Publicidade

Blog do Guifil

por Guilherme Custódio

Temporada de hipismo do Ceará inicia calendário de provas com mais de 100 competidores

Por guilhermecustodio em Hipismo

09 de Março de 2018

A primeira etapa da temporada hípica do Ceará acontece neste sábado (10). Foto: Divulgação

É dada a largada da temporada hípica do Ceará! Neste sábado (10) cavaleiros e amazonas de todas as hípicas do estado participam da primeira etapa do Ranking da Federação Equestre do Ceará. A prova acontece no Centro Hípico Harafah, a partir das 10h30. Cerca de 100 conjuntos (cavalo + cavaleiro) participarão, em nove categorias, divididas pela idade e pela altura dos obstáculos.

Crianças, jovens, adultos e idosos competem no hipismo no Ceará. Em alguns casos, toda a família partilha do amor pelos cavalos e pelo hipismo. É o que acontece com Lara Freitas, amazona, mãe de três pequenas amazonas (Gabriela, Catarina e Rebeca) e casada com Thiago Holanda, cavaleiro da série principal da competição.

O organizador do evento e chefe de equipe do Centro Hípico Harafah, Jorge Luis Passamani, ressaltou a importância do evento. “Esse é um momento em que os atletas e organizadores estão se unindo ainda mais em prol do esporte. O hipismo tem a capacidade de despertar paixões e unir as pessoas. É esse o movimento que estamos buscando aqui no Ceará”.

O evento hípico é aberto ao público para quem quiser assistir. Além do espetáculo na pista, onde os cavaleiros e amazonas performam toda sua qualidade técnica e coragem, a festa fora da área de competição destaca ações para o público e diversas parcerias. Entre os destaques desta etapa estão as marcas SB Viagens, Citolab, Dzrre Conceito, Kaboo Tecnologia, AG4 Imobiliária, Carneiro de Melo Construtora, Vetinil, TT Distribuidor, Capuchino, C&R Construtora, FEC, HARAFAH.

Serviço: 

1° Etapa do Ranking da Federação Equestre do Ceará

Dia: 10 de março

Horário: 10h30

Local: Centro Hípico Harafah – R. Itaboraí, 560 – Passaré

Aberto ao público

leia tudo sobre

Publicidade

A noite em que o Brasil conheceu o Ferrão

Por guilhermecustodio em Copa do Brasil

17 de Fevereiro de 2018

Um dos maiores feitos da história do Ferrão! Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Eleven/Gazeta Press

15 de fevereiro de 2018. Segunda fase da Copa do Brasil. Estádio Ilha do Retiro. Recife. O dia (noite) em que o Ferrim mostrou que também é Ferrão.

De um lado, o gigante nordestino de Série A Sport Club do Recife, na sua tradicional casa, com um orçamento 50 vezes maior que o do visitante, ganhando de 3 a 0 até os 32 minutos do segundo tempo.

Do outro lado, o Ferroviário, o Ferrim, o Ferrão, o Tubarão da Barra, como queiram, o visitante, que empatou a partida em poucos minutos e garantiu a classificação histórica nos pênaltis, com duas defesas do goleiro Bruno Colaço.

A torcida coral recebeu os jogadores nesta sexta-feira (16) após a classificação histórica. Foto: Facebook/Ferroviário AC

Com coragem, humildade e alma, o Ferrão honrou a sua história de 85 anos e já faz a sua melhor campanha na segunda principal competição nacional do país, enfrentando na terceira fase o vencedor do confronto entre Vila Nova e Joinville em sua quinta participação na Copa do Brasil.

Com a classificação sobre o Rubro-Negro da Ilha do Retiro, o Ferroviário já faturou R$ 2,5 milhões na competição, o que paga um ano de salários do clube.

Há três anos o Ferrim estava na segundona Cearense. Hoje, é o atual vice-campeão estadual, classificado na Copa do Brasil e jogará o Brasileiro da Série D deste ano. Fundado por trabalhadores do Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC), o Ferroviário de Valdemar Caracas, e tantos outros, ressurge, pois como diria o velho ditado do futebol cearense: “têm coisas que só acontecem com o Ferroviário”.

