Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

16ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental: espetáculos nacionais e abertos ao público

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

Edição deste ano contará com peças do Ceará, de São Paulo, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro que serão exibidas no Teatro Riomar Fortaleza. Ao longo dos anos, o evento já arrecadou cerca de 148 toneladas de alimentos, doadas a 88 entidades beneficentes.

Este mês, Fortaleza recebe a 16ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O evento será realizado entre os dias 23 a 26 de agosto e acontecerá no Teatro Riomar Fortaleza.

 

Esta edição contará com cinco espetáculos teatrais, com encenações que vão do drama à comédia e também são acessíveis ao público infantil. As apresentações são abertas ao público, mas a organização sugere que as pessoas troquem seus ingressos por dois ou mais quilos de alimentos não-perecíveis. A “troca de ingressos” já está ocorrendo em quiosques montados nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE) – sedes Piedade e Água Fria. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades beneficentes.

 

Espetáculos

Em 2018, a Mostra, que é promovida pela Associação Estação da Luz, contará com os seguintes espetáculos: “Emanuel – A luz de Chico Xavier (SP)”, “Naquela Estação (DF)”, “O Pequeno Ogum (CE)”, “Se Romeu e Julieta não tivessem morrido (CE)” e “Samara Sempre Sabe (RJ)”, todos levando ao público mensagens de paz, amor e solidariedade. Vale ressaltar que o evento não possui fins lucrativos e que ao longo desses 16 anos já arrecadou mais de 148 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 88 entidades sociais.

 

Apoio

A Mostra não sairia do papel se não fossem as empresas que tanto apoiam a arte e enxergam na iniciativa uma oportunidade de promover uma cultura de paz e de ajuda mútua ao próximo. Estão juntos nesse projeto a Halexistar, Servis Segurança, Ultralimpo Soluções Ambientais, Corpvs Segurança, Hapvida, Café Santa Clara, Stand Show, Jardins Gourmet, Pasto & Pizza, Shopping Aldeota, Construtora Manhattan e Shopping Riomar Fortaleza, com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

Entidades beneficiadas

Este ano, as entidades que receberão as doações serão: Fundação Beto Studart, Movimento de Saúde Mental Comunitária, Instituto João de Deus, Casa da Misericórdia, O Pequeno Nazareno, Associação Casa de Abrigo ao Idoso 3 Irmãs e o Projeto Acordes Mágicos – da Instituto Silva Cruz.

 

Homenagem

A comenda Madre Tereza de Calcutá é entregue desde 2010 como forma de reconhecer as figuras da sociedade que têm como característica principal a doação e a dedicação em prol do próximo. Este ano, o agraciado é Nilton Sousa, professor de História desde 1996. Ele  Concilia as aulas com atividades na Sociedade de Estudos Espíritas Casa de Francisco e também no Lar Clara de Assis, obra assistencial de amparo a crianças carentes.

 

Interior

Além de o evento acontecer na capital cearense, também deve percorrer o interior do estado, com espetáculos itinerantes. Icó, Cascavel, Sobral, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Viçosa do Ceará, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Pentecoste e Horizonte contarão com apresentações abertas ao público.


SERVIÇO:

16ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Data: 23 a 26 de agosto de 2018

Local: Cineteatro São Luiz e Teatro Riomar Fortaleza

Entrada: Sugere-se que sejam trocados alimentos pelos ingressos. Os pontos de troca são nos shoppings Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, Aldeota, e nas sedes do Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE) Piedade e Água Fria.

Telefone: (85) 3260-5140

Site: www.teatrotranscendental.com/

 

Programação

23/08 – às 20h (Quinta-feira)

EMANNUEL – A LUZ DE CHICO XAVIER / SP

Categoria: Drama

Sinopse: O espetáculo que vem emocionando o Brasil. Em uma conversa entre Chico e Emmanuel, conhecemos sua trajetória de reencarnações, a conversa pessoal que teve com Jesus Cristo, suas provações, frustrações, realizações e, principalmente, seu trabalho junto ao Médium Chico Xavier que, como poucos sabem, já ocorreu outras vezes em outras encarnações.

 

24/08 – às 20h (Sexta-feira)

NAQUELA ESTAÇÃO / DF

Categoria: Adulto

Sinopse: Em uma estação de trem perdida no tempo, seus trilhos podem se tornar grades que aprisionam as pessoas naquele lugar. Nas encruzilhadas de seus destinos, histórias se encontram e seus passageiros vivem na expectativa de que algo chegue, de que algo não se vá. Encontros e desencontros pairam em meio à fumaça e ao soar do apito. Estação é apenas lugar de passagem.

 

25/08 – às 16h (Sábado)

O PEQUENO OGUM / CE

Categoria: Infantil

Sinopse: A história do menino que deixa sua aldeia para se aventurar em terras desconhecidas e se tornar um guerreiro. Para conseguir realizar seu desejo precisa enfrentar grandes obstáculos e provar que consegue vencer até mesmo a morte.

