi arrecadado pelo Beach Park durante a ação do mês das crianças. A campanha, que começou no dia 14 de setembro e durou cerca de 50 dias, foi uma ação exclusiva para residentes do Ceará, onde os visitantes que doaram brinquedos novos ou usados e/ou alimentos não perecíveis puderam adquirir o ingresso do parque com preço diferenciado. As doações foram divididas em três instituições – Iprede, Tapera das Artes e Casa do Menor – que já receberam os donativos.

As influencers digitais, Joana Ramalho, Ju Pontes e Ingrid Machado fizeram a entrega ao Iprede, Tapera das Artes e Casa do Menor, respectivamente. Mais de mil crianças foram beneficiadas com a iniciativa da empresa.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com mais de 30 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia do Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, o empreendimento Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas do país inteiro. Atualmente, ocupa mais de 180 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além de Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, que conta com 19 grandes atrações, recebeu no último ano a notável marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Também foi eleito o 2º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários do TripAdvisor em 2017 e foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil pelo segundo ano consecutivo pelo Prêmio GPTW. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio e a TV Beach Park; a Revista Onda Beach Park, o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio; e a criação do Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado. Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park possui um reconhecimento internacional de gestão ambiental, o selo ISO 14.001 – norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

Serviços Beach Park:

Site: www.beachpark.com.br

Blog: http://blog.beachpark.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil

Instagram: https://instagram.com/beachpark

Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

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Cervejaria Ambev ajuda empresas a economizar até 34% de água

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

09 de novembro de 2018

Companhias cadastradas no SAVEh, plataforma online e gratuita de compartilhamento de expertise em gestão hídrica, atingiram o resultado de 2017 a 2018

 

 As mais de 150 empresas e indústrias usuárias do SAVEh (Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica) conseguiram reduzir seu consumo médio de água em até 34% entre 2017 e 2018. A ferramenta é uma plataforma online e gratuita pela qual a Cervejaria Ambev compartilha sua expertise em gestão de recursos hídricos com outras companhias de micro, pequeno e médio porte. O objetivo da iniciativa é auxiliar essas empresas a economizarem água durante o seu processo produtivo.

Com base na realização de um auto-diagnóstico, as empresas cadastradas podem identificar suas lacunas e selecionar ações para evolução das suas práticas, construindo um plano de ação personalizado que pode ser acompanhado mensalmente. A ferramenta possibilita, ainda, a criação de relatórios customizados pelas empresas para acompanhamento dos indicadores e divulgação dos resultados para o público interno, clientes e fornecedores, entre outros. O SAVEh pode ser acessado pelo portal https://saveh.com.br/.

 

“Nós conseguimos, nos últimos 15 anos, reduzir nosso consumo no processo produtivo em 45% com um conjunto de boas práticas e tecnologias que adotamos para a gestão da água que utilizamos. Vendo esses ótimos resultados, resolvemos desenvolver essa ferramenta para auxiliar outras empresas a conseguirem o mesmo e contribuirmos para a construção de um legado sustentável para as próximas gerações”, diz Filipe Barolo, gerente de Sustentabilidade Ambiental da Cervejaria Ambev.

A iniciativa está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial os ODS 6 (garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos), ODS 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis) e ODS 17 (fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável). Além disso, ao estimular outras empresas a aumentarem sua eficiência hídrica, o SAVEh complementa os esforços da Cervejaria Ambev relacionados ao CEO Water Mandate, iniciativa estabelecida pelo Pacto Global da ONU que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.

Sobre o SAVEh

O SAVEh é um sistema de autoavaliação de eficiência hídrica, que foi elaborado a partir do sistema de gestão ambiental da Cervejaria Ambev para auxiliar micro, pequenas e médias empresas a reduzirem o consumo de água em seu processo produtivo. Além de preservar o recurso, a plataforma também proporciona para as empresas benefícios como a diminuição do custo de produção, aumento de competitividade, aumento da segurança hídrica da indústria e de sua cadeia produtiva e a manutenção de empregos.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

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NET anuncia canal exclusivo para doações para o Teleton

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

08 de novembro de 2018

Em prol da AACD, clientes NET HD podem contribuir diretamente pelo controle remoto

Em mais um ano da iniciativa que beneficia milhares de crianças do Brasil, clientes NET HD poderão participar da campanha Teleton 2018 doando diretamente pelo controle remoto, no canal 254. De 14 de outubro a 11 de novembro o espaço será dedicado exclusivamente às doações para a campanha, e os clientes poderão optar por contribuir com R$ 10, R$ 20 ou R$ 40. Em 2017, foram mais de 15 mil participações que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da AACD, instituição que é beneficiada pela maratona de arrecadação.

