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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

Segunda da Comédia: Restô Brasil estará em cartaz durante mês de julho

Por rodrigogoyanna em Marketing

29 de junho de 2017

As pérolas do humor cearense estarão reunidas em uma nova comédia durante as férias. A peça Restô Brasil estará em cartaz nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de julho, no Theatro Via Sul Fortaleza. Os humoristas Aurineide Camuripim, Ciro Santos, Lailtinho, Manguaça e SKolastica, apresentam o espetáculo sobre a atual crise brasileira e prometem arrancar muitas risadas do público.

Dirigida por Gildo Lustosa, a história se passa em um restaurante chamado Restô Brasil, que, assim como o País, atravessa uma grave crise e está prestes a fechar as portas. Um especialista em gerenciamento e marketing de crise é chamado para salvar a empresa, a partir daí se forma uma grande confusão entre os funcionários.

Serviço
Restô Brasil
Local: 
Theatro Via Sul
Data: 
03, 10, 17, 24 e 31 de julho
Hora: 
19h
Ingressos:
R$ 40 inteira e R$ 20 meia
Pontos de venda: Bilheteria do Theatro Via Sul e no site ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)
Classificação indicativa: 
Não recomendado para menores de 12 anos

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Aplicativo Lavô entra em operação a partir do dia 03 de julho em Fortaleza

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

26 de junho de 2017

A partir do dia 03 julho, o Lavô, aplicativo para serviços de lavagens automotivas, entra em operação em Fortaleza. A ferramenta irá ofertar 1800 vagas de emprego com horários flexíveis e pagamentos semanais com renda mensal de até 6 mil reais. A Lavô é um aplicativo destinado à realização de lavagens 100% ecológicas em automóveis (carros, camionetes e pick-ups) e funcionará de forma semelhante ao Uber: o usuário irá baixar o aplicativo, realizar o cadastro de seu carro, solicitar o tipo de lavagem, selecionar a forma de pagamento (cartões de crédito e débito) e o lavador irá até o local solicitado.

O sistema já está ativo em oito cidades brasileiras, entre elas estão Brasília, Espirito Santo, Recife, Natal, João Pessoa, Goiãnia. Para aqueles que desejam trabalhar com o aplicativo na capital cearense, o cadastro já está disponível no site www.lavo.online. Basta realizar a inscrição e apresentar toda a documentação exigida, que será avaliada e, após a aprovação, técnicos da Lavô irão realizar o treinamento dos cadastrados para que assim possam executar as lavagens corretamente e ter a sua própria renda. Os interessados poderão viver do app ou complementar sua renda.

 

O Lavô oferece cinco tipos de lavagem, que duram entre 35 minutos e uma hora e meia, utilizando produtos sustentáveis e ecológicos. A limpeza é feita em qualquer horário e local, aceitando pagamento em cartões de crédito e débito. O custo do serviço varia entre R$ 30 e R$ 145.

 

Serviço

Aplicativo Lavô

Site: http://lavo.online/

Instagram: @lavoonline           

Facebook: /lavoonline

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A geração X foi esquecida pelo marketing, mas não deveria

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

25 de junho de 2017

No mundo do marketing, há uma crença de que é necessário conversar com os millenials para que seja possível abocanhar fatias cada vez maiores de mercado. Basta notar como muitas peças são produzidas segundo a cartilha desse grupo: elenco jovem, movimentos rápidos de câmera, foco no estilo de vida.

Mas, essa percepção não está tão ligada à realidade como o senso comum leva a crer, ainda mais quando se lembra que os hábitos de consumo desse grupo, hoje, se chocam com o que o mercado de bens e serviços enseja.

Um dilema? Talvez, já que essas pessoas  mais jovens têm menos dinheiro no bolso, menos vontade de consumir. “É uma verdadeira inversão de comunicação e branding”, nota Walter Longo, presidente do grupo Abril(ao qual pertence EXAME.com),  no evento “O X da Questão”, realizado nesta manhã em São Paulo.

No entanto, há outro grupo de pessoas que nos últimos anos foi deixado de lado pela publicidade, mas que, ao contrário dos millenials; tem alto poder de compra, está interessado em adquirir bens e serviços e tem o potencial de agir como influenciador:a geracao X, que reune pessoas entre 35 e 54 nos.

De acordo com dados recentes do IBGE, essa geração representa 27,1% da população brasileira e responde por 51,7% de toda a renda gerada pelas famílias. São números nada desprezíveis, ainda mais quando se lembra que esse grupo gasta 66% mais em roupas, por exemplo, e até 47% mais em lazer e cultura que os mais jovens.

