Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Qualificação

IEL e ESPM promovem curso de Inteligência de Mercado

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

25 de Fevereiro de 2018

A parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promove o curso “Inteligência de Mercado” nos dias 15 e 16 de março, de 18h30 às 22h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

O objetivo do curso é o de preparar profissionais e empreendedores a se antecipar aos concorrentes e aproveitar oportunidades vigentes, com conteúdo programático abordando o ambiente de negócios globalizado e a implantação da inteligência de mercado nas empresas; além das contribuições da área para decisões estratégicas e seus desdobramentos. O curso terá como facilitador o professor de Gestão de Marketing da Pós-graduação Lato Sensu da ESPM e mestre em Administração e Planejamento pela PUC-SP, Renato Leone Borgheresi.

SERVIÇO: “Inteligência de Mercado”
Dia: 15 e 16 de março – das 18h30 às 22h
Facilitador: Renato Leone Borgheresi
Local: Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – FIEC
Promoção: Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e Escola Superior de propaganda e Marketing (ESPM)
Mais Informações: (85) 4009-6300

Inscrições neste link.

Publicidade

Curso de Instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos chega a sua segunda edição

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

25 de Fevereiro de 2018

Workshop tem nova data: 10; 17 e 24 de março. Após o término do curso, o aluno receberá certificação à nível nacional

 

Acontece em março nos sábados 10; 14 e 24, o curso de “Instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos”. A iniciativa é da Sou Energy em parceria com o Instituto de Formação Tecnológica (IFT). As três aulas serão ministradas pelo Dr. em Energias Renováveis, Francisco José Firmino Canafistula. A iniciativa que acontece na sede do Instituto (Rua Senador Pompeu, 1943 – Centro) está com inscrições abertas e podem ser realizadas presencialmente ou pelos telefones: (85) 3034.7129 / 9 8670.7530 ou 9 9996.0303.

Com direito a certificação à nível nacional, a formação é voltada para profissionais que pretendem investir e empreender em energias renováveis. Ao término do curso, o aluno estará apto a desenvolver todo o projeto de um determinado empreendimento, desde o dimensionamento, instalação à manutenção.

Para o gerente comercial da Sou Energy, Lucas de Melo, promover a capacitação é importante, uma vez que o Ceará é um dos maiores fornecedores de energia solar do Brasil. “É bacana apostar em cursos como esse, afinal o nosso Estado é pouco explorado nesse sentido mesmo sendo tão rico. Todos os meses contratamos novos profissionais e empresas do segmento estão em constante busca por pessoas qualificadas. É preciso disseminar o conteúdo, pois o Ceará é líder no Nordeste quando o assunto é geração distribuída”, comenta.

De acordo com o diretor do IFT, Augusto Ferreira, o workshop é bem completo. “ Ao final do curso, o aluno estará apto a desenvolver todo o projeto de um determinado empreendimento, desde o dimensionamento, instalação à manutenção”, afirma.

 

Conteúdo

Os módulos são: Introdução Teórica; Sistema Solar Fotovoltaico; Equipamento Solar Fotovoltaico; Projeto do Sistema Solar Fotovoltaico; Construção do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico e Instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico.

Sou Energy

Cearense, a empresa abrange todo o universo de geração de energia fotovoltaica, desde a venda, instalação e distribuição dos produtos em território nacional. A Sou Energy disponibiliza em sua sede, a Solar Academy, uma escola de atualização instrumental sobre energia solar para profissionais do setor.

 

SERVIÇO

Instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos

Data: (aos sábados) 10; 17 e 24 de março

Horário: 8h às 17h

Local: Rua Senador Pompeu, 1943 – Centro

Inscrição: (85) 3034.7129 / 9 8670.7530 ou 9 9996.0303.

Valor: R$ 860,00 podendo ser parcelado em até 3x no cartão

Publicidade

Estudantes candidatos no ENEM 2017 ganham descontos na matrícula de cursos do SENAI Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

22 de Fevereiro de 2018

Os estudantes cearenses candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio 2017 mesmo depois das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU 2018) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), poderão aproveitar suas notas do ENEM para se qualificar também ganhando descontos de acordo com sua pontuação nos cursos de qualificação e nos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). Os descontos podem chegar até 30%. Saiba mais acessando o site do SENAI AQUI ou ligando para Central de Relacionamento do Sistema FIEC: 4009.6300 .

