Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Sem categoria

Brasil vence a Austrália em amistoso internacional de futebol feminino no PV

Por guilhermecustodio em Sem categoria

24 de julho de 2016

Brasil vs Australia

A seleção feminina de futebol enfrenta agora a China no dia 3 de agosto pela estreia dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Foto: Guilherme Custódio

Ontem (23) a tarde a torcida cearense aplaudiu a vitória de virada da Seleção Feminina de Futebol por 3 a 1 sobre a Austrália no estádio Presidente Vargas. Mais de 8 mil torcedores coloriram o PV de verde e amarelo.

Comandada pelo técnico Vadão e liderada pela craque Marta, a seleção de futebol feminino encara agora a China no dia 3 de agosto, às 16h, no Engenhão, pela estreia das Olímpiadas do Rio 2016.

OS GOLS

Aos 31 minutos do primeiro tempo, Larissa Crumer foi lançada e chutou para o fundo do gol de Bárbara. 1 a 0 para as “Matildas”.

Aos 14 da segunda etapa, Cristiana cruzou e Debinha tocou para o gol australiano. 1 a 1. 13 minutos depois, Raquel encobriu a goleira e marcou um golaço no PV. 2 a 1.

Aos 47 do segundo tempo, Darlene driblou a goleira e marcou mais um belo gol para o Brasil. 3 a 1 placar final.

 

leia tudo sobre

Publicidade

Seleção feminina de futebol disputa amistoso em Fortaleza antes dos Jogos Olímpicos

Por guilhermecustodio em Sem categoria

23 de junho de 2016

Seleçao Brasileira

A craque Marta é o principal destaque da seleção de futebol feminino. Foto: Divulgação

Hoje (23) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a disputa do amistoso entre Brasil e Austrália para o dia 23 de julho, às 16h30min, no estádio Presidente Vargas.

A seleção comandada pelo técnico Vadão estreia nas Olimpíadas do Rio 2016 contra a China, no dia 3 de agosto, às 16h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. 3 dias depois, o Brasil enfrenta a Suécia, às 22h, no estádio Nilton Santos. Já no dia 9, a seleção feminina encara a África do Sul, às 22h, na Arena da Amazônia, em Manaus.

A seleção feminina conquistou a prata em 2004, em Atenas, e 4 anos depois, em Pequim.

leia tudo sobre

Publicidade

Desde os 16 anos, jovem narrador brilha no rádio esportivo cearense

Por guilhermecustodio em Sem categoria

11 de Março de 2016

Alessandro Oliveira é narrador esportivo da Ceará Rádio Clube 1200 AM. Foto: Arquivo Pessoal.

Alessandro Oliveira é narrador esportivo da Ceará Rádio Clube 1200 AM. Foto: Arquivo Pessoal

É festa! Francisco Alessandro Ferreira de Oliveira, ou simplesmente Alessandro Oliveira, 18, aceitou o convite e participou de um ping pong para o Blog do Guifil. O jovem narrador falou sobre o seu início de carreira, sua web rádio e seus sonhos para o futuro. No ar desde 2014, a sua Web Rádio Central Interativo, localizada em Maracanaú, ganhou o prêmio de melhor Web Rádio Esportiva do Ceará, segundo o portal Mídia Esportiva.

Blog do Guifil – Como foi o seu início de carreira?

Alessandro Oliveira – Eu sempre quis ser jornalista, mas no final de 2009, meu pai me chamou para assistir a um jogo entre Ceará e Fortaleza em um bar. O jogo era válido pela série B daquele ano. Como eu não sabia nada de futebol prestei bastante atenção em que o narrador falava. Gostei e fui acompanhando a campanha do Ceará em busca da elite. O Ceará subiu e jogou contra o Fluminense, na primeira rodada da série A. Eu tinha tirado uma nota baixa em matemática e minha mãe me colocou de castigo. Eu não podia ir ao bar para assistir o jogo e nem assistir televisão, liguei o rádio e ouvi o narrador Jota Rômulo, foi onde encontrei o rádio esportivo e me apaixonei!