No Brasil, o Teleton é liderado pela AACD, que recebe o apoio do SBT, doando 24h da sua programação para as atividades que acontecem entre os dias 09 e 10 de novembro. A parceria surgiu com o incentivo da área de responsabilidade social da Claro Brasil, por meio do Instituto NET Claro Embratel, e reforça o compromisso das marcas com projetos voltados à Cidadania, Educação e Cultura, promovendo o desenvolvimento da sociedade e do País. “A proposta é estimular os clientes da NET a contribuírem com a causa de maneira direta”, diz Daniely Gomiero, diretora de comunicação e responsabilidade social corporativa da Claro Brasil e vice-presidente do Instituto NET Claro Embratel.

Para participar da ação, basta sintonizar o canal 254 e escolher entre as opções de valores para doação: O montante será creditado na próxima fatura e transferido diretamente para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. “O Instituto NET Claro Embratel investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Apoiar mais um ano ao Teleton reforça esse compromisso, aliando os serviços prestados pelo grupo com iniciativas que geram o desenvolvimento humano e social”, completa Daniely.

O Teleton é uma maratona televisa que apresenta o tralhado realizado pela AACD, reconhecida entre os melhores hospitais de Ortopedia no Brasil e referência no tratamento de pessoas com deficiência física, e lidera uma mobilização nacional para angariar fundos para a viabilização de seus projetos. Nesta 21ª edição, o montante arrecadado será destinado para a manutenção dos centros de reabilitação e o hospital da AACD. Em 2017, o evento arrecadou R$ 29,7 milhões, valor que foi destinado à manutenção das Unidades hospitalares.

Sobre o Instituto NET Claro Embratel

A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma inciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros.

Conheça outras realizações no Relatório Social de 2017 do Instituto:
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/wp-content/uploads/relatorio-social/2017/mobile/index.html#p=52

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Instituto Brasil Solidário, com sede no Ceará, é eleito uma das melhores ONGs do Brasil

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

02 de novembro de 2018

“Com ações multiplicadas em escolas das 5 regiões do Brasil, o Instituto Brasil Solidário acaba de receber a maior premiação do terceiro setor brasileiro, promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia”

O Instituto Brasil Solidário, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, acaba de ser reconhecido como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil na segunda edição do Guia Melhores ONGs. O Prêmio é uma iniciativa promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, criado com a proposta de valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência.

O anúncio foi feito em uma cerimônia realizada em São Paulo nesta quinta-feira, dia 1 de novembro, no Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera. Segundo a organização do Prêmio Melhores ONGs, para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições sociais no país e cerca de 2.500 inscritas em 2018, a comissão julgadora avaliou critérios como a causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas à sociedade, entre outros. Fazendo uma análise completa dos processos administrativos, contábeis, financeiros e até de comunicação das organizações sociais que participaram da premiação.

Para o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o Prêmio reforça a legitimidade e seriedade do trabalho promovido por organizações sociais de todo o Brasil, além de permitir uma visibilidade importante para atuais e potenciais doadores.

“Receber uma premiação como essa é receber uma chancela de que não só estamos na direção certa, fazendo um trabalho importante para a sociedade como um todo, mas também estamos conseguindo um trabalho de excelência na gestão administrativa, que garante uma segurança e confiança para os nossos parceiros e financiadores sobre a importância desse investimento social que efetivamente gera impacto na sociedade. Em 2016 fizemos uma grande aposta com a mudança de nossa sede ao Estado do Ceará, com o objetivo de estarmos mais próximos do impacto de nossos projetos principalmente na região Nordeste, além de traçarmos novas estratégias para escala nacional de nossas ações. Ao meu ver o reconhecimento mostra ainda que fizemos escolhas certas nesse sentido, uma vez que os projetos atuais caminham – todos – para contribuições e respostas em políticas públicas federais, como é o caso da educação financeira e educação ambiental frente ao desafios impostos na Nova Base Nacional Comum Curricular”, ressalta Luis.