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti

leia tudo sobre

Publicidade

SENAI Ceará abre matrículas para cursos técnicos em Maracanaú

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

21 de Fevereiro de 2018

O SENAI Ceará está com matrículas abertas para dois cursos técnicos na unidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. São ofertadas vagas nos cursos técnicos em Mecânica e Eletromecânica.

O início das aulas será no dia 26/2. A matrícula pode ser efetuada sem processo seletivo.Você pode fazer sua pré-inscrição acessando AQUI o site do SENAI ou ligando para Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) 4009.6300.

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

IEL/CE e UFC realizam Mestrado Profissional em Administração e Controladoria

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

19 de Fevereiro de 2018

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza o Mestrado Profissional em Administração e Controladoria. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 28/2, podendo se candidatar profissionais que tenham diploma em curso superior nas áreas afins de conhecimento em Administração e Controladoria. As inscrições deverão ser feitas diretamente no site da UFC e a documentação deverá ser entregue no Campus Benfica, conforme indicado no edital. Clique AQUI para ter acesso a mais informações no site do IEL/CE, incluindo o calendário do processo seletivo.

O mestrado faz parte do programa Pós-Graduação em Administração e Controladoria – PPAC PROFISSIONAL e se se destina a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que ocupem cargos de gestão ou de elevada complexidade em organizações vinculadas à cadeia do segmento industrial. O programa atende também a empreendedores, consultores organizacionais e profissionais liberais de áreas conexas.

Sintonizado com a necessidade de constante atualização dos profissionais, executivos e gestores, o Mestrado Profissional em Administração e Controladoria foi concebido em uma única área de concentração denominada Gestão Organizacional, composto por três linhas de pesquisa:

– Contabilidade, Controladoria e Finanças;

– Estratégia e Sustentabilidade;

– Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas.

A aula inaugural está prevista para o dia 7 de maio. As aulas deverão acontecer quatro vezes por semana, das 19h às 22h, na sede do IEL/Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, Fortaleza/Ce.


SERVIÇO:
Curso: Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (720h)​.
Inscrições: até 28 de fevereiro de 2018.
Aula inaugural prevista: 7 de maio de 2018. As aulas ocorrerão nas dependências do IEL Ceará, quatro vezes por semana, das 19h às 22h. Eventualmente, em alguma disciplina, podem ocorrer aulas aos  sábados.
Certificadora: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Apoio:  Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF)

Mais informações: 4009.6300

Confira mais informações e o link do edital no site do IEL/CE.

Publicidade

A VIVA Escola de Artes abre mais uma edição do concurso de Bolsa para diversos cursos

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

15 de Fevereiro de 2018

Pensando em contribuir com o cenário musical cearense e apoiar novos músicos, a VIVA Escola de Artes lança o programa BOLSA MUSICAL 2018 para os cursos de piano, violão, guitarra ou canto. “Os talentos estão nos mais diferentes lugares da cidade e nem todos podem pagar por um professor do nível dos nossos” lembra Daiane Castro, coordenadora do curso de Música da VIVA. As inscrições acontecem pela internet a partir de 15 de fevereiro.

Para participar da seleção, o candidato deve gravar um vídeo mostrando o seu talento como instrumentista ou cantor. “O vídeo não precisa estar em qualidade profissional, mas deve ter imagem e áudio com qualidade suficiente para que possam ser avaliados adequadamente. Nós queremos apoiar crianças, jovens e até adultos” explica Cintia Magalhães diretora da VIVA. Uma comissão irá analisar os vídeos e os melhores serão chamados para uma audição no Auditório da escola. Os contemplados com a bolsa terão seis meses de aulas gratuitas, podendo ser renovada por mais seis meses.

O regulamento e o formulário estão no site www.vivaescola.com.br. A data limite para as inscrições é 4 de março. “Esse já é a terceira edição do concurso e esta é uma das nossas maiores alegrias: poder abrir portas para talentos do presente e do futuro”, concluí Cintia.

 

 

Serviço:
BOLSA MUSICAL – VIVA Escola de Artes
Inscrições: de 15 de fevereiro a 4 de março de 2018
pelo site www.vivaescola.com.br/bolsamusical2018
Informações: (85) 3208.3500.

Publicidade

UNINASSAU Fortaleza ganha dois novos cursos de graduação

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

15 de Fevereiro de 2018

 

 

As inscrições para os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária já estão abertas

 

A Faculdade UNINASSAU Fortaleza está com duas novidades em sua grade de cursos. A Instituição de Ensino Superior (IES) passa a ofertar as graduações de Odontologia e Medicina Veterinária, que complementam a variedade de modalidades já ofertadas pela Faculdade nas áreas de humanas, exatas e saúde. As novas graduações estão disponíveis na Unidade Doroteias, no bairro José Bonifácio.

 

Para os interessados, o vestibular é gratuito e pode ser realizado de forma programada pelo site vestibular.uninassau.edu.br. Além do vestibular programado, o aluno tem outras opções de ingresso, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou como portador de diploma.

 

De acordo com o diretor da UNINASSAU Fortaleza, Marcus Ponte, a Instituição está em processo de expansão e melhorias. “Esses novos cursos reforçam o compromisso que a UNINASSAU tem com a sociedade, de ofertar educação de excelência em diversas áreas. Nesse caso, fortalecendo o ensino no campo da saúde”, afirmou.

 

Os cursos

 

A graduação em Odontologia tem duração de cinco anos, divididos em aulas práticas e teóricas. Durante esse período, os alunos irão estudar como prevenir, diagnosticar e realizar tratamento buco-dentário, atuando como promotor de saúde na prevenção e controle das doenças. O mercado é amplo, podendo ser exercido na iniciativa pública e privada, em instituições militares, prefeituras, escola, entre outros.

 

Já a graduação em Medicina Veterinária é voltada para atuação no bem-estar dos animais domésticos e silvestres por meio da assistência clínica e cirúrgica. Com de cinco anos, os estudantes irão obter um diagnóstico seguro e estabelecer tratamentos eficazes no controle de zoonoses. Com o título de Bacharel em Medicina Veterinária, o profissional poderá atuar em clínicas, indústria de alimentos para animais domésticos, indústria de vacinas e exames contra doenças e outros.

 

Outras informações através do telefone 3201.2406 ou (85) 98821.1426.

 

Publicidade

Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) realiza Curso de Fotografia Básica, com os fotógrafos Thiago Braga e Igor Grazianno

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

14 de Fevereiro de 2018

 

Além das aulas práticas, os alunos terão um fotopasseio para praticar tudo o que foi aprendido 

 

Durante dois fins de semana (17 e 18 de fevereio; 03 e 04 de março), os professores Thiago Braga e Igor Grazianno vão ao MFF para um curso de Fotografia Básica. As aulas serão divididas entre expositivas, com exercícios em sala, e externas, de prática fotográfica. Ocorrerá também um momento de contato com programas atuais de edição e manipulação de imagem. O objetivo é introduzir conceitos básicos, com o intuito de promover e fomentar a prática da fotografia e a discussão da imagem.

 

No total, serão 4 dias de curso, sendo 2 no Museu e outros dois em campo. Aos sábados, serão realizadas atividades em sala. Durante os domingos, os alunos vão acompanhar uma aula de campo técnica e outra autoral. Os participantes irão aos locais definidos, juntamente com os professores, em um ônibus disponibilizado pelo MFF. Podem se inscrever pessoas que tenham interesse em fotografia, história da arte ou em artes visuais em geral. Para participar, os inscritos devem ter câmera DSLR ou mirrorless com função de modo manual. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a manusear qualquer câmera fotográfica, dos tipos mencionados, no modo manual com facilidade e precisão. Entenderão do comportamento da luz, sua direção e intensidade, e compreenderão a importância do ato fotográfico na contemporaneidade.

 

Conteúdo programático:

Aula 01: SÁBADO (17/02)

– Tipos de câmera fotográfica

– Elementos de uma câmera fotográfica

– Diafragma e profundidade de Campo

– Função do obturador

– Diafragma vs. obturador vs. ISO

– Balanço do Branco e medição de luz

 

Aula 02: DOMINGO (18/02)

– Aula de campo (Técnica)

 

Aula 03: SÁBADO (03/03)

– Análise das imagens

– Composição

 

Aula 04: DOMINGO (04/03)

– Aula de Campo (Autoral)

 

Perfil Thiago Braga – Professor e fotógrafo, formado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolveu pesquisas sobre estética fotográfica e filosofia da fotografia. Diretor de pesquisa e intercâmbio do Instituto da Fotografia (Ifoto), lecionou no Porto Iracema das Artes, hoje trabalha na Travessa da Imagem e ministra oficina no Museu da Fotografia de Fortaleza.

 

Perfil Igor Grazianno – Publicitário e especialista em Audiovisual em Meios Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência profissional em fotojornalismo e no ensino da fotografia. Consultor para diversas instituições públicas, como o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, e também privadas. Participou de publicações como Revista Berro, Revista Olho de Peixe, Aldeota, dentre outras.

