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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

Foco

Guia de benefícios movimenta gastronomia em Fortaleza

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Foco, Marketing

02 de outubro de 2018

Mais de 50 restaurantes de Fortaleza integram o Duo Gourmet, um serviço gastronômico de assinatura que já levou mais de duas mil pessoas a consumirem nos estabelecimentos parceiros da cidade. Lançado oficialmente no último mês de agosto na Capital cearense, o guia traz benefícios tanto para os consumidores quanto para os restaurantes. “Nestes primeiros meses de presença no mercado cearense, o Duo Gourmet já gerou mais de R$ 150 mil de faturamento para os nossos parceiros, conforme dados que foram gerados pelo aplicativo e guia impresso”, explica um dos idealizadores do projeto, Nilson Gouvêa.

Em outubro, o Duo Gourmet também estará presente na CASACOR Ceará. “Ao longo do mês, durante as quartas-feiras, o Mercadinho São Luiz, que é um dos nossos parceiros, estará realizando cursos e oficinas de gastronomia dentro da CASACOR e nós estaremos apresentando e presenteando os participantes com guias impressos. A ideia é que as pessoas conheçam o Duo e indiquem para os amigos”, explica o diretor de operações da marca, Luiz Seabra.

Como funciona

Na versão impressa, cada página funciona como voucher de um restaurante parceiro, com as indicações de dias e regras de utilização. Ao pedir a conta, basta destacar e apresentar ao garçom para garantir o prato de cortesia. O guia impresso custa R$ 60,00, possui validade até 31 de janeiro de 2019 e pode ser adquirido em diversos pontos de vendas como nas lojas do Mercadinho São Luiz, Academia Central do Corpo, Doceville, Dog Zone, Sablé Diamant, Hotel Sonata de Iracema ou no site da empresa www.duogourmet.com.br, com frete grátis. Com a versão impressa, o cliente também ganha um mês de assinatura no aplicativo grátis (basta usar o código que é disponibilizado no guia).

Já a versão digital oferece dois planos de assinatura – mensal, no valor de R$ 25; e anual, no valor de R$ 210 –, que podem ser adquiridos no site da empresa ou no próprio aplicativo, disponível para Android e iOS. O plano mensal é recorrente, ou seja, o cliente insere os dados do cartão de crédito uma única vez e a assinatura renova-se automaticamente todo mês. O plano anual tem 30% de desconto se comparado ao valor do pacote mensal e é válido por 365 dias a contar da data de assinatura.

Para utilizar é bem simples: o cliente valida o restaurante pelo app e gera um código que deve ser mostrado ao garçom quando pedir a conta. Assinantes do app podem retornar aos restaurantes disponíveis quantas vezes desejarem e ainda utilizar o benefício em todas as cidades participantes: Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Maceió (AL) e Ribeirão Preto (SP). Neste mês de agosto, o projeto também está iniciando suas operações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Há quase cinco anos no mercado nacional, o Duo Gourmet gera ao cliente o benefício de comprar um prato e ganhar outro de igual ou menor valor. Com esta estratégia, os restaurantes parceiros conseguem atrair mais pessoas, além de divulgar seus serviços em diversos canais.

O Duo Gourmet

Idealizado pelos jovens empresários Ana Laura Garcia e Nilson Gouvêa, o Guia Duo Gourmet surgiu em 2013 com o objetivo de fomentar a gastronomia em Belo Horizonte (MG). De acordo com Nilson Gouvêa, com o Duo Gourmet, o cliente passa a conhecer o melhor da gastronomia sem se preocupar com o valor da conta, aumentando sua frequência nos estabelecimentos. “Por isso, queremos ampliar nossa atuação a fim de possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao benefício”, destaca.

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Imagem de mercado ou experiência?

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

30 de junho de 2018

“Entre ser e parecer ser, é preferível a ultima opção, porque a todos é dado o ver, mas a poucos é dado o sentir.”

Quando Maquiavel citou a frase acima, certamente estava se referindo ao seu posicionamento político, que pregava a negação de toda a moral.

Mas para as empresas, o que importa: Imagem de mercado ou Experiência?

