Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Social Esporte Clube

Evento na Praia do Futuro promove atividade física e lazer

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

16 de agosto de 2017

O Esporte na Rua é gratuito e aberto ao público. Foto: REMS

No dia 27 de agosto (domingo) acontece em Fortaleza, na Praça da Paz Dom Hélder Câmera (na Praia do Futuro), de 8h às 13h, o evento Esporte na Rua com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer. A REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promove o evento. O “Esporte na Rua” é um chamado para a população participar de atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas em espaços públicos e conta com a participação de diversos membros da rede. Aqui no Ceará o evento é realizado pela REMS, Instituto Esporte Mais – IEMais e Instituto Povo do Mar – IPOM, membros da REMS.

O evento acontece em comemoração aos 10 anos da REMS e é organizado em parceria com as empresas Crieatividade Gestão Esportiva, Lúdico Games – Diversão & Entretenimento e com apoio da Planet Smart City. Gratuitas e abertas ao público, serão realizadas atividades como futebol de areia, futsal, oficina de capoeira, vôlei de areia, skate, slackline, entre outras.

A REMS reúne 86 organizações que acreditam no esporte como fator de crescimento humano. Juntas, essas entidades realizam mais de 100 mil atendimentos por ano.

Esporte na Rua

Quando: 27 de agosto (domingo)

Onde: Praça da Paz Dom Hélder Câmera (Praia do Futuro)

Que horas: 8h às 13h

Gratuito

 

leia tudo sobre

Publicidade

IBCC realiza Vaquinha Online para disputa de competição

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

07 de Março de 2017

Equipe adulta feminina do IBCC na estreia do Campeonato Cearense de Basquete. Foto: Reprodução/Facebook

O Instituto de Basquete e Cultura do Ceará (IBCC) vem realizando uma Vaquinha Online com o objetivo de participar do SESC OPEN de Basquetebol em abril na cidade de Juazeiro do Norte.

Com 17 anos de história, o IBCC realiza um trabalho de formação de crianças, jovens e adultos da periferia através do esporte, da educação e da cultura. O IBCC não tem apoio de órgãos públicos e privados.

“Contamos com a colaboração de todos para que nossas equipes possam participar dessa importante e disputada competição, o VI SESC Open de Basquetebol em Juazeiro, onde várias equipes não só do Estado mas de outros Estados estarão participando. Conheçam e contribuam com nosso projeto”, afirmou a comunicadora do IBCC Roberta Rodrigues.

Com a sua sede situada no bairro Conjunto Ceará, o IBCC beneficia jovens de bairros como Genibaú, Granja Portugal, Granja Lisboa, Autran Nunes, Conjunto Ceará, Planalto Ayrton Senna e Pirambu.

Contribua com a ida do IBCC a cidade de Padim Ciço clicando AQUI.

leia tudo sobre

Publicidade

Projeto A Maré Vida ensina o surf para pessoas com deficiência

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

13 de Janeiro de 2017

Amar é vida! Foto: Divulgação

O projeto A Maré Vida nasceu em julho de 2016 na Praia do Futuro (Fortaleza/CE) para transformar o surf em um esporte de todos. Qualquer pessoa com deficiência física ou mental pode participar do A Maré Vida e ter aulas gratuitas.

O projeto surgiu do amor de três profissionais pelo esporte e do sentimento deles de compartilhar o surf com pessoas com deficiência: Gustavim (39 anos), dono da escolinha PF Surf School; Camila Lima (29 anos), médica acupunturista; e Raíssa Forte (28 anos), educadora física.

“Quando eu vi o Mecim (Emerson Martins, surfista tetraplégico) na água pela primeira vez, eu tenho certeza que saí com alguma coisa diferente dentro de mim. Porque você vê um negócio teoricamente tão absurdo que para mim era tão difícil de imaginar. Vê-lo na cadeira de rodas, sem conseguir se vestir, precisando de ajuda e depois vê-lo dentro do mar, solto, feliz, parece um peixe, pensei: ‘eu estava reclamando de quê mesmo? Eu estava dizendo que não podia fazer o quê?’”, indaga Camila.

Rafael Saraiva, aluno do projeto, era surfista quando perdeu a perna em um acidente de moto. “Eu tinha um certo receio de sair de casa, porque minha perna atrofiou e tive que usar a gaiola. As pessoas me viam e falavam: ‘olha o bichinho, o que foi que ele fez para ele sofrer tanto?’. Eu começava a chorar no meio da rua quando eu ouvia aquilo. As crianças apontavam. Eu vim para o projeto achando que não dava certo, mas não vi nada disso aqui, eu encontrei uma família. Apaixonei pelo surf de novo que estava aqui dentro ainda, o Gustavo tem tido paciência e eu estou muito feliz”, afirma Rafael.

