Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Copa do Nordeste

Ceará e Fortaleza perdem partidas de ida das quartas-de-final da Copa do Nordeste

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

31 de Março de 2016

Copa do Nordeste

Domingo (03), Ceará e Fortaleza jogam suas partidas de volta pelas quartas da competição. Foto: Divulgação/FPF

A noite de ontem (30) não foi boa para o futebol cearense nas partidas de ida das quartas-de-final da Copa do Nordeste. Jogando em casa, o Fortaleza perdeu de virada para o Bahia por 2 a 1 com dois gols de Juninho, mesmo placar pelo qual o Santa Cruz, jogando no Arruda, venceu o Ceará, com dois gols de Keno. Juninho e Rafael Costa fizeram os gols de Fortaleza e Ceará, respectivamente.

Fortaleza

A derrota do clube do Pici significou o fim de uma invencibilidade de mais de um ano em partidas no Castelão. O Leão não perdia uma partida no estádio desde o dia 18 de março de 2015.

O Fortaleza precisa agora vencer o Bahia no próximo domingo (03) na Fonte Nova por dois gols de diferença para seguir para as semi-finais da competição nordestina.

Ceará

Após a derrota por 2 a 1 fora de casa, o Ceará precisa agora vencer no Castelão por 1×0 para ir para a próxima fase ou vencer por dois gols de diferença a partir de 3×1. Se der 2×1 para o Vozão, a decisão vai para as penalidades máximas.


leia tudo sobre

Publicidade

Fortaleza vence o River-PI e garante vaga para o mata-mata da Copa do Nordeste

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

24 de Março de 2016

Goleiro Ricardo Berna foi o principal destaque da partida. Foto: Lucas Dias/GP1

Goleiro Ricardo Berna foi o principal destaque da partida. Foto: Lucas Dias/GP1

Na noite desta quarta-feira (23), o Leão do Pici venceu o River-PI por 2 a 1, no estádio Albertão, em Teresina, e se classificou para o mata-mata da Copa do Nordeste 2016, ficando com dez pontos e se classificando em segundo colocado do grupo D.

O adversário do mata-mata do clube tricolor pode ser Bahia, Sport, Ceará ou Campinense, decidido em sorteio realizado nesta quinta-feira (24).

A partida

Debaixo de chuva, aos 11 minutos o árbitro anulou um gol legal dos donos da casa marcado por Esquerdinha. Aos 13, Vanderlei acertou um belo chute no travessão de Ricardo Berna. Quase gol do River-PI.

Em meio a superioridade dos donos da casa, o Fortaleza abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo. Anselmo tabelou com Daniel Sobralense e tocou para Juninho chutar cruzado no canto de Naylson. Leão 1 a 0.

No segundo tempo o River-PI continuou a pressão e empatou aos 30 minutos com um belo gol de falta de Tote. Porém, aos 34, Pio bateu pênalti sofrido por ele próprio e fez o gol da classificação tricolor. Fortaleza 2 a 1.

Os 15 minutos finais foram de pressão do River-PI, mas o empate não veio e teve festa tricolor no estádio Albertão, em Teresina.

 

leia tudo sobre

Publicidade

Fortaleza enfrenta o River-PI em partida decisiva pela Copa do Nordeste

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

23 de Março de 2016

Leão do Pici encerrou os preparativos para a partida. Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO

Leão do Pici encerrou os preparativos para a partida. Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO

O Leão do Pici entra em campo em partida decisiva pelo Nordestão contra o River-PI nesta quarta (23) no estádio Albertão. Ontem (22), o Fortaleza realizou o reconhecimento do gramado do estádio da partida e encerrou os treinamentos visando o confronto de hoje, às 21h45min.

O volante tricolor Juliano não entra em campo vetado por causa de uma virose. Já o atacante Eduardo está de volta e fica no banco de reservas, juntamente com os meias Daniel Sobralense e Elias.
Segundo o treinamento da véspera da partida, o treinador Marquinhos Santos deve optar pela seguinte equipe titular: Ricardo Berna; Edimar, Lima, Max Oliveira e William Simões; Pio, Éverton, Jean Mota e Clebinho; Juninho e Anselmo.

Com 7 pontos, o Fortaleza é o segundo colocado do Grupo D da Copa do Nordeste. O River-PI tem seis pontos e ocupa a terceira colocação. Já o Sport do Recife lidera o grupo com oito pontos.

leia tudo sobre

Publicidade

Tour da Taça da Copa do Nordeste 2016 chega ao Ceará

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

03 de Março de 2016

Taça da Copa do Nordeste 2016 chega ao Ceará no dia 8 de março

Taça da Copa do Nordeste 2016 chega ao Ceará no dia 8 de março. Foto: Divulgação

A “orelhuda” está chegando! Com a legenda de “Nove Estados, Uma Paixão”, o evento percorre 5.205 quilômetros durante 56 dias e chega em nosso estado no dia 8 de março, com exposição em loja de shopping da capital cearense, das 12h às 20h.

Além de ver de perto a taça de 49 centímetros de altura feita em aço fundido banhado a ouro e com os anéis que representam os estados, os torcedores interagem com o mascote “Zé Cabrito” e participam de ações como o “Gritômetro” – medindo a intensidade do grito de “gol”. Depois de Fortaleza, o evento segue para São Luís (MA) e Teresina (PI).

Serviço:

Tour da Taça – Copa do Nordeste 2016

8 de março

Horário: 12h às 20h

Local: Loja da Claro no Shopping Iguatemi Fortaleza

Gratuito

leia tudo sobre

Publicidade

Ceará vai em busca de igualar feito da dupla Ba-Vi na Copa do Nordeste

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

09 de Fevereiro de 2016

IMG_0255_1

Zagueiro Charles marcou o primeiro gol na final de 2015 contra o Bahia. Foto: Christian Alekson / Cearasc.com

Em 2016 o Ceará poderá se tornar o terceiro clube na história a vencer duas edições seguidas da Copa do Nordeste. Caso o Vovô levante o troféu de campeão nordestino, irá se igualar ao Bahia e ao Vitória, que conseguiram os títulos nas edições de 2001, 2002, e 2003 e 2010, respectivamente. Vale lembrar que, após o ano de 2003 a competição só voltou a ser disputada novamente sete anos depois.

Esta será a décima sexta edição do torneio regional. Apenas seis clubes tiveram a honra de conquistar o maior título da nossa região.

Títulos
O maior vencedor da competição é Vitória-BA, que tem nada menos do que cinco títulos. Depois vem o Sport-Recife com três taças. Seguido do bicampeão Bahia. Com um título cada temos: Ceará, América de Natal e Campinense-PB.

Remanescentes
O Alvinegro de Porangabussu manteve sete jogadores que conquistaram o título da “Lampions League”, são eles: os zagueiros Charles, Carlão, e Sandro, o volante João Marcos, os laterais Tiago Cametá e Fernandinho, e o atacante Assisinho.

A estreia do Ceará na competição será no próximo domingo (14) contra o Vitória da Conquista-BA, às 16h (horário local), no Estádio Lomanto Júnior.

Saiba mais
Ceará vence Tiradentes de novo e mantém 100% de aproveitamento

Publicidade

Copa do NE 2016 pode ter Ceará e Fortaleza no mesmo grupo: veja como será o sorteio

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

23 de setembro de 2015

20150430132149_0

Sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2016 será realizado em Natal. Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza nesta quinta-feira (24) o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2016. O formato de disputa da competição regional segue o mesmo. Os vinte clubes serão divididos em cinco grupos de quatro, onde as cinco melhores equipes da primeira fase e os três melhores segundos colocados se classificam para a fase de quartas de final.
a competição regional

O evento tem início às 21h, em Natal e terá transmissão da TV Esporte Interativo. Como aconteceu na edição de 2015, ano que vem podemos ter novamente o encontro de Ceará e Fortaleza na primeira fase da competição regional. Os dois Clássico-Rei da Copa do Nordeste 2015 foram marcados pelo equilíbrio. No primeiro deles a partida terminou no empate de 1 a 1. No segundo duelo o Vozão saiu vitorioso com o placar de 2 a 1. O Alvinegro cearense será cabeça de chave e estará no pote 1 ao lado do Bahia, Sport, ABC e América-RN.