Primeiro que não é necessário escolher um ou outro. O ideal é trabalhar ambos, ainda que uma boa experiência, crie uma imagem de mercado bastante positiva na mente do seu consumidor. 

Mas para aquelas empresas alienadas em investir apenas no on line e aguardar que o sucesso venha,  eu vos digo: EXPERIÊNCIA!

Não a toa dentro dos 4 Ps do marketing, experiência tem substituido produto.

Por mais que a imagem possa construir uma boa reputação de marca na mente do seu target, uma reputação baseada em conceitos rasos é somente uma análise fria perto da capacidade de fidelização que uma boa experiência pode criar no cliente. è capacidade de entrega da promessa feita a quem você quer que esteja sempre por perto.

Uma empresa com foco no consumidor, e preocupada em entregar excelência em cada etapa da jornada de compra, há de criar naturalmente uma imagem de marca bem mais sólida no inconsciente do seu publico, porque ele acaba retido por um histporico pessoal, e não baseado em comunicação indireta.

Nada substitui o trabalho de conhecer a fundo seu cliente, e esse fato é suficientemente claro pra justificar seus maiores esforços em agregar valor dentro da experiência de consumo. Para aí sim, após reconhecer quem de fato você é, comunicar sua marca com a clareza, verdade e objetividade que o mercado merece/precisa.

Mas a comunicação da marca não é importante? É DEMAIS! Mas ela é muito reativa sobre sua identidade organizacional, sobre suas raízes, quem você é, por isso o termo da moda é STORY TELLING. Invistamos nossos melhores esforços na capacidade de entregar o que promete, ao invés da marca simplesmente ser ativada através de um planejamento errado do que “os clientes  esperam que eu seja”. Essa tentativa de ativar esse gatilho mental é um tiro no próprio pé.

Trazendo de volta Maquiavel, vale lembrar que o nome do pensador italiano originou a palavra maquiavélico, e que sua doutrina pregava a negação da moral.

E aí? Vai fazer com que sua empresa siga Maquiavel e “pareça ser”? Ou prefere acreditar na dedicação de entregar satisfação a cada cliente que entrar na sua loja e vender a imagem que de fato sua empresa é?

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Michael B. Jordan estrela campanha poderosa da Nike

Por rodrigogoyanna em branding, Foco, Marketing

10 de novembro de 2017

A Nike costuma, por razões óbvias, colocar grandes atletas em suas campanhas:Lebron james, Serena Williams e Simone Biles são alguns dos exemplos mais recentes.

Mas, em nova campanha, a marca esportiva trouxe um ator de Hollywood apaixonado por esportes: Michael B. Jordan.

O ator de 30 anos estrelou com boas críticas, por exemplo, o último filme da franquia Rocky: “Creed”. Filho de Apolo Creed, ele convence Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a treiná-lo.

Em “Grounded”, um vídeo de branded content feito pela Vice Sports para a Nike, o ator fala sobre a infância em Newark (NY), a pobreza, a paixão pelo esporte e a luta para conquistar seus sonhos.

A campanha traz imagens em preto e branco da cidade.

Assista:

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Então Pronto! promove mais uma troca de experiência entre empresários

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Foco, Marketing

16 de outubro de 2017

A rede Então Pronto! Participações e Negócios, única empresa de networking do Ceará, realiza, no próximo dia 18 de outubro, às 18h30, no restaurante Terra Mia, mais um encontro mensal entre todos os empresários participantes do projeto. A reunião tem como objetivo de trocar experiências, fortalecer relações e iniciar novos vínculos, e proporcionar novas oportunidades de negócios entre os coligados.
Um dos destaques da reunião será a apresentação da TIM Corporativo, que irá mostrar como a empresa vem se colocando no mercado para atender a pequenas e médias empresas, e cuja presença também visará gerar novas adesões entre os participantes.
Além disso, outro ponto alto do encontro será a participação da a sócia-proprietária da Inspira Comunicação, empresa do Grupo WS | MK, Mônika Vieira. Ela irá articular sobre a importância da comunicação dentro das corporações.
Os empresários gestores da rede, Silvana Fujita e Thiago Fernandes, afirmam que o projeto tem como direcionamento gerar negócios por meio da formação de parcerias. “Este encontro, portanto, irá gerar networking, ou seja, conhecer e dar atenção às pessoas que estão por trás dos empreendimentos”, ressalta Silvana.
Sobre a Então Pronto!
Então Pronto! Participações e Negócios é formada por um time de empresários que desejam se desenvolver eficientemente para o mercado, lançando novos negócios, tendo como missão crescer junto a seus clientes e parceiros. O projeto fomenta acordos, viabiliza novos contatos e promove uma intensa troca de experiências entre os participantes.
Serviço
Encontro da Rede Então Pronto
Quarta-feira, 18 de outubro às 18h30min
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O que é Growth Marketing?

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Foco, Marketing

10 de outubro de 2017

Growth Marketing é uma metodologia que mistura Comportamento do Consumidor, Marketing Criativo, Experimentos e Tecnologia, que ajuda empresas a conquistarem novos consumidores de forma rápida e barata.

Não existe fórmula mágica, mas experimentos. Os resultados desses experimentos é que dizem o que é melhor para sua empresa. Sim, a melhor estratégia para você é aquela que traz mais resultados para sua empresa.

Pra quem quiser conhecer mais sobre o Growth Marketing. Os seguidores do blog terão um super desconto no curso de growth marketing promovido pelo Leonardo Lacerda.

Leo Lacerda é Administrador de Empresas e Mestre em Administração. Com 10 anos de experiência no mercado, hoje é Empreendedor, Pesquisador, Professor e Especialista em Growth Marketing e Comportamento do Consumidor.

É Fundador da Wave Accelerator [antiga 85 Labs Aceleradora] e da Adm School [Escola de Administração para não-administradores]. Também é Consultor em Empreendedorismo e Inovação credenciado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores [ANPROTEC] e pelo Sebrae [SGC].

 

É certificado pela Digital Marketer [uma das melhores escolas on-line de marketing digital do mundo] nos cursos: Conversion Funnel Optimization, Paid Traffic and Customer Acquisition Mastery, Social and Community Management, Marketing Analytics and Data Science, Content Marketing Mastery, Email Marketing and List Building Mastery, Search Marketing Mastery e Testing and Conversion Rate Optimization

Para ter acesso ao desconto, basta clicar no link abaixo:

Start | Curso de introdução ao Growth Marketing

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4 entre 10 brasileiros se incomodam com vendedores de lojas

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

16 de julho de 2017

Em uma sociedade onde é cada vez mais comum as compras on line, como ficarão as lojas físicas e seus vendedores?

Dados revelados pela nova pesquisa “Futuro do Varejo”, da MindMiners, mostram que muitos brasileiros questionam os vendedores de lojas físicas e preferem fazer compras usando PCs, smartphones e redes sociais.

A pesquisa mostrou que 39% dos brasileiros se incomodam com a presença dos vendedores em lojas.

Os millennials (geração Y, dos nascidos entre o meio dos anos 1980 e o começo dos anos 1990) se incomodam mais: 42% não gostam muito do papel dos vendedores.

Ao mesmo tempo, os consumidores estão usando os smartphones para obter informações de produtos e compras não somente em casa, antes de sair às compras, mas dentro das próprias lojas.

Assim, tiram um pouco do papel do vendedor que recomenda produtos e fornece informações sobre eles.

54% dos consumidores brasileiros já usaram o smartphone dentro de uma loja, buscando ler comentários e opiniões de outros compradores.

Já 67% usaram o smartphone dentro de uma loja para comparar preço antes de decidir pela compra.

Compras online

Segundo a pesquisa, 91% dos brasileiros já realizaram uma compra online.

No último ano, 44% fizeram de 2 a 5 compras online. Outros 22% fizeram de 6 a 10 compras.

Redes sociais

As redes sociais são usadas para ter confiança na hora de comprar. 56% compartilham suas experiencias positivas nas redes. 

Críticas negativas são ainda mais relevantes: 83% prestam mais atenção nelas do que em comentários positivos.

Além disso, 38% já compraram algo clicando em um link encontrado em alguma rede social.

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Truckville realiza 2ª edição de festival de chopps artesanais, neste sábado (15)

Por rodrigogoyanna em Foco, Marketing

11 de julho de 2017

Se você é um amante de cervejas, pode marcar na sua agenda: o Truckville Food Park promoverá a 2ª edição do Truck Beer Festival no próximo sábado (15). Além das cervejarias e rótulos especiais, haverá a venda de growler pet personalizado – aquela garrafinha capaz de conservar a cerveja por dias – com um preço acessível. Quem preferir, também pode levar seu growler de casa, nas duas opções o cliente ganha desconto no litro da bebida.

Para a animação ficar completa, terá música durante todo o evento e o melhor, sem cobrança de couvert. Das 17h às 20h quem anima espaço é Jabas Bueno, com uma mistura dos gêneros musicais MPB, rock, blues, pop, samba, jazz, baião e reggae. A partir das 20h, a cantor Rodrigo Aragão toca clássicos do rock e do pop.

A praça gastronômica contará com os Food Trucks Spetruck, Los Burgers, Spettruck Ateliê do Bem Casado, Di Pietro Pastas e Saladas, Australia Burger and Soup, General Chikenn e na Bodega food truck. O amplo espaço com ambiente arborizado dispõe ainda de espaço infantil (Kidsville), espaço para pets e estacionamento interno com entrada gratuita.

Para as crianças: Sábado Kriative 

No mesmo dia do Truck Beer Festival (15), será a abertura do “Sábado Kriative”, a nova atração fixa do Truckville Food Park. A programação acontece no campo, de 17h às 19h, com música, brincadeira, mágica e muito mais. Um momento de muita diversão gratuita para as crianças. Em comemoração ao lançamento, está rolando uma super promoção no perfil da @kriativecerimonial. Basta seguir as regras descritas no perfil e concorrer a uma dezena de prêmios.

Serviço:

Truck Beer Fest no Truckville Food Park 

Sábado (15), a partir das 17h

Local: Av. Washington Soares, 2400, Edson Queiroz.

Instagram: @truckville_ foodpark

Entrada e estacionamento gratuitos

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Os livros que alunos de MBA das melhores faculdades estão lendo

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

19 de junho de 2017

Sem algum tipo de guia, uma visita à livraria pode ser uma frustração. São tantas as opções de livros – sobre estratégias, liderança, investimentos, economia, história econômica, psicologia, para ficar só na seção de negócios – que fica difícil escolher.

Pensando nisso, o Na Prática conversou com alguns bolsistas da Fundação Estudar que atualmente se dedicam a aprender mais sobre o setor em MBAs nos Estados Unidos, em faculdades renomadas como Stanford, Harvard e Columbia. Confira as dicas abaixo:

1. “Competition Demystified”, por Bruce Greenwald
“É um livro sobre estratégia”, diz Gilberto dos Santos Giuzio, que estuda na Columbia Business School. “É importante para entender quais são as vantagens competitivas que uma empresa pode desenvolver para ter sucesso. Trata de maneira simples a teoria e exemplifica muito bem em cases como Wall Mart, Apple e IBM, entre outros.”

2. “O Investidor Inteligente”, por Benjamin Graham
“Um dos livros mais importantes para quem quer atuar na área de investimentos”, continua. “Embora antigo, continua válido por abordar de maneira atemporal os comportamentos que fazem um investidor de sucesso.”

3. “Os Ensaios de Warren Buffett”, por Warren Buffett e Cunningham
Warren Buffett segue como uma grande inspiração para muitas pessoas no mercado financeiro e suas cartas abertas se tornaram lendárias e podem até nortear a indústria. Este título, que reúne algumas delas, é outra indicação de Gilberto.

4. “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, por Daniel Kahneman
Indicado duplamente por Gilberto e João Gabriel Costa Pinheiro, que estuda na Stanford Graduate School of Business, foi escrito por um psicólogo premiado com o prêmio Nobel e explica como o cérebro humano processa informações. “Mostra como pensamos e tomamos decisões”, resume Gilberto. “É muito útil para entendermos como evitar certos vieses que temos durante a tomada de decisões.”

5. “Um novo jeito de trabalhar”, Laszlo Bock
“Laszlo Bock é o chefe de Operações Pessoais do Google”, explica Fernanda Muzzio, atualmente na Harvard Business School. (“Operações pessoais” é o nome da empresa para o departamento de recursos humanos.) “O livro compartilha alguns princípios que ajudam a explicar porque o Google é consistentemente considerado um dos melhores lugares e procura mostrar como encontrar um equilíbrio entre criatividade e estrutura para atingir o sucesso em termos de qualidade de vida e market share.”

Ela descobriu o título em uma de suas aulas sobre gerenciamento de capital humano. “É relevante para refletir sobre como recrutar, desenvolver, motivar e reter talentos que irão contribuir para manter uma empresa prosperando”, conclui.

6. “Mindwise”, por Nicholas Epley
Outra indicação de João, que hoje também trabalha como consultor do Boston Consulting Group (BCG), o psicólogo social Nicholas Epley fala sobre as relações interpessoais, os erros mais surpreendentes cometidos no dia a dia e como pensar sobre interações para deixá-las mais claras e eficazes.

7. “O cérebro e a felicidade”, por Rick Hanson
Nosso cérebro aprende mais devagar com as experiências boas do que com as experiências ruins – e é tudo questão de entender a estrutura neural envolvida. Indicado por João Gabriel, o livro ensina quatro passos para se ter uma experiência mais feliz e pacífica, equilibrando o viés negativo do cérebro.

8. “Who gets what and why”, por Alvin E. Roth
Vencedor do Nobel de economia em 2012, o autor fala sobre os matching markets menos óbvios ao nosso redor (pense em candidatar-se a um emprego ou chamar alguém para sair), em que vendedores e compradores se escolhem e levam em conta outras coisas além do preço – algo cada vez mais em alta em tempos de Uber e Airbnb. A ideia principal do livro, outra indicação de João Gabriel, é aprender que é importante reconhecer as escolhas disponíveis para tomar decisões melhores.

9. “How we know what isn’t so”, por Thomas Gilovich
Um guia para as falácias do cotidiano: quando confiar no que acreditamos e quando desconfiar dessas crenças? É assim que se resume a obra de Gilovich, indicação de João Gabriel. Baseada em pesquisas científicas, ela discorre sobre processos motivacionais, cognitivos e sociais que enviesam pensamentos, crenças, julgamentos e decisões.

10. “O sinal e o ruído”, por Nate Silver
Nate Silver ganhou fama em 2012, quando previu perfeitamente os números da eleição presidencial dos EUA. Fundador e editor-chefe do site FiveThirtyEight.com, tornou-se símbolo da eficácia das probabilidades e processamento de dados. Neste livro, ele explica como enxergar um sinal verdadeiro no meio do barulho – e como diferenciar previsões confiantes de previsões acertadas.

*Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal de carreiras da Fundação Estudar.

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Pela 1ª vez, Burger King traz drag queen em campanha

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Foco, Marketing

07 de Abril de 2017

Pela primeira vez na história do Burger King uma drag queen aparece em uma campanha.

No novo comercial da marca,  Anny B diz preferir um Whopper, enquanto Pedro prefere o seu Chicken Sandwich.

O vídeo divulga a promoção “2 sanduíches por R$15” da rede de fast food.

Na promoção, o cliente pode escolher entre quatro sanduíches para compor o combo: Whopper, Chicken Sandwich, Cheddar Duplo e Cheeseburger Duplo com Bacon.

Segundo a marca, a ideia é que a campanha fale de diversidade e do poder de escolha. Qualquer consumidor é bem-vindo nos restaurantes da rede e cada um pode ser do seu jeito. O que vale é a autenticidade.

A campanha será a principal da marca no primeiro semestre de 2017 no Brasil.

Anny B elogia a iniciativa do Burger King.

“Foi uma grande oportunidade poder representar as drags neste comercial. Nossas características são muito próprias e um ator talvez não conseguisse interpretá-las. Ter uma marca como o Burger King abrindo as portas para uma drag queen protagonizar o seu comercial nos dá visibilidade”, disse.

A criação é da agência David

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O memorável discurso de Steve Jobs em Stanford 2005.

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

03 de Março de 2017

 

“Não percebi, na época, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. O peso do sucesso foi substituído pela leveza do recomeço. Isso me libertou para um dos mais criativos períodos de minha vida.”

“Estou certo de que nada disso teria acontecido sem a demissão. O sabor do remédio era amargo, mas creio que o paciente precisava dele. Quando a vida jogar pedras, não se deixem abalar. Estou certo de que meu amor pelo que fazia é que me manteve ativo. É preciso encontrar aquilo que vocês amam – e isso se aplica ao trabalho tanto quanto à vida afetiva. Seu trabalho terá parte importante em sua vida, e a única maneira de sentir satisfação completa é amar o que vocês fazem. Caso ainda não tenham encontrado, continuem procurando. Não se acomodem. Como é comum nos assuntos do coração, quando encontrarem, vocês saberão. Tudo vai melhorar, com o tempo. Continuem procurando. Não se acomodem.”

“Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia algo como “se você viver cada dia como se fosse o último, um dia terá razão”. Isso me impressionou, e nos 33 anos transcorridos sempre me olho no espelho pela manhã e pergunto, se hoje fosse o último dia de minha vida, eu desejaria mesmo estar fazendo o que faço? E se a resposta for “não” por muitos dias consecutivos, é preciso mudar alguma coisa.”

“Lembrar de que em breve estarei morto é a melhor ferramenta que encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo do fracasso – desaparece diante da morte, que só deixa aquilo que é importante. Lembrar de que você vai morrer é a melhor maneira que conheço de evitar armadilha de temer por aquilo que temos a perder. Não há motivo para não fazer o que dita o coração.”

“O tempo de que vocês dispõem é limitado, e por isso não deveriam desperdiçá-lo vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas – isso significa viver sob os ditames do pensamento alheio. Não permitam que o ruído das outras vozes supere o sussurro de sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”

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O memorável discurso de Steve Jobs em Stanford 2005.

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

03 de Março de 2017

 

“Não percebi, na época, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. O peso do sucesso foi substituído pela leveza do recomeço. Isso me libertou para um dos mais criativos períodos de minha vida.”

“Estou certo de que nada disso teria acontecido sem a demissão. O sabor do remédio era amargo, mas creio que o paciente precisava dele. Quando a vida jogar pedras, não se deixem abalar. Estou certo de que meu amor pelo que fazia é que me manteve ativo. É preciso encontrar aquilo que vocês amam – e isso se aplica ao trabalho tanto quanto à vida afetiva. Seu trabalho terá parte importante em sua vida, e a única maneira de sentir satisfação completa é amar o que vocês fazem. Caso ainda não tenham encontrado, continuem procurando. Não se acomodem. Como é comum nos assuntos do coração, quando encontrarem, vocês saberão. Tudo vai melhorar, com o tempo. Continuem procurando. Não se acomodem.”

“Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia algo como “se você viver cada dia como se fosse o último, um dia terá razão”. Isso me impressionou, e nos 33 anos transcorridos sempre me olho no espelho pela manhã e pergunto, se hoje fosse o último dia de minha vida, eu desejaria mesmo estar fazendo o que faço? E se a resposta for “não” por muitos dias consecutivos, é preciso mudar alguma coisa.”

“Lembrar de que em breve estarei morto é a melhor ferramenta que encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo do fracasso – desaparece diante da morte, que só deixa aquilo que é importante. Lembrar de que você vai morrer é a melhor maneira que conheço de evitar armadilha de temer por aquilo que temos a perder. Não há motivo para não fazer o que dita o coração.”

“O tempo de que vocês dispõem é limitado, e por isso não deveriam desperdiçá-lo vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas – isso significa viver sob os ditames do pensamento alheio. Não permitam que o ruído das outras vozes supere o sussurro de sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”