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense perde para o Botafogo no Rio pelo NBB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

07 de Fevereiro de 2018

Os donos da casa venceram nos segundos finais: 70 a 68. Foto: Nayra Halm/Foto do Jogo

Em uma partida disputada a cada ponto, o Solar Cearense abriu nove pontos de vantagem, mas o Botafogo buscou o placar e venceu o jogo nesta terça-feira (6) por 70 a 68 no ginásio Oscar Zelaya no Rio de Janeiro. O Carcará encara agora o Vasco da Gama nesta quinta-feira (8), às 19h (horário de Fortaleza) no ginásio de São Januário, também no Rio.

Os cestinhas do duelo foram o ala-armador Rashaun McLemore (com 17 pontos, 5 rebotes), o armador Paulinho (12 pontos, 5 rebotes) e o ala-armador Betinho (12 pontos). No Botafogo, o armador Jamaal foi quem mais marcou, com 18 pontos.

“Foi uma partida muito equilibrada, a equipe deles também vinha embalada e jogando em casa, tiveram bom aproveitamento. Fizemos uma boa partida, mas infelizmente não soubemos fechar o jogo. Seguimos firmes e com o propósito de voltar pra casa com uma vitória”, afirmou o capitão do Carcará Davi Rossetto.

leia tudo sobre

Publicidade

Cearense Amandinha é eleita a melhor jogadora de futsal do mundo pela quarta vez

Por guilhermecustodio em Futsal

10 de Janeiro de 2018

O planeta do futsal é cearense pela quarta vez consecutiva! Foto: Reprodução/Facebook/Amandinha

Nesta quarta-feira (10) o site Futsal Planet divulgou a cearense Amandinha como a melhor jogadora de futsal do planeta pela quarta vez consecutiva (2014, 2015, 2016 e 2017). A premiação tem o aval da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

“Deus é fiel! Que alegria! Eleita pela quarta vez consecutiva a melhor jogadora de futsal do mundo. Primeira tetra melhor do mundo”, declarou entusiasmada a cearense nascida no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.

Amandinha é ala da seleção brasileira e do Leoas da Serra de Lages (SC). A cearense venceu outras nove jogadoras finalistas também indicadas e conquistou a décima primeira edição da premiação.

Confira alguns dribles e gols da craque cearense:

leia tudo sobre

Publicidade

Shopping traz exposição sobre os acessos de Ceará e Fortaleza em 2017

Por guilhermecustodio em Futebol Cearense

31 de dezembro de 2017

O Vovô e o Leão subiram! Foto: Guilherme Custódio

Até o dia 21 de janeiro o shopping Benfica (térreo) traz a exposição “Ascensão: futebol em movimento” sobre os bastidores e a trajetória dos acessos de Ceará e Fortaleza para as séries A e B do Campeonato Brasileiro, respectivamente.

Com troféus e quadros dos dois principais times do Estado, o clima da exposição aumenta a expectativa do torcedor para a temporada de 2018. Em 2018 o Ceará disputará a divisão de elite do futebol nacional e as copas do Nordeste e do Brasil. Já o Fortaleza jogará a Série B do brasileiro depois de 8 anos na Série C.

Forças importantes do nosso futebol também terão um 2018 de grandes emoções. Com o vice-campeonato cearense de 2017, o Ferroviário participará no novo ano da Série D nacional, Copa do Brasil e Nordestão. Já o Floresta, campeão da Taça Fares Lopes, disputará a Copa do Brasil e a primeira divisão cearense com apenas 3 anos de profissionalização do clube, antes amador.

Exposição: sorteio de sócio-torcedor Vip

O torcedor presente na exposição participa do sorteio de 10 títulos de sócio-torcedor Vip de Ceará e Fortaleza (5 de cada). Para mais informações clique aqui.

Exposição Ascensão: futebol em movimento

Onde: Shopping Benfica (térreo)

Quando: Até o dia 21 de janeiro de 2018

Entrada Gratuita

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense vence o Joinville no último jogo em casa em 2017

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

23 de dezembro de 2017

Leozão marcou 32 pontos e bateu o seu recorde na Liga. Foto: Stephan Eilert

Com uma grande atuação do pivô Leozão, o Carcará venceu o Joinville na noite desta sexta-feira (22) no ginásio Paulo Sarasate por 80 a 66 (41 a 32 no primeiro tempo). Foi a quarta vitória da equipe cearense em nove partidas disputadas até aqui no NBB.

“Uma noite inesquecível. Hoje nos levantamos de uma forma muito forte, ganhamos o jogo, o Léo bate recorde de pontos e rebotes, o Sualisson pede a namorada em casamento no fim do jogo, a gente consolida essa família do Solar Cearense que além de muito profissional tem muita base, muitas virtudes, em dois dias nos reconstruímos mostrando que somos uma equipe muito competitiva”, afirmou o técnico Alberto Bial.

O pivô Leozão foi o cestinha do confronto com 32 pontos e 16 rebotes. Destaque também para Bruno Fiorotto com 14 pontos, sete rebotes e quatro assistências e Davi Rossetto, com 13 pontos, quatro assistências e três rebotes. “Hoje era aniversário da minha mãe e eu pensei o tempo todo nela, como ela está longe eu precisava dar um presente que foi a vitória hoje. Eu dei o meu máximo junto com os meus companheiros, graças a eles eu pude fazer um grande jogo e estou muito feliz pelos recordes, mas o meu grande objetivo é levar o Solar Cearense à posição mais alta possível, é para isso que eu trabalho todos os dias”, destacou o pivô do Carcará Leozão.

O Solar Cearense enfrenta agora o Vitória na quarta-feira (27) em Salvador no clássico do Nordeste do NBB.

Próximos jogos

27/12 – 19h30 (horário de Fortaleza)

Vitória x Solar Cearense

Local: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras

08/01/18 – 19h10 (horário de Fortaleza)

Franca x Solar Cearense

Local: Ginásio Pedrocão

10/01/2018 – 19h (horário de Fortaleza)

Bauru x Solar Cearense

Local: Ginásio Panela de Pressão

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense se classifica para a terceira fase da LDB

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

26 de novembro de 2017

O pivô do Carcará Emílio Silva em ação. Foto: LNB

O Solar Cearense terminou a segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete em São Paulo com uma derrota de 64 a 56 (34 a 31 no primeiro tempo) para a equipe do Sesi/Franca na tarde deste sábado (25). Com uma campanha de 5 vitórias e 4 derrotas, o único time do Nordeste na competição se classificou para a terceira fase da LDB que acontece a partir de 20 de fevereiro de 2018 no ginásio do Paulistano em São Paulo.

“Precisamos corrigir o detalhe em que não estamos conseguindo fechar bem as partidas. Jogamos de igual com todos, mas não conseguimos manter a intensidade na hora decisiva das partidas. O ponto positivo é que jogamos bem contra todos e são adversários que iremos enfrentar na fase seguinte. Agora é treinar, se preparar bem para buscar uma boa classificação na fase seguinte da LDB”, afirmou o técnico Lucas Castro, campeão da LDB com o Carcará em 2014.

Já para o pivô Emílio Silva, “temos uma equipe forte e acabamos perdendo alguns jogos para nós mesmos. Enfrentamos adversário do nosso nível, mas faltou mais o individual de cada um para formarmos uma equipe vencedora. Para isso vamos treinar muito até a terceira fase e buscar uma grande classificação para o Solar Cearense”.

Dois destaques do Carcará na competição até aqui foram Juliano Armani, como cestinha, com média de 16 pontos por jogo, além de segundo em assistências (média de 5 por partida) e Wallison Guilherme, como a melhor média de rebotes nos oitos jogos disputados: 8.75 bolas por jogo, além de média de 12.2 pontos por partida. E ainda Gabriel Fernandes, com 12 pontos por partida.

Na partida contra o Franca, Juliano Armani foi o cestinha da equipe com 18 pontos, quatro bolas recuperadas, três assistências e três rebotes. Felipe Smith ficou em segundo com 14 pontos, nove rebotes e duas bolas recuperadas. Gabriel (11 pontos, cinco rebotes e três assistências) completou os destaques do Carcará. Guilherme Abreu, de Franca, com 23 pontos, nove rebotes, seis bolas recuperadas e duas assistências foi o destaque francano.

