Publicidade

Fortaleza de Fé

por Rodrigo Neto

Halleluya 2017 começa nesta 4ª no Condomínio Espiritual Uirapuru em Fortaleza

Por Rodrigo Neto em Notícias

18 de julho de 2017

Festival Halleluya (Foto: facebook do evento)

Começa nesta quarta-feira (19) o Festival Halleluya 2017, o maior evento do ano organizado pela Comunidade Católica Shalom. A 21ª edição do festival deseja atrair públicos de todas as idades no evento que ocorre até domingo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na Avenida Alberto Craveiro, bairro Passaré. A entrada é gratuita.

O Pe. Fábio de Melo se apresenta na sexta-feira (Foto: facebook do evento)

Como é de costume, estão confirmados para esta edição do evento, os principais nomes da música católica. Na quarta-feira (19/07): Adriana Arydes, Thiago Brado, Emanuel e Ana Lúcia. Na quinta-feira (20/07): Dunga, Eliana Ribeiro, Adoração e Vida e Banda Regina Pacis. Na sexta-feira (21/07): Pe. Fábio de Melo, Daivison Silva, Dominus, Ana Gabriela e Irmã Kelly Patrícia. Já no sábado (22/07): Missionário Shalom, Naldo José, Cosme, Suely Façanha, Alto Louvor e André Leite e ID2 e no domingo (23/07): Anjos de Resgate, Diogo Fernandes e Rosa de Saron.

Serão cinco dias de festival, mais de 40 horas de shows e sete espaços divididos em 80.000m². O Festival Halleluya 2017 espera atrair 1 milhão e 80 mil participantes durante todo o evento, por meio da arte, da música e da dança.

Hemoce convida população para doar sangue

Os participantes do festival poderão doar sangue durante os cinco dias do evento, no posto de coleta do Hemoce no Espaço Vida, próximo à entrada do evento, pela Avenida Silas Munguba, a partir das 19 horas. Quem estiver na faixa etária de 16 a 69 anos de idade, saudável e bem alimentado, poderá procurar o posto e fazer a sua doação.

Este é o décimo quinto ano de parceria do Hemoce com o Halleluya. De 2003 até o ano de 2016, foram recebidas 8.132 doações de sangue. Somente no ano passado, o Hemoce coletou 836 bolsas de sangue durante os cinco dias do evento católico. “São quinze anos de uma parceria que se fortalece a cada ano e nos ajuda na manutenção do estoque, principalmente nesse período de férias escolares que muitas pessoas viajam”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Este ano, a campanha de doação de sangue no Halleluya traz uma novidade: a cada pessoa que se candidata a doação será doado produtos para ajudar a instituições filantrópicas. O Grupo Três Corações beneficiará o Lar Amigos de Jesus e o IPREDE de acordo com o número de candidatos à doação de sangue. Ou seja, quanto mais pessoas se candidatarem, mais cestas básicas serão entregues. Quem passar no posto de coleta do Hemoce no Halleluya vai ainda receber degustação de café e cappuccino do Café Santa Clara.

Serviço: Festival Halleluya
Quando: 19 a 23 de julho
Horário: A partir das 18h
Onde: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão)
Entrada gratuita, podendo doar um quilo de alimento não perecível.
Mais informações no site: www.festivalhalleluya.com

leia tudo sobre

Publicidade

Arquidiocese de Fortaleza festeja Dia da Comunicação Social com programação mariana

Por Rodrigo Neto em Notícias

23 de maio de 2017

Em 2017, a Arquidiocese de Fortaleza preparou uma programação especial com palestras, momento de espiritualidade e missa realizada na TVC (Foto: Divulgação)

No próximo domingo (28), o mundo inteiro festeja o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a data lembra a importância das Comunicações para espelhar a Boa Nova de Cristo no mundo contemporâneo. E para comemorar a 51ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Arquidiocese de Fortaleza preparou uma programação especial com palestras, momento de espiritualidade e missa realizada na TVC, canal 5. Este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco para a data foi: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” e o lema “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”.

Marta Andrade participa desde 1988 da Pastoral da Comunicação no Estado (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Comunicação no Ceará, Marta Andrade, a edição de 2017 homenageia o Ano Mariano. “Na pauta estamos programando um momento destinado a espiritualidade mariana. Todo o evento é gratuito e aberto ao público”, diz Marta, que desde 1988 participa da Pastoral da Comunicação no Estado.

