Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Qualificação

M.Simeão oferece Curso de Formação em Mentoring em Fortaleza: técnica com foco na experiência do profissional visa ajudar outros profissionais a conquistarem seus objetivos de maneira mais eficaz

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

09 de setembro de 2018

Por ter como objetivo a elevação de resultados e a melhora da performance profissional, organizacional e pessoal, a técnica de mentoria ou mentoring, é facilmente confundida com o processo de coaching, porém enquanto o primeiro tem como foco o atendimento de metas e resultados específicos, na mentoria, o mentor transfere seus conhecimentos e experiências como forma de aceleração do aprendizado do mentorado. A M.Simeão, empresa especializada em psicologia organizacional e no desenvolvimento de pessoas, oferece entre os dias 27 e 29 de setembro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o Curso de Formação em Mentoring, ministrado por Paulo Erlich, mestre em Gestão Empresarial com pesquisa em mentoring, consultor, coach pessoal e executivo, facilitador e palestrante em mentoring e liderança e formador de mentores.

O curso é destinado a especialistas de qualquer área que podem aproveitar sua expertise para orientar profissionalmente pessoas que querem crescer no mesmo segmento, líderes de diversas áreas, coaches que queiram expandir sua atuação em desenvolvimento de pessoas e quaisquer pessoas ou empresas que desejem adotar um método de desenvolver outras pessoas por meio do compartilhamento do saber e da experiência.

Para participar, os interessados devem efetuar inscrição através do link: https://www.sympla.com.br/formacao-em-mentoring—fortaleza—6-turma__293613. O valor de matrícula inclui as aulas, material didático, certificado para aqueles que cumprirem 75% da carga-horária e coffee-breaks. As vagas são limitadas.

Além de abordar a origem e evolução da prática do mentoring, benefícios da atividade, tipos de mentoring praticados nos mais diversos contextos, semelhanças e diferenças entre mentoring e coaching, fases do relacionamento de mentoring, avaliação de resultados e orientações para iniciar-se como mentor, o curso oferece aos participantes conhecimentos que poderão ser postos em prática em qualquer contexto em que desejarem atuar como desenvolvedores de pessoas. A exposição dialogada terá espaço para discussão e esclarecimentos sobre o que de mais atual existe sobre o mentoring.

O que é mentoring?

Derivada do inglês, a palavra mentoria vem de mentoring, e significa tutoria ou apadrinhamento. Consiste numa atividade de desenvolvimento profissional baseada na ajuda e no compartilhamento de conhecimentos específicos oferecidos por uma pessoa com ampla experiência e expertise em determinada área. Muitas empresas e até mesmo profissionais no início de suas carreiras têm aderido à ferramenta, em substituição a treinamentos convencionais, uma vez que o método promete ser mais assertivo e eficaz, já que a mentoria é exercida exclusivamente por profissionais com experiência comprovada na sua área de atuação.

O que faz um mentor?

O mentor deve ser apto a apontar soluções e orientar o cliente, aconselhando-o e qualificando-o para que consiga alcançar mais rápido seus objetivos e encaminhá-lo na carreira, aprimorando-o para seu crescimento pessoal e profissional. O mentor ajuda o profissional a planejar e a traçar estratégias certeiras na realização de ações, sem que ele precise errar antes para aprender. O mentor pode até ajudar o mentorado a repensar e se reencontrar numa outra carreira, caso esse seja o caminho certo para sua satisfação no trabalho.

Dessa forma, o mentor é uma espécie de conselheiro com ampla bagagem e vivência para explicar os riscos, as vantagens e desvantagens do meio, visando evitar escorregos e retrocessos.

Publicidade

MFF realiza palestra sobre Fotografia de Moda e workshop de Street Style

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

30 de agosto de 2018

 

O artista à frente dos encontros é Leo Faria, um dos precursores e maior expoente da fotografia de Street Style no país

 

Neste fim de semana, o fotógrafo Leo Faria vem ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) para momentos imperdíveis de conhecimento sobre a Fotografia de Moda. A palestra gratuita, no sábado, e o workshop pago, no domingo, irão abordar as técnicas do artista que tem destaque no mundo da moda, assinando editoriais e campanhas importantes, nacionais e internacionais de importantes veículos e marcas.

Leo Faria percorre, há anos, as principais semanas de moda do mundo atrás de imagens. Sua linguagem fotográfica marcante e atual lhe garante espaço de destaque no mundo da moda. Em 2019, ele iniciará um projeto autoral independente, dissociado de marcas, veículos e calendários comemorativos ou comerciais, percorrendo 40 países a procura de formas de expressão vestuária que revelem comportamento e cultura contemporânea buscando encontrar convergências e divergências num mundo interconectado. Esse projeto vem em continuidade a sua incursão no mundo das artes que se iniciou com a série Equals, presente integralmente no acervo do Museu de Fotografia de Fortaleza por meio de uma doação da Canon, Canson e Moldurarte, em que ele busca questionar o seu próprio trabalho no mundo da moda e a moda em si.

