Publicidade

Fortaleza de Fé

por Rodrigo Neto

Acampamento do Shalom promove opção de férias diferenciada para jovens em Pacatuba

Por Rodrigo Neto em Notícias

17 de janeiro de 2017

Esporte, adrenalina e muita diversão em um acampamento de férias que mistura lazer e formação humana (Foto: Divulgação)

Até o dia 21 de janeiro, a Comunidade Católica Shalom promove o Acampamento para Jovens (Acamp’s). Destinado a jovens de Fortaleza e Região Metropolitana, o evento acontece na Fazenda Guarani, no município de Pacajus, reunindo um público de mais de 1.000 pessoas.

Na programação os participantes têm acesso a atividades esportivas, radicais, shows, aventuras, conhecerão novos amigos. Além disso, eles possuem a oportunidade de interagir com uma programação religiosa, por meio de celebrações eucarísticas, formações, adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Acamp’s é uma iniciativa do Projeto Juventude da Comunidade Católica Shalom, que oferece aos jovens (de 13 a 28 anos), em seu período de férias, um lazer diferenciado. São seis dias de atividades diversas e uma experiência com o amor de Deus. O acampamento teve início no dia 16 de janeiro.

leia tudo sobre

Publicidade

Evento em Fortaleza discute combate à intolerância religiosa

Por Rodrigo Neto em Notícias

17 de janeiro de 2017

Vítimas de Preconceito Religioso se reúnem sábado (21), às 9h, na Praça do Ferreira (Foto: Arquivo da ABRAVIPRE)

Para marcar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, lembrado em 21 de janeiro, a Associação Brasileira de Apoio às Vítimas de Preconceito Religioso (ABRAVIPRE), promove neste sábado, às 9h, na Praça do Ferreira, uma mobilização relacionada ao tema. O encontro pretende reunir na capital cearense representantes de movimentos sociais, instituições religiosas, movimentos indígenas, associações de bairro, com o objetivo de esclarecer a população sobre o direito à livre manifestação cultural, religiosa e de pensamento; e ouvir relatos de pessoas que vivenciam algum preconceito religioso.

De acordo com Sebastião Ramos, presidente da ABRAVIPRE no Ceará, os praticantes de religiões africanas como Candomblé e Umbanda; os ex testemunhas de Jeová e os espíritas são os que mais sofrem com o preconceito religioso no Estado. Ele explica que “as testemunhas de Jeová são proibidas de falar e de ter convivência com ex-membros, mesmo que sejam familiares. O que é um grave desrespeito à dignidade humana e ao mesmo tempo ao Estado Laico”.

Denúncias de violações contra religiões de matriz africana, comunidades quilombolas, de terreiros e ciganas podem ser feitas pelo Disque 100 (Foto: Divulgação)

A ABRAVIPRE é uma organização sem fins lucrativos e foi fundada em 13 de junho de 2012. Ela acolhe vítimas de discriminação religiosa, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática e defendera laicidade do Estado. Mais informações no Facebook da ABRAVIPRE.

Mais sobre a data

Instituída pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, a data rememora o dia do falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo, sua casa foi atacada e pessoas da comunidade foram agredidas. Ela faleceu no dia 21 de janeiro 2000, vítima de infarto.

Foi vítima? Saiba como denunciar!

Denúncias de violações contra religiões de matriz africana, comunidades quilombolas, de terreiros e ciganas podem ser feitas pelo Disque 100, serviço do governo federal para receber denúncias de violações de direitos humanos. De 2011 a 2014, o Disque 100 registrou 543 denúncias de violações de direitos por discriminação religiosa. Desse total, 216 casos tiveram informação sobre a religião da vítima: 35% candomblé e umbanda, 27% evangélicos, 12% espíritas, 10% católicos, 4% ateus, 3% judeus, 2% muçulmanos e 7% outras religiões. Em comparação com a sua frequência na população brasileira, observa-se que os fiéis das religiões afro-brasileiras (0,35% da população total) e os muçulmanos (cerca de 0,01% da população) são os que mais sofrem com a discriminação.

Redação do Enem 2016 abordou o tema

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado em novembro do ano passado trouxe o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. A proposta pedia aos estudantes que escrevessem um texto dissertativo-argumentativo apontando as possíveis soluções para a problemática.

leia tudo sobre

Publicidade

Pastoral da Aids Fortaleza realiza testes gratuitos nesta quinta no Centro

Por Rodrigo Neto em Campanhas

01 de dezembro de 2016

Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, a Pastoral da Aids evangeliza homens e mulheres (Foto: Google)

Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, a Pastoral da Aids evangeliza homens e mulheres (Foto: Google)

O dia 1º de Dezembro é alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS. Para marcar a data a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Pastoral da Aids e do Ministério da Saúde, lançou em Brasília (DF) a Campanha “Juntos podemos construir um futuro sem Aids”.

