Publicidade

Escrevendo com Well

por Well Morais

Elaborando a conclusão – parte final

Por Well Morais em Enem, Redação

04 de novembro de 2016

Bem, pessoal.

Segue o modelo de conclusão para a redação sobre Ativismo Social, desenvolvida ao longo de nossas publicações.

              O voluntariado é, portanto, indispensável ao processo de consolidação do coletivismo na sociedade atual. Para efetivação dessa prática, é obrigação do Poder Público, da sociedade civil e das ONGs nacionais assegurarem o desempenho das políticas públicas sob uma perspectiva solidária, por meio de um incentivo mais efetivo a projetos comunitários, como a doação de sangue e a ajuda em mutirões de qualificação profissional nas instituições de ensino e comunidades carentes do País.

É isso aí.

Reveja os nossos posts.

Desejo a todos uma boa sorte na prova do Enem. Estarei torcendo por vocês.

Grande abraço,

leia tudo sobre

Publicidade

Elaborando a Conclusão

Por Well Morais em Enem, Redação

04 de novembro de 2016

A conclusão deve conter uma solução para a situação-problema apresentada no desenvolvimento. É importantíssimo indicar como tal solução será posta em prática.

Recomendações sobre a conclusão da redação do exame Enem:

– Não iniciar com palavras adversativas, como entretanto, porém, no entanto etc., pois agora o momento é de concluir, e não de opor.

– Não avisar que vai concluir empregando: “E agora para concluir…”///“Concluindo…”

Nunca terminar com pergunta, pois toda pergunta pressupõe resposta. Ora, no final, lançar uma pergunta pode dar a entender que deixou sem resposta, quando o momento agora é de concluir.

Blz.

No próximo post, apresentarei a conclusão para a redação sobre Ativismo Social, desenvolvida ao longo de nossas publicações.

Abraço,

leia tudo sobre

Publicidade

Desenvolvendo o desenvolvimento – parte 2

Por Well Morais em Enem, Redação

01 de novembro de 2016

Olá, pessoal. Vamos dar continuidade ao desenvolvimento do desenvolvimento.(rs)

Bem, o segredo é usar os dois parágrafos que esta parte da redação contém para abordar os assuntos selecionados na introdução.

No parágrafo 1 do desenvolvimento, falaremos sobre o assunto 1 abordado na introdução; e, no parágrafo 2, sobre o assunto 2.

Nessa parte da redação, será muito importante apresentar alguma citação, detalhes, dados, fatos e informações sobre tais assuntos. Vamos ver como é que fica:

Parágrafo 1 do desenvolvimento:

          O conjunto de valores éticos e morais e as noções básicas do respeito ao próximo são fundamentais para a consolidação das ações solidárias, como o voluntariado, na sociedade contemporânea. A falta de consciência moral é, na verdade, a base para o entrave do desenvolvimento dos valores coletivos e da solidariedade. Dessa forma, o trabalho voluntário é de extrema importância no processo de formação da cidadania, assim como na transformação da sociedade, uma vez que colabora para a redução das desigualdades sociais.

Parágrafo 2 do desenvolvimento:

                Entretanto, as relações humanas, em geral, estão se tornando cada vez mais indiferentes às questões de ordem social. O individualismo, por exemplo, contribui para a fragilização das relações coletivas, seja no âmbito familiar, seja em outros âmbitos sociais. Como diz o escritor Augusto Cury, “O individualismo é amigo da solidão e ambos fecham as portas para a felicidade”. Sendo assim, entende-se que ser individual faz com que o egoísmo esteja em evidência, e os interesses particulares prevaleçam, o que prejudica a ação de dividir com o próximo aquilo que lhe é mais importante: o carinho humano. Sem isto, uma pessoa esquece o quão é necessário se solidarizar com as necessidades alheias. 

E aí, gostaram?

Pra ser nota 1000 no Enem, é preciso conteúdo… muito conteúdo.

Até breve, com a conclusão dessa redação.

Publicidade

Desenvolvendo o desenvolvimento

Por Well Morais em Enem, Redação

24 de outubro de 2016

Muita gente pensa que o desenvolvimento dá continuidade à introdução. Na realidade, o desenvolvimento é uma retomada das ideias apresentadas na introdução para fins de ampliação de informações e detalhamento de fatos, exemplos e especificações. É também a parte da redação onde se devem apresentar as causas e as consequências do problema abordado na introdução. O desenvolvimento, assim como a introdução, são partes independentes do todo dissertativo, mas que mantêm uma relação próxima e íntima.

Por ser uma parte textual independente, não deve ser iniciado com expressões do tipo: “Por conta disso / Com isso / Segundo isso / Baseado nisso / Dessa maneira / Sendo assim…

O objetivo do desenvolvimento é apresentar e comprovar um ponto de vista ao leitor de seu texto. É nessa parte da redação que são aplicados os argumentos.

Você lembra que, no post sobre introdução, trabalhamos dois assuntos ligados a uma temática? O desenvolvimento irá retomá-los: O 1º assunto deverá ser ampliado e detalhado  no primeiro parágrafo do desenvolvimento; já o segundo assunto será abordado no parágrafo seguinte.

No próximo post, a gente vê como tudo isso fica.

Até breve,

leia tudo sobre

Publicidade

Cuidado o que escreve em sua redação

Por Well Morais em Dica do Well, Redação

19 de outubro de 2016

Pessoal, tomem o maior cuidado para não cometer os seguintes erros na sua redação!