A palestra acontece no sábado, 01/09, às 14h, com participação gratuita e inscrições pelo sympla.com.br. Já o workshop é realizado domingo, 02/09, com investimento de R$100,00 em espécie e inscrições presenciais, no Museu.

Perfil Leo Faria – Mineiro, filho de um apaixonado por fotografia. Graduado em Publicidade e Propaganda, foi na faculdade que teve o primeiro e único contato com a fotografia de um modo mais formal e técnico, porém superficial. É um autodidata na fotografia, o que parece ter garantido a liberdade de linguagem e personalidade marcante das suas fotos. Trabalhou em agências de publicidade por 11 anos, 7 deles a frente da sua própria agência, e ministrou aulas de Criação e Fotografia na universidade ESAMC / ESPM. Passou definitivamente para traz das câmeras depois de sucessivas frustrações com fotógrafos que não atendiam suas expectativas enquanto Diretor de Criação e foi aí que, há 12 anos, optou por fazer ele mesmo, se dedicando exclusivamente à fotografia. A Moda sempre esteve presente em seus trabalhos de publicidade e em todo o seu percurso solo na fotografia, mas há 4 anos, numa espécie de fusão esquizofrênica entre o Universo da Moda e as Ruas, a fotografia de Street Style entrou na sua vida e promoveu uma verdadeira revolução. A imprevisibilidade das ruas o ajudou a criar um ciclo virtuoso entre a contradição do mundano e a complexidade da Moda e o permitiu transitar entre campanhas para marcas e editoriais para revistas. Experimentações com o mundo da Arte resultaram numa primeira série chamada “Equals”, que passa a integrar o acervo permanente do Museu da Fotografia Fortaleza. Em 2016, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo de Melhor Fotografia de Moda do Ano e tem assinado com frequência Editorias para as revistas Elle, Harpers Baazar e L’Officiel. Em 2017, ganhou sua primeira exposição individual durante a SPFW, na Bienal de São Paulo, com a série Equals e lançou, pela Editora Abril em parceria com a revista Elle, o primeiro livro sobre Street Style intitulado Street Style Book – Moda em movimento.

Sobre o Museu

Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviços:

Palestra “Fotografia de Moda”

Data: 01/09 (sábado)

Horário: 14h às 17h

Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Inscrições: gratuitas, pelo site sympla.com.br

Mais informações: (85) 3017-3661

Workshop “Street Style”

Data: 02/09 (domingo)

Horário: 8h30 às 12h

Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Pré-inscrições: inscricao@museudafotografia.com.br

Inscrições: R$100,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)

Mais informações: (85) 3017-3661

Publicidade

Google oferece treinamentos gratuitos em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

30 de agosto de 2018

Cidade recebe cursos sobre marketing digital e sobre ferramentas on-line para jornalistas, professores e mulheres

Após passar por quatro capitais do Nordeste e Brasília, o Google chega a Fortaleza com o programa Cresça com o Google, iniciativa gratuita que oferece treinamentos e ferramentas para capacitação em habilidades digitais. Os cursos serão realizados nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.

O Cresça com o Google tem como objetivo ajudar profissionais e estudantes a acessar da melhor maneira o conteúdo e as ferramentas do Google para aprimorar habilidades, carreiras e negócios, auxiliando o público a se manter atualizado e preparado para o mercado de trabalho. Em um piloto em 2017, foram treinadas mais de cinco mil pessoas em Salvador e Recife. A iniciativa capacitou 18 mil pessoas no primeiro semestre de 2018 e a expectativa é treinar 40 mil pessoas até o final do ano.

A novidade para as capitais contempladas no segundo semestre é o curso Ferramentas Google para Jornalistas. O treinamento promete acelerar e facilitar o fluxo de trabalho, enriquecendo as reportagens ao apresentar aos profissionais como o Google pode ajudá-los na hora de apurar pautas, visualizar dados geográficos e verificar imagens.

Além dos treinamentos de marketing digital focados em quem quer empreender, mudar de carreira ou aprimorar seus negócios, o Programa de Desenvolvimento para Mulheres propõe a inclusão delas no meio profissional ao ensinar sobre liderança feminina e técnicas de negociação. Já a formação para professores, abordará temas como segurança on-line, cidadania digital, dicas sobre como utilizar o YouTube EDU e a plataforma Google for Education em sala de aula, ferramentas que facilitam a rotina dos educadores.