Veja como será o sorteio
Os vinte clubes serão divididas em quatro potes, enumerados de 1 a 4, com cinco equipes em cada, com base na ordem de colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2015. Veja como é feito o Ranking da CBF.

O primeiro sorteio define o grupo de cada um dos cinco clubes menor posição no RNC, que ficarão no pote 4. A divisão segue com a definição dos grupos dos cinco clubes constantes no pote 3, depois o pote 2 e por fim o pote 1, onde estão os cabeças de chave – os melhores ranqueados.

Os potes serão os seguintes:

Pote 1: Bahia-BA (16º), Ceará-CE (19º), Sport-PE (20º), ABC/RN (23º) e América-RN (27º)

Pote 2: Santa Cruz-PE (36º), Fortaleza-CE (41º), Sampaio Corrêa-MA (42º), CRB-AL (47º) e Salgueiro-PE (49º)

Pote 3: Botafogo-PB (65º), Campinense-PB (70º), Vitória da Conquista-BA (76º), Confiança-SE (82º) e Coruripe-AL (92º)

Pote 4: Flamengo-PI (123º), River-PI (152º), Juazeirense-BA (162º), Imperatriz-MA (sem ranking) e Estanciano-SE (sem ranking)

Saiba mais
Ceará vence Bahia e é campeão da Copa do Nordeste 2015

 

Publicidade

Ceará e Fortaleza podem se enfrentar novamente na fase de grupos da Copa NE

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

04 de setembro de 2015

Ceará e Fortaleza se enfrentaram duas vezes na Copa NE 2015, com um empate e uma vitória alvinegra. Foto:Christian Alekson/CearaSC.com

Ceará e Fortaleza se enfrentaram duas vezes na Copa NE 2015, com um empate e uma vitória alvinegra. Foto:Christian Alekson/CearaSC.com

O sorteio que define os cinco grupos da Copa do Nordeste 2016 será realizado no próximo dia 24, em Natal. Assim como aconteceu em 2015, podemos ter novamente dois duelos de Ceará e Fortaleza na fase de grupos da competição regional. Os quatro potes que contêm os vintes times do torneio já estão definidos, baseados no ranking de 2015 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No pote (1) estão (Bahia (16º), Ceará (19º), Sport (20º), ABC (23º) e América-RN (28º), pote (2) Santa Cruz (36º), Fortaleza (41º), Sampaio Corrêa (42º), CRB (47º) e Salgueiro (49º), pote (3)  Botafogo (65º), Campinense (70º), Vitória da Conquista (76º), Confiança (82º) e Coruripe (92º), pote (4) Flamengo-PI (132º), River (152º) Juazeirense (162º), Imperatriz (s/r) e Estanciano (s/r). O Ceará, atual campeão da “Lampions League”, já começa o sorteio como cabeça de chave.

O maior campeonato regional do país terá 74 jogos e será realizado entre 14 de fevereiro e 1º de maio de 2016. A fórmula de disputa permanece a mesma; se classificam os cinco primeiros colocados de cada grupo e os três melhores segundos colocados, que se classificam para a fase de quartas de final, em confrontos de ida e volta, em sistema eliminatório.

Saiba mais
Ingressos para o jogo de futsal da Seleção Brasileira na Arena Castelão já estão à venda

 

Publicidade

Shopping de Fortaleza recebe exposição da Taça da Copa do Nordeste 2015

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

23 de junho de 2015

Público vai puder tirar fotos ao lado da taça. Foto: /Divulgação

Público vai puder tirar fotos ao lado da taça. Foto: /Divulgação

A taça da Copa do Nordeste 2015, conquistada pelo Ceará, fica exposta para visitação do público até o próximo domingo (28), no piso L2 do Shopping Parangaba, em Fortaleza (até o horário de funcionamento do refente setor do Shopping). Os visitantes poderão chegar perto e até tirar fotos ao lado da “orelhuda” do futebol nordestino. O evento ainda vai sortear produtos oficiais do atual campeão da Copa do Nordeste.

