Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Mercado

Masterboi recebe prêmio nacional durante evento da ABAD em São Paulo

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

24 de Abril de 2018

 

A Masterboi receberá, nesta quarta-feira (25), pelas mãos do diretor Miguel Zaidan, o prêmio de melhor Atacadista e Distribuidor de Pernambuco. Sendo também referência do setor em toda região Nordeste, agora a empresa celebra sua entrada no mercado nacional.  O executivo receberá a comenda do Presidente da ABAD Emerson Destro e do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Este prêmio é conferido às dez melhores empresas atacadistas em todo Brasil. A Masterboi se prepara também para estar presente em maio, no maior evento supermercadista da América Latina, o APAS Show, com estande próprio e todo o time de vendas da Região Sudeste.

 

18 anos no mercado de processamento e distribuição de alimentos, a Masterboi se consolida cada vez mais como uma empresa brasileira que segue padrões rígidos de qualidade e segurança. O selo da marca atende às exigências, inclusive, dos países do Mercado Comum Europeu, Estados Unidos, Austrália, Rússia e vários países muçulmanos.

Com unidades nos estados de Pernambuco (Recife), Paraíba (João Pessoa) Tocantins (Nova Olinda) e Pará (São Geraldo do Araguaia), as inovações técnicas e a constante preocupação com a qualidade fazem com que a Masterboi seja reconhecida por mais de quatro mil clientes ativos e com participação de 60% do mercado regional.

Publicidade

Sobral gráfica e Editora imprime edição de aniversário da Revista VemTambém

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

24 de Abril de 2018

A revista é uma das principais publicações editoriais já impressas pela Sobral Gráfica e Editora, por sua abrangência nacional e internacional

 

A Revista Vem Também está no mercado há dois anos e a Sobral Gráfica e Editora faz parte desta história desde a primeira edição. Para marcar a edição de aniversário, a capa da publicação foi impressa em um papel importado que  reproduziu a arte de um quadro pintado exclusivamente para a VemTambém, pelo artista plástico Mano Alencar. “Um dos grandes diferenciais desta edição é a capa, que foi impressa em um papel telado com verniz de proteção por cima, para transmitir a sensação de estar deslizando a mão sobre a própria tela”, explica o Diretor Comercial da Sobral Gráfica, Fernando Hélio.

A comemoração de aniversário de dois anos da Revista VemTambém, que aconteceu ontem na Cervejaria Turatti, foi marcada pelo lançamento da sua 9ª edição. Na ocasião, a revista de turismo lançou também o seu novo portal, aplicativo e o clube de vantagens. A publicação, que iniciou com distribuição apenas no Ceará, passa a ser distribuída também em outros dois continentes: África e Europa.

 

Serviço:

Sobral Gráfica e Editora

Endereço Sobral: Av. Monsenhor Aloísio Pinho, 406 – Dom Expedito fone: (88) 3112.3100

Endereço Fortaleza: Av. Desembargador Moreira, 2120. Sala 1008 – Aldeota Fone: (85) 3061.0044

 

Publicidade

Ceará é o maior exportador de sutiãs e bustiês do Brasil

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

24 de Abril de 2018

 

 

Sétimo maior exportador do setor de confecções do Brasil, o Ceará mostra força nesse segmento mesmo em queda. As exportações cearenses do setor de confecção registraram uma queda de 4%, menos significativa do que em fevereiro (23,1%). No primeiro trimestre de 2018 em comparação com 2017, foi atingida a marca de US$ 741,8 mil. Por outro lado, as importações apresentaram crescimento em relação ao ano anterior de 77,5%. O destaque no primeiro trimestre do ano é que o Ceará foi o maior exportador do Brasil de “Sutiãs e bustiês”, vendendo US$ 204,1 mil. Vale o destaque ainda para o Paraguai, principal destino das vendas externas do Estado nesse segmento. 

As informações são do Ceará em Comex, estudo do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O estudo completo segue no anexo.

Sobre o Centro Internacional de Negócios da FIEC

O Centro Internacional de Negócios auxilia as empresas na inserção no mercado internacional, promovendo a cultura exportadora no Estado do Ceará. O CIN faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, que junto com Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará e Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará formam o Sistema FIEC.

leia tudo sobre

Publicidade

Mercado do Café amplia atendimento e começa a operar serviço de delivery

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

24 de Abril de 2018

 
O Mercado do Café, espaço gastronômico e cultural que deixou o bairro Benfica mais charmoso que conquistou os fortalezenses com culinária que une o sofisticado e o regional, lança o serviço de delivery exclusivo das 17h às 23h de terça-feira a domingo. A cafeteria agora possui o aplicativo exclusivo disponível para todas as plataformas com o cardápio e novidades do Mercado do Café.
 
