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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

A lição Ana Alice

Por rodrigogoyanna em Relacionamento interpessoal, Vida

07 de setembro de 2017

.Faz 24h que só penso na Ana Alice.

Domingo. 03/09. 16h. Hospital de Messejana. Fim de ação no projeto social.

Entre a sensação de dever cumprido e a vontade de resenhar sobre cada experiência vivida naquele dia, surge do outro lado da passarela, um par de olhos claros, e um sorriso como quem gritasse pra gente ir ali.

Enfermeira: “ vocês querem ir até la?”….Calmaaaaa, me espera!

A cicatriz no meio do peito contava uma história que a gente preferia não ter ouvido, mas o sorriso que não saía do rosto fez com que a gente doasse para aquele coraçãozinho doente, um pouco de sentimento de cada um dos nossos corações.

Ontem recebi a noticia que a Ana Alice virou um anjinho de Deus, e junto com a alegria de haver a conhecido, veio o aprendizado do quanto a gente é medíocre por reclamar mais do que viver.

Com um sorriso no rosto e um rasgão no peito, ela provocou a duvida sobre o que temos feito de nossas vidas: trabalhar até atingir a meta de comprar um carro que outros invejem? Chamar dependência de amor e postar nas mídias sociais? Ser um outdoor ambulante e conquistar seguidor como um prostituto de valores?

Com um coração com bateria para mais algumas horas de vida, a pequena Ana Alice não recusou um abraço. Não soltou um choro. Não reclamou de nada. E não teve tempo pra fazer a vida valer a pena, como a gente tem, e desperdiça.

Meu time não ganhou. Tive poucas curtidas. Minha calça não entra mais. Meu namorado não me quer. Meu chefe não me valoriza. Tudo justificativa que a gente busca, pra de forma ingrata, se declarar que não é feliz.

A gente tem uma vida perfeita, e ainda que problemas existam, é perfeitamente possível com um sorriso no rosto, e sem reclamar de nada, mudar a própria história. A Ana Alice não teve essa chance, e a gente tá jogando fora.

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Burger King vai dar hambúrguer de graça para quem for demitido

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

01 de setembro de 2017

Foi demitido? Situação difícil… Mas tudo ficará menos pior com um hambúrguer na mão.

Nos EUA, uma ação do Burger King está dando whoppers de graça para quem acabou de perder o emprego.

Para isso, a pessoa precisa avisar o fato em sua página no Linkedin e escrever “Fui demitido. Quero um whopper grátis”.

Além disso, deve usar a hashtag #WhopperSeverance. “Severance” quer dizer “indenização”, em inglês.

Depois, a pessoa recebe em seu e-mail um link onde pode se cadastrar para finalmente receber, em casa, uma carta “oficial” e um cartão que dá direito a trocar por um lanche em um dos restaurantes da rede.

A ideia da ação de marketing da marca é justamente essa: indenizar quem perdeu o emprego e animá-los com um sanduíche de graça.

O “mimo”, certamente compartilhado nas redes sociais, tende a trazer um buzz positivo para a marca.

O cartão que vem junto com o lanche diz “We know getting fired sucks, but getting a free Whopper doesn’t” (“Nós sabemos que ser demitido é um saco, mas receber um Whopper grátis não”).

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YouTube apresenta novo logo

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

30 de agosto de 2017

Youtube está de cara nova. O Google anunciou ontem (29) a mudança do logo da plataforma criada em 2005.

O padrão em branco, vermelho e preto se mantém. Mas a “televisão” vermelha sai do “Tube” e vai para a frente do nome YouTube.

A mudança do “tube” – palavra em inglês que se refere à televisão (das antigas, da época das TVs de tubo) – não é tão inocente assim.

Nunca na história da marca, muito menos em 2017, os usuários do YouTube assistiram ao conteúdo na televisão, sendo a preferência, obviamente, por smartphones, tablets e desktops.

A entrada do símbolo de “play” traz algo de “universal” no reconhecimento instantâneo: esse logo tem a ver com vídeo.

O tom do vermelho também mudou, ficando mais vibrante. A tipologia também foi trocada, ficando mais destacada e firme.

Site e app já foram atualizados com a novidade.