Essa relevância numérica, entretanto, não se traduz em representatividade na propaganda. No ano passado, o Brasil viu os gastos com publicidade chegarem a marca de 130 bilhões de reais e 70% dos consumidores tinham mais de 40 anos. Entretanto, apenas 7% deles consideraram estar suficientemente representados nas peças publicitárias produzidas no período.

“Há uma excessiva comunicação com os millenials”, nota Longo. “Estamos todos mergulhados no mundo digital, independentemente de faixa etária. Não é preciso mais buscar falar por meio desse grupo”, avaliou o executivo. 

Nele, foi apresentada uma abrangente pesquisa sobre essas pessoas e mostrou que elas são, hoje, as maiores fomentadoras do consumo no país. Para Longo, a publicidade atual está imersa em uma nova estética, dedicada aos jovens, mas é necessário avaliar até que ponto essa estratégia é relevante para o restante da população — especialmente a geração X.

“A geração X é o grande motor que impulsiona e impulsionará movimentos socioeconômicos, políticos e comerciais”, avaliou Peter Kronstorm, do Copenhagen Institute for Future Studies, entidade que tem como objetivo auxiliar empresas na tomada de decisões. Segundo Kronstorm, “minimizar o seu papel pode comprometer seriamente o resultado de qualquer estratégia de marketing a curto, médio e longo prazo. ”

  • Texto inicialmente produzido por Gabriela Ruic para a Revista Exame.

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Burger King lança cachorro-quente no país com campanha “travessa”: o que é mais importante, o tamanho da salsicha ou como se faz?

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

22 de junho de 2017

A Burger King encontrou uma maneira “engraçadinha” para lançar dois novos cachorros-quentes no Brasil. Em vídeo promocional, a rede de fast-food pergunta a seus consumidores “O que é mais importante: o tamanho da salsicha ou como se faz?”.

A resposta que teve mais adeptos é a que se tornou o mote da campanha dos novos cachorros quentes da marca: “como se faz”. Segundo a Burger King, as salsichas que acompanham os dois novos lanches que chegam hoje ao cardápio fixo das lojas brasileiras são feitas de carne 100% bovina e grelhada.

São duas versões do chamado Grill Dog: o clássico, que leva mostarda, ketchup, batata palha e maionese da marca, e o Cheddar Bacon que, como o próprio o nome sugere, vem com os adicionais de bacon e queijo cheddar.

Os cachorros-quentes foram primeiramente lançados nos EUA no começo de 2016. Eles já eram vendidos em lojas da Burger King no interior do estado de São Paulo desde o final do ano passado.

O preço sugerido para o Grill Dog individual é de 7,90 reais. O Combo Grill Dog com dois cachorros-quentes (sabores à escolha do cliente), batata média e refrigerante (refil grátis) sai por 22,90 reais.

Você pode ver o vídeo da campanha, assinado pela DAVID São Paulo, abaixo:

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Os livros que alunos de MBA das melhores faculdades estão lendo

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

19 de junho de 2017

Sem algum tipo de guia, uma visita à livraria pode ser uma frustração. São tantas as opções de livros – sobre estratégias, liderança, investimentos, economia, história econômica, psicologia, para ficar só na seção de negócios – que fica difícil escolher.

Pensando nisso, o Na Prática conversou com alguns bolsistas da Fundação Estudar que atualmente se dedicam a aprender mais sobre o setor em MBAs nos Estados Unidos, em faculdades renomadas como Stanford, Harvard e Columbia. Confira as dicas abaixo:

1. “Competition Demystified”, por Bruce Greenwald
“É um livro sobre estratégia”, diz Gilberto dos Santos Giuzio, que estuda na Columbia Business School. “É importante para entender quais são as vantagens competitivas que uma empresa pode desenvolver para ter sucesso. Trata de maneira simples a teoria e exemplifica muito bem em cases como Wall Mart, Apple e IBM, entre outros.”

2. “O Investidor Inteligente”, por Benjamin Graham
“Um dos livros mais importantes para quem quer atuar na área de investimentos”, continua. “Embora antigo, continua válido por abordar de maneira atemporal os comportamentos que fazem um investidor de sucesso.”

