Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Futebol

Cearense está em lista com os 500 jogadores mais importantes do mundo na atualidade

Por guilhermecustodio em Futebol

01 de Março de 2016

Raffael Caetano

Raffael é um dos principais jogadores da história do campeonato alemão. Foto: Arquivo Pessoal

Uma lista com os 500 jogadores mais importantes do mundo na atualidade, elaborada pela conceituada “World Soccer” e divulgada nesta sexta (27), apresenta 34 nomes brasileiros. O meia cearense Raffael Caetano, 30, pode não ser tão famoso no Brasil, mas é sempre uma das atenções dos fãs de futebol na Alemanha.

Ele começou a carreira no futsal cearense e teve passagens por Vitória (BA) e Juventus (SP), depois de rodar o Brasil ele cruzou o Atlântico rumo ao sonho da carreira profissional na Europa.

“Foi difícil, eu vim sozinho para a Europa. Eu não sabia a língua, o clima e a comida eram totalmente diferentes. O primeiro impacto foi assustador. Depois de três dias eu queria voltar. Agora aqui eu estou totalmente realizado, tenho a minha esposa e os meus filhos aqui, que para mim são tudo”, afirma o meia camisa 11.

Desde 2013 atuando pelo Borussia Mönchengladbach (ALE), ele falou sobre a emoção em defender as cores do clube alemão. “Aqui no Borussia eu fui recebido de uma maneira muito boa. Aqui é um clube de tradição e de uma torcida maravilhosa”.

Ficha técnica:
Nome: Raffael Caetano de Araújo
Nascimento: 28.03.1985 (30 anos)
Local: Fortaleza, Ceará
Altura: 1,74 metro
Posição: meia-atacante

Trajetória categoria de base:
1997 – EC Vitória (Salvador)
1997 – 2001 – AABB e Sumov AC (futsal – Fortaleza)
2001 – 2002 – Juventus Sub-17 (São Paulo)
2003 – Juventus Sub-20 (São Paulo)

Trajetória profissional:
2003 – 2005 – FC Chiasso (Suíça) – 61 jogos e 30 gols
2005 – 2008 – FC Zürich (Suíça) – 106 jogos e 53 gols
2008 – 2012 – Hertha Berlim (Alemanha) – 163 jogos e 39 gols
2012 – Dínamo de Kiev (Ucrânia) – 13 jogos e 1 gol
2013 – FC Schalke 04 (Alemanha) – 16 jogos e 2 gols
2013 – Borussia Mönchengladbach (Alemanha) – 9 jogos e 4 gols

Confira um vídeo com 5 bonitos gols de Raffael pelo Campeonato Alemão:

leia tudo sobre

Publicidade

Atacante cearense revelado pelo Fortaleza faz golaço pelo Grêmio-RS

Por guilhermecustodio em Futebol

25 de Janeiro de 2016

Everton foi campeão cearense sub-17 pelo Fortaleza. Foto: Grêmio FBPA/Divulgação

Everton foi campeão cearense sub-17 pelo Fortaleza. Foto: Grêmio FBPA/Divulgação

O atacante Everton Sousa Soares, 19 anos, marcou um golaço pelo Grêmio contra o Danúbio-URU, no último sábado (23), na Arena do Grêmio. VEJA O GOL. O jogador cearense, natural de Fortaleza, foi revelado pelas categorias de base do Leão do Pici. Chegou a ser campeão cearense sub-17. Everton foi vendido para o tricolor gaúcho no fim de 2013.

Segundo o site globoesporte.com/ce, a venda do atleta rendeu ao Fortaleza a quantia de R$ 250 mil. Na época, o clube time cearense vendeu 90% dos direitos econômicos do jogador, ficando com apenas 10% do passe do atacante. O cearense é uma das grandes apostas do técnico Roger Machado para brilhar com a camisa do Imortal em 2016.

