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Investe CE

por Oswaldo Scaliotti

Empregos

Projeto Visão nas Mãos promove a inserção de 47 cegos no mercado de trabalho

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

03 de julho de 2018

Os profissionais com deficiência visual oferecem serviços de massoterapia em diversos pontos da cidade

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), atua no estímulo ao desenvolvimento inclusivo e oferece oportunidade de trabalho e renda para pessoas com deficiência visual, através do Projeto Visão nas Mãos. A iniciativa, que promove a inserção de 47 cegos no mercado de trabalho, disponibiliza espaços públicos para a execução de atividades de massoterapia.

 

Neste mês de julho, os profissionais oferecerem serviços de massoterapia em diversos pontos da Cidade: Praça dos Estressados, Mercado Central de Fortaleza, Ouvidoria e Controladoria do Estado, Fórum Clóvis Beviláqua, SDE Fortaleza, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif) e nas Regionais I, II e IV.

 

Acessibilidade econômica

As pessoas com deficiência visual, que participam do Projeto Visão nas Mãos, recebem consultoria, capacitação gerencial, disponibilização de material de trabalho (cadeiras quick massage, macas e biombos), bem como distribuição de materiais de consumo (camisas, toalha de rosto, mochila, loção hidratante, touca descartável, papel toalha e álcool em gel). Cada sessão custa entre R$ 15 e R$ 20. O valor cobrado nas sessões é repassado integralmente aos massoterapeutas.

 

Mais informações pelo telefone 0800 081 4141.

 

Confira a programação completa:

ONDE

QUANDO

Praça dos Estressados

(Av. Beira Mar, S/N – Meireles)

Todos os dias

(6h30 às 11h/ 17h às 21h)

Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado

(Av. Gal Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba).

Dia 26/07

(8h às 16h)

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

(Av. Gal Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba).

Todas as quintas-feiras, exceto feriados

(11h às 16h)

Fórum Clóvis Beviláqua

(Rua Des. Floriano Benevides, 220 – Edson Queiroz).

Todas as terças-feiras, exceto feriados

(08h às 17h)

Mercado Central de Fortaleza

(Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro).

Todos os sábados

(9h às 15h)

SDE Fortaleza

(Rua Tibúrcio Cavalcante, 1233 – Aldeota).

Dia 06/07

(8h às 12h)

Seuma / Seinf

(Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras).

Todas as quintas-feiras, exceto feriados

(8h às 16h)

Fórum das Turmas Recursais

(Av. Santos Dumont, 1400 – Aldeota).

Todas as sextas-feiras, exceto feriados

(8h às 17h)

Secretaria Regional I

(Rua Dom Jerônimo, 20 – Farias Brito).

Dia 04 e 05/07

(8h às 17h)

Secretaria Regional II

(Rua Professor Juraci Oliveira, 1 – Edilson Queiroz).

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Sines Municipais ofertam 104 vagas de trabalho em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

26 de junho de 2018

Os interessados devem procurar as unidades nas Regionais I, III e V

Os Sines Municipais, equipamentos da Prefeitura de Fortaleza, localizados nas sedes das Secretarias Regionais I, III e V, estão disponibilizando 104 vagas de trabalho, incluindo Pessoa com Deficiência (PcD), em Fortaleza. São 60 vagas para consultor de vendas, 20 vagas para técnicos de enfermagem, além de oportunidades para porteiro (08), representante comercial (07), cuidador de idosos (05), pizzaiolo (01), masseiro (01), repositor de mercadorias (01) e instalador de insulfilm (01).

Os postos de atendimento, que são geridos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), atuam em parceria com o Ministério do Trabalho. Os interessados nas vagas devem comparecer em uma das unidades do Sines Municipais, localizadas nas Regionais I, III e V, com os seguintes documentos: RG, CPF, currículo, carteira de trabalho, comprovante de endereço, de escolaridade e de cursos realizados.

Nos Sines Municipais, a população pode realizar serviços como intermediação de mão de obra, habilitação para o seguro desemprego, inscrição e encaminhamento para cursos de qualificação. Empresas interessadas também podem divulgar suas vagas através dos Sines Municipais, gratuitamente. O atendimento nas unidades é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h.

Endereços dos Sines Municipais
Sine Municipal I: avenida Bezerra de Menezes, 459 – Farias Brito.
Sine Municipal III: avenida Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia.
Sine Municipal V: avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Siqueira.

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Sines Municipais ofertam 167 vagas de trabalho em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

12 de junho de 2018

Os interessados devem procurar as unidades do Sine Municipal, nas Regionais I, III e V
Os Sines Municipais, equipamentos da Prefeitura de Fortaleza, localizados nas sedes das Secretarias Regionais I, III e V, estão disponibilizando 167 vagas de trabalho, incluindo Pessoa com Deficiência (PcD), em Fortaleza. São 50 vagas para telemarketing, 50 vagas para atendente de lanchonete, 50 vagas para auxiliar de cozinha, além de vagas para vendedor (10), encarregado de garagem (02), confeiteiro (01), padeiro (01), pizzaiolo (01), técnico em designer gráfico (01) e orientador de tráfego de estacionamento (01).
Os postos de atendimento, que são geridos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), atuam em parceria com o Ministério do Trabalho. Os interessados nas vagas devem comparecer em uma das unidades do Sines Municipais, localizadas nas Regionais I, III e V, com os seguintes documentos: RG, CPF, currículo, carteira de trabalho, comprovante de endereço, de escolaridade e de cursos realizados.
Saiba mais
Nos Sines Municipais, a população pode realizar serviços como intermediação de mão de obra, habilitação para o seguro desemprego, inscrição e encaminhamento para cursos de qualificação, entre outros. Empresas interessadas também podem divulgar suas vagas através dos Sines Municipais, gratuitamente. O atendimento nos Sines I, III e V é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereços dos Sines Municipais
Sine Municipal V: avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Siqueira.
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Faculdade UNINASSAU abre seleção para docentes

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

08 de junho de 2018

As inscrições são para diversas áreas de Humanas e Saúde, e podem ser feitas até 20 de junho

A Faculdade UNINASSAU Fortaleza, unidade Praça do Ferreira, está com inscrições abertas para seleção de novos professores nas áreas de Humanas e Saúde. A contratação será válida para o segundo semestre do ano letivo de 2018 e os interessados em participar da seleção devem enviar o Currículo Lattes para o e-mail ana.noronha@uninassau.edu.br, contendo a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério superior e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas, até o dia 20 de junho.

A análise do material será eliminatória e levará em consideração quesitos como atualização profissional e experiência docente. Os candidatos vão passar ainda por avaliação escrita com questões que envolvam a disciplina de atuação, avaliação pedagógica por meio de aula demonstrativa de 20 minutos e entrevista. A contratação do candidato para a vaga será feita de acordo com a classificação obtida.

Os candidatos devem possuir título prioritariamente de Doutor, que possam lecionar entre os cursos de Gestão de Recursos Humanos, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. Os candidatos devem ter disponibilidade para ministrar aulas nos períodos diurno e/ou noturno, de acordo com os horários estabelecidos pela coordenação dos cursos.

A Instituição de Ensino Superior – IES – está localizada na rua Major Facundo, nº 403. Para outras informações sobre a seleção os candidatos devem acessar os editais abaixo.

Edital de Saúde:

https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2018/06/uninassau_pca_ferreira_-_edital_saude.pdf

Edital de Humanas:

https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2018/06/uninassau_pca_ferreira_-_edital_humanas.pdf

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Prefeitura de São Gonçalo abre processo seletivo de nível médio e superior

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

02 de Abril de 2018

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão, juntamente com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social abre processo seletivo para geração de emprego no município, até esta terça-feira (03). O programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo de Trabalho visa ofertar vagas de nível médio e superior, com remuneração de R$ 1.800,00 a R$ 3.500,00. Os interessados deverão fazer o cadastro online, efetuar o pagamento da taxa de inscrição e ir até a sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social com os documentos solicitados no edital, disponível em:https://goo.gl/BiMuto

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Governador Camilo Santana anuncia concurso público para a Secult, com 132 vagas

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

16 de Janeiro de 2018

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16/1, durante bate-papo do governador com a população, pelo Facebook

Cumprindo a meta de número 2 do Plano Estadual de Cultura (PEC), o governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira, 16/1, o concurso público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Serão 132 vagas para servidores da secretaria de cultura mais antiga do Brasil, com 51 anos. Este é o primeiro anúncio de concurso do Governo do Estado do Ceará em 2018, feito durante bate-papo do governador com a população, pelo Facebook, e o primeiro concurso da história da Secult.

“Este é um presente para a cultura do nosso Estado”, declarou o governador ao anunciar o mais novo concurso do Governo do Ceará. “Estou a partir de hoje autorizando a Secretaria de Planejamento a enviar uma mensagem de lei para a Assembleia Legislativa. Queremos  Estamos com uma consultoria fazendo todo um estudo sobre força de trabalho necessária para o funcionamento do Governo do Estado. Serão 132 vagas e realizado ainda neste semestre. Esse é um concurso tão esperado e o primeiro concurso de uma história de mais de 50 anos da Secult. Este é o primeiro do ano, mas outros anúncios virão. Você que quer ser servidor público, se prepare”, destacou Camilo Santana.

Cumprimento do PEC

Com a realização do concurso público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), mais uma meta do Plano Estadual de Cultura (PEC) será cumprida. “Essa confirmação da realização do concurso para a Secult é o cumprimento de um compromisso do Plano de Governo os 7 Cearás , que prevê a realização do concurso público, do plano de cargos e carreiras e a reestruturação da Secretaria. Além de ser um compromisso do Plano de Governo do governador Camilo Santana, também é um compromisso institucional”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“A meta nº2 do Plano Estadual de Cultura, aprovado e sancionado em 2016 pelo governador, é justamente a realização do concurso público para Secult. Então, acho que estamos dando um passo importante para o fortalecimento institucional da Secretaria da Cultura, para que ela possa desenvolver com mais capacidade técnica, com um quadro qualificado, as metas do PEC, que são para os próximos 10 anos. Acho que é uma conquista do Estado, da Secretaria da Cultura, mas sobretudo da classe artística e cultural da sociedade cearense”, destacou também o gestor.

 

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EXTRA CONTRATA OPERADORES DE VISUAL MERCHANDISING NO NORDESTE

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

31 de outubro de 2017

O Extra, bandeira do Grupo GPA, está com 12 oportunidades de trabalho para operador de visual merchandising na região Nordeste. As vagas são para as cidades de Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador e Teresina.

O profissional é responsável por garantir a correta exposição dos produtos e ambiente da loja, melhorar a experiência de compra dos clientes com apresentação das marcas e produtos na loja, além de definir critérios de aplicação de cores para tornar a experiência de compra mais atrativa.

Além de salário compatível com o mercado, o profissional terá benefícios como seguro de vida, assistência médica e odontológica, extensão da licença maternidade, enxoval do bebê, cartão da mamãe, refeição no local de trabalho, vale alimentação, vale transporte, cartão multicheque, cooperativa de crédito e plano de carreira.

Para se candidatar à vaga, é necessário ter ensino médio completo. A escala de trabalho é de seis dias na semana, com início a partir das 14h.

As inscrições devem ser feitas por meio do site www.gpabr.com/vagas, clicando em “Veja nossas vagas” e pesquisando o cargo “Operador de Visual Merchandising”. Após encontrar a vaga, o candidato deve preencher seus dados pessoais. Toda a comunicação com o candidato será feira por e-mail, por isso é importante ficar atento à caixa de entrada e lixo eletrônico após o cadastro.

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EXTRA E PÃO DE AÇÚCAR ESTÃO COM 24 OPORTUNIDADES DE TRABALHO EM FORTALEZA

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

09 de outubro de 2017

 

O Extra e o Pão de Açúcar, bandeiras do Grupo GPA, estão com oportunidades de trabalho abertas em Fortaleza. São 22 vagas para operador de loja, profissional responsável pelo atendimento ao cliente; recebimento, conferência e reposição de mercadorias, manter o estoque, setor e a loja limpos e organizados, controle de validade e qualidade, entre outros. Este profissional poderá atuar em setores como açougue, frios, peixaria, confeitaria, rotisserie e caixa.

Também estão abertas 2 vagas para atendente de vinhos, colaborador que irá fazer um atendimento personalizado e proativo aos clientes, orientando na escolha de vinhos, cervejas especiais e destilados. O atendente irá dar informações como características, cuidados de armazenamento, dicas de consumo, orientações gastronômicas e harmonizações dos produtos. Além disso, o profissional irá interagir junto aos fornecedores, organizando degustações, confrarias e palestras para os clientes.

Além de salário compatível com o mercado, o profissional terá benefícios como seguro de vida, assistência médica e odontológica, extensão da licença maternidade, enxoval do bebê, cartão da mamãe, refeição no local de trabalho, vale alimentação, vale transporte, cartão multicheque, cooperativa de crédito e plano de carreira.

Para se candidatar à vaga de operador de loja, é necessário ter ensino fundamental completo e experiência anterior na área de varejo. Para a vaga de atendimento de vinhos, é necessário ter ensino médio completo. A escala de trabalho é de seis dias na semana, com início a partir das 14h.

As inscrições devem ser feitas por meio do site www.gpabr.com/vagas, clicando em “Veja nossas vagas” e pesquisando cada cargo pretendido: “operador de loja” ou “atendente de vinhos”. Após encontrar a vaga, o candidato deve preencher seus dados pessoais. Toda a comunicação com o candidato será feira por e-mail, por isso é importante ficar atento à caixa de entrada e lixo eletrônico após o cadastro.

 

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Novos empreendedores do varejo vão apresentar estratégias para inovar nos negócios em workshop na Faculdade CDL

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

25 de setembro de 2017

O novo momento da economia brasileira exige ideias inovadoras que impulsionem a performance e a gestão dos varejistas. Palestras, cursos e workshops são essenciais para se qualificar e aumentar a produtividade. A Faculdade CDL, antenada com as necessidades do mundo dos negócios, tem uma programação diversificada sobre as tendências no mundo dos negócios. Na próxima quarta-feira, 27, às 18h40, a instituição de ensino, com o apoio da CDL de Fortaleza e da CDL Jovem, promove o workshop “Inovação e Varejo”, que contará com cases de sucesso dos novos empreendedores do varejo cearense.

Para abrir o workshop, o coordenador nacional da CDL Jovem, o empresário Pablo Guterres, falará sobre o portal Inova Varejo, onde são apresentadas mais de 50 ferramentas baratas e fáceis de usar e que podem aumentar a produtividade.

Logo após, os participantes vão acompanhar o case de sucesso da Tagcity, uma spin off, uma espécie de “empresa derivada”. É provavelmente o termo mais novo para definir empresas com o objetivo de explorar novos produtos e serviços. De acordo com o diretor internacional de expansão da empresa, Alberto Perdigão, a Tagcity traz soluções para o varejo com estratégias de marketing. “Esse workshop vai mostrar aos alunos da Faculdade CDL e empresários que existe uma ferramenta com o sistema funcionando, com estratégias revolucionárias dentro de casa e ao alcance deles”, pontua.

Para finalizar, o diretor executivo da Comercity, Paulo Ribeiro, mostrará como funciona uma start-up, que é uma rede de empresas e negócios, para que profissionais autônomos, indústrias, fornecedoras de matéria-prima, prestadores de serviços, mão de obra, entre outros, se conectem e façam negócios. A start-up pode servir também para quem é profissional autônomo e não tem onde divulgar o trabalho. Lá, ele pode fazer isso e ainda encontrar clientes, tudo no mesmo lugar.

Paulo Ribeiro acredita que o workshop é uma ótima oportunidade para inspirar e dar exemplos aos participantes. “O empreendedorismo é o futuro, não existe um país ou lugar sem empreendedorismo. Eu sempre tento passar minha experiência para quem assiste e acho que tenho a obrigação de fomentar o espírito empreendedor nos jovens”, afirma.

Após as apresentações dos cases, haverá um debate sobre importância da inovação no varejo. O workshop é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site da Faculdade CDL www.faculdadecdl.edu.br.

Serviço

Workshop – Inovação e Varejo

Dia: 27/09 (Quarta-feira)

Horário: 18h40

Local: Faculdade CDL – Auditório Gervásio Pegado

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BANCO DE OPORTUNIDADES AJUDA A ABRIR PORTAS NO MERCADO DE TRABALHO

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

10 de agosto de 2017

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último mês de maio, as contratações superaram as demissões em 59.856 vagas. Foi o primeiro resultado positivo para abril desde 2014, diante do crescimento no número de desempregados.  O Banco de Oportunidades do Senac/CE tem o foco na ampliação da empregabilidade, sendo mais uma oportunidade ofertada pelo Sistema Fecomércio na geração de empregos.

O Banco de Oportunidades é um serviço gratuito voltado a atender, orientar e encaminhar ao mundo do trabalho alunos que concluíram com êxito os cursos ofertados nos diversos segmentos de atuação do Senac. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 1.460 vagas de emprego, contemplando os municípios de Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e suas macrorregiões.

E como ferramenta nessa busca pela recolocação, o Banco de Oportunidades do Senac identifica oportunidades de vagas e orienta os candidatos quanto à forma adequada para concorrer às vagas, possibilitando, assim, mais chances para que eles possam garantir um emprego. Somente em 2017, o Banco já realizou 4.659 atendimentos, encaminhou 3.228 candidatos do Senac Ceará a processos seletivos e elaborou 867 currículos para os egressos em processo de seleção.

Entre as ocupações que mais movimentaram vagas e encaminhamentos nesse período, estão as de auxiliar administrativo; técnico em enfermagem; vendedor; auxiliar de cozinha; assistente administrativo; atendente de telemarketing; operador de caixa; recepcionista; agente de limpeza e conservação; atendente de lanchonete; atendente; cuidador de idoso; operador de supermercado; auxiliar de serviços gerais; cozinheiro; auxiliar de escritório; consultor de vendas; atendimento ao cliente; operador de telemarketing; porteiro e vigia, secretária escolar, estoquista e supervisor/coordenador de equipes.

Alcilane Mota, Coordenadora Estadual do Banco de Oportunidades, destaca algumas ações que tornam os candidatos mais preparados para as vagas como: manter em dia o compromisso com a educação continuada – pois cada vez mais se requer do candidato maior escolaridade e aperfeiçoamento, bem como experiência no mercado; dominar a informática básica e desenvolver habilidade com ferramentas digitais, já que as novas tecnologias permeiam o mundo do trabalho.

Outros cuidados fundamentais são buscar customizar o currículo de forma que atenda aos requisitos da vaga ofertada, portanto, para cada oportunidade um formato diferente; manter os documentos pessoais em dia: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Reservista – para os homens, certificados de escolaridade e qualificação, e, trazer para a vida pessoal os aprendizados do mundo profissional. “Atitudes positivas têm a ver com transformações de conhecimento em comportamento. Não basta saber, é preciso viver, praticar”, ressalta Alcilane.

Mais informações: (85) 3270.5425/ www.ce.senac.br

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

 

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BANCO DE OPORTUNIDADES AJUDA A ABRIR PORTAS NO MERCADO DE TRABALHO

Por Oswaldo Scaliotti em Empregos

10 de agosto de 2017

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último mês de maio, as contratações superaram as demissões em 59.856 vagas. Foi o primeiro resultado positivo para abril desde 2014, diante do crescimento no número de desempregados.  O Banco de Oportunidades do Senac/CE tem o foco na ampliação da empregabilidade, sendo mais uma oportunidade ofertada pelo Sistema Fecomércio na geração de empregos.

O Banco de Oportunidades é um serviço gratuito voltado a atender, orientar e encaminhar ao mundo do trabalho alunos que concluíram com êxito os cursos ofertados nos diversos segmentos de atuação do Senac. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 1.460 vagas de emprego, contemplando os municípios de Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e suas macrorregiões.

E como ferramenta nessa busca pela recolocação, o Banco de Oportunidades do Senac identifica oportunidades de vagas e orienta os candidatos quanto à forma adequada para concorrer às vagas, possibilitando, assim, mais chances para que eles possam garantir um emprego. Somente em 2017, o Banco já realizou 4.659 atendimentos, encaminhou 3.228 candidatos do Senac Ceará a processos seletivos e elaborou 867 currículos para os egressos em processo de seleção.

Entre as ocupações que mais movimentaram vagas e encaminhamentos nesse período, estão as de auxiliar administrativo; técnico em enfermagem; vendedor; auxiliar de cozinha; assistente administrativo; atendente de telemarketing; operador de caixa; recepcionista; agente de limpeza e conservação; atendente de lanchonete; atendente; cuidador de idoso; operador de supermercado; auxiliar de serviços gerais; cozinheiro; auxiliar de escritório; consultor de vendas; atendimento ao cliente; operador de telemarketing; porteiro e vigia, secretária escolar, estoquista e supervisor/coordenador de equipes.

Alcilane Mota, Coordenadora Estadual do Banco de Oportunidades, destaca algumas ações que tornam os candidatos mais preparados para as vagas como: manter em dia o compromisso com a educação continuada – pois cada vez mais se requer do candidato maior escolaridade e aperfeiçoamento, bem como experiência no mercado; dominar a informática básica e desenvolver habilidade com ferramentas digitais, já que as novas tecnologias permeiam o mundo do trabalho.

Outros cuidados fundamentais são buscar customizar o currículo de forma que atenda aos requisitos da vaga ofertada, portanto, para cada oportunidade um formato diferente; manter os documentos pessoais em dia: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Reservista – para os homens, certificados de escolaridade e qualificação, e, trazer para a vida pessoal os aprendizados do mundo profissional. “Atitudes positivas têm a ver com transformações de conhecimento em comportamento. Não basta saber, é preciso viver, praticar”, ressalta Alcilane.

Mais informações: (85) 3270.5425/ www.ce.senac.br

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

 

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