A partir de agora o cliente poderá aproveitar em casa a culinária do Mercado do Café, como tapiocas, sanduíches, omeletes, cuscuz, salgados, pizzas, saladas, doces, cafés, cappuccinos e outras novidades do espaço.
 
O serviço atende os bairros do Benfica, Luciano Cavalcante, Praia de Iracema, Parangaba, Vila União, Itaoca, Papicu, Centro e Bezerra de Menezes.
Serviço Delivery Mercado do Café
 
Horários: TER a DOM das 17h às 23h;
Contato: (85) 3194-7007;
Endereço: Rua Padre Francisco Pinto 186-Benfica/Mercado do Café.

leia tudo sobre

Publicidade

Em nova campanha MRV destaca sua confiança no crescimento da economia nacional

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

23 de Abril de 2018

 

 

Em abril, a MRV Engenharia lançou a campanha “Acredita Brasil”. No filme, que está sendo veiculado na TV aberta, a companhia demostra confiança no crescimento do país e seu apoio aos brasileiros, provando que quando uma empresa privada decide continuar firme no seu propósito de construir o lar para mais de um milhão de pessoas, ela contribui para recolocar nos eixos as engrenagens do país.

Os grandes números da companhia contribuem com o desenvolvimento do país, gerando novos empregos, novos parâmetros para o setor, desenvolvendo e dando uma maior qualidade de vida à população. A MRV acredita que quando uma empresa investe, inova e confia, ela não cresce sozinha.

 

Veja a campanha: https://www.youtube.com/watch?v=TIOn_xR6fSQ&feature=youtu.be!

 

Ficha técnica da campanha

Criação: Laura Lombardi

Direção de criação: Laura Lombardi

Atendimento: Raquel Drumond e Simone Caribe

RTV: Mônica Rodarte

Produtora do filme: Brokolis do Brasil

Direção do filme: Paulo Emílio

Produtora de áudio: Peregrino

Aprovação pelo cliente: Adriana Borlido e Rodrigo Resende

 

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é a maior construtora residencial da América Latina e líder nacional no mercado de imóveis econômicos, presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal. Em 38 anos de atividades, vendeu mais de 300 mil unidades.

Publicidade

Startup cearense cria equipamento para prevenir câncer

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

23 de Abril de 2018

1º Lugar na Campus Party
Após estudar os efeitos da incidência do sol na pele humana, uma startup de Amontada, município do litoral oeste situado a 157 km de Fortaleza, desenvolveu uma máquina que indica o nível de radiação solar em tempo real e que atitude deve ser tomada para a população se proteger das emissões e prevenir doenças, como queimaduras e câncer de pele.
Através de uma interação com índice da Organização Mundial de Saúde (OMS) que classifica a radiação em 5 níveis, indo do baixo ao extremo, o equipamento possui um sensor que alerta as pessoas sobre que proteção tomar naquela situação. Quanto maior o índice UV, maior é o risco de queimaduras devido a exposição à radiação em curto período.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele responde por 30% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Após quase 2 anos de pesquisa, o equipamento foi construído a partir de uma placa de arduíno, dispositivo baseado no conceito de hardware livre, que permite diversas personalizações e aprimoramentos, permitindo a leitura da radiação solar ultravioleta (UV) na superfície onde está instalado.
O projeto levou a startup SunSAFE, formada por jovens de 17 anos, ao 1º lugar no concurso de robótica da Campus Party Natal, um dos principais eventos de tecnologia do país, tendo destaque pela inovação e impacto social relevante. De acordo com Jônatas Alexandre Rocha, pesquisador da equipe, a proposta é disponibilizar o equipamento em lugares abertos e de grande movimentação, como praças e barracas de praia, para que as pessoas possam visualizar o índice de radiação em tempo real. “Desse modo, acreditamos que terão uma maior percepção sobre os danos causados pela exposição indevida à luz solar e busquem se proteger mais, diminuindo a chance de doenças”, aposta.
O grupo conta com o apoio da prefeitura de Amontada, que oferece mentoria e auxílio na participação em eventos. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais do município, Jonas Pinheiro, a iniciativa é um exemplo a ser seguido. “Temos apoiado diversas ações no âmbito da tecnologia, como elaboração de sistemas e criação de jogos, para possibilitar que os jovens tenham acesso a conhecimento focado no desenvolvimento de soluções”, destaca. A equipe analisa também desenvolver um programa para medir a radiação em diversas cidades do estado, ainda em estudo de viabilidade.
Publicidade

Texneo chega ao Nordeste apostando no mercado de tecidos tecnológicos

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

23 de Abril de 2018

 Marca têxtil catarinense que atua nos segmentos de malhas para sportswear, beachwear e underwear planeja crescimento no Nordeste e expansão no exterior

Com quase 25 anos de atuação no mercado nacional, a indústria têxtil catarinense Texneo, reformulou em 2017 sua marca para investir forte no mercado nacional, com especial atenção ao Nordeste, e aumentar sua atuação no exterior, nos países da América Latina, nos Estados Unidos, na Europa e na África do Sul. A Texneo pretende se consolidar ainda mais no segmento de tecidos tecnológicos com uma projeção de crescimento além dos 20% em 2018.

Com foco em malhas específicas de alta tecnologia para o mercado sportswear, beachwear e underwear, a Texneo já está presente em mais de 13 países em 3 continentes e direciona os trabalhos de 2018 para fortalecer sua atuação no mercado Norte e Nordeste. Entre as ações para a região, a contratação de uma equipe de trabalho local com o objetivo de fortalecer e ampliar parcerias com marcas de roupas nordestinas. Atualmente, a Texneo tem clientes de peso nos estados da região Nordeste, em especial nos já consolidados polos têxteis localizados no Ceará e em Pernambuco.

A Texneo acredita que a estratégia reforça a presença no mercado nacional. “A empresa está preparada para atingir o crescimento projetado, inclusive com a recente aquisição de novos maquinários, ampliando assim a oferta de produção para dar respaldo ao aumento de vendas tanto no Brasil quanto no Exterior”, Johnny Francis Gaulke, diretor de mercado da Texneo.

No exterior, dentre os principais objetivos da marca, está a expansão das vendas para o mercado Europeu, tendo como ponto de partida Portugal, França e Espanha. Outro mercado com forte papel no plano de internacionalização da Texneo é a África do Sul, país considerado um dos principais ascendentes na indústria e comércio de matérias têxteis e ainda pouco explorado pela concorrência do segmento de atuação da empresa.

“Nosso resultado de 2017 foi excelente, estamos crescendo, abrindo negócios e investindo em atributos de qualidade e tecnologia para nosso mix de produtos, que hoje é o mais completo do mercado. Queremos fortalecer a marca fora do Brasil, e, por isso, estamos direcionando nossos esforços para alcançar um crescimento de 29% neste ano no Exterior”, afirma o diretor-presidente da Texneo, Ricardo Axt.

Tecnologias em tecidos

Na Texneo, as equipes de desenvolvimento estão sempre em busca de novas tecnologias e composições exclusivas para garantir tecidos com conforto, suavidade, durabilidade e liberdade de movimentos. Tecidos capazes de absorver o suor e transportá-lo para fora de sua roupa; ou/e que oferecem maior durabilidade e resistência; próprios para o esportes noturnos ou com alta incidência solar; e até mesmo aqueles que evitam a proliferação dos micro-organismos responsáveis por odores da transpiração.

Atualmente são 11 tecnologias diferentes: Refletiva, Neon, Emana®, Eco, Compression, Air, Dry, UV50+, Antimicrobiano, Digital e Highclo.

Certificação

A Texneo acaba de conquistar o selo Oeko-Tex Standard 100, que avalia desde a matéria-prima até o produto final e garante se a produção segue critérios internacionais de segurança e saúde. Emitida pela Internacional OEKO-TEX® Association, a certificação é válida em mais de 60 países e é considerada imprescindível para as empresas iniciarem a atuação na Europa.

A abertura de novos mercados se tornou ainda mais viável pela expansão na comercialização de malhas consideradas de alta performance e tecnologia. Para atingir as metas, a Texneo realiza a contratação de novos representantes e coordenadores de exportação e incentiva o aprimoramento do conhecimento dos integrantes da equipe. Além disso, a empresa também investe em material gráfico e informativo nos idiomas inglês e espanhol.

Sobre a Texneo

A Texneo produz malhas para os segmentos sportswear, beachwear e underwear. Os principais diferenciais da marca são as tecnologias apresentadas nos produtos, como proteção UV, controle de temperatura corporal, tecnologia refletiva, antimicrobiana e uma linha que diminui a aparência da celulite. Além disso, a empresa se destaca pela diferenciação e diversificação do mix de produtos, atualmente o mais completo do mercado. Para saber mais, visite: www.texneo.com.

leia tudo sobre

Publicidade

PREFEITO ROBERTO CLAUDIO RECEBERÁ REPRESENTANTES DO GOVERNO DA GUINÉ -BISSAU

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

21 de Abril de 2018

 

O prefeito Roberto Claudio recebe em audiência, na manhã da próxima segunda-feira, 23 de abril, no Paço Municipal, representantes do Governo e da sociedade civil da Guiné-Bissau. 

A visita faz parte da missão de estudo no Brasil sobre Governança e Desenvolvimento Local, que conta com apoio técnico e financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Após o encontro com o prefeito, a comitiva guineense participa de reunião técnica sobre o Plano Fortaleza 2040 e estratégias de implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). 

A reunião contará com a participação de gestores do Gabinete do Prefeito; das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Seuma) e de Planejamento e Orçamento (Sepog); do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor); e da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais (Cerif).

A comitiva da Guiné-Bissau é formada por membros dos ministérios de Economia e Finanças e de Administração Territorial; da Escola Nacional de Administração; do PNUD e de representantes da sociedade civil de Cacheu – uma das três cidades (Gabu e Quinra) onde serão implementados programas-pilotos de Governança e Desenvolvimento Local, com foco na redução da pobreza no país.

Publicidade

71,1% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

20 de Abril de 2018

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, para o mês de abril, aponta que 71,1% dos consumidores fortalezenses possuem algum tipo de dívida. Apesar do índice ter vindo -0,6 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de março (71,7%), a taxa de consumidores com dívidas em atraso e a inadimplência potencial tiveram crescimento, indicando uma piora na qualidade do crédito.

 

A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +3,9 pontos percentuais, passando de 20,6% dos consumidores em março, para 24,5% neste mês.

O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro – a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 58,0% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 36,6%, seguido da contestação das dívidas (9,9%).

 

Comprometimento da renda

Em Fortaleza, 71,1% dos consumidores possuem algum tipo de dívida.

O consumidor utilizou o crédito para:

Consumo de itens de alimentação (57,1% das respostas)

Realização de despesas de educação e saúde (37,7%)

Aquisição de eletroeletrônicos (37,1%)

Compra de artigos de vestuário (32,1%)

 

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.393, com prazo médio de sete meses, comprometendo 39,6% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

 

Inadimplência potencial

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, aumentou +2,1 pontos percentuais, passando de 8,0%, em março, para 10,1% neste mês.

 

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 76,1% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 13,5% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos, e 10,5% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

 

  • A falta de orçamento e controle dos gastos, com 40,1%;
  • O aumento dos gastos considerados essenciais, com 26,8%;
  • Redução dos rendimentos, com 22,4%;
  • As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 20,0%;
  • Gastos imprevistos, com 17,7%;
  • Compras antecipadas, com 11,3%; e
  • Desemprego, com 11,2%.

 

Saiba mais

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

 

A pesquisa de Endividamento é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento

Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

 

Publicidade

Fametro realiza IV Jornada de Nutrição

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

20 de Abril de 2018

 

 

Nos dias 26 e 27 de abril a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) realiza a IV Jornada de Nutrição. Na programação, voltada para estudantes e profissionais, estão palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Com organização do curso de Nutrição, a ação é dividida em áreas temáticas, como clínica, esportiva, alimentação e comportamento alimentar, com o objetivo de fomentar conhecimento teórico, prático e científico, e trocar experiências entre os participantes.

A participação é aberta ao público e as inscrições são feitas pelo endereço www.fametro.com.br/participe. Para as palestras e minicursos, ainda há vagas disponíveis para alunos de outras instituições de ensino e profissionais da área.

Publicidade

Fametro realiza IV Jornada de Nutrição

Por Oswaldo Scaliotti em Mercado

20 de Abril de 2018

 

 

Nos dias 26 e 27 de abril a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) realiza a IV Jornada de Nutrição. Na programação, voltada para estudantes e profissionais, estão palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Com organização do curso de Nutrição, a ação é dividida em áreas temáticas, como clínica, esportiva, alimentação e comportamento alimentar, com o objetivo de fomentar conhecimento teórico, prático e científico, e trocar experiências entre os participantes.

A participação é aberta ao público e as inscrições são feitas pelo endereço www.fametro.com.br/participe. Para as palestras e minicursos, ainda há vagas disponíveis para alunos de outras instituições de ensino e profissionais da área.