A taça da Copa do Nordeste tem 49 centímetros de altura, pesa oito quilos e é fabricada com metal fundido e banhada a ouro. O design do troféu é composto por nove anéis que representam os estados da Região Nordeste.

Em 2016, o Ceará e o Fortaleza tentarão manter o maior prêmio do futebol regional em solo cearense.

SERVIÇO: Exposição da Taça da Copa do Nordeste 2015
Data: de 23 a 28 de junho
Horário: Segunda a sábado, de 10h às 22h. Domingo, de 11h às 20h.
Local: Piso L2 do Shopping Parangaba (ao lado da loja Hering Kids), Rua Germano Franck, 300, Bairro Parangaba, Fortaleza

Saiba mais
Conheça todos os participantes da Copa do Nordeste 2016

 

Publicidade

Ceará garante terceira participação em torneios internacionais

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

30 de Abril de 2015

Elenco alvinegro campeão da Copa do Nordeste. Foto: Tribuna do Ceará

Elenco alvinegro campeão da Copa do Nordeste. Foto: Tribuna do Ceará

O título inédito da Copa do Nordeste rendeu ao Ceará a classificação para ser um dos oito representantes brasileiros na Copa Sul-americana 2015.

A vaga do Alvinegro de Porangabussu no torneio internacional veio após a vitória de 2 a 1 diante do Bahia, nesta quarta-feira (29), com 63.903 pessoas presentes no Estádio Arena Castelão, até aqui o maior público do futebol brasileiro em 2015.

O clube voltou a conquistar um título regional após 46 anos. Em 1969, o time cearense se sagrou campeão do extinto Torneio Norte-Nordeste depois de realizar uma série de três jogos com o Clube do Remo para decidir quem ficaria com a taça. No primeiro duelo a equipe paraense venceu o Ceará por 2 a 1. O segundo jogo terminou 3 a 2 para o Vovô e a terceira e última partida acabou 3 a 0 para o clube cearense.

O alvinegro voltará a disputar a Copa Sul-americana após quatro anos. O ‘Vovô’ enfrentou o São Paulo na sua última participação no torneio e acabou sendo eliminado após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 no Estádio Presidente Vargas e perder por 3 a 0 no Estádio do Morumbi.

A Copa Sul-americana 2015 será realizada do dia 19 de agosto ao dia 9 de dezembro. Esse ano completa 20 anos da primeira participação do Ceará em competição internacional. Em 1995, o Alvinegro de Porangabussu jogou a Copa Conmembol. Foram dois empates com o Corinthians (1 x 1 e 2 x 2). Na disputa de pênaltis o time paulista venceu por 7 a 6.

saiba mais
Final do Nordestão entre Ceará e Bahia é o maior público do Brasil em 2015
Zico parabeniza título do Ceará e exalta importância da Copa do Nordeste

 

Publicidade

Ceará pode se tornar o terceiro campeão invicto da Copa do Nordeste

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

28 de Abril de 2015

Ceará está invicto há 12 jogos na Copa do Nordeste. Foto:  Christian Alekson / Cearasc.com

Ceará está invicto há 12 jogos na Copa do Nordeste. Foto: Christian Alekson / Cearasc.com

Com um empate ou uma vitória no tempo normal contra o Bahia nesta quarta-feira (29), às 22h, no Estádio Arena Castelão, o Ceará garante o título inédito da Copa do Nordeste. Caso o time cearense consiga esse feito, se tornará o terceiro clube a ganhar a competição regional de forma invicta.