Este ano, o Instituto Brasil Solidário completa 20 anos de trajetória da primeira incursão realizada em campo (Expedição Trilha Brasil). Ao longo desse caminho, foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente e 16.122 professores capacitados em formações s presenciais. São mais de 170 municípios impactados com ações do Instituto em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação!

FIIS (FESTIVAL DE INOVAÇÃO E IMPACTO SOCIAL)

Logo após a noite de premiação das 100 Melhores ONGs do Brasil, começa em Poço de Caldas (MG), a primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS), que surge com a proposta de reunir em um só lugar líderes de organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas numa programação intensa entre os dias 02 e 07 de novembro.

O Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, integrante da Rede Folha de Empreendedores Sociais/Fundação Schwab, foi convidado para compor a mesa de debates do Painel “Educação em Escala: Como fazer dos bons exemplos e modelos a regra no sistema educacional”, que acontece no dia 04 de novembro, às 14h, dentro da programação do FIIS.

O debate contará com a participação de nomes como Renato Janine Ribeiro (ex-ministro da Educação), Cybele Amado (Presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP) e Tião Rocha (Diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD).

Na ocasião, o Instituto Brasil Solidário apresentará duas abordagens de ações educacionais que vem gerando grandes resultados, não só em escolas do Ceará, mas já com expansão em outros Estados do Brasil. A primeira ação se refere ao Projeto com os Jogos de Educação Financeira: Piquenique e Bons Negócios, que surgiu com um conceito de projeto piloto, iniciando as atividades em 90 escolas do Ceará e agora avança para uma nova etapa de expansão da produção em escala, devido aos ótimos resultados apresentados em 2018. O projeto que já alcançou cerca de 20 mil alunos, está sendo promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização das ações nas escolas pelo Instituto Brasil Solidário.

“Nós tivemos grandes resultados a partir das ações do projeto com os Jogos de Educação Financeira, e a ideia é mostrarmos os passos de como foi feito todo o processo do desenho piloto, que está acontecendo no Ceará e agora, como está sendo pensada a questão da produção dos jogos em escala e expandindo para outras regiões do Brasil, envolvendo inclusive a Estratégia Nacional de Educação Financeira e o MEC”, ressalta Luis.

Outra ação que será apresentada no debate, traz uma temática que vem sendo agregada em todas as atividades do Instituto, mas que sempre é muito solicitada dentro e fora dos espaços escolares: Educação Ambiental. O Instituto conseguiu sistematizar um “Kit de Práticas de Educação Ambiental”, apresentando um passo a passo de atividades que são multiplicadas em escolas de várias regiões do Brasil, inclusive somente com acesso ao material, que já inclui sequências didáticas, orientações de plano de aula e até atividades efetivas com participação da gestão pública municipal.

No momento em que se debate a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a nona BNCC, buscando alternativas efetivas de mudança de comportamento seja na zona urbana ou rural, o material do Instituto, apresenta várias soluções para reutilização de materiais que seriam descartados, e através de atividades educacionais podem ser matéria prima para várias ações em sala de aula.

IBS EM NÚMEROS

Ø  176 cidades impactadas;

Ø  Em 21 Estados;

Ø  Das regiões do Brasil.

Ø  270 bibliotecas montadas;

Ø  1.032 escolas trabalhadas;

Ø  47.255 alunos beneficiados;

Ø  16.122 professores capacitados.

Ø  280.000 beneficiários diretos.

Ø  4.200.000 beneficiários totais.