O primeiro dia do evento (11) oferece, além do treinamento para jornalistas no período vespertino, o Programa de Desenvolvimento para Mulheres pela manhã e o Treinamento Digital para Professores pela noite. Já no dia seguinte (12), os fortalezenses contarão com duas turmas do treinamento de Marketing Digital, uma pela manhã (8h às 12h) e outra no período noturno (18h às 22h).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site do programa. Cada uma das sessões de Fortaleza tem capacidade para 3 mil pessoas.

Veja abaixo mais detalhes dos cursos:

Womenwill (Programa de Desenvolvimento para Mulheres)

Capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, com temas como liderança feminina, técnicas de negociação, finanças pessoais, ferramentas e soluções digitais do Google.

Ferramentas Google para Jornalistas

Capacitação para jornalistas e alunos de graduação cursando Comunicação Social com dicas para enriquecer as reportagens e acelerar o fluxo de trabalho utilizando as ferramentas do Google. Serão abordados temas como busca avançada para apurar pautas, Google Maps para visualização de dados geográficos, busca reversa para verificação de imagens, entre outros.

Treinamento Digital para Professores

Curso para professores e educadores sobre segurança on-line e cidadania digital, com sugestões de atividades para aplicação dos conceitos em salas de aula. O uso do YouTube EDU e da plataforma Google for Education como suporte didático em sala de aula e também serão abordados.

Treinamento de Marketing Digital

Em um mundo digital, o mercado de trabalho muda muito rápido. Para “sobreviver” é necessário se manter atualizado. No treinamento serão abordados conceitos básicos de marketing digital incluindo temas como estratégia, websites, links patrocinados, mídias sociais, ferramentas e soluções digitais do Google.

Serviço

11 de setembro (terça-feira)

8h às 12h | Programa de Desenvolvimento para Mulheres

13h30 às 16h30 Ferramentas Google para Jornalistas

18h às 22h | Treinamento Digital para Professores

12 de setembro (quarta-feira)

8h às 12h | Treinamento de Marketing Digital

18h às 22h | Treinamento de Marketing Digital

Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999. Edson Queiroz, Fortaleza – CE)

Publicidade

Mercado amplia colocação para especialistas em Gestão Ambiental

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

28 de agosto de 2018

Unifor inscreve para MBA em Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva; Especialistas nesta área são inseridos em empreendimentos e modelos de negócio inovadores como ferramenta lucrativa.

 

A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o MBA em Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva. As vagas são limitadas.

Pensar no desenvolvimento econômico sem esquecer os aspectos ambientais do setor produtivo, minimizando os impactos ambientais e os custos oriundos da produção com uma gestão eficiente. Esse é o principal objetivo do curso da Unifor. Podem se inscrever Profissionais graduados nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Administração, Contabilidade, Biologia, Geologia, Geografia, Química, Agronomia, Direito e outros envolvidos com os aspectos da gestão socioambiental ou que estejam interessados na área de Meio Ambiente.

Ao final do curso o aluno será capaz de compreender as principais diretrizes legais e socioambientais no contexto produtivo, permitindo entender e aplicar os diversos tipos de ferramentas, equipamentos, procedimentos, processos, limites operacionais e tecnologias atuais.

Vale ressaltar que o curso oferece uma infraestrutura diferenciada, com salas de aula que foram estruturadas no formato de arena e com mesas redondas, dentro do mesmo padrão das universidades de Harvard e Stanford, de modo a proporcionar a melhor experiência de aprendizado.

De acordo com Suellen Galvão, coordenadora do MBA em Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva da Unifor, o curso está estruturado de modo a atender as demandas futuras e atuais do setor produtivo. “Cada vez mais em ascensão, o setor produtivo no Ceará comunga de modelos de gestão mais modernos que buscam aliar inovação ao desenvolvimento socioambiental das corporações através de práticas e tecnologias sustentáveis.

“A perenidade das empresas passa por aspectos como responsabilidade socioambiental, compliance, inovação dos processos, práticas colaborativas e mudança de paradigmas. E a mudança de paradigma sobre Gestão Ambiental no setor produtivo é um fator chave para sua sustentabilidade. O empresário precisa aprender sobre as inúmeras possibilidades de gerir melhor seus processos através da gestão ambiental e não vê-la mais somente como custo”, relata Suellen.

“Por oferecer uma forte base conceitual e atuação prática, o curso vem suprir a demanda de empresas que desejam aplicar gestão ambiental, mas não sabem por onde começar e/ou consideram um setor desnecessário ou caro a ser implantado. E é essa a importância desse profissional: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo”, complementa a coordenadora.