(D) Eficientes! Foto: Divulgação

A Maré Vida também constrói pranchas ecológicas de garrafas pet, capacita universitários de educação física e promove sessões de acupuntura para pais e cuidadores, por exemplo.

Atualmente os materiais utilizados no projeto são financiados pelos 3 idealizadores e os voluntários não ganham pelo seu trabalho, nem mesmo vale-transporte e vale-alimentação.

O projeto precisa de alguns materiais para as aulas de surf como parafina, camisas de lycra, nadadeiras e uma cadeira anfíbia para os cadeirantes usarem na praia. Já para a acupuntura o projeto necessita de maca portátil, agulhas, ventosas, eletroacupuntura e sementes auriculares.

Para as ecopranchas, A Maré Vida precisa de cola compound, gelo seco, abraçadeiras, tesouras e estiletes. O projeto ainda necessita da remuneração de cinco estagiários (estudantes de Educação Física e Medicina) com vale-transporte e vale-alimentação.

Amar é vida! Colabore com o projeto A Maré Vida pelo https://www.catarse.me/amarevida

leia tudo sobre

Publicidade

Bicampeão cearense de Muay Thai busca patrocínios

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

10 de dezembro de 2016

Serginho Junior

Serginho Junior nasceu no Serviluz e possui um cartel de 27 lutas com 22 vitórias. Foto: Rodrigo Gentil

Bicampeão cearense de Muay Thai, terceiro lugar no Brasileiro, campeão do Coronel Combat, bicampeão do Sobral Extreme e dono de dois cinturões (um no MMA e outro no Muay Thai). Ufa! O competidor cearense Serginho Junior, de 23 anos, já representou o nosso Estado em competições em São Paulo e no Rio Grande do Norte.

“Eu fiz oito anos de Triathlon e fui convidado por um amigo para fazer o Muay Thai e estou até hoje. Estou há sete anos nessa batalha”, disse Serginho. O cearense nascido no bairro Serviluz possui um cartel de 27 lutas com 22 vitórias e 5 derrotas.

“O bairro onde a gente mora é um bairro muito criticado pela galera. Ali não tem só marginal, ali dentro têm muitos novos talentos, só falta apoio”, afirmou o competidor cearense.

Serginho

Serginho com a sua esposa Dariza Barreto e o seu filho Benjamim de 9 meses. Foto: Arquivo Pessoal

Sobre os seus sonhos, o professor de Muay Thai e Kickboxing afirmou que “a minha meta é evoluir junto com a minha equipe TRKB, com o meu mestre Je Azevedo e com os meus companheiros de treino. Agradeço principalmente a minha esposa e a minha mãe, uma batalhadora. Eu quero ser o campeão. Rumo ao topo”!

Quem quiser colaborar com o Serginho em suas competições com os custos de passagem, hospedagem e alimentação, entrar em contato com o competidor através do 9 99122027 ou 9 89824420.

leia tudo sobre

Publicidade

IBCC realiza campanha de arrecadação de materiais esportivos

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

11 de novembro de 2016

IBCC

O Instituto de Basquete e Cultura do Ceará (IBCC) beneficia jovens de vários bairros da capital. Foto: Reprodução/Facebook

Criado em 08 de janeiro de 2000, o Instituto de Basquete e Cultura do Ceará (IBCC) começou uma campanha de arrecadação de materiais esportivos novos ou usados como shorts, blusas, camisetas, tênis e basqueteiras.

Algumas crianças e adolescentes do IBCC estão treinando descalças por falta de tênis de treino. Coordenado pelo professor Ernando Ferreira, o IBCC beneficia jovens de 8 aos 18 anos.

O projeto apoia jovens de bairros como Genibaú, Granja Portugal, Granja Lisboa, Autran Nunes, Conjunto Ceará, Planalto Ayrton Senna e Pirambu.

Os treinos das escolinhas de basquete do IBCC acontecem na quadra de esporte do CSU Conjunto Ceará (segundas, quartas e sextas) e na escola Liceu Prof. Domingos Brasileiro no bairro Planalto Ayrton Senna (terças e quintas), ambos às 19h30min.

O IBCC contribui com o desenvolvimento de jovens através da educação, do esporte e da cultura.