 

Sobre o Museu

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação do Estado (Seduc) e às Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

 

Serviço:

Curso de Fotografia Básica

Dias: 17 e 18 de fevereiro; 03 e 04 de março

Horários: sempre de 13h às 17h

Local de realização dos exercícios e concentração para aula de campo: MFF

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Inscrições: R$150,00 (presenciais, no Museu)

Mais informações: (85) 3017-3661

 

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Publicidade

SENAI oferta cerca de 450 vagas em cursos técnicos no primeiro trimestre de 2018

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

12 de Fevereiro de 2018

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), está ofertando 450 vagas em cursos técnicos no primeiro trimestre de 2018. Os cursos de Administração, Mecânica, Mecatrônica e Qualidade acontecem na unidade de Jacarecanga; Mecânica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva, na unidade Barra do Ceará; Mecânica e Eletromecânica, em Maracanaú; e Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte em Informática, Qualidade e Segurança do Trabalho, em Juazeiro do Norte. Os interessados podem obter informações acessando o site do SENAI – senai-ce.org.br/cursos/tecnicos – ou ligando para Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) 4009-6300.

leia tudo sobre

Publicidade

Design Thinking é tema de curso do IEL/CE

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

11 de Fevereiro de 2018

 

De 19 a 22 de fevereiro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realiza o curso “Design Thinking”, com o consultor Eduardo Tavares, na Casa da Indústria (Av Barão de Studart, 1980 – Aldeota), das 18h30 às 22h. O curso tem o objetivo de mostrar como funciona a metodologia de Design Thinking para resolução de problemas e desenvolvimento de projetos e novos negócios.

O conteúdo programático do curso é dividido em quatro etapas: contextualização, imersão, ideação e prototipação e teste, que mostrará desenvolvimento de projetos e negócios inovadores, o conceito, valores e abordagens do Design Thinking, além de criação de valor para o cliente, tangibilização de ideias e transformação de soluções em negócios inovadores. 

Saiba mais sobre o facilitador: Eduardo Tavares é consultor e em gestão da inovação, especializado em desenvolvimento de novos produtos e negócios, transferência de tecnologias entre universidades e empresas e autor de um livro de propriedade intelectual. Foi coordenador do Observatório de Inovação e escritório de projetos do Instituto de Tecnologia e Informação (ITIC), coordenador técnico da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (REDENIT-CE) e professor de administração da produção e elaboração de projetos da Faculdade Ateneu. É doutorando em Biotecnologia na Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), com mestrado Acadêmico em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará (UECE-2007) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

SERVIÇO: Curso Design Thinking
Data: 19 a 22 de fevereiro de 2018 (de segunda a quinta-feira)
Horário: 18h30 às 22h
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)
Mais informações e inscrições – CLIQUE AQUI

Confira vídeo com mais informações:  https://www.facebook.com/ielceara/videos/1652113958160016/

Publicidade

Design Thinking é tema de curso do IEL/CE

Por Oswaldo Scaliotti em Qualificação

11 de Fevereiro de 2018

 

De 19 a 22 de fevereiro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realiza o curso “Design Thinking”, com o consultor Eduardo Tavares, na Casa da Indústria (Av Barão de Studart, 1980 – Aldeota), das 18h30 às 22h. O curso tem o objetivo de mostrar como funciona a metodologia de Design Thinking para resolução de problemas e desenvolvimento de projetos e novos negócios.

O conteúdo programático do curso é dividido em quatro etapas: contextualização, imersão, ideação e prototipação e teste, que mostrará desenvolvimento de projetos e negócios inovadores, o conceito, valores e abordagens do Design Thinking, além de criação de valor para o cliente, tangibilização de ideias e transformação de soluções em negócios inovadores. 

Saiba mais sobre o facilitador: Eduardo Tavares é consultor e em gestão da inovação, especializado em desenvolvimento de novos produtos e negócios, transferência de tecnologias entre universidades e empresas e autor de um livro de propriedade intelectual. Foi coordenador do Observatório de Inovação e escritório de projetos do Instituto de Tecnologia e Informação (ITIC), coordenador técnico da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (REDENIT-CE) e professor de administração da produção e elaboração de projetos da Faculdade Ateneu. É doutorando em Biotecnologia na Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), com mestrado Acadêmico em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará (UECE-2007) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

SERVIÇO: Curso Design Thinking
Data: 19 a 22 de fevereiro de 2018 (de segunda a quinta-feira)
Horário: 18h30 às 22h
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)
Mais informações e inscrições – CLIQUE AQUI

Confira vídeo com mais informações:  https://www.facebook.com/ielceara/videos/1652113958160016/