Políticas Ambientais

Já a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Edilene Oliveira, enfatizam que as organizações, cada vez mais, precisam da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental -SGA que promovem processos e práticas de sustentabilidade, observando a legislação e normas técnicas específicas.

“Essas ações colaboram com o meio ambiente e ajudam na racionalização de recursos naturais e financeiros, no fortalecimento da marca, quer seja pública ou privada, além dessas práticas envolverem os colaboradores para sensibilização ambiental, dentro e fora dos espaços de trabalho.

Os profissionais da gestão ambiental são responsáveis por ações de recuperação da biodiversidade e programas que revertam a degradação do meio ambiente. Na esfera pública são responsáveis por elaborar e implementar políticas que promovam o gerenciamento das questões ambientais nas áreas de planejamento, certificação, sustentabilidade e educação ambiental”, diz.

Serviço

Inscrições: podem ser feitas até o dia 5 de Outubro (data de início das disciplinas específicas).

Período do curso

Agosto/2018 a Maio/2020

Saiba mais em https://www.unifor.br/web/pos-graduacao/planejamento-e-gest%C3%A3o-ambiental-na-cadeia-produtiva

Publicidade

SOU ENERGY EM PARCERIA COM O IFT PROMOVEM CURSO DE INSTALAÇÃO DE SISTEMAS SOLAR FOTOVOLTAICOS EM FORTALEZA

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

16 de agosto de 2018

Ao término do curso, o aluno estará apto a desenvolver todo o projeto de um determinado empreendimento, desde o dimensionamento, instalação à manutenção

A Sou Energy em parceria com o Instituto de Formação Tecnológica (IFT) realizam no próximo dia 18, o curso “Instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos”. Serão três aulas aos sábados (18, 25/08 e 01/09) ministradas pelo Dr. em Energias Renováveis, Francisco José Firmino Canafistula. A iniciativa que acontece na sede do Instituto (Rua Senador Pompeu, 1943 – Centro) está com inscrições abertas e podem ser realizadas presencialmente ou pelos telefones: (85) 3034.7129 / 9 8670.7530 ou 9 9996.0303.

Com direito a certificação à nível nacional, a formação é voltada para profissionais que pretendem investir e empreender em energias renováveis.

De acordo com o diretor do IFT, Augusto Ferreira, o workshop de 30h/aula é bem completo. “Ao término do curso, o aluno estará apto a desenvolver todo o projeto de um determinado empreendimento, desde o dimensionamento, instalação à manutenção”, afirma.

Para o gerente comercial da Sou Energy, Lucas de Melo, promover a capacitação é necessário uma vez que o segmento só cresce. “Nosso desejo é trazer e apoiar vários projetos como esse no nosso Estado, afinal, o Ceará é um excelente fornecedor de energia solar. A Sou Energy está com vários cursos engatilhados até dezembro”, finaliza.

Conteúdo

Os módulos são: Introdução Teórica; Sistema Solar Fotovoltaico; Equipamento Solar Fotovoltaico; Projeto do Sistema Solar Fotovoltaico; Construção do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico e Instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico.

Sou Energy

Cearense, a empresa abrange todo o universo de geração de energia fotovoltaica, desde a venda, instalação e distribuição dos produtos em território nacional. A Sou Energy disponibiliza em sua sede, a Solar Academy, uma escola de atualização instrumental sobre energia solar para profissionais do setor.

IFT

Instituto de Formação Tecnológica (IFT) é uma empresa especializada em educação para o mercado de trabalho oferecendo cursos em diversas áreas como mecânica, EJA, elétrica, administração, energias renováveis entre outras.

SERVIÇO

Instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos

Data: (aos sábados) 18, 25 de agosto e 01 de setembro

Horário: 8h às 17h

Local: Rua Senador Pompeu, 1943 – Centro

Inscrição: (85) 3034.7129 / 9 8670.7530 ou 9 9996.0303.

Valor: R$ 960,00 podendo ser parcelado em até 6x no cartão

 

Publicidade

SENAI Ceará oferta palestras gratuitas em evento automotivo

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

08 de agosto de 2018

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) ofertará palestras gratuitas sobre assuntos automotivos durante da Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços – AUTOP, que acontece de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. 
 
Cada palestra tem duração de 1h. Serão ofertadas as palestras: Diagnóstico avançado, Novas tecnologias em diagnóstico AC, Tecnologia híbrida Toyota, Injeção eletrônica de motores diesel e Injeção Flex – Motocicletas. 
 
O SENAI Ceará oferece diversos cursos na área automotiva, presenciais e à distância, de curta e média duração. Clique nos links e confira os cursos presenciais e à distância com inscrições abertas.
 