Colabore com o IBCC, doe o seu material esportivo para o projeto! Entre em contato com:

Rosangela Alves: 9 86758637

Wellington: 9 81822041

leia tudo sobre

Publicidade

Areninha: salvando vidas no bairro Pirambu através do esporte

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

15 de Março de 2016

A Areninha do Pirambu foi inaugurada no sábado (12). Foto: Guilherme Custódio

A Areninha do Pirambu foi inaugurada no sábado (12). Foto: Guilherme Custódio

“O espaço anterior era degradante. Com a nova Areninha, o campo e as quadras foram reformadas, os projetos sociais e as atividades físicas dos idosos ganharam vida nova. A comunidade só tem a ganhar”, Ricardo Soares, 45, eletricista. Inaugurada no sábado (12), a Areninha do bairro Pirambu já vem salvando vidas através do esporte. O equipamento possui campo de futebol, academia de ginástica e duas quadras.

O quinto equipamento inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza, nos moldes do Campo do América, constitui um espaço de lazer, esporte e cultura. O espaço possui 18.389 m².

Fala, comunidade:

“Ficou muito bom para a gente jogar. Antes o campo era muito ruim”. Anthony Alex, 9.

“Muita gente pode jogar e não vai mais sofrer acidente jogando nas ruas”. João Felipe, 14.

leia tudo sobre

Publicidade

Projeto Amigos de Cristo tira crianças das ruas do bairro Conjunto Ceará

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

09 de Março de 2016

Crianças do projeto com a atleta cearense de futsal Amandinha. Foto: Arquivo Pessoal

Crianças do projeto com a atleta cearense de futsal Amandinha. Foto: Arquivo Pessoal

“Deus me deu o dom de cuidar dessas crianças. O projeto surgiu quando eu estava de frente da praça e vi muitas crianças se envolvendo com cigarro e bebida, e vi a chance de tirar vários atletas para ser um grande profissional. Eu comecei com 15 pessoas e hoje estou com 270”. O guerreiro Paulo Rubens, 35, mais conhecido como Paulão, tem um projeto social no bairro Conjunto Ceará há 1 ano e meio com crianças de 5 a 17 anos.

O projeto não governamental Amigos de Cristo também conta com zumba, ginástica aeróbica e treinamento funcional.  “A zumba são 150 pessoas, a ginástica aeróbica para idosos são 50 e o funcional são 40. Os professores são voluntários e só ganham uma ajuda de custo”, afirmou Paulão.

Quem quiser ajudar o projeto pode “adotar” uma criança, comprar uniforme ou dar aula voluntária. Entrar em contato com Paulo Rubens pelo 85 – 987173273.

leia tudo sobre

Publicidade

Projeto social faz a diferença em comunidade carente de Fortaleza

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

24 de novembro de 2015

DSC07383

Washington dos Santos desenvolve o projeto há 19 anos. Foto: Guilherme Custódio

Uma comunidade centenária, essa é o Poço da Draga, que fica localizada entre o Centro e a Praia de Iracema, em Fortaleza. O local existe há 109 anos, mas também enfrenta problemas sociais contemporâneos da nossa capital. O esporte é o meio que vem mudando a vida de dezenas de crianças nesta área.

“Minha missão nesta vida é essa”. É assim que Washington dos Santos, 45 anos, cabeleireiro nas horas vagas, e treinador de uma escolinha de futsal na quadra da comunidade define a sua vida.

A escolinha, aberta aos interessados, possui as categorias sub-9 masculino e feminino, sub-12 masculino e o sub-20 masculino. Os treinos são das 17 horas às 21 horas e 30 minutos, de segunda a sexta.

Desde 1996 com o projeto, Santos diz que o seu trabalho é formar cidadãos.  “O meu objetivo é a formação de cidadãos e a ocupação dos jovens. Quero botar uma ideia boa na cabeça de quem participa do projeto”, destacou.

O treinador solicita o apoio de empresários e das autoridades  ao projeto. “Estou quase sendo forçado a parar, por que as crianças também querem jogar, e não apenas treinar. Falta material de jogo, como coletes, uniformes e bolas”.

Mesmo com as dificuldades, o projeto é visto com bons olhos pelos moradores da comunidade do Poço da Draga. “Ele (o projeto) tira as crianças do meio da rua, elas não ficam fazendo o que não presta. Dá um suporte melhor na formação deles”, acredita Kilson Gomes, 42 anos, motoboy.