25/08 – às 20h (Sábado)

SE ROMEU E JULIETA NÃO TIVESSEM MORRIDO / CE

Categoria: Comédia

Sinopse: Como seria a continuação de Romeu e Julieta, se eles tivessem conseguido ficar juntos? É o que imagina essa comédia que se passa entre os anos 80 e os dias de hoje. Romário e Julinha, filhos de candidatos municipais de partidos opostos, se casam, apesar das diferenças, e provocam uma reviravolta na cidade de Jatobazinho. Entre disputas familiares e políticas, a busca da paz através do amor é o tema central dessa história divertida.

 

26/08 – às 20h (Domingo)

SAMARA SEMPRE SABE / RJ

Categoria: Comédia

Sinopse: Humor e suspense eletrizante se fundem numa linguagem inspirada nos antigos clássicos da comédia pastelão para falar sobre os perigos do mau uso da mediunidade. Eldora Montgomery, uma senhora simples mas de princípios, é convencida por uma amiga a montar um “negócio de violência” para atender consulentes endinheirados. Até uma certa altura, eles se dão bem e ganham muito dinheiro, mas acabam se metendo em perigosas enrascadas.

 

Associação Estação Luz

A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará e com 14 anos de atuação. Fundada no dia 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários, assumiu o compromisso de implementar projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, todos voltados para a construção de uma cultura de paz e transformação cultural.

 

A Associação Estação Luz também é destaque na área cinematográfica, através da Luz Filmes, de onde já produziu, ao longo dos seus dez anos de história, diversas produções cinematográficas. Além de também encabeçar a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Este que já reuniu mais de 30 mil espectadores.

 

Publicidade

Administradora cearense de cartões de crédito Fortbrasil chega ao Centro Oeste

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

Expandindo cada vez mais os seus serviços, a Fortbrasil chega este ano ao Centro Oeste, iniciando parcerias para administração de cartões de lojas de varejistas da região. A administradora cearensede cartões de crédito Fortbrasil atua desde 1994 na prestação de serviços financeiros e consolidou-se como especialista na administração de cartões private Label co-branded, aqueles que levam a marca própria do estabelecimento com a bandeira Fortbrasil.

 

Para além do Ceará, sede da empresa, a Fortbrasil já atua nos mercados do Rio Grande do Norte, da Paraíba de Pernambuco e Bahia, além de realizar transações por todo o Brasil, totalizando 1 milhão e 400 mil clientes. Com a chegada ao Centro Oeste, a primeira parceria estabelecida da Fortbrasil foi com as Lojas Mix, empresa de vestuário já tradicional no mercado local.

 

A empresa aposta na tecnologia para manter o crescimento, com um aplicativo com diversas funcionalidades, atendimento online pelo site, central telefônica e faturas do cartão direto para e-mail cadastrado. Atualmente, são mais de 1.300 pontos de captação e atendimento, quase 200 milhões de carteiras de crédito, 35 mil estabelecimentos credenciados e um total de mais de R$800 milhões de venda/ano.

 

Diferenciais

A empresa possui vários parceiros varejistas que têm seu cartão próprio com a Bandeira Fortbrasil, em diversos segmentos, tais como supermercados, vestuários, sapatarias, cosméticos e utilidades domésticas.

A Fortbrasil oferece às empresas varejistas diversas ferramentas e serviços como: financiamento do consumidor por conta da Fortbrasil; segurança e garantia no recebimento de vendas a prazo; crédito on-line; o cliente já sai comprando; ampla rede de consumo; extensa base de clientes das classes C,D e E com crédito para comprar; tecnologia de ponta com um completo controle sobre as vendas efetuadas no estabelecimento; atendimento qualificado por meio da central de atendimento; diversos serviços via Internet; suporte técnico; produtos financeiros: antecipação de crédito dos valores a receber; acesso à excelente instrumento de comunicação através da fatura mensal do cliente; descontos e promoções em um único produto.

 

Já para o cliente final são oferecidos serviços como crédito simples e rápido, conveniência para comprar em milhares de lojas e atendimento 24h, além de acesso a diversos produtos financeiros idealizados de acordo com as necessidades do cliente.

SERVIÇO

Fortbrasil em Goiânia

Informações: www.fortbrasil.com.br

Publicidade

Festival Popular de Teatro de Fortaleza abre inscrições para sua 9ª edição

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

Edital foi lançado no dia 12 de agosto e seguirá até dia 1º de setembro de 2018

 Incentivar o acesso da população às artes cênicas, intensificar as produções teatrais e contribuir com a formação de artistas de rua são finalidades do Festival Popular de Teatro de Fortaleza. Idealizado pela Cia Prisma de Artes, com apoio da Lei do Mecenato Estadual e patrocínio da Enel, o evento leva a produção teatral dos palcos aos espaços públicos e chega a sua 9ª edição.