Saiba mais
Ex-Fortaleza, cearense Everton marca mais um gol pelo Grêmio

Publicidade

Muricy Ramalho entra para galeria da calçada da fama da Arena Castelão

Por guilhermecustodio em Futebol

21 de Janeiro de 2016

Muricy

Muricy entra para a galeria de grandes nomes do futebol brasileiro que deixaram as pegadas na calçada da fama no estádio. Foto: Thiago Conrado

Antes da bola rolar no amistoso entre Ceará e Flamengo, o técnico rubro-negro Muricy Ramalho deixou suas pegadas na calçada da fama do Estádio Arena Castelão.

Muricy se mostrou feliz em receber a homenagem. A calçada da fama do estádio já conta com as marcas do ex-jogador cearense Pacoti, do ex-zagueiro Ronaldo Angelim, do ex-lateral-esquerdo Roberto Carlos, do atacante Magno Alves, do técnico Dunga, entre outros nomes.

Saiba mais
Ceará e Flamengo decidem título pela 1ª vez, e com transmissão na tv fechada

Publicidade

Ceará e Flamengo decidem título pela 1ª vez, e com transmissão na tv fechada

Por guilhermecustodio em Futebol

20 de Janeiro de 2016

Bill e Guerrero são esperanças de gols das duas equipes. Foto: cearassc.com/Divulgação/facebook.com/flamengooficial

Bill e Guerrero são esperanças de gols das duas equipes. Foto: cearassc.com/Divulgação/facebook.com/flamengooficial

Pela primeira vez na história, Ceará e Flamengo vão decidir um título. É o troféu da Taça Asa Branca, que reúne o campeão da Copa do Nordeste de 2015 contra um grande clube do futebol brasileiro, na ocasião, o rubro-negro carioca. A partida acontece nesta quinta-feira (21), às 20h30 (horário local), no Estádio Arena Castelão.

Os torcedores que não puderem ir ao estádio têm a opção de assistir a partida nos canais Esporte Interativo, que irão transmitir o jogo com exclusividade. Desde a última quinta-feira (14), os canais esportivos EI MAXX e EI MAXX 2, contam com sinal nas operadoras de tv NET e Claro HDTV e (SD) normal.

A NET oferece os dois canais na versão em alta definição, nas posições 576 e 577, dependendo do tipo de pacote que o cliente possui. Já a Claro HDTV oferece o EI nas posições 76, 576 (HD), 77 (SD) e 577 (HD).

Ingressos
Os ingressos para o confronto estão disponíveis nas Lojas Sou Mais, na loja do oficial do Flamengo no Shopping Parangaba, e também pela internet, no site www.ingressoagora.com.br .

Saiba mais
Confira quem leva a melhor no retrospecto entre Ceará e Flamengo
Zico confirma presença em Fortaleza para ver Ceará e Flamengo na Arena Castelão

 

Publicidade

Confira quem leva a melhor no retrospecto entre Ceará e Flamengo

Por guilhermecustodio em Futebol

19 de Janeiro de 2016

Dois clubes já se enfrentaram 17 vezes. Foto: cearasc.com/Divulgação

Dois clubes já se enfrentaram 17 vezes. Foto: cearasc.com/Divulgação

É amistoso, mas vale taça!. A primeira edição da Taça Asa Branca reúne Ceará e Flamengo, neste quinta-feira (21), às 20h30 (horário local), no Estádio Arena Castelão. Os dois times já se enfrentaram em 17 oportunidades. O rubro-negro carioca leva vantagem. São sete vitórias, sete empates e três vitórias alvinegras.

O primeiro duelo entre os dois clubes aconteceu no dia 08 de novembro de 1964.  O último foi realizado no dia 15 de outubro de 2011. Já nas duas últimas vezes que se enfrentaram pelo Copa do Brasil (em 2005 e 2011) o Ceará eliminou o Flamengo.

Pré-temporada
A partida desta quinta-feira será a primeira oficial de ambos os times na temporada. De um lado, o técnico Lisca tenta encontrar a melhor formação para tentar levar o Vovô ao título cearense e ao bicampeonato do Nordeste. Ao todo, 13 reforços foram contratados até agora, entre eles o atacante Bill, que torna depois da sua primeira passagem em 2014. Outro reforço do time cearense é o meia argentino Emanuel Biancucchi, primo de Lionel Messi.

Do outro lado, Muricy Ramalho estreia como técnico do Flamengo, também em busca de achar a melhor formação após a chegada de oito reforços, com destaques para o argentino Federico Mancuello, contratado do Indepiendente-ARG por 12 R$ milhões de reais, e o volante Willian Arão, que veio do Botafogo. Os ingressos para o jogo ainda estão à venda neste endereço eletrônico.

Saiba mais
Zico confirma presença em Fortaleza para ver Ceará e Flamengo na Arena Castelão

Veja todos os jogos entre Ceará e Flamengo

Fonte: ogol.com.br

Fonte: ogol.com.br

 

Publicidade

Fortaleza e Ceará encerram ano entre as 15 melhores médias de público do Brasil

Por guilhermecustodio em Futebol

17 de dezembro de 2015

Jogo entre Fortaleza e Brasil de Pelotas-RS teve a maior renda da história do futebol cearense. Foto: Daniel Herculano/Tribuna do Ceará

Fortaleza e Brasil de Pelotas-RS teve a maior renda da história do futebol cearense. Foto: Daniel Herculano/Tribuna do Ceará

Final da Copa do Nordeste entre Ceará e Bahia registou o 3º maior púbico no ano. Foto: cearasc.com/Divulgação

Final da Copa do Nordeste entre Ceará e Bahia registou o 3º maior púbico no ano. Foto: cearasc.com/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

Oh povo pra gostar de futebol. Os times do Fortaleza e do Ceará, respectivamente, encerram o ano de 2015 entre as 15 melhores médias de público dentre os 100 times que disputaram as séries A, B, C e D. O Leão do Pici teve uma média de 18.072 torcedores, ocupando a 10ª colocação no ranking, ficando na frente dos times do Fluminense, Atlético-PR, Sport, Vasco, Coritiba, Ponte Preta, clubes que disputaram a Série A em 2015.

O Alvinegro de Porangabussu ficou na 14ª posição, com uma média de 16.142 torcedores. O Vovô tem outro número significativo, o de terceiro maior público do ano do futebol nacional. A marca foi registrada na final da Copa do Nordeste, no dia 29 de abril, quando 63.399 pessoas viram o time cearense vencer o Bahia por 2 a 1 e conquistar o inédito título regional.

Dupla do Cariri
Se os dois maiores times do estado tiveram boas médias de público em 2015, o mesmo não se pode dizer das duas principais forças da Região do Cariri. O Icasa, rebaixado para a Série D, termina o ano na setuagésima terceira posição (73ª), com média de 949 torcedores. Já o Guarani de Juazeiro, que disputou a Série D, ocupa a octagésima terceira colocação (83ª), com média de 477 pessoas.

Ricardinho assina contrato com time árabe e Ceará aguarda o depósito da multa rescisória
Arena Castelão tem o recorde de público da Série C e também a maior renda do futebol cearense

Publicidade

Há dez anos, Clodoaldo fez a festa contra o São Paulo de Rogério Ceni

Por guilhermecustodio em Futebol, Futebol Digital

12 de dezembro de 2015

Rogério Ceni defendeu o São Paulo durante 25 anos. Foto: saopaulofc.net/Divulgação

Rogério Ceni defendeu o São Paulo durante 25 anos. Foto: saopaulofc.net/Divulgação

A noite desta última sexta-feira (11) ficará marcada na memória dos torcedores são-paulinos. O “Mito” Rogério Ceni, 42 anos, se aposentou oficialmente do futebol no seu palco preferido, o Estádio do Morumbi.

Há dez anos, o baixinho Clodoaldo fez o gol que deu a vitória do Fortaleza contra o São Paulo, em jogo do Brasileirão da Série A de 2005. Na meta do time paulista estava Rogério Ceni. O gol do “capetinha” fez o Estádio Castelão explodir de alegria. Reveja o gol . Poucos dias depois desse confronto, o time paulista viajou para o Japão, onde se sagrou tricampeão do mundo ao vencer o Liverpool-ING por 1 a 0, com destaque para a atuação memorável do camisa 01 do São Paulo.

Nesta sexta, o Fortaleza lembrou no seu perfil no Instagram da despedida do goleiro-artilheiro. O Tricolor cearense fez questão de lembrar que Rogério Ceni nunca fez gol diante do Leão do Pici. No dia 31 de agosto de 2006, São Paulo e Fortaleza se enfrentaram no Morumbi pelo Brasileirão. Aos 49 minutos do segundo tempo, então goleiro Albérico, defendeu um pênalti cobrado por Ceni e assim garantiu o empate em 1 a 1.

Ficha Técnica do confronto de 2005
Fortaleza – Albérico (goleiro), Ronaldo Angelim (zagueiro), Márcio Goiano (zagueiro), Amaral (lateral-direito), Giba (lateral-esquerdo), Erandir (volante), Dude (volante), Clodoaldo (atacante -depois; Alex Afonso), Lúcio (meio-campo), Paulo Isidoro (meio-campo, depois; Marcelo Lopes), Rinaldo (atacante -depois; Fumagalli).

São Paulo – Rogério Ceni (goleiro), Edcarlos (zagueiro), Flávio Donizete (defensor), Lugano (zagueiro), Cicinho (lateral-direito), Júnior (lateral-esquerdo, depois; Richarlyson), Josué (volante), Danilo (meio-campo), Mineiro (meio-campo), Christian (atacante, depois; Thiago Ribeiro), Amoroso (atacante, depois; Grafite).

Saiba mais
Autor da música ‘rap do Clodoaldo’ relembra sucesso no início dos anos 2000

 

Publicidade

Técnico Marcelo Veiga comemora bicampeonato brasileiro com o Botafogo-SP

Por guilhermecustodio em Futebol

17 de novembro de 2015

Marcelo Veiga foi campeão cearense como jogador do Ferroviário. Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo

Marcelo Veiga foi campeão cearense como jogador do Ferroviário. Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo

O atual campeão brasileiro da Série D é o Botafogo de Ribeirão Preto-SP. O time paulista empatou em 0 a 0 com o Ríver-PI no último sábado (15) e conquistou o primeiro título nacional de sua história. Na primeira partida o “Bota” venceu por 3 a 2.

O clube tem no comando técnico Marcelo Veiga, 51 anos, bastante conhecido do futebol cearense. Veiga atuou pelo Ferroviário entre 1988 e 1989, sendo campeão estadual no primeiro ano.

Em 1997, o ex-lateral esquerdo jogou pelo Fortaleza. O paulistano ainda retornou ao nosso estado para treinar o Tubarão da em 2004. O título conquistado diante do time piauiense é o segundo nacional na carreira do treinador. Em 2007, Veiga levou o Bragantino ao título da Série C.

Marcelo Veiga durante sua 1ª entrevista como jogador do Ferroviário


Saiba mais
Novo técnico do Fortaleza pode ser anunciado esta semana

Publicidade

Ex-jogador do Fortaleza é o único brasileiro que concorre ao Prêmio Puskas 2015

Por guilhermecustodio em Futebol

10 de novembro de 2015

Wendell Lira jogou pelo Fortaleza em 2010. Foto:Fortalezaec/Divulgação

Wendell Lira jogou pelo Fortaleza em 2010. Foto:Fortalezaec/Divulgação

O futebol brasileiro estará representado na eleição do Prêmio Puskas 2015 (que elege o gol mais bonito do ano) por um ex-jogador do Fortaleza. O atacante Wendell Lira, 26 anos, marcou um gol de meia bicicleta pelo Goianésia-GO contra o Atlético Goianiense, em março.

O atleta atuou pelo Tricolor do Pici no ano de 2010. A Fifa fez uma seleção entre os meses de setembro de 2014 a setembro de 2015 para chegar a lista final de 10 gols que concorrem ao prêmio. A escolha do gol mais bonito de 2015 é feita pela internet. Veja os gols e vote.

O brasileiro briga com grandes craques do futebol mundial, como; Lionel Messi e Carlitos Tevez, entre outros nomes. O anúncio dos três finalistas será realizado no próximo dia 30. O vencedor será conhecido no dia 11 de janeiro.

Atualmente, Wendell Lira está sem clube. O jogador contou que não esperava entrar na disputa. “Estou há três meses desempregado. Falei pro meus amigos que o futebol muda muito rápido. Concorrer esse prêmio é algo inexplicável”, disse ele durante entrevista ao Jornal Nacional.

Saiba mais
Jogadores do Fortaleza com vínculo até 2016 entram de férias

 

Publicidade

Magnata marca o 1º gol pelo Flu e se aproxima dos 10 maiores artilheiros do clube

Por guilhermecustodio em Futebol

21 de agosto de 2015

Magno Alves

Magno Alves está a quatro gols de alcançar o ex-jogador Ézio e se tornar o 10º maior artilheiro do Fluminense com 119 gols. Foto:/Divulgação

Ufa! Até que fim! . Saiu o primeiro gol do Magnata com a camisa do Fluminense. O camisa 20 do Tricolor das Laranjeiras fez o primeiro gol na vitória de 2 a 1 contra o Paysandu, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Maracanã. Foi a primeira vez que o atacante de 39 anos marcou um gol desde que deixou o Ceará, no início de maio desse ano.

O atacante tricolor soma agora 115 gols pelo clube carioca, quatro a menos do que o ex-jogador Ézio, o 10º maior artilheiro do Fluzão. A partida contra o Paysandu foi apenas o 11º jogo do Magno Alves com a camisa do Flu desde o seu retorno, sendo a quarta como titular. O maior artilheiro do Tricolor é o ex-atacante Waldo, que anotou 319 gols.

O último gol dele pelo Fluminense tinha sido feito no dia 24 de novembro de 2002, quando marcou duas vezes na vitória de 3 a 0 sobre o São Caetano, em confronto do Campeonato Brasileiro.

Ídolo do Ceará
O baiano de Aporá saiu do Ceará Sporting Club como o sétimo maior artilheiro do alvinegro cearense. De quebra, ainda ajudou na conquista do título inédito da Copa do Nordeste 2015. Nos últimos dois anos disputou o título de maior artilheiro do futebol brasileiro, sendo o recordista em 2014 com 37 gols.

Saiba mais
Magno Alves deixa o Ceará como o 7º maior artilheiro da história do clube

 

Publicidade

Magnata marca o 1º gol pelo Flu e se aproxima dos 10 maiores artilheiros do clube

Por guilhermecustodio em Futebol

21 de agosto de 2015

Magno Alves

Magno Alves está a quatro gols de alcançar o ex-jogador Ézio e se tornar o 10º maior artilheiro do Fluminense com 119 gols. Foto:/Divulgação

Ufa! Até que fim! . Saiu o primeiro gol do Magnata com a camisa do Fluminense. O camisa 20 do Tricolor das Laranjeiras fez o primeiro gol na vitória de 2 a 1 contra o Paysandu, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Maracanã. Foi a primeira vez que o atacante de 39 anos marcou um gol desde que deixou o Ceará, no início de maio desse ano.

O atacante tricolor soma agora 115 gols pelo clube carioca, quatro a menos do que o ex-jogador Ézio, o 10º maior artilheiro do Fluzão. A partida contra o Paysandu foi apenas o 11º jogo do Magno Alves com a camisa do Flu desde o seu retorno, sendo a quarta como titular. O maior artilheiro do Tricolor é o ex-atacante Waldo, que anotou 319 gols.

O último gol dele pelo Fluminense tinha sido feito no dia 24 de novembro de 2002, quando marcou duas vezes na vitória de 3 a 0 sobre o São Caetano, em confronto do Campeonato Brasileiro.

Ídolo do Ceará
O baiano de Aporá saiu do Ceará Sporting Club como o sétimo maior artilheiro do alvinegro cearense. De quebra, ainda ajudou na conquista do título inédito da Copa do Nordeste 2015. Nos últimos dois anos disputou o título de maior artilheiro do futebol brasileiro, sendo o recordista em 2014 com 37 gols.

Saiba mais
Magno Alves deixa o Ceará como o 7º maior artilheiro da história do clube