Resultados do Solar Cearense – 2ª fase

Solar Cearense 56 x 64 SESI/Franca

Solar Cearense 74 x 77 São José (primeira prorrogação)

Solar Cearense 70 x 69 Flamengo

Solar Cearense 62 x 89 Minas Tênis

Solar Cearense 49 x 85 EC Pinheiros

leia tudo sobre

Publicidade

Conheça mais sobre o Floresta, campeão da Taça Fares Lopes 2017

Por guilhermecustodio em Futebol Cearense

07 de novembro de 2017

O time da Vila Manoel Sátiro conquistou dois acessos estaduais e a Taça Fares Lopes em três anos de futebol profissional. Foto: Facebook/Floresta EC

Na noite de sábado (04) na Arena Castelão o Floresta conquistou sobre o Fortaleza o primeiro troféu profissional de sua história de 63 anos. Com o título da Taça Fares Lopes, o Verdão do bairro Vila Manoel Sátiro garantiu a sua participação na Copa do Brasil de 2018.

Entre os 34 jogadores utilizados pelo Floresta, 76,5% são da base. Porém atletas experientes como Regineudo (com passagem pelo Guarani de Juazeiro), Edson Cariús (vice-campeão cearense em 2016 pelo Uniclinic), Bruno Ocara e Otacílio Neto (atuou em clubes como o Figueirense, Corinthians e Ponte Preta) também compõem o elenco.

Em 2015 o time da capital cearense disputou a sua primeira competição como profissional, a terceira divisão estadual. Em 2018 o clube joga a série A do estadual pela primeira vez em sua história, pois conseguiu o acesso para a elite neste ano ficando com o vice da segundona cearense, perdendo a final para o Iguatu.

“Nós vamos primeiro pensar em permanecer. E, depois, com tudo calmo, podemos subir degraus maiores”, afirmou o técnico Raimundinho sobre a participação do Floresta na elite cearense no próximo ano.

Na Fares Lopes:

Na primeira fase o Floresta liderou o seu grupo, conquistando a classificação para o mata-mata com vitórias sobre o Itapipoca, Guarani de Juazeiro e o próprio Fortaleza, sendo aqui a primeira equipe a vencer o Fortaleza no ano como visitante. Nas quartas de finais eliminou o Horizonte. Já nas semifinais o Verdão venceu o Guarani de Juazeiro por 4 a 2 no jogo de ida e perdeu por 2 a 1 na volta. Contra o Fortaleza na final, o Floresta empatou os dois jogos por 1 a 1 e ficou com a taça por ter a melhor campanha.

Jogadores titulares do Floresta, campeão da Fares Lopes no sábado (04):

Davi; Renezinho, Regineudo, Claudio Caça-Rato, José Carlos; Dim, Bruno Ocara, Felipinho, Otacílio Neto, Edson Cariús e Paulo Vitor.

leia tudo sobre

Publicidade

Solar Cearense vence Botafogo e termina em quinto na Copa Avianca

Por guilhermecustodio em Basquete Cearense

01 de novembro de 2017

O Carcará estreia no NBB 10 na próxima terça-feira (7) contra a Liga Sorocabana em São Paulo. Foto: Stephan Eilert

O Solar Cearense encerrou ontem (31) a sua participação na primeira Copa Avianca disputada em Belo Horizonte. O Carcará venceu o Botafogo por 92 a 85 e conquistou a quinta colocação do torneio.

Destaque para o cestinha do Carcará no jogo, o ala/armador Paulinho Boracini com 28 pontos, seis assistências e quatro rebotes. Eric Laster com 16 pontos, quatro bolas recuperadas e três assistências e Nathan Benjamim com 14 pontos, seis rebotes, duas bolas recuperadas e duas assistências também se destacaram na partida. O destaque do time carioca foi Gabriel com 28 pontos.

A equipe do Solar Cearense estreia no NBB 10 no dia 7 de novembro (terça-feira) contra a Liga Sorocabana em São Paulo. “Estamos em uma constante evolução. Esperamos agora fazer os ajustes finais para nossa estreia contra Sorocaba”, afirmou o técnico do time cearense Alberto Bial.

leia tudo sobre

Publicidade

Ceará e Fortaleza: líderes de público nas Séries B e C do Campeonato Brasileiro

Por guilhermecustodio em Futebol Cearense

24 de outubro de 2017

Juntos, Fortaleza e Ceará já levaram 477 mil torcedores aos estádios nas séries B e C do Brasileiro. Foto: Deborah Cinthia/Fortaleza EC

Pense em umas torcidas pai d’ éguas! O Fortaleza terminou a Série C com o vice-campeonato da competição, mas garantiu o acesso para a série B de 2018 e também a maior média de público do torneio, o maior público em um jogo e a maior renda bruta da terceira divisão.

