Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Basquete Cearense

Solar Cearense perde para o Botafogo no Rio pelo NBB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

07 de Fevereiro de 2018

Os donos da casa venceram nos segundos finais: 70 a 68. Foto: Nayra Halm/Foto do Jogo

Em uma partida disputada a cada ponto, o Solar Cearense abriu nove pontos de vantagem, mas o Botafogo buscou o placar e venceu o jogo nesta terça-feira (6) por 70 a 68 no ginásio Oscar Zelaya no Rio de Janeiro. O Carcará encara agora o Vasco da Gama nesta quinta-feira (8), às 19h (horário de Fortaleza) no ginásio de São Januário, também no Rio.

Os cestinhas do duelo foram o ala-armador Rashaun McLemore (com 17 pontos, 5 rebotes), o armador Paulinho (12 pontos, 5 rebotes) e o ala-armador Betinho (12 pontos). No Botafogo, o armador Jamaal foi quem mais marcou, com 18 pontos.

“Foi uma partida muito equilibrada, a equipe deles também vinha embalada e jogando em casa, tiveram bom aproveitamento. Fizemos uma boa partida, mas infelizmente não soubemos fechar o jogo. Seguimos firmes e com o propósito de voltar pra casa com uma vitória”, afirmou o capitão do Carcará Davi Rossetto.

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense vence o Joinville no último jogo em casa em 2017

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

23 de dezembro de 2017

Leozão marcou 32 pontos e bateu o seu recorde na Liga. Foto: Stephan Eilert

Com uma grande atuação do pivô Leozão, o Carcará venceu o Joinville na noite desta sexta-feira (22) no ginásio Paulo Sarasate por 80 a 66 (41 a 32 no primeiro tempo). Foi a quarta vitória da equipe cearense em nove partidas disputadas até aqui no NBB.

“Uma noite inesquecível. Hoje nos levantamos de uma forma muito forte, ganhamos o jogo, o Léo bate recorde de pontos e rebotes, o Sualisson pede a namorada em casamento no fim do jogo, a gente consolida essa família do Solar Cearense que além de muito profissional tem muita base, muitas virtudes, em dois dias nos reconstruímos mostrando que somos uma equipe muito competitiva”, afirmou o técnico Alberto Bial.

O pivô Leozão foi o cestinha do confronto com 32 pontos e 16 rebotes. Destaque também para Bruno Fiorotto com 14 pontos, sete rebotes e quatro assistências e Davi Rossetto, com 13 pontos, quatro assistências e três rebotes. “Hoje era aniversário da minha mãe e eu pensei o tempo todo nela, como ela está longe eu precisava dar um presente que foi a vitória hoje. Eu dei o meu máximo junto com os meus companheiros, graças a eles eu pude fazer um grande jogo e estou muito feliz pelos recordes, mas o meu grande objetivo é levar o Solar Cearense à posição mais alta possível, é para isso que eu trabalho todos os dias”, destacou o pivô do Carcará Leozão.

O Solar Cearense enfrenta agora o Vitória na quarta-feira (27) em Salvador no clássico do Nordeste do NBB.

Próximos jogos

27/12 – 19h30 (horário de Fortaleza)

Vitória x Solar Cearense

Local: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras

08/01/18 – 19h10 (horário de Fortaleza)

Franca x Solar Cearense

Local: Ginásio Pedrocão

10/01/2018 – 19h (horário de Fortaleza)

Bauru x Solar Cearense

Local: Ginásio Panela de Pressão

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense se classifica para a terceira fase da LDB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

26 de novembro de 2017

O pivô do Carcará Emílio Silva em ação. Foto: LNB

O Solar Cearense terminou a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete em São Paulo com uma derrota de 64 a 56 (34 a 31 no primeiro tempo) para a equipe do Sesi/Franca na tarde deste sábado (25). Com uma campanha de 5 vitórias e 4 derrotas, o único time do Nordeste na competição se classificou para a terceira fase da LDB que acontece a partir de 20 de fevereiro de 2018 no ginásio do Paulistano em São Paulo.

“Precisamos corrigir o detalhe em que não estamos conseguindo fechar bem as partidas. Jogamos de igual com todos, mas não conseguimos manter a intensidade na hora decisiva das partidas. O ponto positivo é que jogamos bem contra todos e são adversários que iremos enfrentar na fase seguinte. Agora é treinar, se preparar bem para buscar uma boa classificação na fase seguinte da LDB”, afirmou o técnico Lucas Castro, campeão da LDB com o Carcará em 2014.

Já para o pivô Emílio Silva, “temos uma equipe forte e acabamos perdendo alguns jogos para nós mesmos. Enfrentamos adversário do nosso nível, mas faltou mais o individual de cada um para formarmos uma equipe vencedora. Para isso vamos treinar muito até a terceira fase e buscar uma grande classificação para o Solar Cearense”.

Dois destaques do Carcará na competição até aqui foram Juliano Armani, como cestinha, com média de 16 pontos por jogo, além de segundo em assistências (média de 5 por partida) e Wallison Guilherme, como a melhor média de rebotes nos oitos jogos disputados: 8.75 bolas por jogo, além de média de 12.2 pontos por partida. E ainda Gabriel Fernandes, com 12 pontos por partida.

Na partida contra o Franca, Juliano Armani foi o cestinha da equipe com 18 pontos, quatro bolas recuperadas, três assistências e três rebotes. Felipe Smith ficou em segundo com 14 pontos, nove rebotes e duas bolas recuperadas. Gabriel (11 pontos, cinco rebotes e três assistências) completou os destaques do Carcará. Guilherme Abreu, de Franca, com 23 pontos, nove rebotes, seis bolas recuperadas e duas assistências foi o destaque francano.

Resultados do Solar Cearense – 2ª fase

Solar Cearense 56 x 64 SESI/Franca

Solar Cearense 74 x 77 São José (primeira prorrogação)

Solar Cearense 70 x 69 Flamengo

Solar Cearense 62 x 89 Minas Tênis

Solar Cearense 49 x 85 EC Pinheiros

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense vence Botafogo e termina em quinto na Copa Avianca

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

01 de novembro de 2017

O Carcará estreia no NBB 10 na próxima terça-feira (7) contra a Liga Sorocabana em São Paulo. Foto: Stephan Eilert

O Solar Cearense encerrou ontem (31) a sua participação na primeira Copa Avianca disputada em Belo Horizonte. O Carcará venceu o Botafogo por 92 a 85 e conquistou a quinta colocação do torneio.

Destaque para o cestinha do Carcará no jogo, o ala/armador Paulinho Boracini com 28 pontos, seis assistências e quatro rebotes. Eric Laster com 16 pontos, quatro bolas recuperadas e três assistências e Nathan Benjamim com 14 pontos, seis rebotes, duas bolas recuperadas e duas assistências também se destacaram na partida. O destaque do time carioca foi Gabriel com 28 pontos.

A equipe do Solar Cearense estreia no NBB 10 no dia 7 de novembro (terça-feira) contra a Liga Sorocabana em São Paulo. “Estamos em uma constante evolução. Esperamos agora fazer os ajustes finais para nossa estreia contra Sorocaba”, afirmou o técnico do time cearense Alberto Bial.

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense vence o Basquete Curitiba e conquista sua segunda vitória na LDB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

23 de outubro de 2017

2 jogos, 2 vitórias. 100% de aproveitamento. Pra cima deles, Carcará! Foto: Hedeson Alves/LNB

Neste domingo (22) o Solar Cearense conseguiu a sua segunda vitória na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Agora sobre os donos da casa, o Basquete Curitiba, por 77 a 70. Em uma partida equilibrada até os últimos minutos, o Carcará venceu e garantiu a invencibilidade na competição.

“Na primeira partida do Basquete Curitiba eles usaram a defesa zona e nos preparamos para jogar nessa defesa, mas logo no início da partida o técnico mudou a forma de jogar e fomos surpreendidos. Mesmo assim conseguimos manter um nível de jogo muito igual, com o placar oscilando o tempo todo, até abrirmos a diferença de sete pontos e vencer”, afirmou o técnico do Solar Dannyel Russo.

Mais uma vez o armador Armani foi o cestinha do Carcará com 22 pontos. “Ganhamos bastante confiança com essa vitória e queremos manter esse ritmo para ficar bem na tabela. Amanhã teremos mais um grande desafio diante do Paulistano e é importante manter nossa defesa que está funcionando, o time está muito entrosado”, destacou o cestinha da equipe cearense.

Em sua estreia no sábado (21), o Carcará encerrou o primeiro dia da LDB 2017, em Curitiba, com vitória sobre o Praia Clube por 64 a 57. O camisa 3 Armani foi o cestinha do jogo com 25 pontos, além de três rebotes, três assistências e cinco roubadas de bola.

O Solar Cearense encara agora na competição Sub 20 o Paulistano nesta segunda-feira (23), às 17h, no Ginásio Palácio de Cristal.

 

 

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense disputa a Copa Avianca em Minas Gerais

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

20 de outubro de 2017

Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama serão adversários do Carcará em Belo Horizonte. Foto: Stephan Eilert

O Solar Cearense viaja no próximo dia 24 (terça-feira) para a disputa da Copa Avianca de 25 a 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG). Será o último torneio preparatório disputado pelo Carcará antes da estreia do NBB 2017/2018 contra a equipe do Pinheiros em São Paulo, no dia 06 de novembro.

“A pré-temporada, normalmente, te dá a chance de fazer sua equipe melhorar, evoluir, e ficar mais forte por conta da preparação física. Essa, em especial, eu vi uma evolução muito grande. Talvez uma das pré-temporadas que eu senti um maior crescimento, no sentido do entendimento da proposta, onde a equipe, comissão e jogadores, sabe o seu papel dentro do grupo. Todos sabem os conceitos e os princípios em relação ao jogo, ao relacionamento. Isso é muito bom, agora temos que preservar isso para manter durante toda a competição”, afirmou o técnico Alberto Bial.

Já para o pivô Bruno Fiorotto “a Copa Avianca será um torneio para medirmos força, ganhar volume de jogo e entrosar ainda mais a nossa equipe. Essa confiança é importante para entramos no NBB com um bom ritmo de jogo”.

No torneio o Carcará cearense enfrenta tradicionais equipes como o Botafogo, Minas Tênis e o Vasco da Gama. O Solar venceu todos esses times em amistosos disputados neste ano. Para Felipe Ribeiro, os amistosos jogados até agora fortalecem e unem ainda mais o grupo antes da ida a Belo Horizonte. “Estamos mais unidos, com um conjunto melhor, mas não podemos esquecer que as outras equipes também evoluíram muito. As partidas desse torneio terão a pegada do NBB, os níveis dos jogos vão ser mais altos”, afirmou o ala-pivô.

Rashaun em recuperação

O ala-armador Rashaun não embarca com o grupo para a disputa da Copa Avianca, pois o atleta fraturou o dedão da mão esquerda durante os treinos e permanece em tratamento de 3 a 4 semanas.

 

JOGOS COPA AVIANCA

Quarta-feira (Dia 25/10)

16 horas – Vasco da Gama x Vitória

18h15  – Solar Cearense x Botafogo

20h30 – Minas Tênis x Flamengo

 

Quinta-feira (Dia 26/10)

16 horas – Solar Cearense x Vasco da Gama

18h15 – Flamengo x Botafogo

20h30 – Minas Tênis x Vitória

 

Sexta-feira (Dia 27/10)

16 horas – Botafogo x Vasco da Gama

18h15 – Flamengo x Vitória

20h30 – Solar Cearense x Minas Tênis

 

Sábado (Dia 28/10) – folga e mídia day

 

Domingo (Dia 29/10)

14h45 – Solar Cearense x Vitória

17 horas – Vasco da Gama x Flamengo

19h15 – Minas Tênis x Botafogo

 

Segunda-feira (Dia 30/10)

16 horas – Solar Cearense x Flamengo

18h15 – Botafogo x Vitória

20h30 – Minas Tênis x Vasco da Gama

 

Terça-feira (Dia 31/10)

14h45 – 5º colocado x 6º colocado

17 horas – 3º colocado x 4º colocado

19h15 – 1º colocado x 2º colocado – decisão do título

 

leia tudo sobre

Publicidade

Fora de casa, Basquete Cearense vence o Paulistano e fica perto da classificação no NBB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

11 de Abril de 2017

Uma vitória separa o Carcará das quartas de final do NBB! Foto: Filippo Ferrari/Divulgação

Na noite desta terça-feira (11) o Basquete Cearense venceu o Paulistano no Ginásio Antônio Prado Júnior por 85 a 81 e conquistou a segunda vitória sobre a equipe paulista em três jogos disputados.

O Paulistano chegou a abrir 15 pontos de vantagem sobre o time cearense, mas em uma noite inspirada do cestinha da partida Davi Rossetto, com 22 pontos, o Carcará reagiu e buscou a vitória fora de casa. O ala Lucas Dias foi o cestinha do CAP com 19 pontos.

As equipes voltam a se enfrentar no sábado (15), às 14 horas, na Arena do Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza. Se o Carcará vencer, se classifica para enfrentar o Franca nas quartas de final do NBB. Se o CAP ganhar, os times se encaram mais uma vez no quinto jogo em São Paulo.

leia tudo sobre

Publicidade

Basquete Cearense vence Paulistano no primeiro jogo dos playoffs do NBB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

07 de Abril de 2017

O cestinha da partida Duda Machado e Tiagão comemoram a vitória do Carcará. Foto: Stephan Eilert/Basquete Cearense

JOGAÇO! Em uma partida emocionante disputada na noite desta quinta-feira (06) no Ginásio Paulo Sarasate o Basquete Cearense venceu o Paulistano na prorrogação por 87 a 84 e largou na frente na série melhor de cinco partidas dos playoffs das oitavas de final do NBB.

Duda Machado do Carcará cearense foi o cestinha do jogo com 18 pontos. Arthur Pecos, De Paula e Eddy foram os cestinhas da equipe paulista com 13 pontos cada.

As equipes se enfrentam agora no domingo (09), às 19 horas, no Ginásio Antônio Prado Junior pelo segundo jogo das oitavas do NBB.

Confira os melhores momentos da partida entre Basquete Cearense x Paulistano:

leia tudo sobre

Publicidade

Basquete Cearense perde em casa para o Bauru pelo NBB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

18 de dezembro de 2016

Basquete Cearense

O Carcará cearense enfrenta agora o Flamengo fora de casa na terça (20). Foto: Farley Brasil

Na noite deste sábado (17) o Bauru Basket conquistou a sua quarta vitória consecutiva no NBB contra o Basquete Cearense no ginásio Paulo Sarasate pelo placar de 79 a 73. O cestinha do Bauru foi o pivô Hettsheimeir com 24 pontos e oito rebotes.

Com a quarta vitória seguida o Dragão paulista ocupa agora a quarta colocação do Novo Basquete Brasil com seis vitórias em nove jogos (66,7% de aproveitamento). Já o Carcará cearense caiu para o décimo lugar na tabela com 5 derrotas em nove partidas (44,4% de aproveitamento).

O Basquete Cearense encara agora o Flamengo fora de casa na terça (20) às 18h30min. Já o Bauru enfrenta o Minas na terça (20) às 20h.

Davi Rossetto

O armador do Carcará Davi Rossetto em ação contra o Bauru Basket. Foto: Farley Brasil

Também na noite deste sábado o Franca venceu o Vitória no ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), por 86 a 77. Os armadores Coelho e Alexey foram os destaques da equipe paulista. O Franca ocupa a décima colocação juntamente com o Solar Cearense. Já o Vitória caiu para a quinta posição.

leia tudo sobre

Publicidade

Davi Rossetto, do Basquete Cearense, conquista o prêmio de melhor armador do NBB 8

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

15 de junho de 2016

Davi Rossetto

O capitão do Basquete Cearense teve uma média de 13,1 pontos, 4,9 assistências e 4 rebotes na oitava edição do NBB. Foto: Anderson Santiago

Após a sua primeira convocação para o Jogo das Estrelas, o capitão do Basquete Cearense Davi Rossetto, de 23 anos, foi escolhido ontem (14) a noite o melhor armador da oitava edição do NBB.

Com uma média de 13,1 pontos, 4,9 assistências e 4 rebotes no NBB 8, o paulista da base do Pinheiros conquistou a premiação para os cearenses.

O cestinha do pentacampeão Flamengo, o ala Marquinhos, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do NBB 8. O Flamengo teve também o melhor sexto homem (Marcelinho Machado) e o melhor técnico (José Neto).

Confira os premiados da noite:

MVP: Marquinhos (Flamengo)
Melhor armador: Davi Rossetto (Basquete Cearense)
Melhores alas: Marquinhos (Flamengo) e Alex Garcia (Bauru)
Melhores pivôs: Hettsheimeir (Bauru) e Caio Torres (Paulistano)
Melhor técnico: José Neto (Flamengo)
Jogador que mais evoluiu: Deryk Ramos (Brasília)
Melhor defensor: Alex Garcia (Bauru)
Melhor estrangeiro: Shamell (Mogi das Cruzes)
Destaque jovem: Lucas Dias (Pinheiros)

leia tudo sobre

Publicidade

Davi Rossetto, do Basquete Cearense, conquista o prêmio de melhor armador do NBB 8

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

15 de junho de 2016

Davi Rossetto

O capitão do Basquete Cearense teve uma média de 13,1 pontos, 4,9 assistências e 4 rebotes na oitava edição do NBB. Foto: Anderson Santiago

Após a sua primeira convocação para o Jogo das Estrelas, o capitão do Basquete Cearense Davi Rossetto, de 23 anos, foi escolhido ontem (14) a noite o melhor armador da oitava edição do NBB.

Com uma média de 13,1 pontos, 4,9 assistências e 4 rebotes no NBB 8, o paulista da base do Pinheiros conquistou a premiação para os cearenses.

O cestinha do pentacampeão Flamengo, o ala Marquinhos, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do NBB 8. O Flamengo teve também o melhor sexto homem (Marcelinho Machado) e o melhor técnico (José Neto).

Confira os premiados da noite:

MVP: Marquinhos (Flamengo)
Melhor armador: Davi Rossetto (Basquete Cearense)
Melhores alas: Marquinhos (Flamengo) e Alex Garcia (Bauru)
Melhores pivôs: Hettsheimeir (Bauru) e Caio Torres (Paulistano)
Melhor técnico: José Neto (Flamengo)
Jogador que mais evoluiu: Deryk Ramos (Brasília)
Melhor defensor: Alex Garcia (Bauru)
Melhor estrangeiro: Shamell (Mogi das Cruzes)
Destaque jovem: Lucas Dias (Pinheiros)