Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Seleção para o projeto Nadando na Frente acontece em Fortaleza

Por guilhermecustodio em Natação

10 de agosto de 2018

O projeto é gratuito e atenderá crianças da Barra do Ceará e do seu entorno. Foto: Nadando na Frente

No dia 16 de agosto ocorre em Fortaleza, no Clube do Sinpol, na Barra do Ceará, a seleção de crianças de 10 a 14 anos deste bairro e do entorno para o Projeto Nadando na Frente. O Sinpol é o primeiro núcleo do projeto em Fortaleza. O Nadando na Frente conta com a coordenação do Crieatividade Gestão Esportiva e a parceria da PROLazer.

“Estou muito feliz em poder participar e incentivar as crianças do Projeto Nadando na Frente em Fortaleza”, afirmou o padrinho do projeto Luiz Altamir. O projeto tem como objetivo desenvolver a natação local. A seleção acontecerá nos seguintes horários: 9h às 11h (para quem estuda a tarde) e 15h às 17h (para quem estuda de manhã).

São requisitos para participar da seleção: ter entre 10 e 14 anos, morar próximo ao projeto e nadar 20 metros no dia da seleção. Serão selecionados 20 meninos e 20 meninas. São documentos necessários no dia da seleção: xerox da identidade do responsável, xerox do documento da criança, uma foto 3×4 recente e xerox do comprovante de endereço.

As crianças participantes do projeto receberão gratuitamente: óculos, touca, sunga, maiô, camiseta e os materiais de apoio das aulas. As crianças contarão também com o atendimento de professores e estagiários treinados  e preparados para ensinarem a natação.

O projeto Nadando na Frente atende cidades como Ribeirão Preto (SP), Maringá (PR), Belo Horizonte (MG) e Franca (SP). Você pode contribuir com o projeto apoiando uma criança. O investimento é de 12 meses de duração (via boleto).

Mais informações sobre o projeto nos seguintes contatos:  (85) 997732014 e  (85) 989459036.

Seleção do Projeto Nadando na Frente

Quando: Dia 16 de agosto

Onde: Clube do Sinpol (Avenida Radialista José Lima Verde, 1500, Barra do Ceará)

Que horas: 9h às 11h (para quem estuda a tarde) e 15h às 17h (para quem estuda de manhã)

 

leia tudo sobre

Publicidade

Gestão Esportiva é tema de workshop em Fortaleza

Por guilhermecustodio em Workshop

09 de junho de 2018

Para todos os amantes da gestão desportiva! Foto: Divulgação

O curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em parceria com a Crieatividade Gestão Esportiva, promove no dia 15 de junho (sexta-feira) o II Workshop Gestão Desportiva de Sucesso. O evento acontece no IFCE (Campus de Fortaleza) no auditório Iran Raupp a partir das 18h30min.

O palestrante do workshop é o pós-doutorando pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp), Thiago Santos. Também participam do evento, com apresentação de cases de sucesso, Claudia Casas (Ceará SUP Club), Luana Silva (Lidere Gestão Desportiva) e Aparecida Ferreira (Federação Cearense de Futebol). O evento é gratuito e aberto para o público. As vagas são limitadas e as inscrições ocorrem on-line.

Mais informações com: Emmanuel Carneiro, coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer (85) 3307. 3639 e Crieatividade Gestão Esportiva (85) 9.9749 0793.

II Workshop Gestão Desportiva de Sucesso

Quando: 15 de junho (sexta-feira)

Onde: IFCE – Campus de Fortaleza (Auditório Iran Raupp), Avenida Treze de Maio, 2081

Que horas: 18h30min

leia tudo sobre

Publicidade

Final do Circuito Cearense de SUP Wave 2018 acontece no Beach Park

Por guilhermecustodio em Stand Up Paddle

04 de Maio de 2018

Com a temática “Surfando e remando no Ceará”, a prova promete fortes emoções e disputas acirradas. Foto: Talles Freitas

Neste sábado (05) acontece no Beach Park (na Praia do Porto das Dunas em Aquiraz) a 3ª etapa do Circuito Cearense de Stand Up Paddle na categoria Wave com os melhores atletas de SUP Wave do estado em sua última rodada da modalidade. As duas primeiras etapas ocorreram nos municípios de Paracuru e Taíba.

Reconhecido pela Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP), o campeonato de SUP Wave faz parte do calendário anual de esportes aquáticos, juntamente com o Circuito de SUP Race e downwind. Considerado uma prática esportiva que une o surfe clássico e o moderno, o SUP Wave tem como diferencial o remo, utilizado para auxiliar nas manobras entre as ondas, além da prancha própria para a modalidade.