Em Fortaleza, existe há dez anos a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Fortaleza (CE). Nesta quinta-feira (1), o grupo realiza uma ação na Praça da Lagoinha, no Centro de Fortaleza, com informações preventivas e testes rápidos gratuitos de HIV. Uma parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município, a partir das 8h, seguindo por todo o dia.

Atualmente a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Fortaleza (CE) conta com 25 agentes. Quem precisar de ajuda ou desejar participar deste trabalho desenvolvido pela Igreja deve ligar para os telefones (85) 9 84258157 e (85) 9 8821.9918 ou pelo endereço eletrônico: pastoralaidsceara@hotmail.com.

leia tudo sobre

Publicidade

Shalom atende pedido do Papa Francisco

Por Rodrigo Neto em Notícias

26 de outubro de 2016

Peregrinação rumo à Porta Santa na Catedral de Fortaleza será realizada a pedido do Santo Padre

Peregrinação rumo à Porta Santa na Catedral de Fortaleza será realizada a pedido do Santo Padre (Divulgação)

Atendendo a um pedido do Papa Francisco, em um ato de união à igreja, a Comunidade Católica Shalom, realizará uma Peregrinação rumo à Porta Santa, na Catedral de Fortaleza, dia 29 de outubro (sábado). A concentração se dará no Shalom da Paz, a partir das 15h, iniciando as orações com o Terço da Misericórdia e um momento de Adoração ao Santíssimo. Logo após, os fiéis sairão pelas ruas, peregrinando até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

“Toda a Obra Shalom é convidada a passar pela Porta Santa, que de acordo com Papa Francisco significa experimentar a santidade da Igreja que participa m todos os benefícios da redenção de Cristo, para que o perdão se estenda até as últimas conseqüências aonde chega o amor de Deus. Neste momento, onde somos convidados a “Misericordiar”, a peregrinação é um exercício de humildade e sacrifício”, disse Padre Silvio Scopel, sacerdote da Comunidade.

Serviço: Peregrinação rumo à Porta Santa
Dia: 29 de outubro
Concentração: Rua Maria Tomásia, 72 (Shalom da Paz)
Haverá Terço da Misericórdia e Adoração ao Santíssimo

leia tudo sobre

Publicidade

Adriana Arydes se apresenta neste sábado na Conferência Católica Sede Santos

Por Rodrigo Neto em Notícias

26 de outubro de 2016

Adriana possui uma das carreiras mais sólidas da música católica. São 15 anos de carreira, 10 CDs e 2 DVDs gravados. (Foto: Divulgação)

Adriana possui uma das carreiras mais sólidas da música católica. São 15 anos de carreira, 10 CDs e 2 DVDs gravados. (Foto: Paulinas)

Com uma voz inconfundível e um carisma singular, a cantora Adriana Arydes desembarca neste sábado (29/10) em Fortaleza onde participa da primeira edição da Conferência Católica Sede Santos, no Siará Hall. O evento é promovido pela Comunidade Católica Kadosh, que tem como carisma o amor e como fundador o cearense, Felipe Napoleão.

De acordo com a organização, 3.000 pessoas são esperadas na conferência. Durante o evento haverá a gravação do DVD da banda Pegada Santa, show de Juninho Cassimiro, adoração e pregações de Felipe Napoleão e do padre Raphael.

Atualmente, a Comunidade Kadosh é formada por cerca de 300 pessoas, entre estas, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com sede nas cidades de Fortaleza e Aracoiaba.

Acesse a programação completa do Sede Santos no site.

Adriana Arydes interpreta música católica “A barca” na versão acústica.

Imagem de Amostra do You Tube

Serviço: Conferência Católica Sede Santos
Data: 29 de Outubro de 2016
Horário: 14h
Local: Siará Hall – Av. Washington Soares, 3199

 

leia tudo sobre

Publicidade

Manzotti volta a Fortaleza para IX edição do Evangelizar é Preciso

Por Rodrigo Neto em Notícias

05 de outubro de 2016

O Evangelizar é Preciso tem o apoio da Arquidiocese de Fortaleza e organização da Comunidade Católica Shalom, Sistema Jangadeiro de Comunicação e Associação Evangelizar é Preciso. (Foto: Divulgação)

O Evangelizar é Preciso tem o apoio da Arquidiocese de Fortaleza e organização da Comunidade Católica Shalom, Sistema Jangadeiro de Comunicação e Associação Evangelizar é Preciso. (Foto: Divulgação)

 

O padre que arrasta multidões estará de volta a Fortaleza! No sábado, dia 15 de outubro, no Aterro da Praia de Iracema, acontece a IX edição do Evangelizar é Preciso Fortaleza comandado pelo Padre Reginaldo Manzotti. Com o tema “Missionários da Misericórdia”, e lema “Misericordiosos como o Pai” o evento terá início ao meio-dia.

