Sem categoria Archives - Blog Verde 
Publicidade

Blog Verde

por Nájila Cabral

Sem categoria

Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental – IFCE

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Sem categoria

17 de Janeiro de 2018

Encerram-se hoje, 17/01, as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Mestrado em Tecnologia e gestão Ambiental, do IFCE Campus Fortaleza.

     São ofertadas 17 vagas, distribuídas em quatro linhas de pesquisa, a saber:

Instrumentos de gestão ambiental (04);

Tratamento e reúso de efluentes e resíduos (04);

Hidrologia (04);

Monitoramento e controle da qualidade ambiental (05).

    O processo seletivo, no presente edital, deve ser realizado em três etapas: avaliação do plano de pesquisa (eliminatório e classificatório), defesa oral do plano de pesquisa (eliminatório e classificatório) e análise do curriculum vitae modelo Lattes/CNPq (caráter classificatório).

    As inscrições são gratuitas e abertas a qualquer candidato que possua diploma de nível superior. Mais informações, acesse o edital aqui.

Fonte: PGTGA/IFCE, 2018.

Publicidade

Rumo a um planeta sem poluição – Relatório da ONU

Por Nájila Cabral em Sem categoria

06 de dezembro de 2017

Foi divulgado hoje, 06/12/2017, o Relatório intitulado “Rumo a um Plante sem poluição” (Towards a polluiton-free planet), da Organização das Unidas, por meio da Resolução UNEP/Ea.3/25.

O relatório aponta cinco importante mensagens para intensificar o quadro de ação, dentre estas o estabelecimento de um pacto global sobre poluição para assegurar o
engajamento no mais alto nível e tornar a prevenção da poluição prioritária para todos.

A figura mostra a correlação dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável, no total de dezessete, com as necessárias ações de combate e prevenção da poluição.

Fonte: ONU, 2017

 

leia tudo sobre

Publicidade

Concurso público para Geologia e Geoquímica Ambiental

Por Nájila Cabral em Conservação da Natureza, Meio Ambiente, Sem categoria

19 de Abril de 2016

   A Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas para Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, no departamento de Geologia. São dois setores de estudo, a saber:

1. Geologia e Geoquímica Ambiental (1 vaga/ 40 horas)

2. Petrologia Metamórfica e Mineralogia (1 vaga/ 40 horas)

   As inscrições se iniciaram em 11 de abril e seguem até 10 de maio de 2016. Aos interessados, leia aqui, na íntegra, o edital do processo seletivo.

  Este edital tem vagas para outras áreas, como direito, fisioterapia e libras.

Fonte: UFC

Publicidade

Consulta Pública – Política Municipal de Resíduos Sólidos de Fortaleza

Por Nájila Cabral em Sem categoria

25 de junho de 2015

O município de Fortaleza está no processo de elaboração de sua Política Municipal de Resíduos Sólidos. O processo de construção de uma política deve incorporar a participação efetiva da sociedade civil. Dentre os instrumentos de participação social está a consulta publica.

lixo_2

Fonte: Arquivo pessoal

    A Política Nacional de Participação Social, instituída por meio do Decreto no 8.243, de 23/04/2014, define consulta pública como o “mecanismo participativo, a se realizar em prazo definido, de caráter consultivo, aberto a qualquer interessado, que visa a receber contribuições por escrito da sociedade civil sobre determinado assunto, na forma definida o seu ato de convocação”.

    Assim, o município de Fortaleza marcou para hoje, dia 25/06/2015, às 14h, no Auditório da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, a consulta pública sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

    Aos interessados em ler na íntegra a minuta da proposta, cliquem aqui.  Para saber mais sobre metas e prazos propostos, cliquem aqui. 

   Convite feito! Participem!

Fonte: SEUMA

leia tudo sobre

Publicidade

Frases para refletir… sobre vida e meio ambiente

Por Nájila Cabral em Sem categoria

21 de junho de 2015

Na ciranda da vida, muitas vezes, somos surpreendidos com situações que nos exigem calma, discernimento, paciência, determinação…

Nestes momentos de turbulência, é importante acreditar que há, sim, luz no fim do túnel e que tudo vai melhorar, pois quem está no comando é Ele, o Médico dos médicos.

Acredito que o bem sempre triunfa. Que somos todos iguais, filhos de Deus, e que aqui estamos cumprindo uma missão única que concorre para a paz.

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10).

Publicidade

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05/06/2015

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Conforme dito anteriormente no Blog Verde, o tema deste ano é “Sete bilhões de sonhos. Um Planeta. Consuma com moderação”. Conforme o Secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, “o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação e sem comprometer os recursos para as necessidades das gerações futuras”.  Acrescenta ainda que este ano é uma ano de transformação e há “esperança de que grandes avanços sejam dados para as questões das mudanças climáticas e de desenvolvimento sustentável,. Por meio da comemoração deste dia, podemos nos tronar mais conscientes do nosso impacto ecológico no mundo e pensarmos sobre as consequências ambientais das escolhas que fazemos”.

Aos interessados em ver o vídeo da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente, cliquem aqui.

Fonte: ONU

 

 

Publicidade

Frases para refletir… sobre vida e meio ambiente

Por Nájila Cabral em Sem categoria

19 de Abril de 2015

   Domingo de lembranças. Boas lembranças. A vida nos traz muitos momentos, que nos marcam e nos faz imaginar o quanto a vida vale a pena ser vivida intensamente.