DOAR, ATRAVÉS DO IMPOSTO DE RENDA

Muitas pessoas desconhecem, mas através da Lei Rouanet (Lei 8.313/91) é possível destinar parte do imposto de renda para instituições e projetos de fomento à arte e cultura no Brasil. Esse benefício fiscal está à disposição de qualquer cidadão, seja pessoa física ou jurídica, e tem ajudado a manter projetos importantes de impacto social no país. A lei permite que o contribuinte, ao fazer a declaração de renda completa, tenha o valor investido ressarcido no ano fiscal seguinte ao ano do incentivo, na forma de abatimento ou restituição no Imposto de Renda, ou seja, ele contribui socialmente e ainda paga menos à Receita Federal.

Segundo Luis Salvatore, muitas pessoas não conhecem sobre a lei e deixam de participar por falta de informação.

“Muitas pessoas possuem a vontade de ajudar, ou querem destinar seu  imposto a uma ação de impacto que possa acompanhar de perto, mas não sabem como podem contribuir com os projetos sociais, então é muito importante divulgarmos mais sobre a Lei Rouanet, no caso do Instituto, esses recursos são fundamentais para darmos continuidade as atividades que hoje já são multiplicadas em escolas de várias regiões do Brasil. Além disso, é um mecanismo interessante aonde você pode decidir (e acompanhar de perto) para onde vai o uso de parte do seu IR”, ressalta.

Através desses mecanismos de doação, com ajuda de pessoas físicas e jurídicas, o Instituto Brasil Solidário, por meio de um Plano Bienal, segue promovendo ações de Educação, Arte e Cultura em escolas da rede pública de ensino em várias regiões do Brasil. Só este ano, foram realizadas oficinas gratuitas com atividades de Artes envolvendo desde Oficinas de Teatro de Sombras, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Xilogravura, Música, Patchwork até formações em produção audiovisual, com oficinas de fotografia e rádio escolar para mais de 400 educadores de Cascavel, Pindoretama e Beberibe, no Ceará.

Instituto Brasil Solidário – Selo Melhores ONGs Brasil 2018

Como fazer a doação!

Plano Bienal Brasil Solidário 2018-2019 (aprovado no artigo 18)

PRONAC: 17 7488

 

Instruções de Depósito*:

Instituto Brasil Solidário – IBS

CNPJ: 07.456.934/0001-81

Banco do Brasil – 001

Ag. 6969-8

C/C: 20410-2

Maiores informações sobre os procedimentos:

http://www.brasilsolidario.com.br/como-ajudar/doacoes-incentivo/

*Conta auditada pelo MINC e Banco do Brasil, exclusiva para realização do projeto pela Lei Rouanet. Envio do comprovante do depósito obrigatório para controle no MINC para administrativo@brasilsolidario.org.br

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Hapvida recebe homenagem do Movimento Outubro Rosa Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

29 de outubro de 2018

Nesta terça-feira, 30 de outubro, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa do Ceará, o Hapvida será homenageado pelo Movimento Outubro Rosa Ceará pelo seu envolvimento na campanha Outubro Rosa ao longo desses dez anos do movimento. A solenidade prestará homenagens ainda a parlamentares, ativistas, municípios, profissionais de saúde, empresas, personalidades da Justiça, além de programas intersetoriais que apoiam e acreditam na força do Movimento. O Hapvida foi lembrado pelo seu programa de assessoria de corrida, o +1K.

Esse ano, o Hapvida promoveu diversas ações de conscientização pela prevenção do câncer de mama. No dia 20 de outubro, em Fortaleza, nos núcleos do Cocó, Bezerra de Menezes, Beira Mar, Aeroporto e Cambeba do programa de assessoria de corrida foram promovidas mini palestras sobre autoexame, além de uma programação com atividades físicas, que contou com circuito funcional, corrida em trilhas, aula de dança e zumba. Foram realizadas ações ainda em Recife, Belém, Maceió e Salvador.

Além das ações do +1K, a rede de saúde promoveu ainda ações com os carros do VAMO (Veículos Alternativos de Mobilidade Urbana). No dia 19 de outubro, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, o Hapvida disponibilizou os carros para levar para casa mulheres que realizaram sessões de quimioterapia para tratamento do câncer de mama no Hospital Antonio Prudente.

O Movimento Outubro Rosa Ceará teve sua primeira edição em 2009 e desde então promove essa solenidade para homenagear os mais variados setores da sociedade cearense que se envolvem todos os anos na causa. Esse ano, o movimento teve como lema “Autocuidado, participação popular e controle social em busca de mais saúde”. Para a coordenadora do Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, o evento tem como objetivo reconhecer o compromisso e continuar estimulando as ações do setor público e privado em prol da causa. “Queremos celebrar esse momento e confirmar que a luta pela saúde sempre vale a pena”, reforça.

SERVIÇO:

Movimento Outubro Rosa Ceará

Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Endereço: Av. Des. Moreira, 2807

Horário: 9h

Quando: amanhã, dia 30/10

Traje: passeio completo

Aberto ao público

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Instituição O Pequeno Nazareno realiza ação em agradecimento ao apoio prestado pela Avine Alimentos

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

25 de outubro de 2018

Assim como a Avine, a instituição O Pequeno Nazareno acredita que o cuidado que você dá é também o cuidado que você recebe. Como forma de agradecer o apoio financeiro que recebe da empresa de ovos, a instituição fez uma visita à sede da Avine e as crianças que são assistidas, levaram uma muda de planta e um cartão para presentear cada funcionário.

O evento aconteceu em alusão ao mês das crianças e surpreendeu pelo gesto de carinho e gratidão delas com os funcionários. Um momento de alegria e emoção que contagiou o ambiente de trabalho.

“A empresa é um conjunto, mas é através do trabalho e dedicação de cada um que se consegue chegar a grandes resultados. Há um ano a Avine apoia O Pequeno Nazareno e nos ajuda a cuidar de 450 crianças, em média, direta e indiretamente. Não há maior satisfação do que retribuir esse apoio e cuidado”. Declara o assistente social da instituição, Antônio Carlos.

Sobre O Pequeno Nazareno:

Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 1993, referência nacional no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, suas famílias e comunidades, em Fortaleza, Recife e Manaus. Busca dignidade e justiça para a infância, sensibilizando a sociedade contra toda forma de preconceito e discriminação e incidindo para que o poder público elabore e efetive políticas que atendam com eficácia as necessidades desta população.

A instituição possui três unidades no território nacional: Ceará, Pernambuco e Amazonas. Oferece nutrição, atividades esportivas, culturais, recreativas, atendimento psicossocial, acesso à educação e acompanhamento familiar. Em um ambiente saudável, em contato com a natureza, proporciona às crianças, adolescentes e suas famílias, os recursos necessários para a reconstrução dos vínculos afetivos e o retorno a um convívio familiar com direitos básicos assegurados.

 

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Loja “Estrelário” da Edisca será inaugurada na quinta (25) com nova linha de produtos

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

24 de outubro de 2018

 

Sucesso em sua primeira edição, realizada em 2017, a loja “Estrelário” da EDISCA retorna em sua edição 2018 com novo conceito e uma linha de produtos diferenciados. A inauguração do novo espaço será na próxima quinta-feira, dia 25, às 19 horas, no piso L2 do Shopping Rio Mar Fortaleza, com a presença de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna e apoiadora da EDISCA. A loja “Estrelário” funcionará até o dia 31 de dezembro.

 

Toda a renda arrecadada com a venda de produtos será revertida para a manutenção das atividades pedagógicas e artísticas da organização, que há 27 anos vem promovendo o desenvolvimento humano desses pequenos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, residentes em comunidades que apresentam risco para a infância e a adolescência. Tendo a arte na centralidade de seu projeto pedagógico a EDISCA busca construir conjuntamente com seus educandos um presente que possibilite vislumbrar um futuro brilhante, tal qual as estrelas no céu.

Na edição 2018, o projeto Estrelário está ancorado em quatro verbos no infinitivo que traduzem a essência do que a EDISCA acredita e quer para o mundo e do que a entidade busca reproduzir nas ações sociais para as crianças, jovens e suas famílias: Amar, Acreditar, Inspirar e Agradecer.

 

Foi desenvolvida uma linha visual para cada palavra escolhida. Como modo de fortalecer a identidade do Estrelário, a tipografia e a estrela permaneceram em cada uma das artes, compostas com cores vivas e com duas artes mais profusas e duas mais minimalistas.

O produto simbólico será um Pingente em placas de metal com as palavras símbolos da campanha produzidos em latão, com banho em ouro, ouro rosé, prata e chumbo.