A renovação da identidade visual vem junto com mudanças em layout e funcionalidades de site e app. Nos próximos meses, o YouTube apresentará outras mudanças.

Confira a mudança:

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Magazine Luiza surpreende homem com notícia de gravidez

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

12 de agosto de 2017

Na sua campanha de Dia dos Pais, o magazine luiza resolveu trazer uma história real cheia de surpresa e emoção.

No vídeo, um homem que ainda não sabia que sua companheira estava grávida é surpreendido com a notícia. Uma linda reviravolta para o dia dos pais que acontece no próximo domingo (13).

Na campanha “Como contar a maior notícia de todas?”, William Silva vai retirar, a pedido da esposa, produtos em uma loja da marca (na opção “Retire na Loja”, compras feitas no site podem ser retiradas no mesmo dia em lojas físicas).

Chegando ao local, descobre que a compra é composta por berço, fraldas e diversos outros itens de bebê. Sua mulher, Regiane Ribeiro, logo aparece para explicar tudo: a família vai crescer.

O comercial reforça o mote atual do Magazine Luiza, “A vida que você merece começa no Magalu”.

A criação foi da agência David.

Confira:

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Cerveja cria produto que evita que pessoas exagerem na bebida

Por rodrigogoyanna em Marketing

08 de agosto de 2017

Uma marca de cerveja que, preocupada com o consumo excessivo de álcool, quer que seus consumidores não bebam tanto. Estranho? Claro que não.

E se a maneira de não beber tanto passar pelos ouvidos e pela musica?

Em um estudo realizado na França há alguns anos, pesquisadores descobriram que música alta faz com que as pessoas bebam mais e mais depressa.

Não é à toa que sempre bebemos muito em shows, festas e festivais de música.

As pessoas chegam a beber um copo de cerveja três minutos mais rápido quando estão ouvindo música alta – comparando o volume moderado de 72 decibéis com o volume exagerado de 88 decibéis.

Na mesma comparação, as pessoas pediam 2,6 cervejas em média, em certo intervalo de tempo. No mesmo período, com música alta, eram 3,4 cervejas em média.

Pensando nisso, a marca de cerveja dinamarquesa Tuborg criou os “Beer Plugs”: protetores auriculares no formato de copos de cerveja.

Os protetores ajudam a diminuir o volume do som e, assim, evitar um exagero no álcool.

Uma ação da marca distribuiu os Beer Plugs durante o Roskilde Festival, na Dinamarca.

A embalagem diz: “Fato: Música alta faz você beber mais rápido” e “Proteja sua audição e beba com respeito”.

Confira o vídeo da ação da Tuborg:

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Jose Cuervo instala fontes de tequila em Los Angeles

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

30 de julho de 2017

Sabe aquele sonho infantil de pôr refrigerante no bebedouro da escola que quando mais velho se transforma em ter filtros de bebida alcoólica no trabalho? A CP+B sabe e transformou esse desejo em realidade na parceria com a Jose Cuervo. Na ação para comemorar o National Tequila Day (24), a marca instalou diversas fontes que jorravam o destilado em importantes pontos de Los Angeles.

Para acalmar os ânimos, as cobiçadas estações da “H2Cuervo” tinham organizadores para atestar a idade legal e garantir que os participantes dessem lugar a outras pessoas. A ativação faz parte da campanha “Tomorrow is Overated” (Amanhã é Superestimado) que defende a importância de aproveitar o momento.

Confira abaixo as fotos do evento e o filme manifesto de reposicionamento da marca:

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Do que se trata o Fortal

Por rodrigogoyanna em Vida

25 de julho de 2017

Não é sobre Bell, Durval ou Ivete, não é e nunca foi. É sobre acreditar que a musica alta emudece a cobrança do dia a dia, sobre quanto você precisa na maioria das vezes não ser você.

Não é sobre pagar caro por um abadá, é ter a certeza de que caro mesmo seria se tornar expectador da felicidade alheia, e ter a nociva sensação de estar vendo a vida passar.

Não é sobre 2 voltas atrás de um caminhão, é esquecer de um caminhão de sentimento que fica estacionado no muro da razão de segunda a sexta, e durante o Fortal, ser motorista do seu próprio destino, assumindo o controle nessa estrada de emoções que a gente insiste em desviar.