3. “Os Ensaios de Warren Buffett”, por Warren Buffett e Cunningham
Warren Buffett segue como uma grande inspiração para muitas pessoas no mercado financeiro e suas cartas abertas se tornaram lendárias e podem até nortear a indústria. Este título, que reúne algumas delas, é outra indicação de Gilberto.

4. “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, por Daniel Kahneman
Indicado duplamente por Gilberto e João Gabriel Costa Pinheiro, que estuda na Stanford Graduate School of Business, foi escrito por um psicólogo premiado com o prêmio Nobel e explica como o cérebro humano processa informações. “Mostra como pensamos e tomamos decisões”, resume Gilberto. “É muito útil para entendermos como evitar certos vieses que temos durante a tomada de decisões.”

5. “Um novo jeito de trabalhar”, Laszlo Bock
“Laszlo Bock é o chefe de Operações Pessoais do Google”, explica Fernanda Muzzio, atualmente na Harvard Business School. (“Operações pessoais” é o nome da empresa para o departamento de recursos humanos.) “O livro compartilha alguns princípios que ajudam a explicar porque o Google é consistentemente considerado um dos melhores lugares e procura mostrar como encontrar um equilíbrio entre criatividade e estrutura para atingir o sucesso em termos de qualidade de vida e market share.”

Ela descobriu o título em uma de suas aulas sobre gerenciamento de capital humano. “É relevante para refletir sobre como recrutar, desenvolver, motivar e reter talentos que irão contribuir para manter uma empresa prosperando”, conclui.

6. “Mindwise”, por Nicholas Epley
Outra indicação de João, que hoje também trabalha como consultor do Boston Consulting Group (BCG), o psicólogo social Nicholas Epley fala sobre as relações interpessoais, os erros mais surpreendentes cometidos no dia a dia e como pensar sobre interações para deixá-las mais claras e eficazes.

7. “O cérebro e a felicidade”, por Rick Hanson
Nosso cérebro aprende mais devagar com as experiências boas do que com as experiências ruins – e é tudo questão de entender a estrutura neural envolvida. Indicado por João Gabriel, o livro ensina quatro passos para se ter uma experiência mais feliz e pacífica, equilibrando o viés negativo do cérebro.

8. “Who gets what and why”, por Alvin E. Roth
Vencedor do Nobel de economia em 2012, o autor fala sobre os matching markets menos óbvios ao nosso redor (pense em candidatar-se a um emprego ou chamar alguém para sair), em que vendedores e compradores se escolhem e levam em conta outras coisas além do preço – algo cada vez mais em alta em tempos de Uber e Airbnb. A ideia principal do livro, outra indicação de João Gabriel, é aprender que é importante reconhecer as escolhas disponíveis para tomar decisões melhores.

9. “How we know what isn’t so”, por Thomas Gilovich
Um guia para as falácias do cotidiano: quando confiar no que acreditamos e quando desconfiar dessas crenças? É assim que se resume a obra de Gilovich, indicação de João Gabriel. Baseada em pesquisas científicas, ela discorre sobre processos motivacionais, cognitivos e sociais que enviesam pensamentos, crenças, julgamentos e decisões.

10. “O sinal e o ruído”, por Nate Silver
Nate Silver ganhou fama em 2012, quando previu perfeitamente os números da eleição presidencial dos EUA. Fundador e editor-chefe do site FiveThirtyEight.com, tornou-se símbolo da eficácia das probabilidades e processamento de dados. Neste livro, ele explica como enxergar um sinal verdadeiro no meio do barulho – e como diferenciar previsões confiantes de previsões acertadas.

*Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal de carreiras da Fundação Estudar.

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Vinte anos depois, garotos DDDs retornam em comercial da Embratel

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

18 de junho de 2017

Você se lembra daqueles garotos que se vestiam de “DDD” nas campanhas da EMBRATEL? Eles cresceram e estão de volta às propagandas da companhia. Em vídeo, o “D” verde, Felipe Rimério, o “D” amarelo, João Botelho, e o “D” vermelho, Vlademir Alves, mostram que, como eles (agora com 26 anos), a Embratel mudou nos últimos 20 anos.

Os “DDDs” protagonizaram oito campanhas da empresa entre 1998 e 2000. Na época, a ação publicitária tinha o intuito de incentivar o uso do código 21 para ligações de longa distância e internacionais. Agora, os garotos aparecem para falar como a Embratel se transformou em uma companhia digital, com soluções de TI, telecomunicações e mobilidade corporativa. 