Uma grande infraestrutura será montada no Aterro para atender o público que virá de todo o Nordeste e de várias regiões do Brasil. Desde o ano passado o Evangelizar é Preciso Fortaleza – Padre Reginaldo Manzotti integra o calendário oficial de eventos do Estado do Ceará.

O Evangelizar é Preciso Fortaleza tem o apoio e a parceria da Arquidiocese de Fortaleza e organização da Comunidade Católica Shalom, Sistema Jangadeiro de Comunicação e Associação Evangelizar é Preciso.

Além do Ceará o evento também possui edições em outras cidades como Recife (PE), Cariri – Juazeiro do Norte (CE), Patos de Minas (MG), Natal (RN), entre outras.

Mais sobre o sacerdote:

Sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, o paranaense Reginaldo Manzotti reuniu mais de um milhão e oitocentas mil pessoas em Fortaleza (CE), no ano de 2015. Já lançou nove livros, doze CDs e quatro DVDs, com mais de um milhão de cópias vendidas. O sacerdote já foi indicado ao Grammy Latino e apresenta programas de rádio e TV que são exibidos em mais de 1.650 emissoras do país, além de outros nações como Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Serviço: IX Evangelizar é Preciso Fortaleza – Padre Reginaldo Manzotti

Data: 15 de outubro de 2016 (sábado)

Local: Aterro da Praia de Iracema

Horário: A partir das 12h.

Informações: (85) 3466.2039

leia tudo sobre

Publicidade

Arcebispo de Fortaleza festeja 25 anos de ordenação episcopal nesta sexta-feira (23/09)

Por Rodrigo Neto em Notícias

21 de setembro de 2016

A celebração acontece nesta sexta-feira (23/09), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza

A celebração acontece nesta sexta-feira (23/09), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Arquidiocese de Fortaleza convida a todo o povo de Deus para celebrar nesta sexta-feira (23/09), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, o 25º Aniversário de Ordenação Episcopal do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Conheça um pouco mais do Arcebispo:

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, nasceu em Jaú, SP., na Diocese de São Carlos no Brasil, aos 13 de maio de 1948, filho de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. O primeiro dentre cinco filhos e uma filha. Em 1953 a família se transferiu para Barra Bonita, SP.

No dia 13 de janeiro de 1999 foi nomeado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, Arcebispo de Fortaleza.

*Imagem: Site da Arquidiocese de Fortaleza (Foto: Alexandre Joca)

leia tudo sobre

Publicidade

Padre americano Haroldo Rahm faz palestra sobre dependência química em Fortaleza

Por Rodrigo Neto em Notícias

20 de setembro de 2016

O trabalho do Padre Haroldo foi reconhecido em Nova York na 23ª Conferência da WFTC como uma das três melhores Comunidades Terapêuticas do Mundo.

O trabalho do Padre Haroldo foi reconhecido em Nova York na 23ª Conferência da WFTC como uma das três melhores Comunidades Terapêuticas do Mundo.

Nesta quarta-feira, 21, Fortaleza recebe o Padre americano Haroldo Rahm que ministra a palestra “Família e os desafios da dependência química”. O encontro com religioso inicia a partir das 19h30, no Campus Tenda IBC, da Igreja Batista Central da capital cearense.

Durante o evento, Haroldo Rahm partilhará um pouco da sua experiência em trabalhos na área de dependência química. O bate-papo é gratuito e aberto ao público em geral e para pessoas que tenham interesse pelo tema. São convidadas também grupos de apoio e profissionais que trabalham de forma direta ou indireta com esta área.

A palestra com Rahm é o pontapé inicial para a Conferência Celebrando Restauração: Restauração e Justiça, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro no Grand Mareiro Hotel.

Serviço:

Palestra “Família e os desafios da dependência química”

Local: Campus Tenda IBC – Rua Cruzeiro, 401 – Ancuri, 4º anel viário – Km 14

Data: 21/09/16 – Das 19h30 às 21h30

leia tudo sobre

Publicidade

Marcha Pela Vida Contra o Aborto é apresentada para Arquidiocese de Fortaleza

Por Rodrigo Neto em Notícias

13 de setembro de 2016

O encontro aconteceu na Faculdade Católica de Fortaleza e teve a presença do bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro Lima

O encontro aconteceu na Faculdade Católica de Fortaleza e teve a presença do bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro Lima

Já começaram os preparativos para a Marcha Pela Vida Contra o Aborto 2016. Na última sexta-feira (09/09), representantes do Movimento em Favor da Vida e Não Violência (Movida) reuniram-se na Faculdade Católica de Fortaleza e apresentaram para o bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro Lima, detalhes da tradicional caminhada que defende à vida. Estiveram presentes diversas Pastorais, Movimentos e Comunidades Católicas.

O evento, que já faz parte do calendário oficial das festividades de Fortaleza se dará como uma grande celebração pela vida, e acontecerá no dia 08 de outubro, com concentração às 16h, no aterro da Praia de Iracema, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.

Nesta oitava edição, a Marcha tem como tema “Amamos a Vida da Mamãe e do Bebê”. “O motivo dessa luta é porque acreditamos que a valorização da vida envolve o ser humano mãe, bebê, o ser humano vovô, vovó, a família como um todo. E queremos realçar que o movimento pró-vida também está junto na defesa da mulher e de suas lutas”, destacou Fernando Lobo, integrante do Movida.

“A Marcha é um evento que reúne pessoas que defendem o direito à vida desde a concepção e são contrárias ao aborto, que, comprovadamente aumenta o risco de depressão em 37%, de suicídio em 155%, aumenta o grau de ansiedade em 34% e o alcoolismo em 110%. Pesquisas realizadas já comprovaram, por diversas vezes, que 80% do povo brasileiro é contra a legalização do Aborto no país”, revelou Eliane Oliveira, médica neonatologista e integrante do Movida. A iniciativa tem o apoio de várias entidade e movimentos sociais, dentre eles a Obra Lumen de Evangelização, a Casa Luz, que apoia gestantes, Arquidiocese, Instituto Peter Pan, dentre outros.

*Com informações da Inove Comunicação

*Imagem: Joca Deus é Pai

leia tudo sobre

Publicidade

‘Grito dos Excluídos’ chama atenção para o saneamento básico e a situação hídrica

Por Rodrigo Neto em Notícias

05 de setembro de 2016

A concentração será no bairro Jangurussu, no antigo lixão, e segue para o bairro Conjunto Palmeiras.  (Imagem: Daniel Macêdo)

A concentração será no bairro Jangurussu, no antigo lixão, e segue para o bairro Conjunto Palmeiras. (Imagem: Daniel Macêdo)

No dia marcado por comemorações da Independência do Brasil, o tradicional protesto ‘Grito dos Excluídos’ será realizado com o intuito de chamar a atenção das pessoas para a possibilidade do colapso de água no Ceará e o esgotamento das cidades. A mobilização em Fortaleza será no próximo domingo (7), com concentração no bairro Jangurussu, no antigo lixão e seguindo para o bairro Conjunto Palmeiras.

Segundo o religioso e coordenador das pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza, Pe. Luis Sartorel, a caminhada chama a atenção para a situação hídrica do Ceará – o risco de colapso de água em 2017 – e a falta de saneamento básico nas cidades, tema abordado na campanha da Fraternidade (CF) deste ano. O evento fará ainda um alerta ao extermínio da juventude.

O ‘Grito dos Excluídos’ ocorre desde 1994, sempre em 7 de setembro. E é organizado pela Arquidiocese de Fortaleza através das pastorais sociais e apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Programação:

8h – Concentração – Escola Delma Hermínia, na Av. Perimetral, entrada da Usina de reciclagem do Jangurussu.

8h30 – Momento orante

9h – PRIMEIRA PARADA – Caminhada passando por dentro da comunidade Santa Luzia.

10h – SEGUNDA PARADA – Caminhada até o CUCA Jangurussu.

11h – TERCEIRA PARADA – Caminhada até o ECOPONTO.

leia tudo sobre

Publicidade

Acampamento do Shalom promove opção de férias diferenciada para jovens em Pacatuba

Por Rodrigo Neto em Notícias

17 de janeiro de 2017

Esporte, adrenalina e muita diversão em um acampamento de férias que mistura lazer e formação humana (Foto: Divulgação)

Até o dia 21 de janeiro, a Comunidade Católica Shalom promove o Acampamento para Jovens (Acamp’s). Destinado a jovens de Fortaleza e Região Metropolitana, o evento acontece na Fazenda Guarani, no município de Pacajus, reunindo um público de mais de 1.000 pessoas.

Na programação os participantes têm acesso a atividades esportivas, radicais, shows, aventuras, conhecerão novos amigos. Além disso, eles possuem a oportunidade de interagir com uma programação religiosa, por meio de celebrações eucarísticas, formações, adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Acamp’s é uma iniciativa do Projeto Juventude da Comunidade Católica Shalom, que oferece aos jovens (de 13 a 28 anos), em seu período de férias, um lazer diferenciado. São seis dias de atividades diversas e uma experiência com o amor de Deus. O acampamento teve início no dia 16 de janeiro.