Blog do Guifil – Como funciona sua Central de Rádio, localizada em Maracanaú?

Alessandro Oliveira – Bem, a Web Rádio Central Interativo era uma emissora criada por 4 amigos e eu era um desses quatro. Me chamaram para ser o narrador dela. Só que o tempo foi passando e a galera foi se desligando do projeto, até que eu assumi como diretor geral e toquei a emissora. Comprei equipamentos e investi em mais qualidade. Passei a fazer uma transmissão esportiva diferente e a audiência foi só crescendo.

Blog do Guifil – E quais seus sonhos para o futuro, Alessandro?

Alessandro Oliveira – Eu sonho estar em uma grande emissora, sendo de rádio ou não. Pode ser que seja no jornalismo esportivo ou não. Mas o que eu mais quero é ser um grande jornalista e empunhar o microfone de uma emissora de grande porte da comunicação do nosso estado.

Atualmente, Alessandro Oliveira é narrador esportivo da Ceará Rádio Clube 1200 AM.

 

https://www.youtube.com/watch?v=BbmSM-grNZ8

leia tudo sobre

Publicidade

Blog do Conrado passa a se chamar Blog do Guifil

Por guilhermecustodio em Sem categoria

29 de Fevereiro de 2016

O Blog do Conrado passa a se chamar Blog do Guifil. Foto: Arquivo Pessoal

Novo autor começa a produzir conteúdo nos próximos dias. Foto: Arquivo Pessoal

Olá, amigos leitores que acompanham o Blog do Conrado. Quero agradecer com imenso carinho a todos vocês que curtiram, compartilham e fizeram críticas construtivas nesses quase 10 meses de atividade. Sem dúvida, foi um período ficará guardado com carinho na minha memória.

Meu agradecimento também vai para os amigos Rafael Luís, Emílio Moreno, Daniel Herculano e toda equipe do portal Tribuna do Ceará pela ajuda e confiança no meu trabalho. A você que se identificou com o meu trabalho eu convido para irmos trocando ideias nas redes sociais, será um prazer!.

O espaço do Blog do Conrado vai continuar, só que agora sob a responsabilidade e com o nome do meu amigo Guilherme Custódio. Ele vai te trazer ótimas notícias sobre o esporte cearense (seja amador ou profissional), e contará boas histórias de pessoas que utilizam essa ferramenta incrível que é o esporte para  levar alegria à outras pessoas.

Grande abraço!
Thiago Conrado

Publicidade

Cearense faz gol e ajuda time alemão a vencer na Liga dos Campeões da Europa

Por guilhermecustodio em Sem categoria

26 de novembro de 2015

Raffael Caetano (uniforme preto)

Mesmo com a vitória, o time de Raffael Caetano não tem mais chance de classificação para a segunda fase da Champions. Foto:/Divulgação

Teve gol cearense na quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa 2015/2016. O meia-atacante Raffael Caetano, 30 anos, fez o terceiro gol do Borussia Mönchengladbach-ALE na vitória de 4 x 2 sobre o Sevilha -ESP, na Alemanha. Foi a primeira vitória dos alemães na competição. (Veja os melhores momentos)

O time de Raffael Caetano não tem mais chance de passar para a fase de oitavas de final do torneio. As duas vagas do grupo D já são da Juventus de Turim-ITA e do Manchester City-ING. No próximo dia 8 de dezembro o Mönchengladbach enfrenta o time inglês fora de casa.

Liga Europa
O Borussia Mönchengladbach luta para ficar entre os melhores terceiros colocados e assim garantir vaga na segunda fase da Liga Europa, a segunda maior competição do continente.

Saiba mais
Veja o primeiro cearense que disputou a Liga dos Campeões da Europa
Cearenses buscarão hexacampeonato de futsal feminino na Guatemala

 

 

Publicidade

Espaço craques do passado: relembre a trajetória do ex-jogador Babá

Por guilhermecustodio em Sem categoria

11 de novembro de 2015

Babá é o quarto da esquerda para a direita, agachado. Foto: Guilherme Custódio/Arquivo Pessoal

Babá é o quarto da esquerda para a direita, agachado. Foto: Guilherme Custódio/Arquivo Pessoal

O Blog do Conrado abre espaço para contar histórias de jogadores cearenses que fizeram história no nosso futebol. A primeira matéria do espaço “Craques do Passado” traz a história do ex-jogador Babá, que marcou seu nome na história dos três principais clubes do futebol local. 

Em “Forte e vigoroso, jogou com destaque no Fortaleza, Ferroviário e Ceará. Integrou o selecionado cearense sete vezes”. É assim que o saudoso historiador do futebol cearense, Alfredo Sampaio (1926-2005), definia Sebastião Medeiros de Brito, ou simplesmente Babá.

Nascido na capital cearense, no dia 05 de novembro de 1916, ele faleceu aos 82 anos, na mesma cidade. Babá era lateral e encerrou a carreira após problemas no menisco do joelho esquerdo. Como treinador, foi campeão cearense pelo proletário Ferroviário Atlético Clube, em 1950.

Jogador e marceneiro
Na época, alguns anos após a profissionalização do esporte no Ceará, fato ocorrido em 1939, era comum os jogadores de futebol exercerem também outra profissão. No Ferrão, grande parte dos jogadores eram funcionários da antiga Rede de Viação Cearense (RVC), onde Babá trabalhava na marcenaria. Outros exemplos de equipes de origem proletária do futebol brasileiro são o Bangu-RJ e o Criciúma-SC.
Sobre a sua troca de clube, entre os rivais Fortaleza e Ceará, jornais do período relatam que “do Fortaleza, Babá se transferiu para o Ceará e não foi menor, talvez até maior a sua projeção vestindo a camiseta alvinegra, formando com outros talentosos jogadores uma intermediária célebre dos nossos gramados”. Por jornais que falam sobre o jogador, era descrito como “Babá era duro, sem ser desleal. Dono de um físico avantajado tinha, porém, muita velocidade, a que aliava um senso perfeito de colocação em campo”.
Para o escritor e pesquisador Airton Fontenele, “no seu tempo, meia-cancha de respeito tinha de ter Babá”. Para o jornalista Tom Barros, Babá “deixou o seu nome no futebol cearense”. Enfim, como diria o trecho do recorte de um jornal, guardado em uma velha caixa por sua filha caçula, Maria Júlia, ele foi “um craque do passado, que soube honrar o nome do futebol cearense”.* Escrito pelo jornalista Guilherme Custódio, neto do ex-jogador Babá.

Saiba mais
Pelé completa 75 anos: relembre o dia que o Rei brilhou no Castelão

Publicidade

Flamengo inaugura duas lojas oficiais em Fortaleza

Por guilhermecustodio em Sem categoria

08 de novembro de 2015

20151105180212_151

Inauguração das lojas aconteceu neste sábado (7). Foto:/Divulgação

O Flamengo inaugurou neste sábado (7) duas lojas oficias na capital cearense. A unidades ficam localizadas no Aeroporto Internacional Pinto Martins e no Shopping Parangaba. Os torcedores rubro-negros podem adquirir produtos licenciados do clube e da linha de material Adidas do clube.

Os sócios-torcedores do Flamengo têm vantagens na compra de produtos nas lojas inauguradas em Fortaleza. No próximo dia 15 de novembro o ‘Mais Querido vai completar 120 anos. Para comemorar a data, será realizado um amistoso contra o Orlando City, time onde joga o meia-atacante Kaká. A partida será no Estádio Maracanã.

Opinião
A iniciativa do time de maior torcida do Brasil está mais do que certa. A gestão do atual presidente Eduardo Bandeira de Melo, que assumiu o clube em 2013, vem melhorando e muito as ações de marketing do clube carioca em todo o país. Uma marca como o Flamengo tem um potencial enorme para atrair receita perante a sua torcida. Fica a lição para os times do futebol nordestino, e principalmente cearense, que deveriam se unir mais para explorar a força que os clubes da nossa região possuem.

Saiba mais
Com jogadores do time profissional, Fortaleza empata com sub-20 do Ceará na Taça Fares Lopes

Publicidade

Atacante cearense faz gol e ajuda Grêmio a vencer o Flamengo

Por guilhermecustodio em Sem categoria

01 de novembro de 2015

Everton

Everton já foi convocado para a Seleção Brasileira Sub 20. Foto:/Divulgação

O cearense Everton Sousa Soares, 19 anos, marcou um gol na vitória do Grêmio sobre o Flamengo, na tarde deste domingo, em Porto Alegre. O atleta que é natural de Fortaleza, iniciou a carreira nas categorias do Tricolor de Aço.

O jogador fez o primeiro gol da vitória do time gaúcho, aos seis minutos do segundo tempo. O camisa 23 entrou na partida no lugar do jogador Pedro Rocha. O atacante oriundo da base leonina já marcou seis gols pelo Grêmio em 35 jogos.

Everton foi vendido ao tricolor gaúcho por cerca de R$ 250,00 mil reais no ano de 2013. Com o triunfo diante do Flamengo, os gremistas seguem firme na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, ficando muito próximo de garantir uma vaga para a Libertadores.

Saiba mais
Ex-Fortaleza, cearense Everton é convocado para seleção brasileira sub-19

Publicidade

Irmãos cearenses se enfrentam nesse fim de semana pelo Campeonato Alemão

Por guilhermecustodio em Sem categoria

30 de outubro de 2015

Irmãos cearenses já se enfrentaram em outras oportunidades na Bundesliga. Foto:herthabsc/ Borussia.es

Irmãos cearenses se enfrentaram pela primeira vez profissionalmente no ano de 2013. Foto:herthabsc/ Borussia.es

Dois representantes do futebol cearense nascidos em Fortaleza vão se enfrentar mais uma vez em um dos principais campeonatos do mundo. O meio-campo Ronny Araújo, 29 anos (à esquerda), que atua pelo Hertha Berlim e o meia Raffael Araújo, 30 anos, (à direita), que joga pelo Borussia Mönchengladbach, duelam neste sábado (31) pela 11ª rodada do Campeonato Alemão.A partida está marcada para às 12h30 (horário de Brasília).

Os irmãos são filhos do ex-jogador Caetano, que defendeu o Fortaleza e o Ceará. Os dois já atuaram juntos pelo time da capital alemã, entre os anos de 2010 e 2012. Os times dos respectivos atletas encontram-se bem próximos na tabela da  Bundesliga. O Hertha ocupa a 5ª colocação com 17 pontos, enquanto o Mönchengladbach é o 7º colocado com 15 pontos.

Liga dos Campeões
Raffael Araújo também disputa a Liga dos Campeões da Europa temporada 2015/2016. Seu clube está na última posição no grupo D, que conta com Juventus de Turim (1º), Manchester City (2º) e Sevilla (3º).

Saiba mais
Conheça o cearense Ronny, o “homem-bomba” do Hertha Berlim
Meia-atacante que marcou dois no Bayern é cearense e já cogitou naturalização alemã

 

Publicidade

Unifor está com inscrição aberta para curso de extensão em jornalismo esportivo

Por guilhermecustodio em Sem categoria

19 de outubro de 2015

Curso é aberto para estudantes de jornalismo, jornalistas formados e o público geral. Foto:/Divulgação

Curso é aberto para estudantes de jornalismo, jornalistas formados e o público em geral. Foto:/Divulgação

A Universidade de Fortaleza (Unifor) está com inscrições abertas para o Curso de Extensão em Jornalismo Esportivo 2015. Podem participar da capacitação estudantes de jornalismo, jornalistas formados e o público em geral que tem interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a temática do curso. As inscrições podem ser feitas pela internet até o próximo dia 25 de outubro, por meio deste endereço eletrônico.