AUTOP 2018 é um evento gratuito e exclusivo para os profissionais do setor automotivo: empresários de autopeças, motopeças e acessórios (linhas leve e pesada); centros automotivos e oficinas; retífica de motores; revendas e concessionárias; frotistas; serviços e outros. As inscrições podem ser feitas AQUI até dia 13/8, e no local no evento. 
Promovida pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos, a AUTOP é a única feira do Brasil realizada por uma entidade de classe, tornando-se referência para o setor automotivo do Norte e Nordeste.
 
Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

Mais informações: (85) 4009 6300 / www.senai-ce.org.br

 
 
Confira calendário de palestras:
 
Dia 15/8
17h – Diagnóstico Avançado – Laerte Nobre
18h – Novas tecnologias em diagnóstico AC – Washington Lemos
19h – Tecnologia híbrida Toyota – Raul Marques
20h – Injeção eletrônica de motores diesel – Jucélio Matos
21h – Injeção Flex – Motocicletas – Geilson Pereira
 
Dia 16/8
17h – Novas tecnologias em diagnóstico AC – Washington Lemos
18h – Tecnologia híbrida Toyota – Raul Marques
19h – Injeção eletrônica de motores diesel – Jucélio Matos
20h – Injeção Flex – Motocicletas – Geilson Pereira
21h – Diagnóstico Avançado – Laerte Nobre
 
Dia 17/8
17h – Tecnologia híbrida Toyota – Raul Marques
18h – Injeção Flex – Motocicletas – Geilson Pereira
19h – Novas tecnologias em diagnóstico AC – Washington Lemos
20h – Diagnóstico Avançado – Laerte Nobre
21h – Injeção eletrônica de motores diesel – Jucélio Matos
 
Dia 18/8
13h – Injeção eletrônica de motores diesel – Jucélio Matos
14h – Injeção Flex – Motocicletas – Geilson Pereira
15h – Diagnóstico Avançado – Laerte Nobre
16h – Novas tecnologias em diagnóstico AC – Washington Lemos
17h – Tecnologia híbrida Toyota – Raul Marques
Publicidade

Prefeitura oferta capacitações gratuitas para empreendedores neste mês de agosto

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

06 de agosto de 2018

A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico
Com o intuito de apoiar os micros e pequenos empreendedores locais no aperfeiçoamento do seu negócio, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), promove, mensalmente, capacitações gratuitas como parte do Programa de Empreendedorismo Sustentável (PES).
Neste mês de agosto, estão sendo ofertadas capacitações para as áreas como Finanças Pessoais, Economia Solidária; Planejamento Financeiro; e-Comerce; Marketing e Vendas; Empreendedorismo e Microempreendedor Individual; Financiamento de Negócio e Linhas de Crédito; Precificando Meu Produtos entre outras. São disponibilizadas 20 vagas para cada oficina de capacitação, que têm duração de duas horas.
Saiba como se inscrever
Para participar é simples, basta apresentar identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Os interessados devem se dirigir às Salas do Empreendedor nas Secretarias Regionais, Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra, Casa de Economia Solidária (Ecosol) ou no Espaço do Artesanato da SDE, que fica localizado na avenida Santos Dumont, 2.500, loja 17, bairro Aldeota.
Mais informações pelo telefone 0800 081 4141.
Confira a programação completa:

TEMA

QUANDO

ONDE

Finanças Pessoais

07/08

(09h às 11h)

Vapt Vupt Antônio Bezerra

Rua Demétrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra.

Microempreendedor Individual

08/08

(14h às 16h)

Unidade Móvel Jangurussu

Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu.

Finanças Pessoais

09/08

(09h às 11h)

Vapt Vupt Messejana

Avenida Jorn. Tomaz Coelho, 408 – Messejana.

Conquistando o Sucesso no Processo Seletivo de Grupo

13/08

(09h às 11h)

Ijovem – Instituto para Qualificação e Inserção Profissional

Rua Prof. Jacinto Botelho, 1600 – Guararapes.

Empreendedorismo e o Microempreendedor Individual

16/08

(14h às 16h)

Centro Pop Centro

Rua Jaime Benévolo, 1059 – José Bonifácio.

Conquistando o Sucesso no Processo Seletivo de Grupo

16/08

(09h às 11h)

Casa de Economia Solidária – Ecosol

Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 315 – Conj. Ceará.

Precificando Meu Produto

17/08

(14h às 16h)

Casa de Economia Solidária – Ecosol

Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 315 – Conj. Ceará.

Marketing e Vendas

21/08

(14h às 16h)

Secretaria Regional V

Avenida Augusto dos Anjos, 2866 – Bonsucesso.

Conquistando o Sucesso no Processo Seletivo de Grupo

21/08

(09h às 11h)

Ijovem – Instituto para Qualificação e Inserção Profissional

Rua Prof. Jacinto Botelho, 1600 – Guararapes.

E-commerce: Comércio eletrônico

21/08

(14h às 16h)

Secretaria Regional IV

Avenida Dedé Brasil, 3770 – Serrinha.

Economia Solidária

22/08

(14h às 16h)

Mulheres Criativas

Rua Sabino Monte, 3553 – São João do Tauape.

Financiamento de Negócio e Linhas de Crédito

23/08

(14h às 16h)

Centro de Qualificação Profissional Granja Portugal

Rua Antônio Neri – Granja Portugal.

Economia Solidária

23/08

(14h às 16h)

Grupo Arte Moda

Rua I, casa 49 – Itapery.

Procurando Levantar Capital: A melhor Abordagem para Todas as Situações

23/08

(13h30 às 16h30)

Vapt Vupt Messejana

Avenida Jorn. Tomaz Coelho, 408 – Messejana.

Planejamento Financeiro

24/08

(14h às 16h)

Secretaria Regional VI

Rua Padre de Alencar , 789 – Messejana.

Desenvolvimento de Produto ou Projeto – Roadmap

28/08

(13h30 às 16h30)

Vapt Vupt Antônio Bezerra

Rua Demétrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra.

Precificando Meu Produto

29/08

(14h às 16h)

Vapt Vupt Messejana

Avenida Jorn. Tomaz Coelho, 408 – Messejana.

Empreendedorismo e o Microempreendedor Individual

30/08

(14h às 16h)

Secretaria Regional VI

Rua Padre de Alencar , 789 – Messejana.

Primeiros, Passos para Montar seu Negócio

30/08

(14h às 16h)

Centro Pop Centro

Rua Jaime Benévolo, 1059 – José Bonifácio.

Publicidade

Senac promove palestra de Sustentabilidade para negócios de Moda

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

01 de agosto de 2018

Evento deve atrair 4 mil visitantes de 1 a 3 de agosto no Centro de Eventos do Ceará

A preocupação com o meio ambiente e com responsabilidade social integram discussões importantes em todo o mundo. No mercado da moda não poderia ser diferente, produzir e estimular a moda sustentável já se tornou uma necessidade. Seguindo essa consciência global, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Ceará promove, nesta sexta-feira (03/8), a palestra “Sustentabilidade. Um novo olhar para os negócios de moda” durante a terceira edição da Ceará Fashion Trade – Feira Internacional de Negócios da Moda, em Fortaleza.

Ministrado pelas consultoras e instrutoras do Senac/CE, Janaina Pereira Ribeiro e Denise Barros Tavares, o momento irá abordar como as marcas podem alinhar seus posicionamentos de acordo com as demandas de sustentabilidade e consumo consciente.

Senac e Sustentabilidade

Seguindo os novos padrões do mercado, o Senac tem incentivado o debate acerca de práticas sustentáveis em palestras, eventos, cursos e oficinas, contribuindo na transformação do mercado local e nacional a partir do acesso à informação. A exemplo do Dragão Pensando Moda, inserido nas edições 2017 e 2018 do Dragão Fashion Brasil, assim como o Festival Vida e Arte, nos quais o Senac participou de conversas criativas, fomentando o conceito de atitudes ecológicas na cadeia produtiva da moda.

Sobre o evento

A Ceará Fashion Trade é uma feira setorial da moda focada na apresentação de produtos promovendo a interação comercial das empresas expositoras com os mercados nacionais e internacionais. Realizado pelo Sistema FIEC, juntamente com o Sebrae-CE, o evento conta com o apoio do Sistema Fecomércio/CE e deverá movimentar R$ 15 milhões em negócios, atraindo 4 mil visitantes de 1 a 3 de agosto no Centro de Eventos do Ceará.

 

Serviço

Ceará Fashion Trade

Sustentabilidade. Um novo olhar para os negócios de moda

Data: 03/8 (sexta-feira)

Horário: 15h

Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz

Publicidade

Últimas vagas para os cursos avançados do 28º Cine Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

19 de julho de 2018

 

Os cursos fazem parte da programação do Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 04 a 11 de agosto, em Fortaleza

Restam poucas vagas para os dois cursos avançados “Planejamento de Produção para séries de TV – exemplo ficção” e “Formatação e Prestação de Contas / Projetos Incentivados / Leis Federais de Incentivo à Cultura”. Destinados para produtores audiovisuais, as capacitações têm duração de 12 horas/aula e serão ministradas nos dias 08 e 09 de agosto no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza. O local também é a base da organização do 28º Cine Ceará durante todo o evento. As inscrições devem ser feitas pelo site festival: www.cineceara.com.

O primeiro curso, destinado a produtores audiovisuais (coordenadores, diretores de produção, produtores executivos etc.) com experiência ou conhecimentos básicos na área, visa apresentar de forma prática um “pensamento de produção para séries de TV”, ou seja, como preparar o orçamento e cronograma de execução, a partir de um roteiro ou projeto. Será ministrado por Mariana Brasil, produtora executiva com mais de 24 anos de mercado. Mariana começou a carreira na O2 Filmes e atua há mais de 14 anos com produção de séries para TV, tendo produzido mais de 30 séries para GNT, Canal Futura, Multishow e TV Cultura.

O curso de Formatação e Prestação de Contas é voltado para produtores e demais interessados em ingressar no campo da produção e gestão de projetos culturais através das leis de incentivo. Será ministrado por Antônio Leal, que atua há 25 anos no mercado audiovisual e no campo geral da produção cultural, coordenando, produzindo, assessorando e prestando consultoria a inúmeros projetos, com atuação destacada no segmento de mostras e festivais. É presidente do Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros.

A realização dos cursos é do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria do Audiovisual (SAv), com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) numa ação de fomento à realização de festivais, mostras, premiações, eventos de mercado e ações de promoção e difusão da produção audiovisual nacional, em acordo de cooperação com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

Ambos são pagos com três opções de valores diferenciados, conforme o interesse ou não de hospedagem por parte do inscrito: inscrição para o curso incluindo hospedagem em apartamento duplo; inscrição com hospedagem em apartamento single; apenas a inscrição para o curso, sem hospedagem.

O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimento a Enel.

PROGRAMA DOS CURSOS AVANÇADOS

CURSO 1: Planejamento de Produção para séries de TV – exemplo ficção

Desenho de produção: Como iniciar o planejamento de produção a partir de um projeto, qual o escopo necessário e como será o desenho da sua produção. Diferenças entre produzir para TV e cinema;

Cronograma: Vamos apresentar como a partir da definição do escopo e do desenho da sua produção como preparamos seu cronograma;

Orçamento: Vamos apresentar como a partir do cronograma preparamos seu orçamento;

Produção geral: Vamos avaliar o projeto como um todo, considerações gerais e custo final x valores de mercado.

 

CURSO 2: Formatação e Prestação de Contas/Projetos Incentivados/Leis Federais de Incentivo à Cultura

Panorama da atividade cultural no Brasil;

A cultura como indicador econômico e de geração de emprego;

Passo-a-passo para a formatação de projetos;

Encaminhamento ao ministério da cultura/Ancine;

Relação como os órgãos competentes;

Benefícios fiscais em vigor/mecanismos;

Gestão do projeto;

Relatórios/prestação de contas.

 

SERVIÇO

 

28º Cine Ceará – Cursos Avançados: “Planejamento de Produção para séries de TV – exemplo ficção” – dias 08 e 09 de agosto de 2018, das 10h às 13h e das 14h às 17h30. 30 vagas.“Formatação e Prestação de Contas/Projetos Incentivados/Leis Federais de Incentivo À Cultura”  Dias 08 e 09 de agosto de 2018, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 20 vagas. Carga horária de cada curso: 12h/aula. Local: Hotel Oasis Atlântico Fortaleza, Salão Brasil. Inscrições e informações: www.cineceara.com. (85) 3055 3465. E-mail: cursos@cineceara.com.

VALORES

 

CURSO 1: Planejamento de Produção para séries de TV – exemplo ficção

Opção 1: Hospedagem em apto DUPLO (divisão de quarto com outro participante do Festival). Curso + 3 dias de hospedagem no Oasis Hotel em quarto duplo + Café da manhã, almoço e jantar + Transfer Hotel/Cine São Luiz. Valor: R$ 1.000,00 (mil reais). Check in: 07/08/2018, a partir das 14h.  Check out: 10 de agosto de 2018, até às 12h. Não inclui transfer do aeroporto/hotel/aeroporto, nem despesas com produtos do frigobar, ligações telefônicas e bebidas alcoólicas.

Opção 2: Hospedagem em apto SINGLE. Curso + 3 dias de hospedagem no Oasis Hotel em quarto sigle + Café da manhã, almoço e jantar + Transfer Hotel/Cine São Luiz. Valor: R$ 1.500,00(mil e quinhentos reais). Check in: 07/08/2018, a partir das 14h.  Check out: 10 de agosto de 2018, até às 12h. Não inclui transfer do aeroporto/hotel/aeroporto, nem despesas com produtos do frigobar, ligações telefônicas e bebidas alcoólicas.

Opção 3Apenas o curso. Valor: R$ 500,00 (quinhentos reais).

CURSO 2: Formatação e Prestação de Contas/Projetos Incentivados/Leis Federais de Incentivo à Cultura.

Opção 1: Hospedagem em apto DUPLO (divisão de quarto com outro participante do Festival). Curso + 3 dias de hospedagem Oasis Hotel em quarto duplo + Café da manhã, almoço e jantar + Transfer Hotel/Cine São Luiz. Valor: R$ 900,00 (novecentos reais). Check in: 07/08/2018, a partir das 14h.  Check out: 10 de agosto de 2018, até às 12h. Não inclui transfer do aeroporto/hotel/aeroporto, nem despesas com produtos do frigobar, ligações telefônicas e bebidas alcoólicas.

Opção 2: Hospedagem em apto SINGLE. Curso + 3 dias de hospedagem Oasis Hotel em quarto single + Café da manhã, almoço e jantar + Transfer Hotel/Cine São Luiz: R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais). Check in: 07/08/2018, a partir das 14h. Check out: 10 de agosto de 2018, até às 12h. Não inclui transfer do aeroporto/hotel/aeroporto, nem despesas com produtos do frigobar, ligações telefônicas e bebidas alcoólicas.

Opção 3Apenas o curso. Valor: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Publicidade

Maracanaú terá capacitações gratuitas de 30 de julho a 03 de agosto

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

17 de julho de 2018

Projeto Capacita da UNINASSAU ofertará 600 vagas em minicursos e oficinas em diversas áreas

A Faculdade UNINASSAU Maracanaú está com inscrições abertas para o Projeto Capacita. No período de 30 de julho e 03 de agosto, a iniciativa oferta para a população 600 vagas em cursos e oficinas gratuitas em áreas como Comunicação, Recursos Humanos, Informática, Direito e Gestão. Para se inscrever, os interessados devem acessar http://extensao.uninassau.edu.br.

De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Moreira, a proposta do Capacita é investir na capacitação profissional da população por meio de atividades gratuitas em diversas áreas de conhecimento. “É preciso estar preparado para encarar o mercado de trabalho. Cursos, oficinas e treinamentos fazem toda diferença e agregam valor ao currículo”, disse o diretor, que ressalta que o objetivo da UNINASSAU Maracanaú é focar no desenvolvimento pessoal e profissional do participante.

Os cursos serão realizados nos turnos manhã, tarde e noite, na própria sede da Instituição. E são eles: Marketing digital; Oratória; Liderança e gestão; Como montar um currículo; Legislação trabalhista; Qualidade no atendimento ao cliente; Inteligência Emocional; Excel Básico; Excel Avançado e Como utilizar a calculadora HP. A UNINASSAU Maracanaú está localizada na Rua Senador Petrônio Portela, 125 – Bairro Pajuçara.

Serviço

Projeto Capacita

Data: 30 de julho a 03 de agosto

Horário: Manhã, Tarde e Noite

Local: Rua Senador Petrônio Portela, 125 – Bairro Pajuçara.

Inscrições: http://extensao.uninassau.edu.br

Publicidade

Maracanaú terá capacitações gratuitas de 30 de julho a 03 de agosto

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

17 de julho de 2018

Projeto Capacita da UNINASSAU ofertará 600 vagas em minicursos e oficinas em diversas áreas

A Faculdade UNINASSAU Maracanaú está com inscrições abertas para o Projeto Capacita. No período de 30 de julho e 03 de agosto, a iniciativa oferta para a população 600 vagas em cursos e oficinas gratuitas em áreas como Comunicação, Recursos Humanos, Informática, Direito e Gestão. Para se inscrever, os interessados devem acessar http://extensao.uninassau.edu.br.

De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Moreira, a proposta do Capacita é investir na capacitação profissional da população por meio de atividades gratuitas em diversas áreas de conhecimento. “É preciso estar preparado para encarar o mercado de trabalho. Cursos, oficinas e treinamentos fazem toda diferença e agregam valor ao currículo”, disse o diretor, que ressalta que o objetivo da UNINASSAU Maracanaú é focar no desenvolvimento pessoal e profissional do participante.

Os cursos serão realizados nos turnos manhã, tarde e noite, na própria sede da Instituição. E são eles: Marketing digital; Oratória; Liderança e gestão; Como montar um currículo; Legislação trabalhista; Qualidade no atendimento ao cliente; Inteligência Emocional; Excel Básico; Excel Avançado e Como utilizar a calculadora HP. A UNINASSAU Maracanaú está localizada na Rua Senador Petrônio Portela, 125 – Bairro Pajuçara.

Serviço

Projeto Capacita

Data: 30 de julho a 03 de agosto

Horário: Manhã, Tarde e Noite

Local: Rua Senador Petrônio Portela, 125 – Bairro Pajuçara.

Inscrições: http://extensao.uninassau.edu.br