Categorias de SUP Wave

Assim como as duas primeiras etapas, a terceira conta com cinco categorias: iniciante, amador, open masculino, open feminino, master e super master.

Das cinco categorias, quatro estão totalmente abertas com destaque especial para a Open, que tem três atletas em uma briga aberta pelo título, onde apenas 26 pontos separam o líder do circuito, Paulo Emílio, dos atletas Ygon Maia e Pedro Carvalho, empatados na segunda colocação.  

Mas as emoções não estarão restritas à principal categoria da competição. Na Master, mais uma acirrada disputa promete por fogo nas baterias com o líder do ranking, Heyner Fortunato, prometendo dar o gás para conquistar o título do circuito. Mas os adversários, José Abílio e Alberto Almeida, respectivamente, segundo e terceiro colocados, estão na busca do cobiçado troféu de campeão.

Entre os amadores, Kilreges Cardoso, atleta da Praia do Iguape, no município de Aquiraz, aparece como grande favorito, não só por estar na liderança do circuito, mas principalmente por competir em casa na última e mais importante etapa do certame.

Entre as mulheres, o destaque é da atleta Kilvia Cardoso, também local do Iguape e irmã de Kilreges. Somando duas vitórias nas duas etapas realizadas, Kilvia é a grande favorita à conquista do título, sobretudo por competir em seu município natal e contar com uma torcida que promete dar pressão nas adversárias.

Entre os veteranos da Super Master, Henrique Steindorfer, também local da Praia do Iguape, em Aquiraz, chega na liderança do circuito para brigar pelo título do circuito com seus principais adversários, Marcelino Mota, vice-líder do ranking, e o local do Paracuru, Piotr Wysocki, terceiro colocado na corrida pelo título. Será mais uma boa disputa onde poderemos ver atletas acima de 50 anos dando um show de surf nas ondas do Beach Park.     

Premiação

Todos os competidores que participaram das três etapas do Circuito receberão medalha de participação. Já os quatro finalistas de cada categoria receberão troféus ao final das três etapas.

As medalhas de participação formam uma mandala representativa do Circuito Cearense de SUP Wave 2018.

A 3ª e última etapa do Circuito Cearense de SUP Wave 2018 da Asup-Ce conta com o Patrocínio de UNIMED Ceará. Apoio Institucional: Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Turismo; Beach Park; Pena-Live Freestyle; Konibaa; Foca Off; Pousada Casa do Ângelo; Livin Brasil; Surf Brasil; Soberana Saúde e Casa Vida Saudável. Realização: Asup-Ce, entidade filiada à CBSUP.

SERVIÇO

Campeonato de Stand Up Paddle Wave

Dia: 05 de maio

Local: Beach Park

Horário: 8h às 17h30

Aberto ao público

leia tudo sobre

Publicidade

Temporada de hipismo do Ceará inicia calendário de provas com mais de 100 competidores

Por guilhermecustodio em Hipismo

09 de Março de 2018

A primeira etapa da temporada hípica do Ceará acontece neste sábado (10). Foto: Divulgação

É dada a largada da temporada hípica do Ceará! Neste sábado (10) cavaleiros e amazonas de todas as hípicas do estado participam da primeira etapa do Ranking da Federação Equestre do Ceará. A prova acontece no Centro Hípico Harafah, a partir das 10h30. Cerca de 100 conjuntos (cavalo + cavaleiro) participarão, em nove categorias, divididas pela idade e pela altura dos obstáculos.

Crianças, jovens, adultos e idosos competem no hipismo no Ceará. Em alguns casos, toda a família partilha do amor pelos cavalos e pelo hipismo. É o que acontece com Lara Freitas, amazona, mãe de três pequenas amazonas (Gabriela, Catarina e Rebeca) e casada com Thiago Holanda, cavaleiro da série principal da competição.

O organizador do evento e chefe de equipe do Centro Hípico Harafah, Jorge Luis Passamani, ressaltou a importância do evento. “Esse é um momento em que os atletas e organizadores estão se unindo ainda mais em prol do esporte. O hipismo tem a capacidade de despertar paixões e unir as pessoas. É esse o movimento que estamos buscando aqui no Ceará”.

O evento hípico é aberto ao público para quem quiser assistir. Além do espetáculo na pista, onde os cavaleiros e amazonas performam toda sua qualidade técnica e coragem, a festa fora da área de competição destaca ações para o público e diversas parcerias. Entre os destaques desta etapa estão as marcas SB Viagens, Citolab, Dzrre Conceito, Kaboo Tecnologia, AG4 Imobiliária, Carneiro de Melo Construtora, Vetinil, TT Distribuidor, Capuchino, C&R Construtora, FEC, HARAFAH.

Serviço: 

1° Etapa do Ranking da Federação Equestre do Ceará

Dia: 10 de março

Horário: 10h30

Local: Centro Hípico Harafah – R. Itaboraí, 560 – Passaré

Aberto ao público

leia tudo sobre

Publicidade

A noite em que o Brasil conheceu o Ferrão

Por guilhermecustodio em Copa do Brasil

17 de Fevereiro de 2018

Um dos maiores feitos da história do Ferrão! Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Eleven/Gazeta Press

15 de fevereiro de 2018. Segunda fase da Copa do Brasil. Estádio Ilha do Retiro. Recife. O dia (noite) em que o Ferrim mostrou que também é Ferrão.

De um lado, o gigante nordestino de Série A Sport Club do Recife, na sua tradicional casa, com um orçamento 50 vezes maior que o do visitante, ganhando de 3 a 0 até os 32 minutos do segundo tempo.

Do outro lado, o Ferroviário, o Ferrim, o Ferrão, o Tubarão da Barra, como queiram, o visitante, que empatou a partida em poucos minutos e garantiu a classificação histórica nos pênaltis, com duas defesas do goleiro Bruno Colaço.

A torcida coral recebeu os jogadores nesta sexta-feira (16) após a classificação histórica. Foto: Facebook/Ferroviário AC

Com coragem, humildade e alma, o Ferrão honrou a sua história de 85 anos e já faz a sua melhor campanha na segunda principal competição nacional do país, enfrentando na terceira fase o vencedor do confronto entre Vila Nova e Joinville em sua quinta participação na Copa do Brasil.

Com a classificação sobre o Rubro-Negro da Ilha do Retiro, o Ferroviário já faturou R$ 2,5 milhões na competição, o que paga um ano de salários do clube.

Há três anos o Ferrim estava na segundona Cearense. Hoje, é o atual vice-campeão estadual, classificado na Copa do Brasil e jogará o Brasileiro da Série D deste ano. Fundado por trabalhadores do Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC), o Ferroviário de Valdemar Caracas, e tantos outros, ressurge, pois como diria o velho ditado do futebol cearense: “têm coisas que só acontecem com o Ferroviário”.

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense perde para o Botafogo no Rio pelo NBB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

07 de Fevereiro de 2018

Os donos da casa venceram nos segundos finais: 70 a 68. Foto: Nayra Halm/Foto do Jogo

Em uma partida disputada a cada ponto, o Solar Cearense abriu nove pontos de vantagem, mas o Botafogo buscou o placar e venceu o jogo nesta terça-feira (6) por 70 a 68 no ginásio Oscar Zelaya no Rio de Janeiro. O Carcará encara agora o Vasco da Gama nesta quinta-feira (8), às 19h (horário de Fortaleza) no ginásio de São Januário, também no Rio.

Os cestinhas do duelo foram o ala-armador Rashaun McLemore (com 17 pontos, 5 rebotes), o armador Paulinho (12 pontos, 5 rebotes) e o ala-armador Betinho (12 pontos). No Botafogo, o armador Jamaal foi quem mais marcou, com 18 pontos.

“Foi uma partida muito equilibrada, a equipe deles também vinha embalada e jogando em casa, tiveram bom aproveitamento. Fizemos uma boa partida, mas infelizmente não soubemos fechar o jogo. Seguimos firmes e com o propósito de voltar pra casa com uma vitória”, afirmou o capitão do Carcará Davi Rossetto.

leia tudo sobre

Publicidade

Cearense Amandinha é eleita a melhor jogadora de futsal do mundo pela quarta vez

Por guilhermecustodio em Futsal

10 de Janeiro de 2018

O planeta do futsal é cearense pela quarta vez consecutiva! Foto: Reprodução/Facebook/Amandinha

Nesta quarta-feira (10) o site Futsal Planet divulgou a cearense Amandinha como a melhor jogadora de futsal do planeta pela quarta vez consecutiva (2014, 2015, 2016 e 2017). A premiação tem o aval da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

“Deus é fiel! Que alegria! Eleita pela quarta vez consecutiva a melhor jogadora de futsal do mundo. Primeira tetra melhor do mundo”, declarou entusiasmada a cearense nascida no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.

Amandinha é ala da seleção brasileira e do Leoas da Serra de Lages (SC). A cearense venceu outras nove jogadoras finalistas também indicadas e conquistou a décima primeira edição da premiação.