A campanha, criada pela agência F. Biz, conta com dois vídeos, um de 15 segundos e outro de 30 segundos, e um site com informações sobre as novas soluções da empresa o retorno dos “DDDs”.

Se você não lembra muito bem dos rostos dos garotos “DDDs” quando eram crianças, confira o vídeo abaixo de uma campanha feita por eles em 1999:

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Personagem do Magazine Luiza consegue 150 mil matches no Tinder

Por rodrigogoyanna em Marketing

16 de junho de 2017

Para comemorar o Dia dos Namorados, a Lu, personagem símbolo do Magazine Luiza, criou um perfil no Tinder e saiu dando match geral. Quem cruzou com o perfil da Lu pela rede social e “arrastou para a direita” não ganhou um encontro, mas sim descontos especiais no aplicativo do Magazine Luíza.

A ação, desenvolvida em parceria com a DAVID, resultou em mais de 150 mil matches da personagem com os usuários do Tinder.

A estratégia com influenciadores ficou por conta da Spark, que ativou nomes de peso do twitter e instagram.

De acordo com a empresa, o CTR bateu 5.5%, número cinco vezes maior que a taxa média da plataforma de relacionamentos. Outro destaque fica com o engajamentode 14%, duas vezes maior que a média atingida no Tinder. 

Em suas fotos no perfil do Tinder, a Lu apareceu descontraída e sorridente. Em uma das imagens, até brincou com um bigode. Em sua descrição, o texto: “Ah, já sei o que você está pensando: ‘será que ela topa, mesmo?’ Dá um like para descobrir”.

“Ao criar o perfil da Lu no Tinder para esta ação, mostramos que a marca não distingue entre gênero, cor, orientação sexual, para se relacionar com as pessoas. Por isso, a personagem dava ‘matches’ independente do gênero, ela abraça todas as orientações sexuais. A personagem já tem um histórico de discurso pró-diversidade”, afirma Ilca Sierra, diretora de marketing do Magazine Luiza.

“Essa parceria para um projeto tão surpreendente e colocado de pé em pouquíssimo tempo serve para brindar a sintonia dos times, que têm tudo para apostar em mais ações deste gênero. Além disso, este é mais um passo para deixar a Lu, figura icônica do Magazine Luiza, mais próxima de seus fãs”, afirma Edgard Gianesi, Diretor de Criação da DAVID.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da AdNews.

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Iniciativa da Samsung para deficientes é finalista de Cannes

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

13 de junho de 2017

O projeto “Teatro para todos os ouvidos”, que usa óculos de realidade virtual para legendar uma peça de teatro para deficientes auditivos, é finalista do Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2017, na categoria Innovation Lions.

Criada pela Leo Burnett Tailor Made para a Samsung, com produção da Trator Filmes, a iniciativa aconteceu na peça teatral “O Pai”, protagonizada por Fulvio Stefanini, no teatro do shopping Frei Caneca e no Fernando Torres, em SP. A temporada neste último teatro acaba em julho.

Em vez de terem uma experiência totalmente imersiva que os venda de tudo que está ao seu redor e os coloca em um ambiente virtual, os deficientes auditivos veem toda a peça com a tecnologia de realidade aumentada, uma camada digital à frente de sua visão. Ou seja, apesar do Gear VR ter sido criado para a realidade virtual (imersão completa), o projeto o utiliza para realidade aumentada.

Para que isso seja possível, o Gear VR é usado em combinação com o smartphone Galaxy S7. Toda a apresentação é vista pelo aparelho, através da sua câmera.

O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e oferece 10 pares de ingressos para deficientes auditivos e acompanhantes para apreciar o espetáculo.

Andrea Mello, diretora de marketing da Samsung, afirmou que a empresa realizou um levantamento junto aos deficientes auditivos no qual constatou-se uma dificuldade de acompanhar o enredo da peça com a tradução em Libras.”Esse projeto reforça a visão da marca, que é oferece para as pessoas a descoberta de novas possibilidades através da tecnologia”, disse Mello. 

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2017 será realizado entre 17 e 24 de junho.

Veja o vídeo de divulgação do projeto.

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Truckville transmite final da Champions League, neste sábado (03)

Por rodrigogoyanna em estrategia

30 de Maio de 2017

A partida final da UEFA Champions League, também conhecida como Liga dos Campeões da Europa, acontece neste sábado (03), às 15h45, e causa ansiedade nos fãs de futebol de todo o mundo. O público cearense poderá acompanhar a partida entre Real Madrid e Juventus bem acomodado, posicionado em frente a um telão, bebendo aquela cerveja gelada e desfrutando das delícias gastronômicas do Truckville Food Park. Para melhorar, ainda tem promoção. Na compra de duas long necks de Heinenken, o cliente leva três e ainda pode ganhar brindes especiais.

A música ao vivo começa por volta das 19h com Rodrigo Aragão e Felipe Dourado, eles animam o espaço com grandes clássicos do rock e do pop. Entre os Food Trucks confirmados estão Spetruck, Los Burgers, Rock n Road, Ateliê do Bem Casado, Di Pietro Pastas e Saladas, El Dourado Tex-Mex, Caveirão Pizza, Burger Street e Australia Burger and Soup. A praça gastrônomica em amplo ambiente arborizado dispõe ainda de espaço infantil (Kidsville), espaço para pets e estacionamento interno e entrada gratuitos.

 

Serviço

Transmissão da Champions League no Truckville Food Park 

Sábado (03), a partir das 15h30

Couvert Gratuito

Local: Av. Washington Soares, 2400, Edson Queiroz.

Funcionamento do Food Park : quarta a sexta (18h às 23h), sábado (17h às 23h) e domingo (17h às 22h).

Instagram: @truckville_ foodpark

Entrada e estacionamento gratuitos

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Diagonal Engenharia lança campanha “É impossível não comprar” para zerar estoques do empreendimento Vivendas Jóquei Ville

Por rodrigogoyanna em estrategia

28 de Maio de 2017

A Diagonal Engenharia prepara uma grande ação de vendas, para o próximo fim de semana, nos dias 27 e 28 de maio, no estande localizado na obra do empreendimento Vivendas Jóquei Ville, na Avenida Senador Fernandes Távora, bairro Jóquei Clube. Com a campanha “É impossível não comprar”, o objetivo é atrair o público para conhecer os dois novos apartamentos decorados, as vantagens e facilidades de compra, com preço de mercado inédito e condições únicas. A partir de R$ 199 mil e parcelas fixas até a data de entrega da obra, o público que está à procura de um imóvel com infraestrutura e localização privilegiadas, pode adquirir um apartamento de dois ou três quartos, de 48m² a 63m², com registro e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) inteiramente custeados pela construtora.

 

Além dessas vantagens, o Vivendas fica a poucos metros de um dos melhores centros de compras da cidade, o North Shopping Jóquei, e ainda dispõe de área de lazer completa, com piscinas infantil e adulto, playground, tenda das babás, salão de festas, churrasqueira, quadra poliesportiva, pergolado dos amigos e fitness externo. Com entrega das obras prevista para julho deste ano, a ação é uma estratégia para zerar o estoque do empreendimento e fornecer a oportunidade de morar bem, com qualidade de vida, fácil acesso e sem burocracia.

Serviços Diagonal Engenharia

Site: http://www.diagonal.com.br/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/diagonalengenharia/

Instagram: https://www.instagram.com/diagonalengenharia/

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Diagonal Engenharia lança campanha “É impossível não comprar” para zerar estoques do empreendimento Vivendas Jóquei Ville

Por rodrigogoyanna em estrategia

28 de Maio de 2017

A Diagonal Engenharia prepara uma grande ação de vendas, para o próximo fim de semana, nos dias 27 e 28 de maio, no estande localizado na obra do empreendimento Vivendas Jóquei Ville, na Avenida Senador Fernandes Távora, bairro Jóquei Clube. Com a campanha “É impossível não comprar”, o objetivo é atrair o público para conhecer os dois novos apartamentos decorados, as vantagens e facilidades de compra, com preço de mercado inédito e condições únicas. A partir de R$ 199 mil e parcelas fixas até a data de entrega da obra, o público que está à procura de um imóvel com infraestrutura e localização privilegiadas, pode adquirir um apartamento de dois ou três quartos, de 48m² a 63m², com registro e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) inteiramente custeados pela construtora.

 

Além dessas vantagens, o Vivendas fica a poucos metros de um dos melhores centros de compras da cidade, o North Shopping Jóquei, e ainda dispõe de área de lazer completa, com piscinas infantil e adulto, playground, tenda das babás, salão de festas, churrasqueira, quadra poliesportiva, pergolado dos amigos e fitness externo. Com entrega das obras prevista para julho deste ano, a ação é uma estratégia para zerar o estoque do empreendimento e fornecer a oportunidade de morar bem, com qualidade de vida, fácil acesso e sem burocracia.

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