A formação será ministrada entre os dias 3 e 14 de novembro, das 19h às 22h30 (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h15 (sábado). Os facilitadores do curso são os jornalistas Fábio Pizzato e Thiago Conrado. O valor do investimento é de R$284,00, podendo ser pago à vista ou parcelado, em até seis vezes no cartão de crédito. O aluno que tiver, no mínimo, 85% de frequência nas aulas receberá um certificado de participação com a carga horária de 40horas/aula.

Corpo Docente
Thiago  Gomes Conrado
Formado em jornalismo pela Faculdade Cearense (Fac). Experiência profissional: produtor na empresa TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares. Repórter do portal de notícias G1 Ceará. Colaborador no portal de notícias Tribuna do Ceará (atual).
Cursos ministrados: Workshop Jornalismo Esportivo e o Mercado de Trabalho no 9º Encontro de Comunicação da Faculdade Cearense (outubro 2014)
Cursos que participei: Jornalismo Esportivo (FA7), Jornalismo Esportivo de TV (Imedia Brasil), Apresentação de TV (Unifor), Workshop Apresentação de Telejornal (FA7), Jornalismo Investigativo (FA7), Telejornalismo (FaC), Transmissões Esportivas (FA7), Realizações em Audiovisual (FaC), Jornalismo Policial e Redação Hard News (FaC).

Fabio Pizzato
Apresentador e editor-executivo do Globo Esporte no Ceará. É jornalista profissional diplomado em 2000, pala FIAM, em São Paulo. Teve passagens pela Globo SP e RJ, TVRecord, TV Bandeirantes, Rádio Verdes Mares, TV Jangadeiro e Jornal Diário Popular (SP). Tem um Blog, site e adora a convergência de mídias.

Publicidade

Unifor está com inscrição aberta para curso de extensão em jornalismo esportivo

Por guilhermecustodio em Sem categoria

19 de outubro de 2015

Curso é aberto para estudantes de jornalismo, jornalistas formados e o público geral. Foto:/Divulgação

Curso é aberto para estudantes de jornalismo, jornalistas formados e o público em geral. Foto:/Divulgação

A Universidade de Fortaleza (Unifor) está com inscrições abertas para o Curso de Extensão em Jornalismo Esportivo 2015. Podem participar da capacitação estudantes de jornalismo, jornalistas formados e o público em geral que tem interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a temática do curso. As inscrições podem ser feitas pela internet até o próximo dia 25 de outubro, por meio deste endereço eletrônico.

A formação será ministrada entre os dias 3 e 14 de novembro, das 19h às 22h30 (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h15 (sábado). Os facilitadores do curso são os jornalistas Fábio Pizzato e Thiago Conrado. O valor do investimento é de R$284,00, podendo ser pago à vista ou parcelado, em até seis vezes no cartão de crédito. O aluno que tiver, no mínimo, 85% de frequência nas aulas receberá um certificado de participação com a carga horária de 40horas/aula.

Corpo Docente
Thiago  Gomes Conrado
Formado em jornalismo pela Faculdade Cearense (Fac). Experiência profissional: produtor na empresa TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares. Repórter do portal de notícias G1 Ceará. Colaborador no portal de notícias Tribuna do Ceará (atual).
Cursos ministrados: Workshop Jornalismo Esportivo e o Mercado de Trabalho no 9º Encontro de Comunicação da Faculdade Cearense (outubro 2014)
Cursos que participei: Jornalismo Esportivo (FA7), Jornalismo Esportivo de TV (Imedia Brasil), Apresentação de TV (Unifor), Workshop Apresentação de Telejornal (FA7), Jornalismo Investigativo (FA7), Telejornalismo (FaC), Transmissões Esportivas (FA7), Realizações em Audiovisual (FaC), Jornalismo Policial e Redação Hard News (FaC).

Fabio Pizzato
Apresentador e editor-executivo do Globo Esporte no Ceará. É jornalista profissional diplomado em 2000, pala FIAM, em São Paulo. Teve passagens pela Globo SP e RJ, TVRecord, TV Bandeirantes, Rádio Verdes Mares, TV Jangadeiro e Jornal Diário Popular (SP). Tem um Blog, site e adora a convergência de mídias.