Neste ano as apresentações serão realizadas de 19 a  25 de novembro e as inscrições já podem ser feitas pelo email fpopulardeteatro@gmail.com; ou pela fanpage no facebook – Festival Popular de Teatro; até o dia 1º de setembro. “É uma convocatória nacional que selecionará até 15 grupos de teatro com trabalhos para rua e espaços alternativos”, afirmou Raimundo Moreira, coordenador geral do Festival. O resultado dos grupos selecionados a partir do dia 15 de setembro.

Totalmente gratuito, em paralelo às apresentações teatrais, o evento também proporcionará palestras, debates e oficinas à população.

Serviço:

Início das Inscrições do IX Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Data: 12 de agosto a 1º de setembro;

Onde se inscrever: fpopulardeteatro@gmail.com/ Fanpage no facebook –  Festival Popular de Teatro de Fortaleza.

Resultado – a partir dia 15/09/18

Publicidade

ZUL DIGITAL lança aplicativo oficial para estacionamento rotativo de Fortaleza, na quinta (16)

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

O Cartão Azul Digital será obrigatório nas cerca de 2 mil vagas disponíveis na capital cearense

Fortaleza entra para o rol das grandes capitais com Cartão Azul Digital (CAD) para uso das vagas de Zona Azul, estacionamento rotativo da cidade. Para comprá-lo, a ZUL DIGITAL, empresa líder no segmento em São Paulo, lança nesta quinta (16) seu aplicativo oficial homologado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Dentre as facilidades, o APP indica a quantidade de créditos, tempo restante de estacionamento pago e ainda tem um alarme para avisar que o período está terminando dando a oportunidade para o usuário fazer a renovação à distância. A confirmação do pagamento em tempo real permite que a fiscalização realizada pelos agentes da AMC verifique na mesma hora que o veículo efetuou o devido pagamento da tarifa. Uma maneira confortável, segura e eficiente de ativar o Cartão Azul Digital.

 

O app está disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store e pode ser baixado utilizando o link https://zul.digital/app/ftz

 

O ZUL DIGITALé o app com a maior diversidade de meios de pagamento do mercado, incluindo tecnologias recentes como o Apple Pay e Google Pay. Além do tradicional uso do cartão de crédito, também é possível pagar o estacionamento zona azul pelo aplicativo utilizando transferência,boleto bancário ou mesmo cartão de débito. O aplicativo já está presente em grandes praças, como  São Paulo e Belo Horizonte, e possui excelentes avaliações em cada uma delas.


“É muito gratificante para o nosso time poder fazer parte desse movimento da cidade de Fortaleza, que está sem dúvida dando um passo muito importante rumo à digitalização”, comemora André Brunetta, CEO da Zul Digital. O app pode ser usado nas cerca de duas mil vagas rotativas de 24 bairros de Fortaleza, contando com Benfica, Cidade dos Funcionários, Cocó, Edson Queiroz, Farias Brito, Fátima, Jóquei Clube, Messejana, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Sapiranga e Varjorta.

Publicidade

Receita de Natura &Co sobe 53% no segundo trimestre

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

Ganhos de participação de mercado na Natura, forte crescimento na Aesop e início do plano de transformação na The Body Shop contribuíram para o resultado; companhia também nomeou executivos chave para a organização

A Natura &Co registrou um trimestre de forte crescimento, com alta de 53% da receita líquida consolidada reportada no segundo trimestre. Considerando o resultado pró-forma (que inclui resultados comparáveis para a The Body Shop), o faturamento líquido aumentou 13,6% no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 3,1 bilhões, com contribuição das três marcas. No primeiro semestre, a receita líquida reportada cresceu 54,2% e a pró-forma, 12,4%, sempre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Impulsionada pelos resultados no Brasil e na América Latina, a receita líquida reportada da Natura teve aumento de 9,8% no segundo trimestre e de 8,1% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em moeda constante, o avanço da receita foi de 10,3% no trimestre e de 8,6% nos primeiros seis meses do ano. No Brasil, a receita líquida aumentou 6,7%, apesar do impacto desfavorável da greve dos caminhoneiros no período. A Natura também continuou a ganhar participação de mercado em categorias chave, com ganhos de produtividade de suas consultoras, consolidando o novo modelo de Venda por Relações da empresa. Na América Latina, a Natura manteve seu bom momento, com expansão reportada de 17,7% no segundo trimestre e de 18,8% no primeiro semestre. Em moeda constante, a alta da receita líquida foi de 20,6% no trimestre e de 21,8% no semestre.

A The Body Shop registrou faturamento de R$ 806,7 milhões no trimestre, com queda de 1,1% nas vendas pró-forma e em moeda constante, em relação ao mesmo período de 2017. O desempenho ficou em linha com o estimado, já que o primeiro trimestre foi beneficiado pelo calendário comercial e pela venda aos franqueados, conforme sinalizado na época. No primeiro semestre, a receita cresceu 3,6% em moeda constante, impulsionada pelas franquias e e-commerce. O trimestre também marcou o início da implementação do plano de transformação da The Body Shop.