   O tempo, muitas vezes, não é capaz de apagar as memórias, pelo contrário, faz as impressões ficarem mais nítidas e intensas.

   Parece que foi ontem que estávamos no colegial… (ou no secundário… ou no ensino médio). Saudades de um tempo que não volta mais.

    Tempo… queria ter tido mais tempo com cada um de vocês… Mas não importa. Reencontramo-nos trinta anos depois: a turma de 1986!

foto_Mauro_Pinheiro

    E o tempo não passou! Vocês continuam exatamente como sempre foram, com suas características, que os fazem únicos neste mundo.

    Saudades de muitos que não puderam estar presentes, por razões distintas. Saudades dos que partiram cedo demais (um dia nos reencontraremos…).

    Que o tempo, tão generoso, não nos afaste mais e que Deus permita termos tempo suficiente para vermos nossos filhos tendo a alegria do reencontro que tivemos com seus colegas de 30 anos… de saudades.

Publicidade

Homenagem ao brasileiro Sergio Vieira de Mello

Por Nájila Cabral em Sem categoria

29 de agosto de 2014

Para marcar o Dia Mundial da Ação Humanitária, que foi celebrado em todo o mundo no dia 19 de agosto, a Empresa de Correios e Telégrafos lançou um selo postal em homenagem ao brasileiro Sergio Vieira de Mello – funcionário das Nações Unidas morto há 11 anos (assim como outros 21 colegas) decorrente de um ataque terrorista contra a sede da ONU em Bagdá (Iraque).
 
O Dia Mundial da Ação Humanitária é uma referência ao atentado terrorista de 19 de agosto de 2003 contra o Hotel Canal em Bagdá, que funcionava como sede da ONU no Iraque. Então com 55 anos, Sergio Vieira de Mello era o representante especial do secretário-geral para o país. O atentado levou a Assembleia Geral da ONU a proclamar, em 2008, o dia 19 de agosto como o Dia Mundial da Ação Humanitária.
 
Conforme notícia do site do PNUD Brasil, Jorge Chediek, coordenador da ONU no Brasil falou na ocasião: “Hoje, homenageamos Sergio e todos os outros trabalhadores que buscam melhorar as condições de vida de seres humanos em todo o mundo”.
 
Fonte: PNUD Brasil

 

Publicidade

“Aldeias de Câncer” na China

Por Nájila Cabral em Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Saúde Ambiental, Sem categoria

06 de agosto de 2014

     O governo chinês admitiu, pela primeira vez em fevereiro de 2013, que décadas de poluição no país, levaram o aparecimento de “Aldeias de Câncer”. O Ministério do Meio Ambiente da China chegou a esta conclusão, conforme noticia a agência Reuters , após cinco anos de combate à poluição e a contaminação química; ambas responsáveis por muitos desastres e com consequências graves de saúde.

     Ambientalistas têm lutado em favor da população no sentido de que o governo reconheça a necessidade de ajudar grupos de centenas de pessoas que sofrem de câncer causado pelo solo envenenado e pela água ou ar poluídos.

    Dentre os problemas que contribuem para o agravamento das questões de saúde estão: a ineficiência do controle da poluição química, insuficiência do controle dos riscos ambientais oriundos das empresas, ausência de políticas sistemáticas de controle de produtos tóxicos e perigosos, e inadequação do monitoramento da poluição por parte das autoridades competentes.

    Um dos mais graves problemas que tem aparecido nas “Aldeias de Câncer” é provocado pela poluição advinda dos compostos inorgânicos do arsênio, muitas vezes, utilizados em herbicidas, conservantes de madeira e na indústria metalúrgica. Mencionados compostos são listados como cancerígenos para os seres humanos pela Organização Mundial de Saúde, e podem causar câncer de pele, bexiga e pulmões.

Fonte Reuters e Eco-Sítio

Publicidade

Frases para refletir… sobre vida e meio ambiente

Por Nájila Cabral em Sem categoria

17 de Março de 2013

Domingo chegou! Dia de trazermos, no Blog Verde, frases para refletir sobre vida e meio ambiente. Hoje as frases pertencem a São Francisco de Assis, defensor da ecologia, dos animais, de todos os seres vivos. Esta é uma pequena homenagem a Sua Santidade, o Papa Francisco. Deus o abençoe neste caminhar!

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”. (São Francisco de Assis)

“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda”. (São Francisco de Assis)

“Que a paz de Deus esteja com você” (São Francisco de Assis)

“Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro; e ninguém é totalmente destituído de valores que não posa ensinar algo ao seu irmão” (São Francisco de Assis)

leia tudo sobre

Publicidade

Frases para refletir… sobre vida e meio ambiente

Por Nájila Cabral em Sem categoria

17 de Março de 2013

Domingo chegou! Dia de trazermos, no Blog Verde, frases para refletir sobre vida e meio ambiente. Hoje as frases pertencem a São Francisco de Assis, defensor da ecologia, dos animais, de todos os seres vivos. Esta é uma pequena homenagem a Sua Santidade, o Papa Francisco. Deus o abençoe neste caminhar!

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”. (São Francisco de Assis)

“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda”. (São Francisco de Assis)

“Que a paz de Deus esteja com você” (São Francisco de Assis)

“Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro; e ninguém é totalmente destituído de valores que não posa ensinar algo ao seu irmão” (São Francisco de Assis)