Não é sobre olhar pro lado pra ver quem pula mais alto, é sobre olhar pra si, e perceber que não dá pra parar de pular, de cabeça, nesse corredor sem volta, que é brincar de viver.

Não é sobre beijar muitas, é se preocupar pouco com o que isso representa, e acreditar, sem culpa e sem pressão, que qualquer beijo pode ser o primeiro de muitos diferentes, ou quem sabe muitos de uma única só.

É sobre perceber que quando acaba o Fortal, a gente pode sim começar a diversão da vida real, desde que façamos da micareta um professor, e entender que o roteiro do seu show, é você, a estrela da festa, quem faz; porque a voz mais importante ainda é a que vem de dentro, ainda que hoje você insista em não escutar.

Temos nos importado com a opinião de uma platéia acostumada a só vaiar.

Talvez o segredo seja reproduzir a melodia da verdade que você acredita, com os holofotes desligados para quem está ali só para julgar, e deixar tocar na sua banda somente aqueles que não vão desafinar quando seu microfone falhar, porque ainda que isso aconteça, o show tem sempre que continuar.

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Burger King tira sarro das filas do Outback em novo comercial

Por rodrigogoyanna em Marketing

23 de julho de 2017

O burger king resolveu provocar a concorrência em sua mais nova campanha.

Sem citar nomes, a marca deixa claro que está brincando com o outback.

Para divulgar o lançamento de dois novos sanduíches, o BK Costela Furiosa e o BK Costela Barbecue Bacon, o Burger King foi atrás de um concorrente famoso por suas costelas e carne de porco: o Ouback.

A marca é conhecida pela boa comida, mas também pelas filas de espera.

Os clientes sempre recebem um pager que apita quando a mesa está pronta e não é incomum eles esperarem um bom tempo até chegar a hora de comer.

Pensando nisso, o BK escondeu várias câmeras em uma praça de alimentação e entregou discretamente um “pager falante” aos consumidores que esperavam para entrar no Outback.

O pager convence eles a esquecerem a fila e irem no Burger King, onde também podem encontrar carne de porco.

A criação foi da agência David.

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Projeto reaproveita flores usadas em casamentos em visitas a hospitais e asilos

Por rodrigogoyanna em Sem categoria

21 de julho de 2017

E se aquele buquê ou arranjo que você usou em seu casamento não fosse para o lixo, mas sim continuasse seu ciclo de embelezamento e deleite? Há como com o projeto “Sorria, Frô!”.

Desde 2016, voluntários levam a hospitais e asilos arranjos feitos a partir dessas flores que normalmente vão para o lixo. Nesse domingo (16), por exemplo, foi ao Frotinha da Parangaba.

O projeto é inspirado em iniciativas semelhantes feitas nos Estados Unidos, conhecidas de perto por um dos fundadores do “Sorria, Frô”, o publicitário Rodrigo Goyanna, que chegou a integrar um desses coletivos.

“Porém, por estar em um país de primeiro mundo como os Estados Unidos, nós entregávamos flores em lares de idosos bem estruturados, que tinham todas as condições. Eu pensava: ‘puxa, se quando eles recebem essas flores a sensação de gratidão e felicidade é tanta, imagine como seria no meu país se eu conseguisse entregá-las a quem tem menos condições”, diz Rodrigo.

Ao participar doThe Street Store, ele apresentou a proposta a uma das voluntárias do projeto social, Paôla Camila Baia, que abraçou a ideia e passou a arregimentar mais interessados.  Atualmente, são pelo menos sete voluntários “fixos” além dos dois: Thays Maria, Natanael Alves, Anne Rayssa e Tânia Fernandes  e Lígia Sousa. Fora aqueles que se integram pontualmente à iniciativa.

Autorizada por noivos ou cerimonialistas, a equipe recolhe as flores dos buffets, entregando-se, depois, ao processo de produção. Daí, partem para os locais que recebem as ações. “A essência do projeto  é espalhar alegria através de flores, mas a gente sempre tenta incrementar para tornar o dia deles mais especial. Por duas vezes, já conseguimos levar bandas, por exemplo”, conta Rodrigo.