A Aesop manteve seu impressionante ritmo de crescimento com alta de 55,2% da receita reportada no segundo trimestre e de 47,4% no primeiro semestre de 2018. Em moeda constante, a alta foi de 36,6% no trimestre e de 33,4% no primeiro semestre, sempre em comparação com os mesmos períodos do ano passado.

O EBITDA reportado de Natura &Co teve alta de 12%, para R$ 334,4 milhões. Em bases comparáveis (excluindo os custos de transformação e aquisição da The Body Shop), o EBITDA ajustado e pró-forma cresceu 8,5% em reais no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior, para R$ 371,9 milhões.

O lucro líquido foi de R$ 31,8 milhões, contra R$ 163,5 milhões no segundo trimestre de 2017, impactado pelos custos com o plano de transformação da The Body Shop e por despesas financeiras. No semestre, o lucro foi de R$ 56,2 milhões. Excluindo esses efeitos, o resultado operacional ajustado pró-forma cresceu 9,4% no segundo trimestre, para R$ 230,5 milhões. No semestre, a alta foi de 54,1%, para R$ 434,5 milhões.

Nomeações chave

Natura &Co também fez diversas nomeações importantes para sua administração no último trimestre. José Antonio de Almeida Filippo ingressou no Grupo como novo Chief Financial Officer (CFO) e vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Natura, trazendo sua experiência internacional em multinacionais. Viviane Behar de Castro, experiente profissional do setor de finanças, também foi nomeada como nova diretora de Relações com Investidores.

Para acelerar sua estratégia multicanal e digital, a Natura também anunciou recentemente as nomeações de Paula Andrade como diretora de Varejo e Fernando Mattoso Lemos como vice-presidente de Tecnologia e Negócios Digitais.

Para fortalecer a implementação de seu plano de transformação, a The Body Shop também nomeou Domenico Trizio para o papel recém-criado de diretor de Operações e Amy Liddy assumiu o posto de diretora Financeira Global. Como parte do esforço para rejuvenescer a marca, Elen Macaskill assumiu o papel de diretora Global de Clientes e Lionel Thoreau foi nomeado como diretor de Marca Global.

 “Estamos muito satisfeitos com os resultados do segundo trimestre. A Natura continua a revitalizar seu modelo de negócios por meio de uma nova abordagem para a Venda por Relações, com crescente digitalização e presença multicanal da marca; o plano de transformação em andamento para a The Body Shop já mostra encorajadores resultados iniciais e a Aesop continua sua trajetória de forte crescimento”, afirma Roberto Marques, presidente-executivo do Conselho de Administração de Natura &Co. “A Natura &Co está bem posicionada para crescer e atingir suas ambições de médio e longo prazo, por meio de avanços contínuos em práticas de negócios sustentáveis. A chegada recente de profissionais muito experientes e talentosos reforça nosso time de liderança e irá contribuir para alcançarmos nossos objetivos”, conclui.

Publicidade

EDP Open Innovation abre inscrições para startups do Brasil

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

Concurso global para empreendedores do setor elétrico premiará melhor projeto com 50 mil euros e participação no Web Summit, em Portugal

Inovação e tecnologia estão se tornando áreas cada vez mais importantes para o setor elétrico. Com o objetivo de desafiar e estimular o desenvolvimento de novas soluções para esse mercado, a EDP abre as inscrições para o concurso global EDP Open Innovation 2018. Startups de qualquer país poderão se candidatar até 10 de setembro, por meio dowww.edpstarter.com/openinnovation.

Em sua terceira edição, a competição focará em projetos relacionados às grandes tendências do segmento: descarbonização, com o uso crescente de fontes renováveis; descentralização, com o aumento da geração distribuída; e digitalização, com a busca por serviços mais inteligentes e conectados. A melhor equipe será premiada com 50 mil euros para investir em seu negócio, e os três primeiros lugares terão a oportunidade de participar do Web Summit, evento internacional de tecnologia e empreendedorismo, realizado anualmente em Portugal.

“Depois de premiarmos a cearense Delfos como vencedora em 2016 e a paulistana COSOL como destaque no ano passado, esperamos novamente uma presença massiva de equipes nacionais no concurso”, afirma Lívia Brando, gestora de Inovação da EDP no Brasil. “Em 2017, o Brasil representou 46% do total de inscrições globais, o que comprova a força do ecossistema empreendedor no País”, acrescenta.

Depois de encerrada a fase de inscrições, um júri especializado escolherá dez startups que, em outubro, serão levadas para participar do programa em Lisboa, promovido em conjunto com a Beta-i, uma das principais organizações europeias voltadas ao fomento do empreendedorismo.

No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém I, sediada no município de São Gonçalo do Amarante. Em operação desde 2012, a Usina gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da termelétrica foi responsável pela transformação do Ceará de estado importador em exportador da energia elétrica.