Como no ano passado, são produtos dinâmicos, que podem ser utilizados sob a forma de colares, chaveiros e adornos.  A estrela de 2017 também será produzida e vendida em versão mini, para ser utilizada conjuntamente com os demais produtos. Serão oferecidos na loja outros produtos como chinelos com os motivos e identidade visual das palavras, cadernos estilo Planner, camisas, squeezes, entre outros.

Afora a linha de produtos institucionais a EDISCA tem a honra de contar com a parceria de grandes criativos que aderiram ao projeto e criaram uma linha de produtos exclusivos para a loja:  Catarina Mina, Ipanema, J.Regás, TM Brand, Lasso, Joy, Espedito Seleiro, Sucré, Rio de Jás, Iury Costa, Nathalia Canamary e Go Case.  O projeto “Estrelário EDISCA” tem criação da Mosaico Branding, campanha publicitária assinada pela Bolero, com realização da própria EDISCA, e o apoio do Shopping RioMar.

 

Importante ressaltar que essa iniciativa, com apoio institucional da AD2M, tem como base e principal valor o trabalho voluntário de empresas e pessoas comprometidas com a causa social. “Temos absoluta certeza de que as pessoas ficarão encantadas com a beleza dos produtos e se sentirão inspiradas a ajudar nossos alunos a continuar brilhando e construindo o caminho de luz de cada um deles”, diz Dora Andrade, fundadora e presidente da EDISCA.

Ao longo de sua trajetória, a EDISCA tem consolidado a imagem de centro de formação de agentes culturais e construtora de espetáculos de dança que a credenciaram a receber, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural, maior comenda da cultura de nosso país, concedida pelo Governo Federal. No entanto, o trabalho desenvolvido pela EDISCA ultrapassa a formação artística. 

 

Os programas e ações desenvolvidos, cujas metodologias estão sistematizadas, também abrangem a área educacional oportunizando capacitações para educadores da rede pública de ensino e organizações sociais como o projeto A Vida é Feminina, que tem foco no fortalecimento das mulheres, mães dos educandos, por meio da formação cidadã, capacitação profissional e geração de renda. Com esse projeto a EDISCA recebeu o Prêmio ODM, concedido pela Presidência da República na categoria igualdade entre gêneros. Na área de saúde, são desenvolvidas ações curativas, preventivas e principalmente ações educativas articuladas com um setor de psicologia.

Alguns números

310 educandos atendidos diretamente em 2017

2.435 crianças e adolescentes envolvidos na EDISCA desde 1991

1.773 horas de aula prática e teórica em Dança

453 horas de ensaio

5 oportunidades de fruição artística oferecidas

1 novo espetáculo construído

2 remontagens de espetáculo concluídas

2 temporadas de espetáculos da Edisca realizadas

34 apresentações dos espetáculos de Dança da Edisca

15.201 expectadores dos espetáculos em 2017

289 publicações da área artística nas redes sociais da Edisca

316 livros tomados de empréstimo em nossa biblioteca

700 livros recebidos de doação

128 horas de aula dos projetos de leitura e matemática

99% dos educandos aprovados na escola formal

282 atendimentos ambulatoriais

100% dos educandos foram encaminhados ao dentista tendo pelo menos 1 atendimento

Zero registro de gravidez precoce

100% dos educandos com cartão de vacina em dia

19 trabalhos acadêmicos acompanhados sobre a EDISCA

74 universitários visitaram a Edisca para realização de trabalhos acadêmicos

360 horas do curso profissionalizante direcionado às participantes do A Vida é Feminina

Redes Sociais EDISCA

Instagram: @edisca

Facebook: Edisca

Site: www.edisca.org.br

Loja de produtos “Estrelário EDISCA”

Local: Shopping Rio Mar Fortaleza – Piso L2

Inauguração: Dia 25 de outubro (quinta-feira)

Funcionamento: de 25 de outubro a 31 de dezembro de 2018

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Projeto Aliança Solidária doa óculos para crianças em campanha Um Por Um

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

23 de outubro de 2018

No mês de outubro, o grupo Aliança de Ouro preparou mais uma novidade para os clientes: o Aliança Solidária, que visa promover ações auxiliando grupos filantrópicos por toda a cidade.  O projeto inicia com a campanha ­“Um por Um: a cada óculos vendido um óculos doado”, com o objetivo de doar óculos de grau para crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz – entidade que atende a comunidade do Dendê, em Fortaleza.  Até o dia 11 de novembro, a cada par de lentes Varilux vendida, um óculos serádoado para a instituição. A ação é uma parceria do Grupo Aliança de Ouro, com patrocínio das lentes Varilux Brasil e da Sociedade Cearense de Oftalmologia.