A programação foi dividida em dois dias. No sábado (27), no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, das 8h às 12h, acontece um encontro com os agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), das Regiões Episcopais, Paroquiais, pastorais, movimentos, organismos, equipe da missa da TVC (comentaristas, corais, leitores e técnicos), livrarias, rádios católicas e profissionais da comunicação. Já no domingo (28), às 8h, na missa da TVC, haverá uma celebração especial. Durante a missa, os agentes da Pastoral da Comunicação e os comunicólogos renovarão seu compromisso com o anuncio da Boa Nova.

Para participar basta preencher um formulário eletrônico disponível no site Arquidiocese de Fortaleza. Mais informações no telefone (85) 3388.8703.

Números

Atualmente, 85 paróquias das 146 existentes na Arquidiocese de Fortaleza possuem trabalhos sociais destinados à Pastoral da Comunicação.

Sobre a data

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963). Ele é celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes. Para a ocasião, o Santo Padre sempre escreve uma mensagem, tradicionalmente publicada na Festa de São Francisco de Sales (24 de janeiro), patrono dos jornalistas.

leia tudo sobre

Publicidade

É de Graça: Suely Façanha faz show no Shopping Parangaba nesta quinta

Por Rodrigo Neto em Notícias

17 de maio de 2017

Nesta quinta-feira, 18 de maio, às 19h, a cantora Suely Façanha estará Shopping Parangaba realizando Pocket Show no piso L3 (praça de alimentação) para divulgar o Festival Halleluya 2017.

Confere só o convite da cantora:

Atenção, você que é de Fortaleza! Nessa quinta, dia 18, 19h, estarei no Shopping Parangaba, apresentando um Pocket Show de lançamento do Festival Halleluya. Marque seus amigos e compartilhe 👇 Espero por vocês! @festivalhalleluya #suelyfaçanha #shoopingparangaba #show #festivalhalleluya

Posted by Suely Façanha on Monday, May 15, 2017

leia tudo sobre

Publicidade

Seminário em Fortaleza discute os 500 anos da Reforma Protestante

Por Rodrigo Neto em Notícias

17 de maio de 2017

O evento acontece na Católica de Fortaleza e contará com a presença de sacerdotes e pastores. Será aberto ao público em geral (Imagem: Google)

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) realiza a sua XVI Semana Teológica. A edição de 2017, propõe um debate sobre as comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, movimento religioso que mudou a face do cristianismo no Ocidente.

O seminário contará com participações de religiosos renomados como o padre Ney de Souza, doutor em teologia, PUC-SP; a pastora luterana, Romi Bencke, o pastor Ricardo Gondim e representantes da Igreja Bethesda.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e a todos os interessados. Para os alunos da FCF matriculados em 2017 a inscrição no evento custa R$ 10,00. Já para alunos de outras instituições e visitantes a taxa cobrada é de R$ 20,00. A instituição oferecerá certificado aos interessados correspondente a 30 horas /aula. A Faculdade Católica de Fortaleza fica localizada na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro.

leia tudo sobre

Publicidade

100 anos de Fátima: veja programação das missas no Santuário da 13 de maio em Fortaleza

Por Rodrigo Neto em Nossa Senhora

12 de maio de 2017

Padre Ivan de Souza, pároco do Santuário de Fátima (Foto: Vicente Costa)

Neste sábado (13) dia em que é festejado os 100 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, em Portugal, os fortalezenses celebram com muito fervor a data. Tradicionalmente, o Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, reúne muito fiéis em torno da comemoração. Segundo a organização da festa, a expectativa é de que mais de 150 mil pessoas passem pela igreja.

Segundo o padre Ivan de Souza, pároco do Santuário de Fátima, o 2017 é um ano abençoado. “São 100 anos da aparição de Fátima. A importância desta festa se deve a mensagem que se encontra por trás de tudo isso. Nossa Senhora pedia a oração, a penitência e a conversão”, explica.

Confira os horários das 11 missas no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima:

Celebrações eucarísticas às 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h, 18h30, e 20h.
Às 18h tem procissão saindo da Igreja do Carmo, no Centro de Fortaleza.

Endereço: Av. 13 de Maio, 200 – Fátima, Fortaleza – CE. Telefone: (85) 3227.5215

leia tudo sobre

Publicidade

Confira a programação de missas de Quarta-Feira de Cinzas em Fortaleza

Por Rodrigo Neto em Notícias

28 de fevereiro de 2017

O arcebispo de Fortaleza presidirá a missa das 18h30 na Catedral de Fortaleza, no Centro (Imagem: blog Sagrada Família)

Nesta quarta-feira, dia 1º, as igrejas católicas de Fortaleza preparam missas da Quarta-Feira de Cinzas. A celebração marca o início da Quaresma e a preparação para a Páscoa. O Fortaleza de Fé reuniu horários de missas das principais paróquias de Fortaleza.