Ecossistema empreendedor

As startups que se enquadrarem à estratégia e ao negócio da Empresa poderão ser convidadas a compor o ecossistema empreendedor criado pelo Grupo.

Além do EDP Open Innovation, a Companhia desenvolve iniciativas como o EDP Starter Brasil, programa de aceleração que chega em 2018 à sua segunda edição oferecendo três meses de mentoria a equipes com soluções voltadas para o setor elétrico. A Empresa também criou o primeiro veículo de investimentos de Venture Capital do mercado energético brasileiro, a EDP Ventures Brasil, que vai disponibilizar inicialmente R$ 30 milhões para o financiamento de startups.

Publicidade

Sucesso e referência de arte urbana em todo o mundo, CowParade Brasil chega a Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

O Artista Narcélio Grud pintou a primeira vaquinha na manhã de hoje, 9, na coletiva de lançamento do evento

Artistas cearenses vão criar 55 versões das vaquinhas coloridas que serão espalhadas pela capital cearense

 

Considerado um dos maiores eventos contemporâneos de exposição de arte ao céu aberto do mundo, a CowParade Brasil comemora mais de uma década de atuação e chega a Fortaleza no segundo semestre de 2018. A partir do dia 9 de novembro, toda a beleza das vaquinhas coloridas que, ao longo dos últimos anos, percorreram o mundo, vão invadir as ruas da capital cearense, despertando ainda mais o fascínio pela arte urbana e levantando recursos para projetos sociais. O evento é uma iniciativa da Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil.

Patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma, com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Turismo, a 12ª CowParade Brasil vai expor em Fortaleza 55 vacas em tamanho real, feitas em fibra de vidro, que serão criadas por artistas cearenses e distribuídas em locais públicos e estratégicos da Cidade, inclusive em frente às farmácias da rede.

O diretor superintendente da Extrafarma, Rodrigo Pizzinatto, comemora a chegada do evento e Fortaleza. “É com muita satisfação que trazemos o evento para a cidade. O patrocínio à CowParade é uma das formas que encontramos para retribuir os anos de receptividade dos cearenses com nossa rede, patrocinando um evento democrático que alia cultura e responsabilidade social”, ressaltou.

“O evento é uma maneira de valorização de artistas e das manifestações populares da região que o sedia. Fortaleza tem grande representatividade para a cultura nacional e para nossa empresa”, disse Rodrigo Pizzinatto.

Seleção de artistas locais

Pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas podem apresentar um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos. As obras serão selecionadas por um comitê no mês de setembro, obedecendo critérios que vão da criatividade e ineditismo do projeto até a viabilidade de sua execução e conformidade com o regulamento – disponível no site www.cowparade.com.br. Cada artista poderá enviar até dois desenhos para avaliação a partir do dia 15 de agosto. Os resultados serão divulgados a partir do dia 19 de setembro, quando os eleitos serão comunicados e os trabalhos escolhidos começarão a ser produzidos.

Para mais informações e para ficar por dentro de todas as condições do regulamento e preencher o formulário de inscrição online, basta acessar o site oficial do evento: www.cowparade.com.br.

Caráter beneficente

Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o valor arrecadado é destinado para instituições beneficentes. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

 

História de sucesso

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.

Sobre a Toptrends

A Toptrends é uma empresa referência em realizar projetos de arte de rua através de diversas exposições itinerantes. Detentora do licenciamento da CowParade Holding e dos direitos de realizar a versão brasileira do maior evento de arte de rua do mundo, a Toptrends tem conquistado o mercado brasileiro com sua expertise no desenvolvimento de projetos de marketing cultural. Desde 2004, já realizou 11 edições da CowParade em todo o Brasil.

Também produziu diversas exposições itinerantes pelo país como a Rinomania, uma exposição de rinocerontes decorados em comemoração aos 60 anos da Duratex; a Call Parade, que transformou 100 telefones públicos da capital paulista num suporte original para obras de arte a pedido da Telefônica/Vivo; a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações customizados por arquitetos renomados da CASACOR 2013; e a Mônica Parade, que homenageou, em 2014, os 50 anos da personagem, levando 50 esculturas às ruas de São Paulo, fruto de uma parceria entre a editora Panini e a Maurício de Sousa Produções e vários outros projetos.

Sobre a Extrafarma

Fundada há 58 anos, a Extrafarma atua com pioneirismo nos mercados de atacado e de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Publicidade

Inscrições para o Festival Costume Saudável vão beneficiar centenas de crianças e adolescentes que integram o IPOM

Por Oswaldo Scaliotti em Responsabilidade social

14 de agosto de 2018

A sexta edição do Festival acontece nos dias 24, 25 e 26/08 no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza

Já pensou em participar de um evento com mais de 200 atividades, como aulas de forró, acrobacia, dança do ventre, além de palestras, apresentações culturais e oficinas culinárias? Bom demais, não é?

A boa notícia é que esse evento já tem data certa pra acontecer. Trata-se da sexta edição do Festival Costume Saudável, maior evento de hábitos saudáveis do Norte Nordeste.