A ideia surgiu diante dos dados do Programa de Alfabetização Solidária do Ministério da Educação (MEC), demonstrando que 23% das crianças abandonam os estudos por dificuldades visuais e distúrbio oculares não identificados. E, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 25% dos estudantes do ensino fundamental podem apresentar alguma perturbação oftalmológica, dos quais 10% podem necessitar de óculos.

“Nossa meta é beneficiar pelo menos 1500 crianças com a campanha. Essa ação é mais do que uma atividade solidária, é um projeto importante para garantir o futuro das nossas crianças, que precisam de atenção e cuidados para não desistirem da educação”, reforça Erivan Ferreira, diretor do grupo.

Sobre a Aliança de Ouro

Com mais de 50 anos de história, a Aliança de Ouro, iniciou com os serviços em 1964 na tradicional Rua General Bezerril, no Centro de Fortaleza. Atualmente, como referência de uma das principais óticas e joalherias de Fortaleza, a Aliança de Ouro conta com 11 lojas na Cidade. Com preços acessíveis, competitivos com o mercado europeu e ótimas condições de pagamento, a Aliança de Ouro se tornou referência em moda para os olhos, com ofertas de lançamentos simultâneos aos da Europa, sob criteriosa seleção de modelos, com certificado de autenticidade. O Grupo Aliança de Ouro é ponto de venda oficial de grifes como Cartier, Dior, Bvlgari, Montblanc, Tiffany & Co, Fendi, Jimmy Choo, Balenciaga, Prada, Dolce&Gabanna, Persol, Swarovski, Silhouette, Flair, Ray Ban, Anna Hickman entre outras.

Serviços Aliança de Ouro:


Site: http://www.aliancadeouro.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/aliancadeouro
Instagram: https://www.instagram.com/lojasaliancadeouro/

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Crianças da Fundação Raimundo Fagner apresentam releitura de cantigas de roda nessa quarta-feira, 24

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

22 de outubro de 2018

Apresentação faz parte do projeto “Apendendo com Arte”

Após apresentações na semana do dia das crianças, o grupo musical da Fundação Raimundo Fagner faz sua terceira performance nesta quarta-feira, 24, na Escola Tia Eli, com sessões às 09h e 15h. O espetáculo “Cantigas de Roda” resgata as músicas e as brincadeiras da infância do passado em uma montagem que conta com a participação de 90 crianças do projeto “Aprendendo com Arte”. A entrada é gratuita.

Sob direção cênica de Mariana Elâni, o show é uma verdadeira imersão na inocência das brincadeiras infantis nos quintais e nas ruas, provocando uma reflexão sobre como a diversão das crianças passou a desocupar esses espaços. Apresentado por artistas mirins de 7 a 12 anos, o espetáculo faz uma releitura de grandes hits (samba, maracatu, valsa, marcha rancho, rock, entre outros), estimulando o processo de aprendizagem por meio da música e do teatro.

E não para por aí

Na próxima segunda-feira, 29, às 09h e 15h, o grupo terá as últimas apresentações do espetáculo no Cies Anísio Teixeira, em Messejana. Em 2018, o projeto ainda estreia dois espetáculos recitais. No mês de novembro, “Música Barroca” reúne jovens de 13 a 17 anos para apresentar canções do estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos. Em dezembro, o concerto “Noite de Natal” divide cerca de 160 educandos na orquestra em flautas, coral, violão e percussão, que trazem músicas clássicas dessa época do ano.

