Publicidade

Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Estágio

Chico Liberato e José Rodrigues Neto serão homenageados no I Anima Ceará

Por Oswaldo Scaliotti em Estágio

15 de Maio de 2018

 

O festival que acontece de 23 e 26 de maio trará profissionais da animação brasileira para discutir as conquistas regionais e os novos espaços do gênero

Com o propósito de pôr em relevância os avanços da animação no Nordeste, o I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web presta homenagem a dois artistas pioneiros no ramo: o artista plástico baiano Chico Liberato e o arquiteto cearense José Rodrigues Neto, ambos cineastas que ajudaram a desenvolver a linguagem do cinema de animação produzido na região.  O festival acontece de 23 a 26 de maio no Cinema e Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com toda a programação gratuita.

José Rodrigues Neto

Na noite de abertura do evento, às 19h30, no Cinema do Dragão, acontece a homenagem a José Rodrigues Neto. Dele será exibido na sequência o curta “Evoluz”, que no ano de seu lançamento, em 1986, foi recebido com surpresa por contar uma história de temática indígena com a pluralidade de cores que acompanharia a animação cearense dali para frente. O filme foi premiado no II Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro pela trilha sonora, além de receber menção honrosa do júri.

Arquiteto, fotógrafo e um dos fundadores do Núcleo de Animação do Ceará, José Rodrigues Neto demonstrou interesse pelo cinema desde cedo. Formou-se como Cineasta de Animação e Operador de Câmera no Centro Técnico Audiovisual, setor que fazia parte da Embrafilme, empresa estatal extinta na década de 90. No curso, compartilhou do conhecimento de técnicos da National Film Board, do Canadá, estúdio que renovou técnicas de animação pelo mundo.

Chico Liberato

 

No encerramento do festival, dia 26, às 19h, o homenageado será Chico Liberato, de quem será exibido o longa-metragem “Ritos de Passagem”. O filme lançado em 2014 fala sobre a realidade sociocultural da vida áspera do sertão ao reunir Santo e Guerreiro, icônicos personagens nordestinos, numa jornada pelas memórias de suas vidas na Terra.

Chico Liberato é um dos pioneiros da animação nordestina, sempre rebuscando tradições regionais para contar histórias comoventes. Realizando curtas-metragens desde 1972, Chico lançou em 1985 “Boi Aruá”, o primeiro longa-metragem de animação da região CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste) e o quinto produzido em todo o país. A obra recebeu da UNESCO o prêmio de “Referência de Valores Culturais para a Infância e Juventude”.

Chico Liberato é um exemplo de resistência brasileira, com o costume nato de produzir seus filmes com equipe local, a exemplo de “Ritos de Passagem”, que contou com quase 100 profissionais baianos, dentre atores, compositores e técnicos responsáveis.

I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, por meio do X Edital Mecenas do Ceará. Patrocínio VIP do Beach Park Studios. Parceria: Associação Cultural Cine Ceará, CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e Câmara Setorial do Audiovisual. Realização: Parabelum Produções e Fórum Cearense de Animação. Agradecimento: Enel Distribuição Ceará.

SERVIÇO

I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web – De 23 a 26 de maio de 2018 em Fortaleza/CE. Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Informações: (85) 3366.7771, 3366.7772 e producaoanimace@gmail.com. Site: www.animafestival.com.br

Publicidade

Tributo à tríade do rock brasileiro anima a Vila Azul do Mar nesta sexta-feira

Por Oswaldo Scaliotti em Estágio

31 de Janeiro de 2018

 

As obras de Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas serão trilha sonora para a noite de sexta-feira na Vila Azul do Mar do Beach Park. No próximo dia 2 de fevereiro, a banda cearense Oest D apresenta um repertório formado pelas músicas dos ídolos do rock das décadas passadas que unem gerações e ganham mais admiradores a cada ano.

O Coqueiral Bar e Restaurante é uma excelente opção para quem deseja degustar a culinária do Beach Park feita por renomados chefs de cozinha. Pratos com carnes vermelhas e frutos do mar estão no cardápio convencional e infantil da casa.

 

Sobre o Beach Park Entretenimento

Uma empresa genuinamente cearense, com mais de 30 anos de história, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Possui um destino turístico, o Beach Park, localizado na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas, que reúne um parque aquático – o Aqua Park, três resorts, um hotel, dois restaurantes (Restaurante de Praia e Coqueiral Bar e Restaurante) e a Vila Azul do Mar – agradável espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, carro-chefe da empresa, conta hoje com 19 grandes atrações entre radicais, moderados e para a família que agradam todo o tipo de público. Superou, em 2016, a marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua existente na categoria tornado 60 e, em 2017, foi eleito o 2º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários do TripAdvisor, na edição do Top 10 do Travelers’ Choice Awards. Atualmente, o empreendimento oferece mais que um destino de férias e se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park; a Revista Onda Beach Park, o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio; e o Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado do Ceará. Segurança e a responsabilidade ambiental também são prioridades da empresa, tanto que o Beach Park possui o Certificado Americano em Salvamento Aquático, com licença internacional disponibilizado pela companhia Jeff & Ellis Associates, dos Estados Unidos e o Selo ISO22.000 de segurança alimentar. Além disso, a empresa recebeu em 2016, pela segunda vez consecutiva, o reconhecido internacional de gestão ambiental – o selo ISO 14.001, norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de ampliar os negócios reduzindo o impacto ambiental. E foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no ranking realizado pela empresa global de pesquisa Great Place to Work (GPTW), que realça o comprometimento na gestão de pessoas.

 

Serviços Beach Park:
Site:
 www.beachpark.com.br
Blog: http://blog.beachpark.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil
Instagram: https://instagram.com/beachpark
Twitter: https://twitter.com/beachpark
Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

Publicidade

TVC abre seleção para estágio supervisionado em jornalismo

Por Oswaldo Scaliotti em Estágio

31 de Janeiro de 2018

 

O Programa Talentos TVC convida universitários de jornalismo a partir do 4º semestre para estagiar na TV Ceará. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 19 de fevereiro de 2018 pelo site do programa (http://talentostvc.redelivre.org.br). A seleção será em três etapas, passando pela análise do histórico acadêmico, curriculum vitae e entrevista a ser realizada pela Comissão Examinadora e por representantes da área a que se destina o estágio. Após a realização, quatro alunos serão selecionados para o estágio supervisionado no projeto que tem duração de quatro meses.

Durante o estágio, o estudante passará pelas redes sociais da emissora, produção, reportagem, edição de texto e de imagens. O processo será todo acompanhado de perto por jornalistas da TVC, com bate-papos periódicos com esses profissionais. Além disso, os estudantes participarão de palestras com instrutores da TV Ceará ou convidados, sobre Redes Sociais, Produção para TV, Reportagem para TV, Edição, Chefia de Redação, Gestão em TV e que darão dicas sobre o mercado de trabalho.

“Buscamos selecionar estudantes propositivos, com espírito inovador, vontade de colocar em prática seu aprendizado em sala de aula, aprendendo com profissionais de experiência comprovada na área”, diz Moema Soares, diretora de programação da TV Ceará.

Ao final do Programa Talentos TVC o estudante que cumprir frequência mínima de 75% receberá o certificado de conclusão do curso, aproveitando como atividade curricular de Estágio Supervisionado, a critério da instituição na qual faz o curso de graduação.

Mais sobre o Programa Talentos TVC

O Programa Talentos TVC foi criado com o objetivo de proporcionar um estágio diferenciado aos estudantes de jornalismo, desenvolvendo habilidades, descobrindo profissionais talentosos, com alto desempenho e potencial para ocupar o mercado de trabalho em Telejornalismo e Redes Sociais. A participação no Programa Talentos TVC não implica nenhum tipo de vínculo trabalhista com a TV Ceará.

Publicidade

TVC abre seleção para estágio supervisionado em jornalismo

Por Oswaldo Scaliotti em Estágio

31 de Janeiro de 2018

 

O Programa Talentos TVC convida universitários de jornalismo a partir do 4º semestre para estagiar na TV Ceará. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 19 de fevereiro de 2018 pelo site do programa (http://talentostvc.redelivre.org.br). A seleção será em três etapas, passando pela análise do histórico acadêmico, curriculum vitae e entrevista a ser realizada pela Comissão Examinadora e por representantes da área a que se destina o estágio. Após a realização, quatro alunos serão selecionados para o estágio supervisionado no projeto que tem duração de quatro meses.

Durante o estágio, o estudante passará pelas redes sociais da emissora, produção, reportagem, edição de texto e de imagens. O processo será todo acompanhado de perto por jornalistas da TVC, com bate-papos periódicos com esses profissionais. Além disso, os estudantes participarão de palestras com instrutores da TV Ceará ou convidados, sobre Redes Sociais, Produção para TV, Reportagem para TV, Edição, Chefia de Redação, Gestão em TV e que darão dicas sobre o mercado de trabalho.

“Buscamos selecionar estudantes propositivos, com espírito inovador, vontade de colocar em prática seu aprendizado em sala de aula, aprendendo com profissionais de experiência comprovada na área”, diz Moema Soares, diretora de programação da TV Ceará.

Ao final do Programa Talentos TVC o estudante que cumprir frequência mínima de 75% receberá o certificado de conclusão do curso, aproveitando como atividade curricular de Estágio Supervisionado, a critério da instituição na qual faz o curso de graduação.

Mais sobre o Programa Talentos TVC

O Programa Talentos TVC foi criado com o objetivo de proporcionar um estágio diferenciado aos estudantes de jornalismo, desenvolvendo habilidades, descobrindo profissionais talentosos, com alto desempenho e potencial para ocupar o mercado de trabalho em Telejornalismo e Redes Sociais. A participação no Programa Talentos TVC não implica nenhum tipo de vínculo trabalhista com a TV Ceará.