*Escrito pelo jornalista Guilherme Custódio

Aulas são realizadas de segunda a sexta. Foto: Guilherme Custódio
1/2

Aulas são realizadas de segunda a sexta. Foto: Guilherme Custódio

Aulas são realizadas de segunda a sexta. Foto: Guilherme Custódio

“Meu sonho é ser um jogador como um Cristiano Ronaldo, um Messi. Mas meu estilo é igual ao do Neymar”.  Wesley Santos, 8 anos, aluno do projeto.Foto: Guilherme Custódio
2/2

“Meu sonho é ser um jogador como um Cristiano Ronaldo, um Messi. Mas meu estilo é igual ao do Neymar”. Wesley Santos, 8 anos, aluno do projeto.Foto: Guilherme Custódio

“Meu sonho é ser um jogador como um Cristiano Ronaldo, um Messi. Mas meu estilo é igual ao do Neymar”. Wesley Santos, 8 anos, aluno do projeto. Foto: Guilherme Custódio

 

Saiba mais
Ex-jogador utiliza o esporte como forma de inclusão social no interior do Ceará
Jogo beneficente reúne artistas e ídolos do futebol cearense no estádio da Unifor

 

Publicidade

Jogo beneficente reúne artistas e ídolos do futebol cearense no estádio da Unifor

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

27 de outubro de 2015

Social Esporte Clube

Evento contará com programação cultural para as crianças. Foto/Divulgação

O Site Social Esporte Clube realiza no próximo sábado (31), 0 1º jogo beneficente do projeto, no estádio da Universidade de Fortaleza (Unifor). Para participar do evento, o público deve doar uma lata ou um saco de leite em pó. Os donativos serão entregues ao Iprede e para uma comunidade do Dendê, no Bairro Edson Queiroz.

O “racha social” vai contar com a participação dos ex-jogadores Iarley, Bechara, Sérgio Alves, Manoel Tobias, Daniel Sobralense, (jogador do Fortaleza, Fábio Pizzato, apresentador do Globo Esporte, os músicos Fran & Diego, Guto Ribeiro, Pedro e Kauan, diretor do filme “Cine Holliúdy”, Halder Gomes, o humorista Luiz Antônio (que interpreta o personagem Aurineide Camurupim, e outros nomes conhecidos do público cearense.

A iniciativa conta também com uma programação cultural destinada as crianças, em comemoração ao mês delas. Antes da partida, às 15h, a Big Band e a Orquestra Sanfônica da Unifor se apresentam no local. Os espetáculos acontecerão ainda no intervalo do jogo, previsto para começar às 17h, e após o término da partida. A comemoração conta com o apoio das empresas NET, Indaiá, Blinclass, Assembleia Legislativa, Capuchino Press, Blitz Intervenções e Agência Maestros.

Saiba mais
Ex-jogador utiliza o esporte como forma de inclusão social no interior do Ceará

Publicidade

Jogo beneficente reúne artistas e ídolos do futebol cearense no estádio da Unifor

Por guilhermecustodio em Social Esporte Clube

27 de outubro de 2015

Social Esporte Clube

Evento contará com programação cultural para as crianças. Foto/Divulgação

O Site Social Esporte Clube realiza no próximo sábado (31), 0 1º jogo beneficente do projeto, no estádio da Universidade de Fortaleza (Unifor). Para participar do evento, o público deve doar uma lata ou um saco de leite em pó. Os donativos serão entregues ao Iprede e para uma comunidade do Dendê, no Bairro Edson Queiroz.

O “racha social” vai contar com a participação dos ex-jogadores Iarley, Bechara, Sérgio Alves, Manoel Tobias, Daniel Sobralense, (jogador do Fortaleza, Fábio Pizzato, apresentador do Globo Esporte, os músicos Fran & Diego, Guto Ribeiro, Pedro e Kauan, diretor do filme “Cine Holliúdy”, Halder Gomes, o humorista Luiz Antônio (que interpreta o personagem Aurineide Camurupim, e outros nomes conhecidos do público cearense.

A iniciativa conta também com uma programação cultural destinada as crianças, em comemoração ao mês delas. Antes da partida, às 15h, a Big Band e a Orquestra Sanfônica da Unifor se apresentam no local. Os espetáculos acontecerão ainda no intervalo do jogo, previsto para começar às 17h, e após o término da partida. A comemoração conta com o apoio das empresas NET, Indaiá, Blinclass, Assembleia Legislativa, Capuchino Press, Blitz Intervenções e Agência Maestros.

Saiba mais
Ex-jogador utiliza o esporte como forma de inclusão social no interior do Ceará