Sobre a Fundação Raimundo Fagner

Criada em 2000 na cidade de Orós, a fundação atende hoje cerca de 400 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Em 17 anos de experiência, a Fundação vem transformando a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da experiência musical em cursos, oficinas e espetáculos.

O projeto “Aprendendo com Arte” contribui com o aprendizado contínuo ao estimular a criatividade juvenil em diversos ramos artísticos: teatro, artes visuais, literatura, informática, mídias, esporte, capoeira e história da arte.

PROGRAMAÇÃO

24/10 – 09h e 15hs – Escola Tia Eli – R. Primeiro de Abril, Paupina

29/10 – 09h e 15hs – Cies Anísio Teixeira – R. Guarani, 355 – Messejana

Ficha Técnica

Produção Executiva: Sandra Queiroz, Adriana Silva e Camila Silva

Registro fotográfico e filmagem: Fundação Raimundo Fagner

Texto e direção: Mariana Elâni

Arranjos e Regência: Eduardo Saboya

SERVIÇO

Apresentação do espetáculo “Cantigas de Roda”, da Fundação Raimundo Fagner, com crianças de 7 a 12 anos. Acesso gratuito

Datas: 24 e 29 de outubro de 2018

Contato: Fundação Raimundo Fagner (85) 32743726 / site: www.frfagner.com.br

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Crianças da Fundação Raimundo Fagner apresentam releitura de cantigas de roda nessa quarta-feira, 24

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

22 de outubro de 2018

Apresentação faz parte do projeto “Apendendo com Arte”

Após apresentações na semana do dia das crianças, o grupo musical da Fundação Raimundo Fagner faz sua terceira performance nesta quarta-feira, 24, na Escola Tia Eli, com sessões às 09h e 15h. O espetáculo “Cantigas de Roda” resgata as músicas e as brincadeiras da infância do passado em uma montagem que conta com a participação de 90 crianças do projeto “Aprendendo com Arte”. A entrada é gratuita.

Sob direção cênica de Mariana Elâni, o show é uma verdadeira imersão na inocência das brincadeiras infantis nos quintais e nas ruas, provocando uma reflexão sobre como a diversão das crianças passou a desocupar esses espaços. Apresentado por artistas mirins de 7 a 12 anos, o espetáculo faz uma releitura de grandes hits (samba, maracatu, valsa, marcha rancho, rock, entre outros), estimulando o processo de aprendizagem por meio da música e do teatro.

E não para por aí

Na próxima segunda-feira, 29, às 09h e 15h, o grupo terá as últimas apresentações do espetáculo no Cies Anísio Teixeira, em Messejana. Em 2018, o projeto ainda estreia dois espetáculos recitais. No mês de novembro, “Música Barroca” reúne jovens de 13 a 17 anos para apresentar canções do estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos. Em dezembro, o concerto “Noite de Natal” divide cerca de 160 educandos na orquestra em flautas, coral, violão e percussão, que trazem músicas clássicas dessa época do ano.

Sobre a Fundação Raimundo Fagner

Criada em 2000 na cidade de Orós, a fundação atende hoje cerca de 400 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Em 17 anos de experiência, a Fundação vem transformando a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da experiência musical em cursos, oficinas e espetáculos.

O projeto “Aprendendo com Arte” contribui com o aprendizado contínuo ao estimular a criatividade juvenil em diversos ramos artísticos: teatro, artes visuais, literatura, informática, mídias, esporte, capoeira e história da arte.

PROGRAMAÇÃO

24/10 – 09h e 15hs – Escola Tia Eli – R. Primeiro de Abril, Paupina

29/10 – 09h e 15hs – Cies Anísio Teixeira – R. Guarani, 355 – Messejana

Ficha Técnica

Produção Executiva: Sandra Queiroz, Adriana Silva e Camila Silva

Registro fotográfico e filmagem: Fundação Raimundo Fagner

Texto e direção: Mariana Elâni

Arranjos e Regência: Eduardo Saboya

SERVIÇO

Apresentação do espetáculo “Cantigas de Roda”, da Fundação Raimundo Fagner, com crianças de 7 a 12 anos. Acesso gratuito

Datas: 24 e 29 de outubro de 2018

Contato: Fundação Raimundo Fagner (85) 32743726 / site: www.frfagner.com.br