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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

Magazine Luiza vende colheres para você meter em brigas por aí

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

11 de Março de 2018

Sabe aquele velho ditado (machista)? “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”? Pois a Magazine Luiza resolveu meter a colher.

Em campanha no Dia Internacional da Mulher, a marca coloca a partir de hoje (8), em suas 860 lojas e no e-commerce, colheres à venda.

Não qualquer lugar. Elas vêm com a inscrição “Em briga de marido e mulher, tem que meter a colher, sim. Ligue 180 e denuncie”.

O custo será de R$ 1,80. Todo o dinheiro das vendas será revertido para o Instituto Patrícia Galvão e para a rede colaborativa Mete a Colher, ambas trabalhando em torno da luta contra a violência doméstica e a violência contra mulheres.

A criação é da agência David.

Dentro da empresa, a marca já criara um sistema para ajudar mulheres que tinham passado por alguma situação de violência. As funcionárias têm acesso ao Canal da Mulher, um sistema de denúncias interno. Luiza Trajano tem acesso direto ao sistema e monitora as denúncias que chegam.

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Nubank faz surpresa após avó de cliente jogar cartão no lixo

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

07 de Março de 2018

Atenta às redes sociais e ao poder que os consumidores têm ali para alavancar uma marca ou causar prejuízos a ela, a nubank não costuma perder tempo.

Uma vez, chegou a enviar um cartão novo para o cliente cujo cachorro mastigara seu cartão.

Agora, o presente foi para uma cliente, Aline F. Campos, que perdeu o cartão recém-adquirido. A avó da cliente acabou, sem querer, jogando o envelope com o cartão no lixo.

A marca resolveu repor o produto, claro, mas também aproveitou a piada: enviou uma lixeira roxa a ela e uma mensagem escrita à mão. Advogados de marca: 

Aline compartilhou o caso em um grupo no Facebook, junto das fotos do presente da Nubank, gerando milhares de reações.

Confira:

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Nike salva a Terra em nova campanha cheia de famosos

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

04 de Março de 2018

“Só vai”. Assim a Nike traduz para o Brasil o mais novo mote da marca, a campanha “Choose Go”: pensar menos, correr mais. E, se precisar escolher entre correr e ficar parado, sempre escolher correr.

A nova campanha da marca divulga o lançamento do novo tênis de corrida Nike Epic React Flyknit.

O vídeo conta com a participação de diversos atletas famosos, como Kobe Bryant, Simone Biles e Edinson Cavani. O cientista Bill Nye (o famoso Science Guy) também dá as caras.

Na campanha, a Terra para de girar. Uma multidão terá de se mobilizar para correr e fazer a esfera girar novamente.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=112&v=6MgmbV5SbsA

 

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Marketing de um jeito fácil

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

28 de Fevereiro de 2018

O trabalho de reposicionamento de marca remete a capacidade empresarial de se reinventar enquanto organização. De entender que não somente o mercado, mas os consumidores apesar de terem suas preferências, também possuem comportamentos e gostos por vezes muito voláteis. É importante reconhecer quando se deve dar um passo atrás e identificar dentro da proposta de valor de produto ou serviço, quanto do objetivo de atingir um nicho não foi cumprido, o que não tem sido ativado pela entrega da identidade da marca ao seu target.
“Conversar” com os diversos stalkeholders, no sentido de absorver o Maximo de informação possível sobre preço, produto, praça e promoção, é um excelente caminho como primeiro passo nesse esforço de redesenhar o que a nova personalidade da marca pretende entregar ao (novo?) publico.
Entender que tipo de diferencial agrega vantagem competitiva, e nichar cada vez mais seu cliente são sim boas estratégias para quem pretende se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Outra dica interessante é sempre utilizar da estratégia da glocalização, ou seja, pesquisar a níveis globais o que tem surgido de inovador ao redor do mundo, e adaptar de forma racional ao mercado local.
Enquanto gestores, tais profissionais precisam sempre se questionar: O que eu vendo? O que de fato eu tenho entregue? Quem consome meu produto/serviço? Quem consome minha marca? Pra quem eu vendo? Pra que eu ainda não entendi que preciso vender? Aonde eu vendo? Por onde mais posso vender?
Se essas perguntas vierem acompanhadas de respostas precisas e certeiras, certamente o gestor chegará ao fim dela com uma deliciosa sensação de dever cumprido.

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Heinz inverte rótulo e coloca seus ingredientes na frente

Por rodrigogoyanna em Marketing

25 de Fevereiro de 2018

No novo rótulo do ketchup Heinz, os seis ingredientes do condimento estão em letras garrafais, em destaque, na frente do produto.

A embalagem especial faz parte da nova campanha de marketing da marca, que pretende destacar que o ketchup Heinz é feito com apenas seis ingredientes e que não leva conservantes na receita: tomate, açúcar, vinagre, sal, cebola, e aroma natural.

O rótulo, divulgado em primeira mão pelo site da EXAME, ainda destaca

no fim da lista: “e só”.

A partir de segunda-feira (26), começa uma ação em redes sociais em torno do novo rótulo.

 

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Campeões do Super Bowl: avocado, asas de frango e Cindy Crawford

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

12 de Fevereiro de 2018

Após o super bowl, final da liga de futebol americano dos EUA e principal data do esporte (e do marketing) por lá, não é só um time que sai do campo vencedor (neste ano, o Philadelphia Eagles). Marcas, artistas e até comidas também se consagram.

Um novo estudo da Salesforce, divulgado nesta semana, monitorou anúncios, hashtags e imagens compartilhadas em redes sociais, sites e blogs para descobrir as coisas mais populares do evento.

Confira quem de destacou na noite do último dia 4.

Anúncios mais mencionados

1. Avocados From Mexico (137.073)

2. Pepsi (#Cindycrawford, 38.246)

3. Doritos (26.887)

4. Bud Light (20.667)

5. Kraft (9.890)

Imagens mais compartilhadas

1. Cindy Crawford do anúncio da Pepsi
2. Justin Timberlake no show de intervalo
3. Bud Light do anúncio Tag Your Bud Knight
4. Doritos e Sprite com Peter Dinklage e Morgan Freeman
5. Avocados do anúncio do Avocados From Mexico

Show do Justin Timberlake no Super Bowl, dia 04/02/2018

Show do Justin Timberlake no Super Bowl, dia 04/02/2018 (Matthew Emmons-USA TODAY Sports/Reuters)

Fotos de comidas mais postadas

1. Chicken Wings (asinhas de frango)
2. Pizza
3. Ribs and Grits (costela e canjica)
4. Cerveja
5. Submarine Sandwich (sanduíche na Baguete)

Top 5 hashtags

#Guacworld

#Pepsigenerations

#SpitFire

#DillyDilly

#FamilyGreatly

Top 5 palavras

Guac

Truck

Food

Beautiful

Sweepstakes

Top 5 logos

Avocados From Mexico

Pringles

Philadelphia Eagles

Pepsi

Fox Sports

Pepsi: um dos logos mais destacados durante o Super Bowl 2018

Pepsi: um dos logos mais destacados durante o Super Bowl 2018 (Reprodução/Bloomberg)

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Subway divulga lista dos lanches mais vendidos no Brasil

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

03 de Fevereiro de 2018

É raro uma marca abrir alguns de seus segredos para o público (e para os concorrentes).

Exemplo: os seus itens mais vendidos. Ou os menos vendidos. É dar informações que podem ser usadas na estratégia da concorrência.

Exemplo: o McDonald’s pode falar que o Quarterão com Queijo é um dos prediletos por aqui. Ou que os brasileiros amam nuggets de frango com molho barbecue.

Mas ele nunca vai revelar, de fato, qual é seu hambúrguer mais vendido. Ou números precisos sobre vendas e faturamentos.

Mas o subway Brasil resolveu surpreender ao revelar os cinco sanduíches mais consumidos pelas brasileiros, entre 19 itens fixos no cardápio.

Confira:

1. Frango Defumado com Cream Cheese
2. Frango Teriyaki
3. Steak Churrasco
4. Sub de Frango
5. Beef Bacon Chipotle

E você: concorda com a maioria dos consumidores do País?

 

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‘Café loiro’ criado pela Starbucks gera polêmica nos EUA

Por rodrigogoyanna em Marketing

30 de Janeiro de 2018

A rede mundial de cafés Starbucks lançou uma linha “Blonde” (loiro, em português) de seus cafés, que promete um sabor mais “suave” e “sutilmente doce”. No entanto, o slogan da campanha gerou polêmica nos Estados Unidos.

A frase “Blonde break rules” (loiros quebram regras) – a mesma utilizada por um comercial de tonalizante loiro de 1963, em que as mulheres eram pedidas em casamento e melhoravam suas habilidades esportivas depois de pintar o cabelo – foi alvo de críticas nas redes sociais por se remeter ao governo do presidente Trump

No Twitter, algumas pessoas notaram o significado ambíguo da campanha, que se encaixa perfeitamente com o momento em que os Estados Unidos vivem, em meio às atitudes polêmicas do magnata.

“Parece que a Starbucks está tentando simpatizar com as pessoas, e prefere desafiá-las a negar as normas e se tornar loiras – mesmo que seja com uma xícara de café expresso”, escreveu a jornalista Sangeeta Singh-Kurtz.

“É uma campanha que ressoa perfeitamente em 2018, quando o presidente dos Estados Unidos tem encorajado o país a abandonar qualquer senso de empatia ou senso comum, e colocá-los em primeiro lugar, quebrando as regras pelo caminho”, completou.

O objetivo com o novo estilo é que o cliente customize sua bebida a sua maneira, podendo escolher entre a linha “Signature” – café original – ou “Blonde” – bebida mais suave, feita com grãos de café levemente tostados da América Latina e do Leste da África.

De acordo com a publicação, a linha “Blonde” foi lançada no mesmo período em que a viagem de Trump ao Fórum Mundial de Davos não foi bem aceita. A nova linha está disponível somente nos Estados Unidos e foi lançada oficialmente em 23 de janeiro.

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Cantada ou assédio? Skol desenha a diferença para quem tem dúvida

Por rodrigogoyanna em Marketing

26 de Janeiro de 2018

O carnaval é um patrimônio nacional, mas muitas das ideias cantadas em suas marchinhas e atitudes popularizadas nesta época não cabem mais nos dias atuais.

Para mostrar que é possível se divertir nas festas de rua sem perpetuar ideias retrogradas, a Skol lança mais uma série de filmes que demonstram a diferença entre assédio e xaveco.

Concebidos pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, os vídeos mostram como alguns comentários “quadrados” pegam mal e uma abordagem “redonda” repercute muito melhor.

No primeiro deles, dois rapazes estão em um bloco e um diz ao outro que “no Carnaval tem que chegar pegando”. O comentário machista deixa claro que isso afasta as pessoas.

Na última peça da série, é a vez de uma “piadinha” homofóbica ser corrigida. Pegando gancho na marchinha “Maria Sapatão”, um homem observa a festa e diz: “E aquela ali? De dia é Maria, de noite é João”. Veja a resposta de sua colega:

“A Skol tem convidado as pessoas a saírem do quadrado, a quebrarem estereótipos e viverem experiências livres de preconceito e pré-julgamentos. O Carnaval é a época mais alegre do calendário brasileiro e a festa só é completa com respeito por todos e todas”, diz a diretora de marketing de Skol, Maria Fernanda Albuquerque.

Conteúdo publicado originalmente no site Adnews

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Nike e LeBron James lançam filme poderoso sobre igualdade e união

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

21 de Janeiro de 2018

“Até que todos nós ganhemos”. Assim a Nike define “igualdade”.

Em sua nova campanha, “Equality”, a marca volta a defender o poder do esporte para unir as pessoas e criar mais oportunidades e igualdade.

Com narração do astro do basquete LeBron James, o filme mostra como, não importando raça, sexo ou nacionalidade, o esporte permite união e sonhos.

Neymar dá as caras brevemente no vídeo, assim como outros atletas de peso: Roger Federer, Rafael Nadal, Serena Williams e Megan Rapinoe, entre outros.

Dentro da campanha “Equality”, a marca promove parcerias e patrocínios a organizações como Mentor e PeacePlayers International, que trabalham com comunidades e projetos focados na igualdade.

Em 2017, por exemplo, a marca doou US$5 milhões a projetos do tipo.

Nos últimos anos, a Nike tem focado em campanhas que falam muito sobre igualdade, oportunidades, racismo e equidade de gênero.

Citando alguns exemplos: uma campanha sobremulheres atletas na India; um vídeo sobre superação e adversidade Michale Jordan; uma campanha em Xangai sobre liberdade.

A empresa também não fica no muro diante de assuntos políticos. O CEO da Nike não deixou de mostrar sua total desaprovação diante do plano do presidente americano Donald Trump de banir diversas nacionalidades no país e de deportar em massa milhares de imigrantes.

Assista:

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Nike e LeBron James lançam filme poderoso sobre igualdade e união

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

21 de Janeiro de 2018

“Até que todos nós ganhemos”. Assim a Nike define “igualdade”.

Em sua nova campanha, “Equality”, a marca volta a defender o poder do esporte para unir as pessoas e criar mais oportunidades e igualdade.

Com narração do astro do basquete LeBron James, o filme mostra como, não importando raça, sexo ou nacionalidade, o esporte permite união e sonhos.

Neymar dá as caras brevemente no vídeo, assim como outros atletas de peso: Roger Federer, Rafael Nadal, Serena Williams e Megan Rapinoe, entre outros.

Dentro da campanha “Equality”, a marca promove parcerias e patrocínios a organizações como Mentor e PeacePlayers International, que trabalham com comunidades e projetos focados na igualdade.

Em 2017, por exemplo, a marca doou US$5 milhões a projetos do tipo.

Nos últimos anos, a Nike tem focado em campanhas que falam muito sobre igualdade, oportunidades, racismo e equidade de gênero.

Citando alguns exemplos: uma campanha sobremulheres atletas na India; um vídeo sobre superação e adversidade Michale Jordan; uma campanha em Xangai sobre liberdade.

A empresa também não fica no muro diante de assuntos políticos. O CEO da Nike não deixou de mostrar sua total desaprovação diante do plano do presidente americano Donald Trump de banir diversas nacionalidades no país e de deportar em massa milhares de imigrantes.

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