O Castelão recebeu 43.778 torcedores no primeiro jogo da final entre Fortaleza e CSA no dia 14 de outubro. O segundo maior público da terceirona também foi do tricolor, na partida de ida das quartas de final contra o Tupi no dia 16 de setembro com 39.126 torcedores.

As duas maiores rendas brutas do campeonato também foram do Fortaleza. Fortaleza x Tupi com R$ 1.318.576 e Fortaleza x CSA com R$ 1.287.583. A terceira maior renda aconteceu no jogo entre Remo e Sampaio Corrêa com R$ 676 mil.

O Tricolor do Pici liderou a média de público da Série C com 18.175 torcedores por partida em um total de 218.099 torcedores presentes nos estádios.

Já o Ceará em 16 jogos disputados em casa na Série B possui uma média de 16.196 torcedores por partida. São um total de 259.142 torcedores até aqui em seus jogos. Apenas o Internacional possui uma média de público maior com 22.252 torcedores por partida no estádio Beira-Rio em Porto Alegre.

Comparada com os times da Série A do Campeonato Brasileiro a média do Vovô supera a de 15 clubes da elite, ficando atrás somente de Corinthians (38.634), São Paulo (34.500), Palmeiras (30.362), Grêmio (21.163) e Bahia (20.043).

Entre as 40 equipes das Séries A e B o Ceará aparece como a sétima melhor média de público. O Alvinegro de Porangabuçu tem o primeiro, o terceiro e o quarto maior público da segundona 2017. Parabéns a tricolores e alvinegros!

leia tudo sobre

Publicidade

Ceará e Fortaleza: líderes de público nas Séries B e C do Campeonato Brasileiro

Por guilhermecustodio em Futebol Cearense

24 de outubro de 2017

Juntos, Fortaleza e Ceará já levaram 477 mil torcedores aos estádios nas séries B e C do Brasileiro. Foto: Deborah Cinthia/Fortaleza EC

Pense em umas torcidas pai d’ éguas! O Fortaleza terminou a Série C com o vice-campeonato da competição, mas garantiu o acesso para a série B de 2018 e também a maior média de público do torneio, o maior público em um jogo e a maior renda bruta da terceira divisão.

O Castelão recebeu 43.778 torcedores no primeiro jogo da final entre Fortaleza e CSA no dia 14 de outubro. O segundo maior público da terceirona também foi do tricolor, na partida de ida das quartas de final contra o Tupi no dia 16 de setembro com 39.126 torcedores.

As duas maiores rendas brutas do campeonato também foram do Fortaleza. Fortaleza x Tupi com R$ 1.318.576 e Fortaleza x CSA com R$ 1.287.583. A terceira maior renda aconteceu no jogo entre Remo e Sampaio Corrêa com R$ 676 mil.

O Tricolor do Pici liderou a média de público da Série C com 18.175 torcedores por partida em um total de 218.099 torcedores presentes nos estádios.

Já o Ceará em 16 jogos disputados em casa na Série B possui uma média de 16.196 torcedores por partida. São um total de 259.142 torcedores até aqui em seus jogos. Apenas o Internacional possui uma média de público maior com 22.252 torcedores por partida no estádio Beira-Rio em Porto Alegre.

Comparada com os times da Série A do Campeonato Brasileiro a média do Vovô supera a de 15 clubes da elite, ficando atrás somente de Corinthians (38.634), São Paulo (34.500), Palmeiras (30.362), Grêmio (21.163) e Bahia (20.043).

Entre as 40 equipes das Séries A e B o Ceará aparece como a sétima melhor média de público. O Alvinegro de Porangabuçu tem o primeiro, o terceiro e o quarto maior público da segundona 2017. Parabéns a tricolores e alvinegros!