Confira os horários:

Paróquia da Catedral – Centro

12h – Padre Clairton Alexandrino

18h30 – Dom José Antonio A. Tosi Marques

Paróquia N. Sra. de Fátima – Bairro de Fátima

7h; 9h; 12h; 17h e 19h.

Paróquia São Francisco / Navegantes – Jacarecanga

8h e às 17h30.

Paróquia Santa Luzia – Meireles

17 horas.

Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Mucuripe

7h; 8h30; 17h e às 19h.

Paróquia Nossa Senhora da Paz – Aldeota

17h e às 18h30.

Paróquia São Vicente – Dionísio Torres

6h30; 11h30; 17h30 e às 19h30.

Paróquia de Cristo Rei – Aldeota

6h30; 17h e às 19h.

Paróquia Santo Afonso de Ligório – Parquelândia

8h30 e às 19h.

Paróquia Bom Jesus dos Aflitos – Parangaba

6h30 e às 19h.

Paróquia Coração Imaculado de Maria – Henrique Jorge

17 h e às 19h.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conjunto Ceará

7h e às 19h.

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Pirambu

19h.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Carlito Pamplona

19h.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Messejana

7h e às 19h.

Paróquia São Francisco – Dias Macedo

19h.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Cidade dos Funcionários

11h, 17h e às 19h.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mondubim

19h30.

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Manoel Sátiro

19h.

Paróquia Santíssima Trindade – José Walter

8h e às 19h.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Montese

8h e às 18h30.

leia tudo sobre

Publicidade

Juazeiro recorda nesta sexta os 71 anos da morte do Beato fundador do Caldeirão

Por Rodrigo Neto em Notícias

09 de fevereiro de 2017

O ato religioso acontecerá nesta sexta-feira (10) às 17h na Capela do Perpétuo Socorro em Juazeiro do Norte (Imagem: Divulgação)

A Organização Não Governamental Beato José Lourenço promove nesta sexta-feira (10), a partir das 17h na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte-CE, a tradicional Missa em memória do Beato fundador da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma organização social autossustentável e religiosa, que tinha como base os princípios cristãos de oração, fraternidade e trabalho coletivo. A celebração recorda os 71 anos de falecimento do religioso José Lourenço Gomes da Silva, que deixou um legado importante para os movimentos sociais, que buscam por melhores perspectivas de vida para o homem do campo. O religioso faleceu em 12 de fevereiro de 1946, de peste bubônica em Pernambuco, mas seu corpo foi sepultado no Cemitério do Socorro em Juazeiro do Norte, onde acontece a tradicional celebração eucarística.

Para Pedro de Andrade Sales, presidente da ONG Beato José Lourenço, celebrar a memória do líder religioso do Caldeirão é uma forma de reconhecer sua importância na trajetória de lutas e resistências dos sistemas de práticas rurais no Brasil. “O beato José Lourenço era católico e também seus seguidores, então celebrar é dizer que o beato vive na memória e no coração de cada remanescente e de todos aqueles que o admiram, respeitam e o reconhece como líder de um movimento social que contribuiu para amenizar o sofrimento do povo nordestino”. Ainda segundo o titular da Organização, esse é um momento oportuno para homenagear as pessoas que atuam como propagadores do conhecimento para as novas gerações. “Aqueles que ao longo do tempo revivem a memória do Caldeirão através de escritos ou qualquer outra forma de lembrar o nome do beato José Lourenço é digno de agradecimento e assim através da ONG entregamos um certificado de reconhecimento e gratidão pelo seu empenho em contribuir com a memória de um povo”, aponta.

Após a cerimônia religiosa serão outorgadas homenagens para 10 pessoas que, ao longo do tempo, vêm contribuindo para a difusão e a preservação da memória do Caldeirão e do patrimônio histórico-cultural da região do Cariri. Entre os agraciados deste ano estão o remanescente do Caldeirão, Pedro Alexandrino Neto; o historiador Raimundo Rodrigues Araújo; o professor Antonio Pereira da Silva; o produtor cultural José André de Andrade; o escritor Daniel Walquer de Almeida Marques; o professor Antonio Renato Soares de Casimiro; o comunicador Aguinaldo Carlos de Sousa; o locutor José Wellington Costa dos Santos; o professor Francisco Renato de Souza Dantas e a xilograva Erivana D’arc Daniel da Silva Ferreira.


Erivana D’Arc, autora do álbum “O Caldeirão! A esperança de um povo…”, será homenageada pelo trabalho xilográfico desenvolvido sobre a memória do Cariri Cearense (Foto: Divulgação)

Segundo a homenageada Erivana D’Arc, autora do álbum “O Caldeirão! A esperança de um povo…”, esse reconhecimento é fruto do trabalho xilográfico realizado sobre a memória do Cariri Cearense. “Está sendo homenageada, me remete a pensar na construção do contexto Caririense, a figura do Pe. Cícero Romão Batista, o Beato José Lourenço, a comunidade do caldeirão: o povo, a esperança, a vida social e todo o desenrolar entorno desta historia. É tentar imaginar o quão grande foi José Lourenço, o quanto esperançosas estavam as pessoas que almejavam a dias melhores, tão propícias foram as terras do Pe. Cícero Romão, tão equivocados os governantes da época, enfim é uma viagem de descobertas!” De acordo com a xilógrafa difundir a história do Beato é uma forma de mostrar que é possível construir uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. “O legado de empoderamento deixado pela Historia do Caldeirão tendo como protagonista principal, o Beato José Lourenço faz dessa celebração, e de outras que virão, uma demonstração da persistência de ser, de inspiração e de continuidade para gerações futuras e como uma grande herança para a preservação memorial da história do Ceará”, afirma.

O Coordenador das Pastorais Sociais da Diocese do Crato, Padre Vileci Basílio Vidal, autor da obra “Ecos do Caldeirão” e membro ativo de trabalhos voltados para salvaguarda às recordações daquele espaço, irá presidir a Santa Missa, em ação de Graças ao Beato José Lourenço e a comunidade do Caldeirão.

leia tudo sobre

Publicidade

Vigília com Dom Rino Fisichella marca início da programação de 35 anos do Shalom no CE

Por Rodrigo Neto em Notícias

27 de janeiro de 2017

Na foto, o teólogo italiano, Dom Rino Fisichella, escolhido em 2010 pelo Vaticano para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (Imagem: Divulgação)

Para dar início ao ano festivo da Comunidade Católica Shalom, que completará este ano 35 anos, 4 mil jovens se reunirão em vigília, com o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, que direto do Vaticano, para a Diaconia Geral do Shalom. O encontro acontecerá dia 28 de janeiro, a partir das 17h e terá por tema: “Aos confins da Terra”.

A visita de Dom Fisichella à Comunidada Shalom, conta com uma programação que permitirá aos jovens participarem de um bate-papo com o fundador e moderador da Comunidade Moysés Azevedo, a cofundadora Emmir Nogueira, além de celebração, testemunhos, show com Missionário Shalom e apresentação do espetáculo “Resposta”.

De acordo com Moysés Azevedo, “este é um ano especial para a Comunidade Shalom e a vigília com os jovens e Dom Fisichella dará início à programação deste ano. Trata-se de uma grande oportunidade de vivenciarmos a missão que Deus nos confiou: evangelizar com os jovens até os confins da terra”.

Mais sobre Dom Rino Fisichella

Teólogo italiano, Dom Rino Fisichella, foi ordenado em 1976 e nomeado arcebispo em 2008. No dia 30 de junho de 2010 o Papa Bento XVI o nomeou Presidente do mais novo dicastério vaticano, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que tem a finalidade de “refletir” e “encontrar formas adequadas” para anunciar o Evangelho aos muitos batizados que não compreendem mais o sentido de pertença à comunidade cristã.

Serviço:

Vigília: dia 28 de janeiro, a partir das 17h

Local: Diaconia Geral Shalom, CE-040, Km 16 – Lot. Novo Aquiraz, Aquiraz – CE

 

leia tudo sobre

Publicidade

Alô, comunicólogos! Inscrições abertas para curso de Comunicação na Igreja

Por Rodrigo Neto em Notícias

26 de janeiro de 2017

O curso vai oferecer capacitação teórica e prática com ênfase na evangelização para a Pastoral da Comunicação (Imagem: Google)

Até o dia 03 de março, a Escola de Comunicação do Regional Ne 1, em parceria com as Livrarias Paulinas e Paulus, encontra-se com inscrições abertas para o Curso de Comunicação Pastoral. A formação é destinada aos comunicólogos que desempenham atividades na Igreja e demais interessados pelo tema.

O curso vai oferecer aos participantes uma capacitação teórica e prática com ênfase na evangelização mais adequada a cada rede comunicativa da Pastoral da Comunicação. Entre os módulos abordados estão: Pastoral da Comunicação; Rádio; Produção Textual; Fotografia; Catequese e Comunicação; Liturgia e Comunicação; Produção de Vídeo; Educomunicação; Dia Mundial das Comunicações; Comunicação Pessoal e Grupal; Metodologia de Trabalho e laboratórios.