O primeiro time a ganhar o Nordestão de forma invicta foi o Sport-PE, em 1994. A campanha do leão pernambucano foi de quatro vitórias na primeira fase, uma nas quartas de final e dois empates nas fases seguintes; um na semi e outro na final. Nestes dois últimos jogos o Sport conseguiu o triunfo após duas vitórias nos pênaltis, contra Bahia e CBR, respectivamente.

Em 2003, foi a vez do Vitória-BA levantar a taça da Copa do Nordeste sem perder nenhum jogo. O rubro-negro baiano teve três vitórias e dois empates. Nessa edição do torneio, o Vitória entrou na disputa a partir das quartas de final, decidindo o troféu contra o Fluminense de Feira de Santana-BA.

A campanha do Ceará no Nordestão 2015 é onze jogos, com cinco empates e seis vitórias. Uma eventual conquista do alvinegro de Porangabussu também garante o primeiro título da ‘ Lampions League’ para o estado do Ceará.

Campanha do Ceará na Copa do Nordeste 2015

Bahia 0 x 1 Ceará
Vitória-BA 2 x 2 Ceará
Ceará 0 x 0 Vitória-BA
Ceará 2 x 1 Salgueiro-PE
Salgueiro-PE 0 x 2 Ceará
Fortaleza 1 x 2 Ceará
Ceará 1 x 0 River-PI
Botafogo-PB 1 x 1 Ceará
Ceará 1 x 0 Botafogo-PB
River-PI 1 x 1 Ceará
Ceará 1 x 1 Fortaleza

saiba mais
Icasa e Flamengo se enfrentam pela primeira vez na história
Ceará encara o Bahia para tentar ganhar um título regional após 46 anos

 

 

Publicidade

Ceará pode se tornar o terceiro campeão invicto da Copa do Nordeste

Por guilhermecustodio em Copa do Nordeste

28 de Abril de 2015

Ceará está invicto há 12 jogos na Copa do Nordeste. Foto:  Christian Alekson / Cearasc.com

Ceará está invicto há 12 jogos na Copa do Nordeste. Foto: Christian Alekson / Cearasc.com

Com um empate ou uma vitória no tempo normal contra o Bahia nesta quarta-feira (29), às 22h, no Estádio Arena Castelão, o Ceará garante o título inédito da Copa do Nordeste. Caso o time cearense consiga esse feito, se tornará o terceiro clube a ganhar a competição regional de forma invicta.

O primeiro time a ganhar o Nordestão de forma invicta foi o Sport-PE, em 1994. A campanha do leão pernambucano foi de quatro vitórias na primeira fase, uma nas quartas de final e dois empates nas fases seguintes; um na semi e outro na final. Nestes dois últimos jogos o Sport conseguiu o triunfo após duas vitórias nos pênaltis, contra Bahia e CBR, respectivamente.

Em 2003, foi a vez do Vitória-BA levantar a taça da Copa do Nordeste sem perder nenhum jogo. O rubro-negro baiano teve três vitórias e dois empates. Nessa edição do torneio, o Vitória entrou na disputa a partir das quartas de final, decidindo o troféu contra o Fluminense de Feira de Santana-BA.

A campanha do Ceará no Nordestão 2015 é onze jogos, com cinco empates e seis vitórias. Uma eventual conquista do alvinegro de Porangabussu também garante o primeiro título da ‘ Lampions League’ para o estado do Ceará.

Campanha do Ceará na Copa do Nordeste 2015

Bahia 0 x 1 Ceará
Vitória-BA 2 x 2 Ceará
Ceará 0 x 0 Vitória-BA
Ceará 2 x 1 Salgueiro-PE
Salgueiro-PE 0 x 2 Ceará
Fortaleza 1 x 2 Ceará
Ceará 1 x 0 River-PI
Botafogo-PB 1 x 1 Ceará
Ceará 1 x 0 Botafogo-PB
River-PI 1 x 1 Ceará
Ceará 1 x 1 Fortaleza

saiba mais
Icasa e Flamengo se enfrentam pela primeira vez na história
Ceará encara o Bahia para tentar ganhar um título regional após 46 anos