Evite começar o seu texto com expressões desgastadas do tipo: HOJE EM DIA, NOS DIAS ATUAIS, NOS DIAS DE HOJE, DESDE OS PRIMÓRDIOS… Essas expressões são chamadas de “Chavão”, termo que representa o uso de expressões desgastadas, ultrapassadas, mas que são colocadas no início da primeira linha da redação. Você deve estar se perguntando: “e o que eu coloco no lugar dessas expressões?” Simples: não coloque nada; apenas não as utilize em sua redação.


Enfeitar seu texto com as palavras rebuscadas não é uma boa estratégia textual para a redação do Enem.Seu texto pode ficar pedante, sem fluência nem clareza, complexo demais, dificultando a compreensão do corretor. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.

Até breve,  queridos!

leia tudo sobre

Publicidade

Como montar uma introdução – parte final

Por Well Morais em Dica do Well, Enem

17 de outubro de 2016

Olá, pessoal!

Vamos concluir a montagem da introdução.

Juntaremos o Tópico Frasal às duas frases selecionadas, fazendo uma ligação lógica entre elas. É importante utilizar conectivos adequados à composição do período. Não haverá problema se você inserir uma expressão ou palavra que acrescente detalhe aos assuntos selecionados.

A introdução pronta ficará assim:           

                    A solidariedade é fundamental para a formação de uma sociedade livre, justa e igualitária. O voluntariado, por exemplo, é uma das principais formas de se exercer a cidadania e de promover grandes transformações sociais. Vem se notando, contudo, na sociedade atual, o avanço de uma visão cada vez mais individualista, em detrimento do bem comum.

Assim temos a abordagem de dois assuntos, que serão detalhados, relacionados e ampliados no desenvolvimento, assunto sobre o qual falaremos no próximo post.

Até breve,

leia tudo sobre

Publicidade

Como montar facilmente uma introdução – parte 2

Por Well Morais em Dica do Well, Enem

16 de outubro de 2016

Vamos continuar com a montagem da introdução:

Depois de feito o tópico frasal, escreva duas frases relativas à temática da proposta de redação.

Vamos selecionar dois assuntos ligados a essa temática:

Frase 1 – O voluntariado é uma das principais formas de se exercer a cidadania e de promover grandes ações sociais.

Frase 2 – Há o avanço de uma visão mais individualista que se torna mais frequente dia após dia.

Notaram que elas têm pontos opostos: um é positivo; o outro, negativo.

No próximo post, concluiremos a montagem dessa introdução.

Até breve!

leia tudo sobre

Publicidade

Como montar facilmente uma introdução – parte 1

Por Well Morais em Enem, Redação

15 de outubro de 2016

Os manuais de redação apresentam inúmeras formas de se iniciar uma redação. Para a redação do Enem, que pede o gênero dissertativo-argumentativo, a melhor maneira de iniciar é apresentando a tese, que é a ideia principal a ser defendida e representa o ponto de vista que será debatido no corpo da redação. Vou apresentar uma forma prática para fazer a INTRODUÇÃO de uma redação dissertativa-argumentativa. Vamos dividi-la em três partes:

Vamos supor que o tema da sua redação seja: Ativismo social: ações solidárias mudam as pessoas

1ª parte:

Escolha uma frase inicial, que chamaremos de Tópico Frasal, ou seja, a frase que abrirá a sua redação. Nela, deverá estar contida, pelo menos, uma palavra-chave sobre a temática. Exemplo: qual um sinônimo para AÇÕES SOLIDÁRIAS? Resposta: Solidariedade, altruísmo, ajuda… Vamos escolher SOLIDARIEDADE e vamos dizer para que a SOLIDARIEDADE serve.

A solidariedade é fundamental para a formação de uma sociedade livre, justa e igualitária.

Pronto. Este será nosso Tópico Frasal, esta será a frase que iniciará a nossa redação.

Confira a sequência no próximo post.

Até breve!

leia tudo sobre

Publicidade

Como usar o termo ONDE na redação do Enem

Por Well Morais em Dica do Well

14 de outubro de 2016

 

  • É um erro comum usar “onde” para se referir a termos que não representam um lugar físico. Os candidatos costumam jogar o pronome relativo “onde” em tudo o que é lugar. Mas tomem cuidado! ONDE só retoma lugar”. Caso você queira retomar um nome que não é um lugar concreto, o correto é usar “em que”, “no qual”, “nos quais”, “na qual” ou “nas quais”.

Ex: O país (lugar físico) onde foi realizada a conferência da ONU pertence ao bloco europeu.

A ideia (substantivo abstrato) em que se baseou o novo assistente era retrógrada.

Até o próximo post, pessoal.

leia tudo sobre

Publicidade

leia tudo sobre

Publicidade

Elaborando a conclusão – parte final

Por Well Morais em Enem, Redação

04 de novembro de 2016

Bem, pessoal.

Segue o modelo de conclusão para a redação sobre Ativismo Social, desenvolvida ao longo de nossas publicações.

              O voluntariado é, portanto, indispensável ao processo de consolidação do coletivismo na sociedade atual. Para efetivação dessa prática, é obrigação do Poder Público, da sociedade civil e das ONGs nacionais assegurarem o desempenho das políticas públicas sob uma perspectiva solidária, por meio de um incentivo mais efetivo a projetos comunitários, como a doação de sangue e a ajuda em mutirões de qualificação profissional nas instituições de ensino e comunidades carentes do País.

É isso aí.

Reveja os nossos posts.

Desejo a todos uma boa sorte na prova do Enem. Estarei torcendo por vocês.

Grande abraço,