As aulas serão realizadas nas Livrarias Paulus e Paulinas nos primeiros e segundos sábados de cada mês. A previsão de início do curso é no próximo dia 04 de março e conclusão no dia 09 de dezembro de 2017. Mais informações no telefone: (85) 9 8983.3292.

leia tudo sobre

Publicidade

Acampamento do Shalom promove opção de férias diferenciada para jovens em Pacatuba

Por Rodrigo Neto em Notícias

17 de janeiro de 2017

Esporte, adrenalina e muita diversão em um acampamento de férias que mistura lazer e formação humana (Foto: Divulgação)

Até o dia 21 de janeiro, a Comunidade Católica Shalom promove o Acampamento para Jovens (Acamp’s). Destinado a jovens de Fortaleza e Região Metropolitana, o evento acontece na Fazenda Guarani, no município de Pacajus, reunindo um público de mais de 1.000 pessoas.

Na programação os participantes têm acesso a atividades esportivas, radicais, shows, aventuras, conhecerão novos amigos. Além disso, eles possuem a oportunidade de interagir com uma programação religiosa, por meio de celebrações eucarísticas, formações, adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Acamp’s é uma iniciativa do Projeto Juventude da Comunidade Católica Shalom, que oferece aos jovens (de 13 a 28 anos), em seu período de férias, um lazer diferenciado. São seis dias de atividades diversas e uma experiência com o amor de Deus. O acampamento teve início no dia 16 de janeiro.

leia tudo sobre

Publicidade

Halleluya 2017 começa nesta 4ª no Condomínio Espiritual Uirapuru em Fortaleza

Por Rodrigo Neto em Notícias

18 de julho de 2017

Festival Halleluya (Foto: facebook do evento)

Começa nesta quarta-feira (19) o Festival Halleluya 2017, o maior evento do ano organizado pela Comunidade Católica Shalom. A 21ª edição do festival deseja atrair públicos de todas as idades no evento que ocorre até domingo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na Avenida Alberto Craveiro, bairro Passaré. A entrada é gratuita.

O Pe. Fábio de Melo se apresenta na sexta-feira (Foto: facebook do evento)

Como é de costume, estão confirmados para esta edição do evento, os principais nomes da música católica. Na quarta-feira (19/07): Adriana Arydes, Thiago Brado, Emanuel e Ana Lúcia. Na quinta-feira (20/07): Dunga, Eliana Ribeiro, Adoração e Vida e Banda Regina Pacis. Na sexta-feira (21/07): Pe. Fábio de Melo, Daivison Silva, Dominus, Ana Gabriela e Irmã Kelly Patrícia. Já no sábado (22/07): Missionário Shalom, Naldo José, Cosme, Suely Façanha, Alto Louvor e André Leite e ID2 e no domingo (23/07): Anjos de Resgate, Diogo Fernandes e Rosa de Saron.

Serão cinco dias de festival, mais de 40 horas de shows e sete espaços divididos em 80.000m². O Festival Halleluya 2017 espera atrair 1 milhão e 80 mil participantes durante todo o evento, por meio da arte, da música e da dança.

Hemoce convida população para doar sangue

Os participantes do festival poderão doar sangue durante os cinco dias do evento, no posto de coleta do Hemoce no Espaço Vida, próximo à entrada do evento, pela Avenida Silas Munguba, a partir das 19 horas. Quem estiver na faixa etária de 16 a 69 anos de idade, saudável e bem alimentado, poderá procurar o posto e fazer a sua doação.

Este é o décimo quinto ano de parceria do Hemoce com o Halleluya. De 2003 até o ano de 2016, foram recebidas 8.132 doações de sangue. Somente no ano passado, o Hemoce coletou 836 bolsas de sangue durante os cinco dias do evento católico. “São quinze anos de uma parceria que se fortalece a cada ano e nos ajuda na manutenção do estoque, principalmente nesse período de férias escolares que muitas pessoas viajam”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Este ano, a campanha de doação de sangue no Halleluya traz uma novidade: a cada pessoa que se candidata a doação será doado produtos para ajudar a instituições filantrópicas. O Grupo Três Corações beneficiará o Lar Amigos de Jesus e o IPREDE de acordo com o número de candidatos à doação de sangue. Ou seja, quanto mais pessoas se candidatarem, mais cestas básicas serão entregues. Quem passar no posto de coleta do Hemoce no Halleluya vai ainda receber degustação de café e cappuccino do Café Santa Clara.

Serviço: Festival Halleluya
Quando: 19 a 23 de julho
Horário: A partir das 18h
Onde: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão)
Entrada gratuita, podendo doar um quilo de alimento não perecível.
Mais informações no site: www.festivalhalleluya.com