Melhor ainda é saber que, além de ampliar o conhecimento, receber dicas valiosas sobre alimentação saudável e, literalmente, suar a camisa em várias atividades físicas, também será possível ajudar organizações como o Instituto Povo do Mar, o IPOM.

O valor revertido ao Ipom será  destinado ao projeto Reciclando Vidas. Patrocinado pela Petrobras, o projeto beneficia jovens entre 15 e 29 anos, moradores do grande Vicente Pinzon. Através dele, são promovidos 3 cursos de capacitação  profissional: turismo comunitário com habilitação em produção cultural, shaper com habilitação em design gráfico e sublimação com habilitação em design gráfico.

Sobre o IPOM

Fundado em 2010, o Instituto Povo do Mar (IPOM) é uma organização sem fins lucrativos que tem a nobre missão de promover oportunidades de educação e formação humana para crianças e adolescentes do Serviluz e da Praia do Futuro.

O Instituto oferece, gratuitamente, diversas atividades, como aulas de inglês, surfe, informática e cursos profissionalizantes a um público de cerca de 300 pessoas.

SERVIÇO:

Festival Costume Saudável

Data: 24, 25 e 26 /08

Local: Estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza

Valor: R$30,00 – pelo aplicativo Minha Cidade Saudável

Valor arrecadado vai beneficiar o Instituto Povo do Mar (IPOM) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC)

Publicidade

Festival Nordestino de Teatro comemora 25 anos

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

 

Luiz Alves_Dragão do Mar

“Looping: Bahia Overdub” está na Mostra Ceará Convida. Foto: Patrícia Almeida

Circo, dança e música se juntam ao teatro para festejar o jubileu de prata do FNT de Guaramiranga

Uma celebração às artes da cena. Esse é o espírito do Festival Nordestino de Teatro (FNT) em 2018, quando completa 25 anos. Anualmente o evento transforma Guaramiranga, no Ceará, proporcionando a artistas e público oito dias de uma verdadeira imersão nas artes cênicas. Apresentações teatrais de artistas dos nove estados do Nordeste, além de convidados de outras regiões e países, já estiveram nos palcos e participaram deste importante intercâmbio na cidade serrana.

Para comemorar o jubileu de prata do FNT, que acontece de 1 a 8 de setembro deste ano, a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) escolheu contemplar os valores presentes em todas as edições do Festival e que estruturam sua via de crescimento, diversidade e diálogo plural: as artes da cena.

Ao longo destes 25 anos, o FNT vem apresentando e refletindo sobre transversalidade entre as diversas linguagens cênicas. E pensar acerca dessas artes significa não somente buscar novos modos de criação e formatos estéticos, mas debater a sustentabilidade das artes, a ideia de cena ampliada e os intercruzamentos com outras linguagens artísticas.

Foi com esse conceito que o FNT este ano buscou um olhar híbrido sobre o teatro nordestino e compôs uma equipe de curadores de diversas linguagens, que trabalhou junta para apresentar uma programação especial na Mostra Nordeste. Os 25 anos serão festejados com a participação dos nove estados da região, representados por grupos e artistas convidados, revelando a potência e a diversidade das artes cênicas no Nordeste, presentes no teatro, na dança, no circo e na música. Dessa forma, o Festival em 2018 extrapola as convencionalidades de um evento cultural e configura-se como uma PLATAFORMA que fomenta processos de criação, reflexão e fruição artística, mecanismos de difusão e circulação e acessos à produção cênica.

Curador desta edição comemorativa, Paulo Feitosa, gestor da Rede Brasileira de Festivais de Artes Cênicas, ressalta a importância do FNT para o Nordeste. “Ao longo de duas décadas e meia de trajetória, tornou-se umas das principais plataformas de difusão, reflexão e promoção das artes da cena nordestina”, avalia. “O Festival agora reconfigura o seu papel no campo cultural, indo além da promoção de mostra de espetáculos, seminários e atividades de formação artística e de plateia para se assumir enquanto importante espaço de provocação e reflexão de temas relacionados ao fortalecimento da economia e da sustentabilidade dessas artes”, comenta.

Quem conhece de perto a história do FNT sabe o quanto sua transformação, crescimento e reconhecimento são importantes para o Festival e a cidade que o abriga. Que o diga o jornalista Magela Lima, doutor em Teatro pela UFBa, que tantas vezes fez a cobertura jornalística e passou a assumir funções mais próximas da organização, como curador e debatedor. “Quando a Compadecida intercede a Jesus por João Grilo, ela diz que ele é merecedor porque teve que suportar as maiores dificuldades, numa terra seca e pobre como a nossa. Lembro sempre dessa frase da famosa peça do Suassuna quando penso nos 25 anos do Festival de Guaramiranga, um gigante, apesar de tudo. Além do mérito de desafiar o tempo e as limitações tradicionais do campo da cultura no país, o FNT ajudou a redesenhar o mapa do teatro no Brasil, provocando um olhar sincero e delicado cada vez mais para dentro, revelando, assim, uma cena nova e potente, hoje central no panorama nacional”, diz.

 

AS ARTES DA CENA NA MOSTRA NORDESTE DO FNT 25 ANOS

Os nove estados da região estão presentes na Mostra Nordeste desta edição que festeja os 25 anos do FNT.

A turma do Biribinha (AL): “APalhassadamuzikada”

Lívia Mattos (BA): “A sanfonástica mulher-lona”

Teatro Máquina (CE): “Nossos Mortos”

No Barraco da Constância tem! (CE): “Marlene – dissecação do corpo do Espetáculo”

Criolina (MA): show “Radiola em Transe”

Grupo Teatro Carmin (RN): “A invenção do Nordeste”

Violetas de Teatro (PB): “Violetas”

Teatro Fronteira (PE): “Luzir é negro”

Grupo Teatral Boca de Cena (SE): “Os cavaleiros da triste figura”

Flávia Pinheiro (PE): “Como manter-se vivo”

Canteiro (PI): “Menu de heróis” e “Sacolândia”

CEARA CONVIDA

Além da Mostra Nordeste, a Bahia estará presente na Mostra Ceará Convida, espaço dedicado a companhias do Nordeste ou outras regiões. O espetáculo é “Looping: Bahia Overdub”, apresentado por artistas independentes, cujas trajetórias atravessam a dança, o teatro e a música.  É também na Mostra Ceará Convida que o FNT recebe a paulista Companhia do Latão, que traz o espetáculo “Lugar Nenhum”, de Sérgio de Carvalho.

Outras mostras e ações formativas vão compor a 25ª edição do Festival Nordestino de Teatro. Em breve a programação completa estará disponível da página e redes do FNT.

O 25º FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo. Consultoria executiva: Quitanda das Artes. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

FNT 25 ANOS – 25ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga: De 01 a 08 de setembro de 2018 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85) 3321-1405,fnt@agua.art.brfnt.agua.art.br. Facebook e Instagram: fntguaramiranga. GRATUITO.

Publicidade

Palestra relaciona gestão, resultado e potencial humano com base no modelo Lean, próximo dia 28 de agosto, na Livraria Cultura

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

 

 

Transformar a realidade das organizações, fomentar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. Estas são algumas das características e objetivos do sistema Lean, uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção. Que tal adentrar nesse mundo de conhecimento e poder levar para sua empresa todas as práticas desse sistema? Foi pensando nessa possibilidade que o administrador, consultor organizacional e sócio-diretor da Core-B direcionamento em gestão, Artur Róseo, realizará a palestra “Lean: gestão e atitude”, próximo dia 28 de agosto, na Livraria Cultura.

 

Róseo, com experiência de mais de 20 anos em gestão e com certificação em processos pela ABPMP Internacional, resolveu trazer para o Ceará todo o sucesso da palestra que já é realizada em diversos Estados do Brasil. “Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a serem desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo. Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática.

 

O Lean, nos anos 90, apresentou às organizações contribuições ao campo do sistema de produção eficiente, ferramentas de melhoria contínua e comportamentos voltados à produtividade. Em sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Róseo defende que estudos sobre o Lean não só devem estar relacionados a eficiência de produção nem somente a comportamentos. As abordagens Lean devem estar voltadas ao aprendizado organizacional, liderança e qualidade de vida no trabalho, pois o assunto no Brasil é percebido ainda como inovador, deixando várias lacunas e oportunidades de pesquisa com relação ao recurso humano. O resultado está diretamente ligado a repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. “É por meio do pleno engajamento das pessoas, envolvidas com o trabalho, que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria, eliminando qualquer perda que venha aumentar custos e fortalecendo ganhos sustentáveis”, disse ele. O empresário explica, ainda, que toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente (1º princípio Lean). “A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de métodos, conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se ampliar, cada vez mais, os resultados das organizações”.

 

 

O evento, a partir das 19 horas, será para convidados e por inscrição pelo link: http://bit.ly/LEANCOREB , com vagas limitadas. A ideia surgiu no final de 2017, quando Artur resolveu montar sua própria consultoria com o mestre e precursor do Lean no Ceará e sócio na Core-B, Gil Brasil. “Como passei algum tempo com clientes fora do estado (a maioria em, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia Belém e interior do Ceará) e, agora, retornando, a ideia da palestra surgiu com o objetivo de me apresentar ao mercado e apresentar lacunas pouco abordadas sobre o Lean, demonstrando autoridade, pioneirismo e autenticidade no assunto”, utilizado por empresas em todo o mundo, como Toyota, Mercedes, Bosch, Philips, Jonhson & Jonhson, GM, Volkswagen, Ford entre outras.

CORE-B Direcionamento em Gestão – Na busca por uma marca que representasse o principal objetivo da empresa, o nome foi escolhido a partir de um termo inglês, Core Business, muito conhecido pelas organizações e que significa: “a parte principal de um determinado negócio” ou o “coração do negócio”.

 

Daí nasceu a Core-B Direcionamento em gestão, uma empresa que veio para apoiar organizações que buscam resultado, trabalhando estrategicamente o seu Core Business. Iniciou suas atividades em de Janeiro de 2018, fazendo parte de um segmento de empresas que facilitam com que as organizações de diversos setores alcancem a sua razão de existir, ou seu core, por meio de metodologias robustas e modelos renomados de gestão, que tem como principal direcionador: O resultado com o foco do cliente. A CORE-B vem mostrar, também, que metodologias de ponta e atemporais estão ao alcance de organizações de todos os portes e não somente as grandes ou àquelas detentoras de maiores recursos.

 

 

 

SERVIÇO

Palestra “Lean: gestão e atitude”

Dia: 28 de agosto de 2018

Horário: 19 horas

Local: Livraria Cultura

Inscrição: http://bit.ly/LEANCOREB

Publicidade

Palestra relaciona gestão, resultado e potencial humano com base no modelo Lean, próximo dia 28 de agosto, na Livraria Cultura

Por Oswaldo Scaliotti em Eventos

14 de agosto de 2018

 

 

Transformar a realidade das organizações, fomentar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. Estas são algumas das características e objetivos do sistema Lean, uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção. Que tal adentrar nesse mundo de conhecimento e poder levar para sua empresa todas as práticas desse sistema? Foi pensando nessa possibilidade que o administrador, consultor organizacional e sócio-diretor da Core-B direcionamento em gestão, Artur Róseo, realizará a palestra “Lean: gestão e atitude”, próximo dia 28 de agosto, na Livraria Cultura.

 

Róseo, com experiência de mais de 20 anos em gestão e com certificação em processos pela ABPMP Internacional, resolveu trazer para o Ceará todo o sucesso da palestra que já é realizada em diversos Estados do Brasil. “Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a serem desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo. Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática.

 

O Lean, nos anos 90, apresentou às organizações contribuições ao campo do sistema de produção eficiente, ferramentas de melhoria contínua e comportamentos voltados à produtividade. Em sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Róseo defende que estudos sobre o Lean não só devem estar relacionados a eficiência de produção nem somente a comportamentos. As abordagens Lean devem estar voltadas ao aprendizado organizacional, liderança e qualidade de vida no trabalho, pois o assunto no Brasil é percebido ainda como inovador, deixando várias lacunas e oportunidades de pesquisa com relação ao recurso humano. O resultado está diretamente ligado a repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. “É por meio do pleno engajamento das pessoas, envolvidas com o trabalho, que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria, eliminando qualquer perda que venha aumentar custos e fortalecendo ganhos sustentáveis”, disse ele. O empresário explica, ainda, que toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente (1º princípio Lean). “A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de métodos, conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se ampliar, cada vez mais, os resultados das organizações”.

 

 

O evento, a partir das 19 horas, será para convidados e por inscrição pelo link: http://bit.ly/LEANCOREB , com vagas limitadas. A ideia surgiu no final de 2017, quando Artur resolveu montar sua própria consultoria com o mestre e precursor do Lean no Ceará e sócio na Core-B, Gil Brasil. “Como passei algum tempo com clientes fora do estado (a maioria em, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia Belém e interior do Ceará) e, agora, retornando, a ideia da palestra surgiu com o objetivo de me apresentar ao mercado e apresentar lacunas pouco abordadas sobre o Lean, demonstrando autoridade, pioneirismo e autenticidade no assunto”, utilizado por empresas em todo o mundo, como Toyota, Mercedes, Bosch, Philips, Jonhson & Jonhson, GM, Volkswagen, Ford entre outras.

CORE-B Direcionamento em Gestão – Na busca por uma marca que representasse o principal objetivo da empresa, o nome foi escolhido a partir de um termo inglês, Core Business, muito conhecido pelas organizações e que significa: “a parte principal de um determinado negócio” ou o “coração do negócio”.

 

Daí nasceu a Core-B Direcionamento em gestão, uma empresa que veio para apoiar organizações que buscam resultado, trabalhando estrategicamente o seu Core Business. Iniciou suas atividades em de Janeiro de 2018, fazendo parte de um segmento de empresas que facilitam com que as organizações de diversos setores alcancem a sua razão de existir, ou seu core, por meio de metodologias robustas e modelos renomados de gestão, que tem como principal direcionador: O resultado com o foco do cliente. A CORE-B vem mostrar, também, que metodologias de ponta e atemporais estão ao alcance de organizações de todos os portes e não somente as grandes ou àquelas detentoras de maiores recursos.

 

 

 

SERVIÇO

Palestra “Lean: gestão e atitude”

Dia: 28 de agosto de 2018

Horário: 19 horas

Local: Livraria Cultura

Inscrição: http://bit.ly/LEANCOREB