Confira alguns dribles e gols da craque cearense:

leia tudo sobre

Publicidade

Shopping traz exposição sobre os acessos de Ceará e Fortaleza em 2017

Por guilhermecustodio em Futebol Cearense

31 de dezembro de 2017

O Vovô e o Leão subiram! Foto: Guilherme Custódio

Até o dia 21 de janeiro o shopping Benfica (térreo) traz a exposição “Ascensão: futebol em movimento” sobre os bastidores e a trajetória dos acessos de Ceará e Fortaleza para as séries A e B do Campeonato Brasileiro, respectivamente.

Com troféus e quadros dos dois principais times do Estado, o clima da exposição aumenta a expectativa do torcedor para a temporada de 2018. Em 2018 o Ceará disputará a divisão de elite do futebol nacional e as copas do Nordeste e do Brasil. Já o Fortaleza jogará a Série B do brasileiro depois de 8 anos na Série C.

Forças importantes do nosso futebol também terão um 2018 de grandes emoções. Com o vice-campeonato cearense de 2017, o Ferroviário participará no novo ano da Série D nacional, Copa do Brasil e Nordestão. Já o Floresta, campeão da Taça Fares Lopes, disputará a Copa do Brasil e a primeira divisão cearense com apenas 3 anos de profissionalização do clube, antes amador.

Exposição: sorteio de sócio-torcedor Vip

O torcedor presente na exposição participa do sorteio de 10 títulos de sócio-torcedor Vip de Ceará e Fortaleza (5 de cada). Para mais informações clique aqui.

Exposição Ascensão: futebol em movimento

Onde: Shopping Benfica (térreo)

Quando: Até o dia 21 de janeiro de 2018

Entrada Gratuita

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense vence o Joinville no último jogo em casa em 2017

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

23 de dezembro de 2017

Leozão marcou 32 pontos e bateu o seu recorde na Liga. Foto: Stephan Eilert

Com uma grande atuação do pivô Leozão, o Carcará venceu o Joinville na noite desta sexta-feira (22) no ginásio Paulo Sarasate por 80 a 66 (41 a 32 no primeiro tempo). Foi a quarta vitória da equipe cearense em nove partidas disputadas até aqui no NBB.

“Uma noite inesquecível. Hoje nos levantamos de uma forma muito forte, ganhamos o jogo, o Léo bate recorde de pontos e rebotes, o Sualisson pede a namorada em casamento no fim do jogo, a gente consolida essa família do Solar Cearense que além de muito profissional tem muita base, muitas virtudes, em dois dias nos reconstruímos mostrando que somos uma equipe muito competitiva”, afirmou o técnico Alberto Bial.

O pivô Leozão foi o cestinha do confronto com 32 pontos e 16 rebotes. Destaque também para Bruno Fiorotto com 14 pontos, sete rebotes e quatro assistências e Davi Rossetto, com 13 pontos, quatro assistências e três rebotes. “Hoje era aniversário da minha mãe e eu pensei o tempo todo nela, como ela está longe eu precisava dar um presente que foi a vitória hoje. Eu dei o meu máximo junto com os meus companheiros, graças a eles eu pude fazer um grande jogo e estou muito feliz pelos recordes, mas o meu grande objetivo é levar o Solar Cearense à posição mais alta possível, é para isso que eu trabalho todos os dias”, destacou o pivô do Carcará Leozão.

O Solar Cearense enfrenta agora o Vitória na quarta-feira (27) em Salvador no clássico do Nordeste do NBB.

Próximos jogos

27/12 – 19h30 (horário de Fortaleza)

Vitória x Solar Cearense

Local: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras

08/01/18 – 19h10 (horário de Fortaleza)

Franca x Solar Cearense

Local: Ginásio Pedrocão

10/01/2018 – 19h (horário de Fortaleza)

Bauru x Solar Cearense

Local: Ginásio Panela de Pressão

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense se classifica para a terceira fase da LDB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

26 de novembro de 2017

O pivô do Carcará Emílio Silva em ação. Foto: LNB

O Solar Cearense terminou a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete em São Paulo com uma derrota de 64 a 56 (34 a 31 no primeiro tempo) para a equipe do Sesi/Franca na tarde deste sábado (25). Com uma campanha de 5 vitórias e 4 derrotas, o único time do Nordeste na competição se classificou para a terceira fase da LDB que acontece a partir de 20 de fevereiro de 2018 no ginásio do Paulistano em São Paulo.

“Precisamos corrigir o detalhe em que não estamos conseguindo fechar bem as partidas. Jogamos de igual com todos, mas não conseguimos manter a intensidade na hora decisiva das partidas. O ponto positivo é que jogamos bem contra todos e são adversários que iremos enfrentar na fase seguinte. Agora é treinar, se preparar bem para buscar uma boa classificação na fase seguinte da LDB”, afirmou o técnico Lucas Castro, campeão da LDB com o Carcará em 2014.

Já para o pivô Emílio Silva, “temos uma equipe forte e acabamos perdendo alguns jogos para nós mesmos. Enfrentamos adversário do nosso nível, mas faltou mais o individual de cada um para formarmos uma equipe vencedora. Para isso vamos treinar muito até a terceira fase e buscar uma grande classificação para o Solar Cearense”.

Dois destaques do Carcará na competição até aqui foram Juliano Armani, como cestinha, com média de 16 pontos por jogo, além de segundo em assistências (média de 5 por partida) e Wallison Guilherme, como a melhor média de rebotes nos oitos jogos disputados: 8.75 bolas por jogo, além de média de 12.2 pontos por partida. E ainda Gabriel Fernandes, com 12 pontos por partida.

Na partida contra o Franca, Juliano Armani foi o cestinha da equipe com 18 pontos, quatro bolas recuperadas, três assistências e três rebotes. Felipe Smith ficou em segundo com 14 pontos, nove rebotes e duas bolas recuperadas. Gabriel (11 pontos, cinco rebotes e três assistências) completou os destaques do Carcará. Guilherme Abreu, de Franca, com 23 pontos, nove rebotes, seis bolas recuperadas e duas assistências foi o destaque francano.

Resultados do Solar Cearense – 2ª fase

Solar Cearense 56 x 64 SESI/Franca

Solar Cearense 74 x 77 São José (primeira prorrogação)

Solar Cearense 70 x 69 Flamengo

Solar Cearense 62 x 89 Minas Tênis

Solar Cearense 49 x 85 EC Pinheiros

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense se classifica para a terceira fase da LDB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

26 de novembro de 2017

O pivô do Carcará Emílio Silva em ação. Foto: LNB

O Solar Cearense terminou a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete em São Paulo com uma derrota de 64 a 56 (34 a 31 no primeiro tempo) para a equipe do Sesi/Franca na tarde deste sábado (25). Com uma campanha de 5 vitórias e 4 derrotas, o único time do Nordeste na competição se classificou para a terceira fase da LDB que acontece a partir de 20 de fevereiro de 2018 no ginásio do Paulistano em São Paulo.

“Precisamos corrigir o detalhe em que não estamos conseguindo fechar bem as partidas. Jogamos de igual com todos, mas não conseguimos manter a intensidade na hora decisiva das partidas. O ponto positivo é que jogamos bem contra todos e são adversários que iremos enfrentar na fase seguinte. Agora é treinar, se preparar bem para buscar uma boa classificação na fase seguinte da LDB”, afirmou o técnico Lucas Castro, campeão da LDB com o Carcará em 2014.

Já para o pivô Emílio Silva, “temos uma equipe forte e acabamos perdendo alguns jogos para nós mesmos. Enfrentamos adversário do nosso nível, mas faltou mais o individual de cada um para formarmos uma equipe vencedora. Para isso vamos treinar muito até a terceira fase e buscar uma grande classificação para o Solar Cearense”.

Dois destaques do Carcará na competição até aqui foram Juliano Armani, como cestinha, com média de 16 pontos por jogo, além de segundo em assistências (média de 5 por partida) e Wallison Guilherme, como a melhor média de rebotes nos oitos jogos disputados: 8.75 bolas por jogo, além de média de 12.2 pontos por partida. E ainda Gabriel Fernandes, com 12 pontos por partida.

Na partida contra o Franca, Juliano Armani foi o cestinha da equipe com 18 pontos, quatro bolas recuperadas, três assistências e três rebotes. Felipe Smith ficou em segundo com 14 pontos, nove rebotes e duas bolas recuperadas. Gabriel (11 pontos, cinco rebotes e três assistências) completou os destaques do Carcará. Guilherme Abreu, de Franca, com 23 pontos, nove rebotes, seis bolas recuperadas e duas assistências foi o destaque francano.

Resultados do Solar Cearense – 2ª fase

Solar Cearense 56 x 64 SESI/Franca

Solar Cearense 74 x 77 São José (primeira prorrogação)

Solar Cearense 70 x 69 Flamengo

Solar Cearense 62 x 89 Minas Tênis

Solar Cearense 49 x 85 EC Pinheiros