Neste mês — um mês “bom”, conforme Rodrigo — o projeto vai conseguir fazer três visitas. “Começamos com uma ação por mês e, com a repercussão, foi aumentando”, diz ele.  A próxima já tem data marcada: será  no domingo (23). Mas o local ainda não está programado.

A experiência é gratificante, descreve Rodrigo. Para ilustrar isso, ele cita o caso da filha de uma paciente que o projeto visitou no Hospital de Messejana. Duas semanas após a ação, ela procurou o grupo. “Infelizmente, minha mãe veio a falecer, mas eu queria dizer que vocês fizeram com que ela um dos últimos dias felizes da vida dela”, relembra Rodrigo o depoimento dela.

“A ideia é aproveitar essa energia de uma nova vida que as flores simbolizam ao casal e entregá-las a um outro lado que acha que está esquecido, faltando carinho, atenção”, conta Rodrigo.

Saiba Mais

Para doar flores, basta entrar em contato com o projeto por meio de suas redes sociais, Facebook ou Instagram. O contato pode ser feito ainda pelo email sorriafro@gmail.com

 

Por Lucas Barbosa em Cotidiano

 

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Pizza Hut vai te seguir por aí e oferecer uma promoção quentinha

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

18 de julho de 2017

Não se espante se, na próxima vez que você passar ao lado de um restaurante pizza hut, um anúncio no seu celular lhe avisar de alguma promoção de pizza quentinha.

Em “Aqui Agora”, a sua primeira campanha conceitual para o digital, a marca usará o sistema de geolocalização dos smartphones para enviar anúncios a consumidores que estejam em um raio de dois quilômetros de um restaurante Pizza Hut no Brasil.

Os anuncios serão personalizados, de acordo com a localização das mais de cem lojas participantes.

Quando um consumidor passar perto de um restaurante, o anúncio poderá aparecer em seu facebook ou em alguma game que ele esteja jogando no smartphone.

Para os anúncios em games, a Pizza Hut está usando a plataforma In Loco Media, empresa especialista nesse tipo de inserção.

Os anúncios mostram, por exemplo, promoções de superfatia, pizza individual e pizza grande. Nos sabores, calabresa e mussarela.

As promoções serão válidas para compras nas lojas ou via delivery e online.

A estratégia busca conquistar jovens consumidores da geração millennial e também consolidar sua posição entre os clientes com mais de 35 anos.

A criação da campanha foi da agência REF+T. É o primeiro trabalho da agência para a Pizza Hut, depois de conquistar a sua conta em janeiro de 2017.

As inserções durarão 45 dias. A marca também usará peças nas ruas em diversas cidades brasileiras.

Confira alguns dos anúncios:

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Pizza Hut vai te seguir por aí e oferecer uma promoção quentinha

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

18 de julho de 2017

Não se espante se, na próxima vez que você passar ao lado de um restaurante pizza hut, um anúncio no seu celular lhe avisar de alguma promoção de pizza quentinha.

Em “Aqui Agora”, a sua primeira campanha conceitual para o digital, a marca usará o sistema de geolocalização dos smartphones para enviar anúncios a consumidores que estejam em um raio de dois quilômetros de um restaurante Pizza Hut no Brasil.

Os anuncios serão personalizados, de acordo com a localização das mais de cem lojas participantes.

Quando um consumidor passar perto de um restaurante, o anúncio poderá aparecer em seu facebook ou em alguma game que ele esteja jogando no smartphone.

Para os anúncios em games, a Pizza Hut está usando a plataforma In Loco Media, empresa especialista nesse tipo de inserção.

Os anúncios mostram, por exemplo, promoções de superfatia, pizza individual e pizza grande. Nos sabores, calabresa e mussarela.

As promoções serão válidas para compras nas lojas ou via delivery e online.

A estratégia busca conquistar jovens consumidores da geração millennial e também consolidar sua posição entre os clientes com mais de 35 anos.

A criação da campanha foi da agência REF+T. É o primeiro trabalho da agência para a Pizza Hut, depois de conquistar a sua conta em janeiro de 2017.

As inserções durarão 45 dias. A marca também usará peças nas ruas em diversas cidades brasileiras.

Confira alguns dos anúncios: